[Fechar]

sábado, 21 de janeiro de 2017

Pagamento do IPVA 2017 com desconto começa nesta segunda


A Secretaria da Fazenda do Paraná alerta que o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativo ao exercício de 2017 começa nesta segunda feira (23). O Estado concederá desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única, conforme calendário por final da placa. 
Nos últimos anos, cerca de 40% dos donos de veículos pagaram à vista.

Quem preferir, pode efetuar o pagamento em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando os vencimentos de acordo com o último número da placa. O prazo para pagamento da primeira parcela também começa nesta segunda-feira. 

O IPVA é de competência estadual, mas toda a arrecadação desse imposto é dividida entre o Estado (50%) e o Município de registro do veículo (50%). No Estado, os recursos são aplicados prioritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública.


USADOS

Em 2017, os donos de veículos usados vão pagar menos IPVA no Paraná. A pesquisa usada no cálculo do imposto, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, especificamente para o mercado do Paraná, apontou desvalorização média de 4,7% no preço desses bens no Estado. As porcentagens de redução variam de acordo com marca, modelo e ano de fabricação. 

O Paraná conta com 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados. A frota de veículos que será tributada no Estado em 2017 teve redução de 0,55%, enquanto a de não tributados teve crescimento de 10,41%, em razão de ano de fabricação ou de isenções legais.


ALÍQUOTA

A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos (antes de 1997). 

A estimativa de arrecadação de IPVA prevista na proposta orçamentária de 2017 é de R$ 3,38 bilhões. 

CORRESPONDÊNCIAS

Os contribuintes receberam boletos com dados dos veículos, valores do imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista (com desconto) ou da primeira e da segunda parcelas, que poderão ser pagas em qualquer banco. 

Os que fizerem opção pelo parcelamento receberão nova correspondência com a guia para recolhimento da terceira parcela, que também poderá ser quitada em qualquer instituição bancária. 

O pagamento poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br


PENDÊNCIAS

Contribuintes que possuam pendências relativas ao pagamento de IPVA serão inscritos no Cadin (Cadastro Informativo Estadual) e terão restrições no relacionamento com o governo, o que inclui o não recebimento de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná. 

Os que não pagarem o imposto nos prazos definidos pela legislação terão multa de até 10% e os valores sofrerão acréscimo de juros. Os veículos que estiverem com débitos do IPVA não receberão o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito. 

A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo e insere o contribuinte na condição de devedor de tributos, restringindo a obtenção de Certidão Negativa de Débitos Tributários.

Ciclistas de Turvo saíram hoje e vão pedalar até Gramado-RS


Com informações de Mauricio Pilati

Por volta das 06h00 da manhã desse sábado, 21 de janeiro, registramos a saída do grupo de ciclistas do Ecopedal de Turvo, que saíram hoje em pedalada rumo a Gramado-RS, serão cerca de 1.200 km de passeio pelo sul do Brasil.
A viagem no mês de janeiro já é tradição dos cicloturistas, esta será a quinta aventura de bicicleta. Sempre buscando um contato profundo com a natureza, os três primeiros trajetos foram realizados pelos interiores de Turvo, Prudentópolis e Guarapuava. No último ano, a aventura foi internacional, os jovens pedalaram até a Argentina, totalizando 672 km. Agora o grupo parte para sua mais longa viagem, passando pelos planaltos paranaenses, a serra e litoral catarinense, até chegar a serra gaúcha.
A equipe deste ano é formada pelos atletas: Agnaldo Pilati, Edílson Bejarano, Fábio Borges, Mauricio Pilati, Thiago Juraski e Welintom Fábio, tendo Iran Santana no carro de apoio.
A duração da viagem será de 9 dias, tendo uma média de 130 km diários de pedalada.Estão programadas paradas para camping e passeio, como na Serra do Rio do Rastro, Morro Azul (Pomerode), Parque Nacional Aparados da Serra, entre outros.

O Ecopedal Turvo agradece de forma especial os apoiadores: Rádio Turvo Ativo, Bio Farma, Lojão do Braz, Bicicletaria Pedal de Ouro, Restaurante Fronteira, Marcos Seguro Contabilidade, Felue Sport, Vagalume Materiais Elétricos, Loja Santa Inez, Choperia Kruger, Suporte Contabilidade, Hotel e Restaurante Bettega, Loja Tend’Tudo, ELAN Arte Madeira, Mercado Santa Anita, Posto Turvo e Blog do Elói.

Toda aventura poderá ser acompanha através da Rádio Turvo Ativo 87,9 e do Blog do Elói.








Acontece neste domingo a grande festa na comunidade de Rio Bonito - Turvo




Publicidade