[Fechar]

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

PM de Boa Ventura de São Roque recupera veículo furtado


Neste domingo (10/08), durante patrulhamento pela rodovia PRC-466, na localidade do Sítio, a equipe policial localizou um veículo Fiat Uno, placas AJC-5578, abandonado às margens da rodovia. Após consulta, foi constatado que o veículo possuía alerta de furto.

O automóvel apresentava diversas avarias e o pneu traseiro direito estava estourado. 

Diante dos fatos, o veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pitanga para as providências cabíveis.

Após geada e temperaturas negativas, frio segue predominante no Paraná



O fim de semana foi marcado por temperaturas baixas em todo o Paraná e geada, principalmente no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba, por conta da atuação de uma massa de ar frio. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas seguirão baixas ao amanhecer nos próximos dias, mas gradativamente vão subir a tarde. Não há previsão de chuvas para esta semana no Paraná.

No sábado (09) as menores temperaturas foram em General Carneiro (INMET: -1,5°C), Palmas (-1,2°C), Guarapuava (-0,3°C), São Mateus do Sul (0,5°C), Laranjeiras do Sul e Pinhão (1,4°C), Pato Branco (1,8°C), e Cascavel (1,9°C). As máximas ficaram na casa dos 21°C em Cambará e na faixa litorânea, e não passaram dos 20°C no resto do Estado.

Cascavel não tinha temperaturas tão baixas desde o dia mais frio do ano, no fim de junho. A cidade registrou 1,8°C em 23/06, -2,4°C em 24/06 e 0,5°C em 25/06. O mesmo vale para Laranjeiras do Sul que, em 23/06, registrou 1.7°C, em 24/06 chegou a -2.0°C, em 25/06 teve 0°C, e desde então não teve temperaturas abaixo de 4°C.

No domingo (10), Dia dos Pais, mais cidades tiveram temperaturas abaixo de 2°C. As menores temperaturas foram em General Carneiro (INMET: -1,4°C), São Mateus do Sul (INMET: -1,4°C), Guarapuava (-1,1°C), União da Vitória (0,9°C), Fazenda Rio Grande (0,8°C), Cambará (0,7°C), Joaquim Távora (INMET: 0,7°C), Lapa e Ponta Grossa (0,6°C), Palotina (0,4°C), Palmas (0,1°C), Francisco Beltrão (1,0°C), e Santa Maria do Oeste (1,9°C). As máximas mais altas ficaram apenas na casa dos 23°C em Loanda, Guaíra e Cândido de Abreu.

Já nesta segunda-feira (11), as menores temperaturas ao amanhecer foram em General Carneiro (INMET: -0,5), Palmas (-0,2°C), Pinhão (0,2°C), São Mateus do Sul (0,4°C), Guarapuava (1,5°C), além de Francisco Beltrão, Palotina e Telêmaco Borba (1,8°C). As máximas também devem ficar na casa dos 23°C na região Noroeste.

Entre terça (12) e quarta-feira (13) segue a previsão de geada no Centro-Sul, Oeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, com temperaturas abaixo de 5°C no amanhecer. No Oeste e no Norte a massa de ar frio perde força nos próximos dias e, com predomínio de sol, as temperaturas podem ultrapassar os 25°C a tarde. Em todo o estado o destaque será a amplitude térmica: o amanhecer gelado, e as temperaturas mais altas a tarde.

Já na quinta (14) e sexta-feira (15) na região Leste, principalmente no Litoral, o tempo ficará nublado e as máximas não devem subir muito. “Um cavado meteorológico, que é uma região alongada de baixa pressão, vai passar pelo oceano Atlântico, próximo da costa do Paraná. Isso vai favorecer com que o vento passe a soprar do oceano para o continente, transportando mais umidade para o Litoral e Leste do Paraná, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Sem previsão de chuvas, com predomínio de sol na maior parte do Estado, no próximo fim de semana a tendência é de que finalmente as temperaturas voltem a ficar mais agradáveis.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Homem é preso em Turvo após abordagem policial constatar mandado de prisão

Por volta das 18h deste domingo (10/08), a equipe policial de Turvo abordou um homem de 43 anos. Após consulta, foi constatado que havia um mandado de prisão em seu desfavor. Ele foi encaminhado ao SECAT para os procedimentos cabíveis.

