[Fechar]

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia da Mulher em Guarapuava



A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou a nova sede da Delegacia da Mulher de Guarapuava, após obras para aprimoramento do espaço. O imóvel, que anteriormente abrigava a Seção de Homicídios da 14ª Subdivisão Policial, foi adaptado para atender à unidade especializada e trazer mais eficiência nos serviços prestados à população.

O novo local, inaugurado em janeiro, conta com gabinete, secretaria, dois cartórios, uma sala para profissional de psicologia e toda uma seção de investigação. Além disso, a Delegacia da Mulher oferece uma sala específica para o registro de ocorrências, uma sala de espera separada para as mulheres e uma brinquedoteca, garantindo um atendimento mais privativo e acolhedor.

A delegada Ana Hass, titular da Delegacia da Mulher, destacou que a mudança de sede vai beneficiar diretamente o atendimento às vítimas.

“A emancipação da Delegacia da Mulher não só impactará positivamente no atendimento, que será feito de forma mais humana, dentro de um ambiente adequado, como também muito beneficiará o próprio andamento dos procedimentos de investigação”, afirmou.

Ela ainda ressaltou que, com a equipe concentrada no mesmo local, o trabalho será facilitado e agilizado.

A delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes, destacou que a nova estrutura permitirá uma melhor distribuição de recursos e uma atuação integrada entre as equipes.

“A nova estrutura que implementamos é essencial para garantir um atendimento de qualidade à mulher. Muitas vezes, elas chegam até nós em situações de extrema fragilidade e é justamente nesse momento que precisamos oferecer um suporte que vá além da simples assistência, garantindo acolhimento e respeito em todo o processo”, explicou.

O novo endereço da Delegacia da Mulher de Guarapuava é na Rua Barão do Capanema, 1.740, no bairro Batel. O telefone para contato é (42) 3630-1740.

Deputado Alexandre Curi é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná


A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025-2027 foi empossada nesta segunda-feira (3), durante uma concorrida e histórica sessão solene especial realizada no Plenário Waldemar Daros. Cerca de 2500 pessoas entre parlamentares, familiares, convidados, servidores e representantes da alta cúpula dos Poderes estaduais e de dezenas de entidades acompanharam o início dos trabalhos sob o comando do novo presidente, deputado Alexandre Curi (PSD).

O parlamentar assumiu a presidência dando início aos trabalhos da 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 20ª Legislatura, conforme determina o artigo 5º do novo Regimento Interno da Casa. Eleito pela primeira vez em 2002, Curi comandará o parlamento após cinco mandatos consecutivos do deputado Ademar Traiano (PSD) no cargo.

Além do presidente Alexandre Curi, a nova composição contará com o deputado Gugu Bueno (PSD) à frente da primeira secretaria e com a deputada Maria Victoria (PP), que permanece no comando da segunda secretaria, formando a Comissão Executiva.

Já a deputada Flávia Francischini (União Brasil) assume como primeira vice-presidente, sendo a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos do Legislativo estadual. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente.

A terceira-secretaria ficará sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.

Presidente do parlamento por 10 anos, o deputado Ademar Traiano (PSD) transmitiu o cargo lembrando de grandes avanços conquistados no período e de desafios enfrentados para a melhorar a vida dos paranaenses. “Ao transferir o comando da Assembleia Legislativa ao jovem e competente deputado Alexandre Curi, renovo meus votos de pleno sucesso na condução dos trabalhos legislativos, que é dever constitucional desta Casa. Que a Assembleia continue sendo fator determinante para o desenvolvimento do Paraná: é para isso que trabalhamos e é isso que os paranaenses esperam e merecem", disse.

Traiano citou o elo entre a sua chegada ao Parlamento e posse desta segunda-feira. “Eu era um mero cidadão que veio do interior do Paraná e de pronto fui recebido pelo homem que era a grande força política do Estado, o nosso querido e saudoso ex-presidente dessa casa, Aníbal Khury. E deixo este cargo nas mãos de um jovem de valor, de um jovem promissor, de um jovem de caráter, que herdou do seu avô a lealdade a todos e todas indistintamente. Um jovem que trabalha dia e noite. Um verdadeiro homem público a aberto para acalentar os corações de todos aqueles que chegam até ele”, definiu.

Ovacionado em um plenário lotado, o novo presidente ressaltou que nada é mais relevante na sociedade atual do que um Poder Legislativo ágil, moderno, econômico, sustentável e aberto aos cidadãos. “Ao assumir esta presidência, não esqueço minha origem como deputado que luta pelo desenvolvimento dos municípios. O que me trouxe até aqui foi o apoio de milhares de paranaenses e o trabalho diário em prol das cidades que represento. Agora, com essa nova responsabilidade, redobro meu compromisso. Sei que liderar esta Casa exige não apenas dedicação, mas também sensibilidade para compreender as demandas de cada canto do Paraná”, declarou em discurso de posse. (ler mais)

O novo chefe do Legislativo citou os avanços do Estado. “Somos a quarta maior economia do Brasil e temos indicadores sociais e ambientais que avançam ano após ano. Mas sabemos que ainda há desafios importantes a enfrentar. Nossa geração tem a responsabilidade de garantir que o progresso continue chegando a cada parte do estado, de honrar o trabalho de quem veio antes de nós e preparar o caminho para quem virá depois”, afirmou.

