[Fechar]

sexta-feira, 1 de março de 2024

Dorival Júnior anuncia primeira convocação pela Seleção Brasileira

Treinador divulgou a lista com os 26 atletas para os amistosos contra Inglaterra e Espanha em março

O treinador da Seleção Brasileira Masculina, Dorival Júnior, anunciou nesta sexta-feira (1º) sua primeira convocação à frente da Amarelinha, em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ele chamou 26 atletas para os amistosos contra a Inglaterra, em 23 de março, no Estádio de Wembley, em Londres (ING), e contra a Espanha, em 26 de março, no Santiago Bernabéu, em Madrid (ESP).

"Penso na Copa do Mundo em dois anos e meio. Podem ter certeza que teremos resultados que vão surpreender:, afirmou o técnico da Seleção.

"Acreditem, confiem no trabalho. Nos preparamos muito para que um dia isto aconteça. Não tenho dúvidas que estaremos presentes novamente em uma decisão de Copa. Nosso trabalho será voltado a isso", acrescentou.

Estreantes

Na lista, o treinador chamou, pela primeira vez, cinco atletas para a Seleção: Beraldo (PSG), Rafael (São Paulo) Murilo (Palmeiras), Savinho (Girona) e Pablo Maia (São Paulo).

O coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras Masculinas, Rodrigo Caetano, também participou da entrevista coletiva.

Dorival foi apresentado oficialmente em 11 de janeiro e, desde então, realizou um trabalho de integração e observação de atletas. Em fevereiro, treinador e integrantes da comissão técnica estiveram na Europa por duas semanas, assistindo a partidas dos principais campeonatos do continente e a treinamentos nos CTs dos clubes. O objetivo foi aproximar a troca de informações com as equipes europeias para definir a melhor lista de convocados.

Ao mesmo tempo, o técnico acompanhou o início da temporada do futebol brasileiro, que já teve rodadas de campeonatos estaduais, além da disputa da Supercopa do Brasil e da primeira fase da Copa do Brasil.

Veja a lista de convocados:

Goleiros:

Bento - Athletico-PR

Ederson- Manchester City (ING)

Rafael - São Paulo

Laterais:

Danilo - Juventus (ITA)

Yan Couto - Girona (ESP)

Ayrton Lucas - Flamengo

Wendell - Porto

Zagueiros:

Beraldo - PSG (FRA)

Gabriel Magalhães - Arsenal (ING)

Marquinhos - PSG (FRA)

Murilo - Palmeiras

Meio-campistas:

André - Fluminense

Andreas Pereira - Fulham (ING)

Casemiro - Manchester United (ING)

João Gomes - Wolverhampton (ING

Bruno Guimarães - Newcastle (ING)

Douglas Luiz - Aston Villa (ING)

Lucas Paquetá - West Ham (ING)

Pablo Maia - São Paulo

Atacantes:

Endrick - Palmeiras

Rodrygo - Real Madrid (ESP)

Gabriel Martinelli - Arsenal (ING)

Raphinha - Barcelona (ESP)

Richarlison - Tottenham (ING)

Savinho - Girona (ESP)

Vinicius Junior - Real Madrid (ESP)

Major Busnello é o novo comandante do 16º BPM



Nesta sexta-feira, 1º de março de 2024, na presença do Comandante do 4º Comando Regional, Coronel QOPM Renato dos Santos Taborda, aconteceu cerimônia de Entrega de Comando do 16º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Guarapuava, onde o Ten.-Cel. QOPM Valmir de Souza passou para o Major QOPM Jakson Aquiles Busnello o cargo de Comandante.

Major Busnello, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1996 e esteve no 16º BPM nos anos de 1999 – 2008, 2014 até a presente data, por anos a frente do Subcomando da Unidade, possuindo grande conhecimento de toda área do Batalhão bem como aproximação com toda a comunidade de Guarapuava.

No tempo em que esteve a frente do Batalhão, várias foram as lições repassadas pelo Ten.-Cel. Souza, que exerceu com galhardia os seus 100 dias de comando do 16º BPM e agora assume o Comando de Toledo.