Agências do Trabalhador do Paraná oferecem 22,5 mil vagas de emprego em diversos setores


As Agências do Trabalhador do Paraná têm 22.500 vagas de emprego disponíveis em todas as regiões do Estado. As oportunidades são voltadas a diferentes níveis de escolaridade e setores da economia, com destaque para os cargos de alimentador de linha de produção (6.797 vagas), abatedor (1.139), operador de caixa (725) e magarefe – cortador de carne (694).

Entre as regionais com maior número de vagas estão Cascavel (6.117), Curitiba (3.691), Campo Mourão (2.701), Londrina (2.476), Foz do Iguaçu (1.759) e Pato Branco (1.601).

Em Cascavel o destaque é para a indústria. São quase 1,8 mil vagas no setor, acima de todas as vagas em Foz do Iguaçu, por exemplo. Apenas a cidade de Cascavel já gerou 760 contratações formais nesse setor em 2025.

Na região de Curitiba, a indústria também é o carro-chefe, com 576 oportunidades. Outro setor com bastante oferta é o de faxina, com 179, além de operador de caixa e auxiliar de logística. Na Capital paranaense, há 694 oportunidades, com destaque para faxineiro, atendente de lojas e mercados, e auxiliar nos serviços de alimentação.

Também se destacam oportunidades em agências como a Master Job de Curitiba, com 46 vagas para cargos técnicos e administrativos, e outras 9 vagas na região metropolitana, voltadas principalmente a profissionais com curso superior completo ou em andamento. Há ainda vagas de estágio em diversas áreas, como engenharia civil, mídias sociais, pedagogia e administração.

No Interior há vagas em outros setores. Em Londrina, um dos destaques é para ajudante de motorista. Em Paranaguá, que reúne todo o Litoral, a função que lidera é a de pedreiro. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, são 50 oportunidades para trabalhador de extração florestal em geral. Em Umuarama, são 68 vagas para trabalhador da avicultura de corte.

Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o momento é positivo para quem busca uma oportunidade no mercado formal. “O Paraná segue como um dos estados que mais gera empregos no Brasil. Nossa rede de intermediação tem atuado com eficiência, aproximando quem procura trabalho das empresas que mais contratam. Seguiremos promovendo mutirões, qualificações e ações descentralizadas para ampliar ainda mais o acesso a essas vagas”, destaca.

Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador mais próxima ou acessar o site www.trabalho.pr.gov.br.

MUTIRÃO DA JUVENTUDE – Além das vagas regulares, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná promove, na próxima quarta-feira (13), o Mutirão de Empregos da Juventude, em Curitiba. O evento acontece das 9h às 16h, com entrega de senhas até o meio-dia, na Agência do Trabalhador da capital paranaense, localizada na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro.

Com a participação de mais de 18 empresas, serão ofertadas mais de 800 vagas, com foco em oportunidades para o público jovem: primeiro emprego, estágios, programas de aprendizagem e vagas sem exigência de experiência.

PRIMEIRO SEMESTRE – O Paraná encerrou o primeiro semestre de 2025 com 94.219 novas vagas de trabalho com carteira assinada, o que coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil no ano. O desempenho foi o melhor da região Sul, à frente de Santa Catarina (80.381) e Rio Grande do Sul (76.368), ficando atrás apenas do saldo de São Paulo (349.904) e de Minas Gerais (149.282) no mesmo período.

Nos seis primeiros meses deste ano no Paraná, o setor de serviços foi o que mais contratou, com 50.434 novos postos de trabalho gerados. Com 21.610 vagas, a indústria teve o segundo melhor resultado, seguida pelo comércio (10.902 vagas), a construção civil (9.034) e a agropecuária (2.219). O Estado conta agora com 3.314.164 trabalhadores empregados com carteira assinada.
Publicidade