[Fechar]

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Paraná registra mais 4.302 casos e 17 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (2) mais 4.302 casos e 17 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.526.889 casos e 43.131 óbitos pela doença.

Os casos são de junho (3.130), maio (1.064), abril (11), março (3), fevereiro (21) e janeiro (57) de 2022; novembro (2), setembro (1), julho (1), junho (1), abril (1), março (3) e fevereiro (1) de 2021; dezembro (1), novembro (2), setembro (1) e agosto (2) de 2020.

Os óbitos divulgados são de junho (3), maio (13) de 2022; maio (1) de 2021.

INTERNADOS – 190 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (85 em UTIs e 105 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de 17 pacientes. São nove mulheres e oito homens com idades entre 17 e 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 23 de maio de 2021 e 1º de junho de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (4) e Londrina (2), além de um óbito em cada um dos seguintes municípios: Presidente Castelo Branco, Ponta Grossa, Medianeira, Marialva, Goioxim, Foz do Iguaçu, Campo Largo, Bela Vista do Paraíso, Bandeirantes, Astorga e Alvorada do Sul.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.141 casos de residentes de fora do Estado – 237 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo AQUI.

Vejas AQUI os ajustes e relatório de exclusões.

PM de Turvo prende autor de homicídio ocorrido no interior do município


Na tarde desta quinta-feira (02), a equipe policial estava em patrulhamento pela área central da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário, quando realizou abordagem a um homem natural de Chapecó/SC, o qual após ser questionado confessou ser o autor do homicídio ocorrido nesta madrugada de quinta-feira no Distrito do Faxinal do Boa Vista. O mesmo foi indagado sobre a arma branca utilizada no crime, o mesmo relatou que jogou em um matagal não sabendo precisar o local.

Diante dos fatos o mesmo foi conduzido até a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis.

O CRIME

Na manhã desta quinta-feira (02), a equipe policial deslocou até o Hospital Bom Pastor, onde realizou contato com uma pessoa, o qual informou que trabalha em uma empresa na localidade de Faxinal da Boa Vista, que reside juntamente com cinco colegas de trabalho, que por volta das 04h00 desta madrugada, houve uma discussão entre dois moradores da casa.

Sendo que o autor de posse de uma faca veio a desferir um golpe no tórax da vítima, sendo este socorrido por um morador da casa e encaminhado até o Posto de Saúde de Faxinal da Boa Vista.

Diante da gravidade veio a ser encaminhado para o Hospital Bom Pastor, que durante o deslocamento para o Hospital, a vítima veio a entrar em óbito.

Diante dos Fatos foi acionado a Polícia Civil, e o corpo recolhido ao IML de Guarapuava.

A vítima foi identificada como sendo Paulo Cesar, natural de Mangueirinha – PR.

Confira as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 





No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sicredi lança segunda temporada da websérie em parceria com os Smurfs com ações concretas de sustentabilidade


Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil reforça compromisso com o Pacto Global da ONU por meio da parceria com os Smurfs. Mensagens dos seis novos filmes destacam iniciativas de impacto positivo feitas pelas Cooperativas Sicredi


Cada gesto conta! Com essa premissa, o Sicredi lança neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a segunda temporada dos vídeos que integram o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável. Ao todo, são seis novos filmes protagonizados pelas pequenas criaturinhas azuis com reflexões sobre boas práticas que visam o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os vídeos também trazem imagens reais de 28 iniciativas práticas realizadas pelas Cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e que englobam: ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 7 (Energia Acessível e Limpa); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis); ODS 13 (Ação Contra Mudança Global do Clima) e ODS 14 (Vida na Água).

Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, essa conexão das Cooperativas com a Agenda 2030 está baseada nos ideais dos fundadores. “Nosso propósito tem como um dos pilares a ajuda mútua, e apresenta uma alternativa ao sistema financeiro tradicional que é capaz de gerar prosperidade nas comunidades, a partir de ações sustentáveis voltadas ao desenvolvimento dos associados e das áreas de atuação. Por isso, nesses vídeos será possível conhecer algumas iniciativas práticas feitas por nossas Cooperativas. Projetos que vão desde financiamentos para aquisição de equipamentos para a geração de energia solar, ações para descarte correto de baterias, pilhas, óleo e uniformes, até recuperação de nascentes, plantios de árvores e produção de filtros ecológicos para comunidades rurais”, destaca.

Pré-lançamento para dirigentes das Cooperativas Sicredi

Os presidentes, diretores e executivos das Cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro puderam conferir, na última terça-feira (31), no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), o pré-lançamento da segunda temporada da websérie.