“Os deputados e deputadas que compõem esta Casa trazem consigo a riqueza de nossa pluralidade. Representam cidades pequenas e grandes, regiões distintas, categorias profissionais, bandeiras sociais, segmentos religiosos e tantas outras causas importantes. Minha função como presidente é garantir que todas essas vozes sejam ouvidas, que todos os debates necessários aconteçam e que possamos construir consensos em torno do que é melhor para o estado”, reforçou Curi.

Faleceu Sebastião Ortiz dos Santos

A Funerária São Roque, com pesar comunica o falecimento de Sebastião Ortiz dos Santos, aos 63 anos.

A cerimônia fúnebre de despedida está prevista para começar às 15h desta terça-feira, em sua residência, no Faxinal dos Kruger, em Boa Ventura de São Roque.

 

Terça é dia do Hortifruti no Supremamais Supermercado de Turvo

 




Sessão Ordinária da Câmara de Turvo

1ª Sessão do ano da Câmara de Vereadores de Turvo. Acompanhe no vídeo abaixo:

Rompimento de rede por terceiros afeta o abastecimento em Faxinal da Boa Vista

A Sanepar informa que, nesta segunda-feira (03), pode haver baixa pressão ou falta d’água em Faxinal da Boa Vista (Ibema), em Turvo, devido ao rompimento de rede causado por obras de terceiros. O conserto da tubulação deve ser concluído ainda hoje. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer por volta das 19 horas.

A orientação é para que os moradores façam uso consciente da água, priorizando alimentação e higiene pessoal.

Podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Nesta terça-feira, haverá reunião de pais e responsáveis na Escola Frida

 




IAT e Prefeitura de Turvo discutem o licenciamento ambiental de obras como a ampliação do Parque Ambiental


Na última terça-feira (28), o Prefeito Marcos Seguro e a Secretária de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo estiveram na sede do IAT - Instituto Água e Terra em Guarapuava, para uma importante reunião sobre diversos assuntos relacionados a obras e projetos da administração municipal.

O encontro contou com a presença dos chefes regionais do IAT, técnicos especializados, e teve como foco discutir projetos na área de licenciamento ambiental. Entre os temas discutidos, estava o projeto de ampliação do Parque Ambiental, que visa oferecer um novo espaço de lazer na cachoeira do Rio Turvo, no centro da cidade. O projeto, que já tem recursos via Itaipu Binacional garantidos, vai contar com mirante, trilhas e espaços de convivência, oferecendo mais um parque que embeleza a cidade e traz mais opções de lazer.

Além disso, foram tratados assuntos relacionados à regularização e licenciamento de obras que impactam o meio ambiente local, sempre buscando proteger a fauna e flora de Turvo na execução das obras que melhoram a vida da população.




Fonte: Prefeitura de Turvo 




Campanha Relâmpago do UniCV - Polos Guarapuava e Turvo

 

Atenção, galera! A UniCV está com uma super promoção de graduações a partir de R$ 89,90! Não perca essa oportunidade única, porque o diretor ficou maluco e decidiu liberar preços imperdíveis até 10/02!

Confira a tabela de opções abaixo e venha garantir sua vaga agora mesmo! Mas corra, porque só temos até 10/02 para aproveitar.

Válido até 10/02 – Não perca esta chance.

Venha para o UniCV e construa seu futuro com a gente:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.




Sicredi de Turvo convida seus associados para a Assembleia nesta quarta-feira (5)

 


Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. Entra em vigor resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro que moderniza o tradicional boleto bancário.

Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico) permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.

Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

De acordo com o Banco Central, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota em dezembro.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

Fonte: Agência Brasil 

Fevereiro começa com 22,3 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador do Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a primeira semana de fevereiro com a oferta de 22.377 vagas de emprego com carteira assinada . Em volume, os destaques são para as regiões de Cascavel (5.060), Grande Curitiba (3.945), Campo Mourão (2.605), Londrina (2.521), Foz do Iguaçu (1.706) e Umuarama (1.535).

A maior parte é para alimentador de linha de produção, na indústria, com 6.350 oportunidades. O Paraná encerrou 2024 como segundo estado que mais empregou nessa área. Na sequência, aparecem as de magarefe, com 934 vagas, operador de caixa, com 798, e faxineiro, com 694 oportunidades.

Na Grande Curitiba, os destaques são as 324 oportunidades para alimentador de linha de produção, 260 para faxineiro, 209 para operador de caixa e 181 para atendente de lojas e mercados. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 39 vagas específicas também para diplomados em cursos superiores. Os destaques são para técnico em nutrição e dietética, com 6 vagas; supervisor de teleatendimento, com 6 vagas; auxiliar administrativo, com 3 vagas; e auxiliar de manutenção predial, com 2 vagas.

A região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis em todo o Paraná e também no Interior. São 1.315 vagas para auxiliar de linha de produção, 287 para abatedor, 230 para magarefe, e 202 para servente de obras.

Em Campo Mourão, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 774 vagas, magarefe, com 367, servente de obras, com 83, e abatedor, com 65 oportunidades.

Na região de Londrina, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 707 oportunidades, servente de obras, com 125, operador de caixa, com 109, e faxineiro, com 83. No Norte Pioneiro, a região de Jacarezinho tem 1.096 vagas, com destaque para alimentador de linha de produção, com 1.008.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (610), repositor de mercadorias (110), abatedor (70) e magarefe (​​70) . Na região de Umuarama, são ofertadas 564 vagas para alimentador de linha de produção, 90 para assistente administrativo, 86 para abatedor e 86 para magarefe. Em Paranaguá, ainda no reflexo do verão, são 345 vagas no geral, sendo 77 para operador de caixa.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.
Publicidade