[Fechar]

sábado, 23 de abril de 2022

Saúde divulga mais 1.577 casos de Covid-19 e três óbitos no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou neste sábado (23) mais 1.577 casos e três mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não se referem apenas à notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.431.734 casos e 42.842 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de abril (797), março (12), fevereiro (70) e janeiro (446) de 2022; dezembro (7), novembro (1), outubro (11), setembro (8), agosto (15), julho (7), junho (14), maio (8), abril (15), março (25), fevereiro (25) e janeiro (36) de 2021; dezembro (18), novembro (6), outubro (13), setembro (12), agosto (14), julho (13) e junho (4) de 2020.

Os óbitos são de abril (3) de 2022.

INTERNADOS – 136 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (61 em UTI e 75 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais três pacientes. São três mulheres com idades de 50 a 99 anos. Os óbitos ocorreram entre 11 a 22 de abril de 2022. Os pacientes residiam em Curitiba (2) e Guaratuba (1).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 10.861 casos de não residentes no Estado – 233 pessoas foram a óbito.


Veja os ajustes no site da Sesa.

Em nota, 16º BPM lamenta morte de cabo e critica estrutura policial



O 16º Batalhão da Polícia Militar de Guarapuava divulgou nota oficial lamentando a morte do cabo Ricieri Chagas, baleado na tentativa de assalto a uma empresa de transportes de valores de Guarapuava, na noite do último domingo (17). No texto, os policiais ainda criticam a estrutura da corporação, citando condições de trabalho em um sistema "opressor".

A nota afirma que homenagem nenhuma será capaz de aliviar a dor da família do profissional e de seus amigos de trabalho da PMPR. Em seguida, declara que diversas situações, como suicídios, afastamentos por problemas psicológicos, escalas absurdas, viaturas que não dão segurança, falta de armamento, dentre outros problemas, são a realidade da estrutura policial.

O texto ainda expressa o desejo de que governantes nem se solidarizem nesse momento e por fim, garante que o efetivo continuará lutando para que uma resposta aconteça. "Infelizmente foi necessário acontecer essa tragédia e ouvirmos tantas mentiras para que despertássemos, mas estamos aqui e vamos lutar", disse a nota.


Leia na íntegra:

Nota oficial das praças do 16º BPM de Guarapuava sobre a morte do nosso irmão Ricieri

O momento é de tanta dor que não é possível que alguma palavra ou homenagem seja capaz de aliviar a dor da família e nossa, irmãos da PMPR. Vamos viver essa dor juntos como sempre vivemos tantos momentos.

A nossa realidade: suicídios, irmãos afastados por problemas psicológicos, muitas vezes causados por vivermos em um sistema que nos oprime, que nos restringe de vida social, que nos aprisiona em escalas absurdas, sem condições de deslocamento, destacamentos e viaturas que não nos dão o mínimo de segurança, nos falta armamento, treinamento, efetivo, nos faltam verdadeiros comandantes.

Com certeza inúmeras entrevistas serão dadas, coroas de flores chegarão, abraços e muitas vezes se ouvirá “SINTO MUITO” ... E de onde virá isso? Dos políticos da nossa região, vereadores, prefeito, deputados, do senhor secretário de segurança, do senhor governador, do comando geral e dos oficiais que sabiam e conheciam o tal plano de contingência. Saibam senhores a nossa vontade é que vocês nem se façam presentes.

Irmão Ricieri, tenha a certeza que lutaremos da forma que for necessário para que a resposta aconteça, e saiba que o batalhão o qual você sempre honrou jamais será o mesmo. Infelizmente foi necessário acontecer essa tragédia e ouvirmos tantas mentiras para que despertássemos, mas estamos aqui e vamos lutar.

Obrigado ao senhor nosso DEUS por ter nos proporcionado a convivência com esse herói, temos a convicção que se o chamou foi para findar seu sofrimento e para lhe dar o lugar merecido.

Descanse em paz guerreiro!!

Temporal afeta o abastecimento de água em diversas cidades do Estado

As unidades de produção e distribuição de água foram afetadas pela falta de energia

As fortes chuvas da noite de sexta-feira (21) e da madrugada deste sábado (22) causaram transtornos também para os sistemas de abastecimento de água em muitas cidades do Paraná. Poços, captações em rios, estações elevatórias e estações de tratamento de água ficaram sem operação por várias horas, afetando a produção e a distribuição de água.