Ações consolidadas de ecoeficiência

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi desenvolve iniciativas de sustentabilidade e ecoeficiência há cinco anos por meio do Programa GHG Protocol, metodologia amplamente utilizada por empresas e governos do mundo todo para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa. A instituição financeira cooperativa realiza o ciclo completo de ecoeficiência com o inventário, publicação e ações de compensação de carbono com diferentes iniciativas: plantio de árvores, compras de crédito de projetos certificados, recuperação de áreas degradadas e projetos para conservação de floresta nativa.

Nacionalmente, o Sicredi manteve em 2021 a estratégia de neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos de créditos de carbono desenvolvidos em diferentes regiões do país. Uma estratégia que visa respeitar a diversidade regional e o potencial de cada localidade onde a instituição financeira cooperativa atua.

Sicredi e Smurfs unidos para promoção dos ODS

Firmado com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, o Projeto Sicredi & Smurfs: juntos pelo desenvolvimento sustentável foi lançado em setembro de 2021, durante a Semana dos Objetivos Globais (Global Goals Week). Com a iniciativa, a instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, a importância de pequenas ações de impacto positivo para uma sociedade mais justa e sustentável.

A primeira temporada do projeto já alcançou mais de quatro milhões de visualizações no YouTube e no Facebook, 110 mil acessos no site, além de 125 mil page views. Os vídeos da segunda temporada estarão disponíveis, da próxima semana, no site oficial do projeto (sicrediesmurfs.com.br) quanto nas redes sociais das 31 Cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A terceira temporada do projeto tem lançamento previsto ainda para 2022.

“O desenho dos Smurfs, criado pelo cartunista belga Peyo, demonstra em suas histórias a importância de ações pelo bem comum, reforçando que pequenas atitudes podem trazer grandes resultados. Esse também é o legado que queremos deixar com inúmeros ações feitas por nossas Cooperativas, nossas equipes e nossos associados em diferentes cidades, uma transformação baseada no ciclo virtuoso, e visando o desenvolvimento econômico e social”, finaliza Dasenbrock.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros.


Com seis empreendimentos, PCHs e CGHs do Paraná se destacam em leilão do mercado livre


O Paraná foi o estado com a maior quantidade de energia adquirida de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) no leilão A-4, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Das 14 geradoras de energia hidráulica que fizeram a venda no certame, seis estão instaladas no Estado. Elas comercializaram 78,5 megawatts de energia, o que representou 73% desse segmento.

A boa participação das usinas paranaenses no leilão, que é voltado ao mercado livre de energia, é reflexo da desburocratização incentivada pelo Governo do Estado para o setor, através do programa Paraná Energia Renovável.

Desde o ano passado, empreendimentos energéticos de pequeno porte passaram a ter uma nova dinâmica para a emissão de licenciamento ambiental, reduzindo o tempo de espera para a instalação.

Com isso, o prazo médio para a liberação de uma PCH passou de 814 dias, em 2020, para 60 dias atualmente. Nas CGHs, diminuiu de 261 para 53 dias no período.

INCENTIVO – Para a presidente da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch), Alessandra Torres, a aquisição comprova a necessidade de diversificação da matriz elétrica, bem como a complementaridade entre as diversas fontes de geração. Ela atribui o posicionamento do Paraná, entre outros aspectos, ao incentivo do Governo do Estado, dos órgãos ambientais e da organização dos empreendedores.

“O Paraná possui um grande potencial hídrico e tinha dezenas de empreendimentos represados que poderiam ser autorizados. O governador Carlos Massa Ratinho Junior reconheceu a importância das pequenas usinas e ajudou a viabilizar estes empreendimentos, gerando oportunidade e crescimento econômico sustentável”, afirmou. “A geração de energia limpa e sustentável é discutida no mundo inteiro e o Paraná mostrou que é possível produzir energia com baixo impacto”.

Dados da Aneel apontam que o Paraná tem potencial para a construção de 162 novas PCHs ou CGHs. O Estado foi um dos que mais avançou no licenciamento ambiental de pequenas usinas, com 191 documentos emitidos entre Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO) para mais de 60 empreendimentos nos últimos anos.

Segundo a Abrapch, apenas no Paraná existem cerca de 1.700 megawatts de energia inexplorada, com investimentos previstos de R$ 12 bilhões. O Brasil tem potencial para expandir a sua capacidade de geração de energia renovável proveniente de PCHs em até 13.700 megawatts. Ao todo, são 1.150 usinas em operação no País, com a possibilidade de instalação de outras 1.250.

LEILÃO – As PCHs e CGHs que fecharam negócio no leilão abrangem 11 municípios do Sudoeste, Noroeste e do Centro do Estado, regiões com grande potencial de geração hidráulica. A energia das usinas paranaenses foi negociada a um preço de médio de R$ 239,91 o megawatt.