Esteve presente, o Chefe da Diretoria de Projetos da PMPR, Coronel Joas Marcos Carneiro Lins, Comandantes de todos os Batalhões pertencentes ao 4º CRPM, Deputado Federal Rodrigo Tlustik (Estacho), Deputado Estadual Artagão de Mattos Leão Junior, Presidente da Câmera de vereadores Pedro Moraes, entre outras autoridades militares, civis e amigos do Batalhão.

Desejamos votos de sucesso ao Coronel Souza na nova missão e ao novo Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão 3º Sgt PM Ricieri Chagas, Major Busnello, que seguirá cumprindo a missão de proximidade com a comunidade em prol da segurança pública em toda jurisdição da Unidade, que atualmente, abrange 14 municípios.



POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social 16º BPM – Batalhão 3º Sgt PM Ricieri Chagas.


Deputado Estacho Anuncia recurso de R$ 300 mil para a Saúde de Boa Ventura de São Roque


Em Guarapuava, durante um evento especial no escritório do Deputado Estacho, foi anunciado uma emenda destinada ao município de Boa Ventura de São Roque, que reafirma o compromisso duradouro do deputado com o progresso regional e a saúde da população. Ao lado de Elizeu Cabral, Deputado Estacho compartilhou a notícia da alocação de R$ 300 mil reais para fortalecer a saúde local.

Elizeu Cabral e demais líderes presentes no anúncio expressaram profunda gratidão pela iniciativa, destacando o valor e o impacto positivo dessa ação para Boa Ventura de São Roque. Esse investimento chega em um momento vital, demonstrando o esforço contínuo e a dedicação do Deputado Estacho em colocar a saúde no centro das iniciativas para o desenvolvimento social e econômico do Paraná.


Assessoria

Turvo tem 16 casos ativos de Covid-19


Na manhã desta sexta-feira (01/03), o Blog do Elói entrou em contato com o Secretário de Saúde, Robério, e ele confirmou que o Município de Turvo conta com 16 casos ativos de Covid-19.

Acompanhe o blog também no Intagram: 

Sob impacto do clima seco, Paraná recebe Rally da Safra com produtividade da soja em queda

Estimativa atual no estado é de 58 sacas por hectare; lavouras no oeste catarinense também serão avaliadas por técnicos da expedição


As regiões centro-sul e sudoeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina receberão a partir de segunda-feira, dia 4, o Rally da Safra para avaliar as condições das lavouras da região. Duas equipes percorrerão o Paraná: inicialmente os técnicos estarão nas regiões de Laranjeiras do Sul e Pato Branco, seguindo depois ao oeste catarinense. A partir de 12 de março, a segunda equipe deixará Assis, no oeste paulista, para chegar às regiões de Londrina, Campo Mourão, Pitanga, Guarapuava e Ponta Grossa.

Na primeira quinzena de janeiro, o Rally avaliou a soja precoce na região oeste do Paraná. André Debastiani, coordenador da expedição, explica que o avanço da colheita confirma o impacto do clima seco sobre a produtividade no oeste, norte e na divisa com o estado de São Paulo. “O retorno das chuvas foi insuficiente para estancar as perdas nas áreas precoces que já estavam consolidadas nessas regiões. Nossa expectativa é de resultados melhores nas áreas mais tardias”, diz. A produtividade estimada no Paraná foi reduzida pela Agroconsult, organizadora do Rally, para 58 sacas por hectare, contra 66,1 sacas por hectare na safra passada.

A partir de 6 de março a expedição irá avaliar lavouras nas regiões catarinenses de Chapecó e Campos Novos, de olho na alta pressão de ferrugem nas lavouras de soja. Por enquanto a produtividade é estimada em 63,5 sacas por hectare, contra 66,5 sacas por hectare na safra passada.

Debastiani esclarece que este é um momento importante da safra para avaliação das áreas de soja nos dois estados. “Procuramos fazer amostras das lavouras com a colheita em andamento, de preferência com 20% a 50% das áreas colhidas, obtendo assim um quadro melhor da situação e considerando as diferenças entre as lavouras e as diferentes épocas de plantio”, diz.