O maior impacto foi no sistema de abastecimento de água de Foz do Iguaçu. A captação e a estação de tratamento de água da Vila C e o centro de reservação da Vila A ficaram sem energia durante a noite e parte da manhã. Essas unidades são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população. O sistema está operando na sua totalidade desde o início da tarde e o fornecimento de água está sendo retomado para todas as regiões, com exceção da região do Três Lagoas, que deve ter o abastecimento normalizado gradativamente durante a noite de hoje e na madrugada do domingo (23).

Laranjeiras do Sul está com os sistemas de produção e distribuição de água parados desde a noite de ontem em razão da falta de energia. O desabastecimento de água atinge todas as regiões da cidade, devendo se prolongar no domingo e segunda-feira. Na região, a cidade de Foz do Jordão e o distrito de Lagoa Seca, no município de Candói, estão sem fornecimento de água por falta de energia elétrica nas unidades de abastecimento.

No Sudoeste do Estado, Pato Branco, Bom Sucesso do Sul e Saudades do Iguaçu também foram afetadas. A captação de água do Rio Pato Branco ficou mais de nove horas sem energia. A operação foi retomada às 9h20 deste sábado com capacidade total. As zonas Leste e Norte e o Centro já estão abastecidos. Na Zona Sul o fornecimento de água é parcial e, assim como a Zona Oeste, só deve voltar à normalização na manhã do domingo (23). Em Saudade do Iguaçu foram instalados geradores para auxiliar porque a energia não foi restabelecida. O sistema começou a produzir água no início da tarde. Ainda pode haver desabastecimento. Bom Sucesso do Sul apresenta agora situação de normalidade, não devendo mais ocorrer desabastecimento.

Na região Oeste foram registradas ocorrências de falta de energia em Catanduvas, Lindoeste, Ramilândia e Céu Azul, porém já restabelecida e o sistemas voltando a abastecer. Em Três Barras do Paraná, Ibema e o distrito de Alto Alegre do Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, as unidades do sistema de abastecimento permanecem sem energia e com desabastecimento.

Os sistemas de abastecimento de Palmeira e Prudentópolis, na região dos Campos Gerais, também foram atingidos pelo temporal. Os poços que abastecem as duas cidades já voltaram a produzir água. No entanto, pelo tempo de paralisação, o abastecimento deve voltar à normalidade durante a noite e início da madrugada do domingo.

Fonte: Assessoria

Neste domingo acontece a grande final da Copa Turvo de Futebol

Neste domingo (24) no Campo Municipal, acontece a disputa de 3º lugar e a grande final da Copa Turvo de Futebol.

14h00 disputa de 3º lugar: 

Meia Boca Jr. x Juventus

 15h30 final:

 Clatur x Faxinal

Temporais deixam mais de 1,2 mil casas destelhadas no Paraná


A madrugada deste sábado (23) foi marcada por fortes chuvas em diferentes pontos do Paraná. As regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Metropolitana de Curitiba foram as mais atingidas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a passagem de uma frente fria pelo Estado desencadeou temporais acompanhados de muitas descargas elétricas, rajadas de ventos e chuva de granizo em diferentes cidades.

Maripá, no Oeste, foi uma das mais atingidas. A Defesa Civil Estadual informou que mais de mil casas foram destelhadas por causa do granizo que atingiu o município. “Há cinco equipes, entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, atuando desde a madrugada na cidade para ajudar a população”, afirmou o capitão da Defesa Civil do Paraná, Marcos Vidal.

Em menor proporção, Jesuítas e Iracema do Oeste também sofreram com as pedras de gelo – cerca de 100 residências foram atingidas em cada município. Já em Maringá, no Noroeste, as pancadas de chuva provocaram queda de árvores. Algumas áreas da cidade ficaram sem luz. Até as 12 horas deste sábado (23), segundo a Copel, 54 mil unidades consumidoras estavam sem energia na cidade. Paiçandu (28 mil) e Mandaguaçu (13 mil) também registraram ocorrências.

Em todo o Paraná, até esse mesmo horário, eram 221,7 mil clientes sem energia. Mais de mil profissionais foram acionados para agilizar a religação.

Interrupção que também afeta o fornecimento de água. Mais de 20 cidades do Estado, de acordo com a Sanepar, estão nesta situação, com destaque para os municípios do Oeste e Sudoeste.

RMC – Em Curitiba e Região Metropolitana várias residências também ficaram sem energia neste sábado (23). Boletim da Defesa Civil, divulgado pela prefeitura da capital, revelou que os ventos chegaram a 32,8 Km/h.

De acordo com o Simepar, choveu nesta madrugada 31,2 milímetros (mm) em Curitiba, mais de um terço da média histórica para o mês, que é de 81 mm. Até o momento, o mês de abril registra uma precipitação acumulada de 117,6 mm em Curitiba.