Ao todo, foram ofertados no certame mais de 75 gigawatts (GW) de energia, distribuídos em 1.894 empreendimentos das fontes eólica, solar, hidráulica, térmica e biomassa. Destes, 29 comercializaram o insumo, resultando na negociação de 271 megawatt-médio (MW-m) de energia. As PCHs e CGHs responderam por 107 MW-m de energia comercializada.

Os empreendimentos que negociaram no leilão foram a PCH Cavernoso III (6,48 MW), localizada entre os municípios de Candói e Virmond; PCH Cavenoso IV (6 MW), localizada entre Catangalo e Candói; CGH Cavernoso VIII (4,99 MW), na divisa entre Guarapuava e Goioxim; PCH Córrego Fundo (10 MW), localizada entre os municípios de Colorado, Paranacity e Paranapoema; PCH Paredinha (21 MW), no Turvo; e a PCH São Luiz (30 MW), entre Clevelândia e Honório Serpa.

Fonte e foto: AEN

O Arraiá de Ofertas da UniCV e DecolaEdu chegou


Sua Graduação EAD está te esperando com condições incríveis! É do dia 01 a 11/06.

O mês de junho está começando com essa super oportunidade, você vai deixar passar?

A DecolaEdu quer ver você na #facul ainda esse ano, agarre essa oportunidade!

Contato (42) 99128-1476.

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:
https://www.facebook.com/jnj.centroeducacional

UniCV de Turvo e Guarapuava, uma formação que transforma.

Faleceu Avelino de Lara


Faleceu nesta quinta-feira (02), Avelino de Lara, aos 93 anos.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Cristo Rei, em Guarapuava.

Avelino morava em Guarapuava, mas morou por muitos anos no Distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

O sepultamento será nesta sexta-feira, em horário a ser designado.



Em Turvo, Coleta de lixo eletrônico dá início às ações desenvolvidas para o mês do Meio Ambiente


Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, e o Dia Municipal da Araucária, celebrado no dia 05 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo, programou diversas ações em prol da preservação do nosso planeta, e a coleta de lixo eletrônico é a primeira delas.

O Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza, está lançando a campanha para a coleta de Resíduos Eletrônicos, durante os dias 06 de junho a 10 de junho. É possível entregar o seu lixo eletrônico durante a semana, no Departamento de Meio Ambiente, localizado no Paço Municipal. No dia 07 de junho haverá ponto de coleta na praça municipal 31 de Outubro, na sede do município, e no dia 09 de junho a coleta será no Distrito de Faxinal da Boa vista, com o ponto de coleta na UBS Faxinal da Boa Vista.

Confira os itens que serão coletados nessa campanha:

· Bateria;
· Cabos e fios;
· Calculadoras;
· Cameras fotograficas;
· Carregadores em geral;
· Celulares;
· Chuveiros;
· Computadores/notebooks;
· Controles;
· Ferro de passar;
· Freezer/geladeira;

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. De acordo com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos descartados incorretamente.

Quando descartados em lixos comuns e destinados a aterros sanitários, que não são adequados e preparados para receber esse tipo de material, com o passar do tempo e em contato com a água da chuva, gera o chorume que infiltra no solo, contaminando as águas superficiais e lençóis freáticos.

Os impactos causados pelos resíduos desse lixo podem atingir grandes áreas, pondo em risco a fauna e flora existentes no meio ambiente e tudo ao seu redor. Por esse motivo, o lixo eletrônico é considerado um dos maiores problemas ambientais no mundo.

Todos os rejeitos eletrônicos coletados serão destinados pela Associação de Catadores Amigos da Natureza, que é a responsável por fazer a destinação de todo material reciclável coletado pelo município de Turvo.
Como complemento das ações, será realizado também, a fixação de cartazes nos pontos comerciais da cidade e espaços públicos, sobre a Campanha de Conscientização da Água. No paço municipal, será feito exposições de placas com informações sobre a biodiversidade do município, e a secretaria realizará o plantio de mudas nativas no parque ambiental, que servirão para embelezar e colorir cada vez mais a cidade de Turvo. Ainda no mês de junho, será dado início a campanha de sustentabilidade Adote Uma Caneca, com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis de plásticos, que além de serem prejudiciais a saúde, causam um impacto negativo em larga escala no meio ambiente, demorando cerca de 250 a 400 anos para se decompor.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Responsável por um quarto da produção nacional, Paraná avança na colheita de feijão


Os produtores de feijão no Paraná conseguiram na colheita da atual safra de feijão durante a última semana, retirando da terra produto de boa qualidade, mas a ocorrência de chuvas desde o domingo trouxe nova preocupação. O assunto é analisado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente ao período de 27 de maio a 02 de junho.