No total, 12 equipes do Rally da Safra já percorreram 145 municípios de 9 estados brasileiros em 41 dias de viagem. Outras cinco equipes ainda vão a campo avaliar as condições das lavouras de soja. Diante dos resultados mostrados pelo campo, houve redução da estimativa de safra pela Agroconsult em 1,6 milhão de toneladas em relação à projeção divulgada em 18 de janeiro, chegando agora a 152,2 milhões de toneladas (4,7 % abaixo da safra anterior). A produtividade média do Brasil é estimada em 55,5 sacas por hectare.

Tecnologia como aliada no trabalho de campo

Para planejar o Rally da Safra e definir as rotas, são utilizadas imagens de satélite de cada região. No dia a dia, os técnicos fazem o levantamento quantitativo e qualitativo das lavouras escolhidas aleatoriamente. O levantamento qualitativo inclui a análise de pragas, doenças, o uso do plantio direto e outros indicadores que auxiliam a compor a estimativa de safra. Já no quantitativo, são analisados os componentes de rendimento da soja, com a contagem dos números de plantas, de vagens por planta e de grãos por vagem para ter uma visão do comportamento das lavouras em cada região, levando em consideração o ciclo do cultivar, ou seja, as variedades prontas para colheita e outras que ainda precisarão de mais tempo. O peso e a umidade dos grãos também são fundamentais para estimar a produtividade.

A metodologia consolidada em 20 edições do Rally permite voltar a campo anualmente e entender o cenário para fazer a estimativa de safra. A 21ª edição do Rally da Safra tem patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Mais de 80 mil quilômetros serão percorridos em 13 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA) para avaliar as condições das áreas de soja durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita até 24 de março. Outras seis equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho. Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. No mesmo período serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Nesta edição o Rally participa dos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel, ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT) e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano


Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29), em Brasília, pelo do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (352.036) entre os estados. Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

O DF é uma das unidades federativas que decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da explosão de casos de dengue. Segundo o governador Ibaneis Rocha, as redes de saúde da capital, tanto a pública quanto a privada, entraram em colapso no atendimento.

Um dos pacientes que tiveram dificuldade ao buscar assistência médica é Januário da Cruz Silva, de 61 anos. Ele trabalha com um caminhão de mudanças, mas há quase uma semana teve de parar com os serviços por conta da dengue. Silva recorreu à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, do Paranoá, região administrativa no DF, depois de procurar, sem sucesso, atendimento médico em um hospital.

“Fui sábado ao posto de saúde, fiz hemograma e constatei estar com dengue. Fui, então, encaminhado para o Hospital do Paranoá. Fiquei quase cinco horas lá, mas acabei não sendo atendido porque, como praticamente não havia médicos, eles só atendiam quem tinha pulseira vermelha de emergência”, disse à Agência Brasil.

A servidora Glaucilene Cardoso, de 44 anos, também levou a filha, Isabella Cardoso, de 9 anos, para ser atendida em uma UBS. A menina foi diagnosticada com dengue e com covid-19. “Por sorte, o caso da minha filha não foi grave, nem para a dengue nem para a covid. Mas, claro, a gente fica sempre preocupada.”

Isabella foi levada à tenda de atendimento montada na Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, e, na sequência, foi diagnosticada e encaminhada para a UBS 7.

“Foram seis dias de tosse, febre e dores nos olhos e no corpo”, descreveu Glaucilene ao citar a mistura de sintomas das duas doenças observada na filha. A servidora elogiou a dedicação das equipes de saúde. “Sempre prestam bom serviço por aqui”, afirmou.

Dia D será sábado

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil poderá ter neste ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos.

No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde - em parceria com estados e municípios - vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão promovidas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Seis estados - Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro - e o Distrito Federal), além de 154 municípios, já decretaram situação de emergência por causa da doença.

Fonte: Agência Brasil
Publicidade