Devido à chuva, a Sanepar informou que houve quedas de energia no sistema de produção da Estação de Tratamento de Água Passaúna, na capital. Pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão na rede em vários bairros da Capital, de Araucária, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro. O abastecimento deve normalizar ao longo do dia, até o período da noite.

ACUMULADOS – Outras cidades do Paraná com grandes acumulados de chuva entre as estações de medição do Simepar foram Goioerê (44 mm), Toledo (42,8 mm), Pato Branco (41 mm), Colombo (40,4 mm), Marechal Cândido Rondon (39,4 mm), Cascavel (38 mm), Ponta Grossa (32,8 mm), Santa Helena (31,4 mm) e Morretes (31 mm).

PREVISÃO – Segundo o boletim meteorológico do Simepar, as chuvas perdem força em todo o Paraná. A tendência é de pontos isolados, como em Curitiba, com perda de intensidade ao longo do fim de semana.

A partir de segunda-feira (25) a previsão é de tempo seco, com a gradativa elevação da temperatura no Estado. “Ainda veremos algumas pancadas neste sábado e domingo, mas logo o sol aparece e o tempo seca. Não há previsão de novas ondas de chuvas fortes no Paraná”, disse o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri.


Neste domingo acontece a Festa da Divina Misericórdia em Turvo


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida convida para a festa em honra à Divina Misericórdia, que acontecerá neste domingo (24).

As novenas acontecerão do dia 15 a 23 de Abril às 19:00 hs. E no dia 24 de abril, haverá caminhada vocacional às 8:30 e Santa Missa às 10:00 com benção dos quadros de Jesus Misericordioso.

Nesse dia também serão entregues os churrascos que estão sendo vendidos antecipadamente. O valor do combo é R$ 100,00 e vem com um churrasco de gado, maionese e pães.

Lembrando que as vendas serão apenas antecipadas e os ingressos estão disponíveis no escritório paroquial, membros dos movimentos e pastorais e comércio local.

Ainda restam alguns churrascos para serem vendidos neste sábado.

Reservas (42) 9 9841-7248 ou 42 9 9934-6962.




PM ferido na tentativa de assalto em Guarapuava tem morte cerebral


O novo comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Flávio Ferraz, comunicou no início da tarde deste sábado (23 de abril), a morte cerebral do Cabo Ricieri Chagas, o qual foi baleado durante ataque de criminosos a empresa de transporte de valores, no último domingo (17 de abril), em Guarapuava.

A família autorizou a doação dos órgãos.

A Polícia Militar lamentou a perda do policial.


NOTA DE PESAR 

É com muito pesar que a Polícia Militar do Paraná informa o falecimento do Cabo Ricieri Chagas, natural de Campo Mourão, nasceu em 29 de outubro de 1973, ingressou nas fileiras da Corporação em 26 de setembro de 1995. Deixou esposa e um casal de filhos.

Atuou no 16º Batalhão de Polícia Militar em Guarapuava-PR e no Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON). No 16º BPM atuou nos extintos GOE (Grupo de Operações Especiais) e TMA (Tático Móvel Auto), além da ROTAM e Pelotão de Trânsito. Dedicou seu trabalho por cerca de 15 anos ao Pelotão de Choque do 16° BPM.

Teve uma carreira exemplar e extremamente operacional. É reconhecido em todo o país por ter brilhantemente representado a PMPR na Força Nacional. Ostentava com honra o brevê do CCDC (Curso de Controle de Distúrbios Civis) em seu peito.

Honrou com todas as suas forças o seu juramento: "Devotar-me inteiramente ao serviço do Estado e da minha Pátria cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida."

Sua marca registrada sempre foi o amor à profissão. Era uma referência dentre os policiais do CHOQUE e seu legado para sempre será lembrado.


Comunicação Social PMPR.

Em Turvo, duas pessoas ficam feridas em acidente envolvendo caminhão e dois carros na PRC-466


Por volta de 01h30 deste sábado (23), aconteceu um acidente na PRC-466 na Localidade da Dodge, em Turvo, envolvendo um caminhão de São Lourenço do Oeste/SC e dois carros de Turvo.

Com o impacto da batida, o caminhão saiu fora da pista e caiu dentro de um tanque de peixe, o motorista conseguiu sair e pedir socorro, sendo encaminhado ao Hospital Bom Pastor de Turvo.

Já o condutor de um dos veículos Junior Pizzi, teve ferimentos e foi encaminhado para um hospital de Guarapuava.

Os ocupantes do segundo veículo não se feriram.

As causas do acidente serão apuradas.
Publicidade