Da projeção feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de que a produção brasileira de feijão em 2022 será de 3,1 milhões de toneladas, o Paraná deve participar com 26%, produzindo cerca de 798,7 mil toneladas. O volume engloba as três safras e representa a somatória dos três tipos: o feijão de cores, no qual tem predominância o carioca, o preto e o caupi.

O tempo seco da semana passada possibilitou que a colheita chegasse a 60% dos 303 mil hectares cultivados nesta segunda safra, que tem projeção de 605 mil toneladas. Dessas lavouras foram retirados grãos de excelente qualidade. No entanto, as chuvas contínuas nesta semana reduziram a velocidade e trouxeram preocupação aos produtores. Como 70% do restante está em fase de maturação, ainda há possibilidade de perdas. A situação pode ser menos crítica para os 30% em frutificação.

A maior oferta em decorrência da colheita começa a refletir no preço pago aos produtores. Na última semana houve redução de 6,6% e eles receberam, em média, R$ 382,00 pela saca de 60 quilos de feijão de cores. Quem plantou o feijão preto conseguiu um aumento de 1,4% comparativamente à semana anterior, recebendo, na média, R$ 211,00 pela saca.

A maioria do feijão de cores produzido em terras paranaenses é destinada aos mercados de São Paulo e para alguns estados nordestinos. Já o preto é preferido para o consumo nos estados do Sul e no Rio de Janeiro.

MILHO, TRIGO E SOJA – O boletim também relata a situação do milho de segunda safra, que tem menos de 1% da área colhida. Durante a semana houve expressivo aumento na área em maturação, subindo de 14% para 21%. Nesta fase o risco de perdas é reduzido de forma considerável. A maioria das lavouras (63%) está em fase de frutificação. O restante se distribui entre floração e desenvolvimento vegetativo.

O documento do Deral analisa, ainda, o aumento de 11% no custo variável de produção do trigo, divulgado em maio, comparativamente ao trimestre anterior. No entanto, pode não ser o custo efetivo do produtor, visto que ele reservou antecipadamente grande parte dos insumos.

Em relação à soja, o boletim alerta os produtores sobre o vazio sanitário que começa em 10 de junho.

LEITE E MEL – O produtor recebeu R$ 0,13 a mais pelo litro do leite em maio, o que representa alta de 1,28%. No varejo, o queijo muçarela, principal derivado, subiu 1,18%, enquanto leite em pó, leite longa vida e leite pasteurizado tiveram incremento de 6,71%, 6,07% e 4,25%, respectivamente. O inverno e o aumento no custo de produção podem alavancar novas altas.

O boletim também aborda o desempenho da exportação nacional de mel no primeiro quadrimestre. O Brasil enviou 11.706 toneladas do produto in natura, volume 39,91% menor do que o obtido em igual período de 2021. Em termos de faturamento, a redução foi de 33%, entrando nos cofres US$ 44,3 milhões. O Paraná ocupa o segundo lugar, com 2.701 toneladas e receita de US$ 10,2 milhões.


Homem morre após ser esfaqueado no interior de Turvo


Na manhã desta quinta-feira (02), a equipe policial deslocou até o Hospital Bom Pastor, onde realizou contato com uma pessoa, o qual informou que trabalha em uma empresa na localidade de Faxinal da Boa Vista, que reside juntamente com cinco colegas de trabalho, que por volta das 04h00, desta madrugada 02/06, houve uma discussão entre dois moradores da casa.

Sendo que o autor de posse de uma faca veio a desferir um golpe no Tórax da vítima, sendo este socorrido por um morador da casa e encaminhado até o Posto de Saúde de Faxinal da Boa Vista.

Diante da gravidade veio a ser encaminhado para o Hospital Bom Pastor, que durante o deslocamento para o Hospital, a vítima veio a entrar em óbito.

Diante dos Fatos foi acionado a Polícia Civil, e o corpo recolhido ao IML de Guarapuava.

Segundo informações, tanto o autor como a vítima não são moradores de Turvo.

O autor fugiu do local e não foi localizado.

Terceira dose liberada para adolescentes a partir de 12 anos

 


No próximo sábado, dia 04 de junho, adolescentes de 12 a 17 anos poderão receber a segunda ou terceira dose do imunizante contra a Covid-19.

Atenção: a utilização de máscaras é obrigatória nos estabelecimentos de saúde.

Para receber a sua dose, é necessário portar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS ou CPF.

Junho começa com super ofertas no Atacadão Casa e Construção de Turvo

 



Av. 12 de Maio - 280, em frente à igreja católica. Entre em contato (42) 3642-2132.

Fique por dentro das novidades:

Facebook: https://www.facebook.com/atacadaoturvo

Instagram: https://www.instagram.com/atacadaocasaeconstrucao/




Publicidade