[Fechar]

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Vagas disponíveis na Agência do Trabalhador de Turvo


01 Vaga para Motorista de Supermercado 
Exigências da vaga: Maiores de 18 anos masculino e Carteira Nacional de Habilitação categoria C

02 Vagas para servente de mecânico
Exigência da vaga: Maiores de 18 anos masculino

01 Vaga para pedreiro
Exigência da vaga: Maiores de 18 anos masculino

05 Vagas para Serviços Gerais na Indústria
Exigência da vaga: Maiores de 18 anos masculino 

Para maiores informações procure a Agência do Trabalhador, que fica localizada na Rua Paraná, nº 767, Centro. Telefone para contato (42) 3642-2294.


Faleceu aos 35 anos em Turvo, Everaldo Viana da Fonseca


Faleceu nesta terça-feira (11) Everaldo Viana da Fonseca, com 35 anos. Seu corpo está sendo velado na residência de seu pai Luiz Mineiro, na Rua Benedito Lisboa de Souza, em frente ao Conselho Tutelar.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 08h00, no cemitério de Rio Bonito.

Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Faleceu em Guarapuava, Raul Rodrigues


É com pesar que informamos o falecimento de Raul Rodrigues, ocorrido na manhã desta terça-feira (11/02). Casado há mais de 50 anos com a senhora Zélia Pilati, Raul leva em sua despedida, além do carinho de sua família, a lembrança de muitos amigos que guardam na memória a sua gentileza e bondade com aqueles que amava. 

Seu velório está sendo realizado na Capela Municipal de Guarapuava e seu sepultamento será amanhã (12/02) às 15h.

Informações da Família Pilati

Deputado Estacho propõe a criação do eixo socioeconômico do pinhão com incentivo aos pequenos produtores


No dia de ontem (10/02), o Deputado Estacho esteve reunido com o agrônomo e coordenador florestal do IAPAR-EMATER, Sr. Amauri Ferreira Pinto, para conversar a respeito dos projetos de lei 875/2019 e 876/2019, que estabelecem no Paraná o eixo socioeconômico dos municípios produtores de pinhão e a política pública de incentivo aos produtores que desenvolvem essa atividade.

No Estado há três principais polos de municípios onde se desenvolve uma cultura forte na produção de pinhão: região de Curitiba e cidades metropolitanas; região de Guarapuava e cidades no entorno; região sudoeste. Ao todo, são mais de 60 municípios em que o cultivo do pinhão representa uma significativa parcela da economia municipal, bem como fonte de renda para as famílias que se dedicam nessa atividade.

Os projetos de lei, que são de autoria do próprio Deputado Estacho, representam um marco na abordagem do pinheiro araucária como potencial multiplicador de renda e de valorização dos pequenos produtores. Além disso, com a valorização da cadeia produtiva do pinhão, haverá incentivos para que novas pessoas entrem na atividade, gerando o plantio de novas mudas de araucária no Estado e o crescimento dos municípios.

Na reunião também foram discutidas diversas possibilidades, como integrar os projetos do pinhão com outras culturas importantes, como a erva-mate e a produção de mel. Segundo o especialista da IAPAR-EMATER, com o plantio de novas mudas do pinheiro araucária poderá também ser realizado o cultivo de erva-mate no espaço entre as árvores, que é de cerca de 10 metros em uma muda e outra. A erva mate cultivada na sombra (erva-mate sombreada) possui maior qualidade e é altamente valorizada no mercado.

Ainda, foi abordada a viabilidade de instalação de caixas de abelha para a produção de mel, uma vez que a apicultura também fica favorecida no espaço de sombra entre as árvores. Com isso, poderia ser formada uma cultura tríplice num único espaço de terreno: pinhão, erva-mate e mel.

Todas essas possibilidades foram trazidas à pauta com o intuito gerar mais renda aos pequenos produtores envolvidos nessa atividade e de desenvolver as regiões produtoras de pinhão do Paraná, principalmente através do fornecimento de novas tecnologias que aumentam a produção e que permitem a industrialização dos produtos, agregando valor e abrindo novos mercados, como, por exemplo, o da farinha de pinhão, altamente utilizável em produtos sem glúten, e do pinhão pré-cozido, descascado e embalado à vácuo, que mantém o sabor e a qualidade do produto por vários meses.

Para acompanhar em tempo real as novidades e o dia-a-dia de trabalho do Deputado Rodrigo Estacho, siga nas redes sociais:

Socorrista fica ferida após ambulância do Samu tombar em acidente com carro


Uma socorrista ficou ferida após a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) bater em um carro e tombar, na Vila Yolanda, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Samu, a socorrista bateu a cabeça e cortou parte da boca durante o acidente, que aconteceu na noite de segunda-feira (10).

O motorista da ambulância, a paciente que estava sendo transportada e a acompanhante dela, além das duas pessoas que estavam no carro não tiveram ferimentos, conforme os bombeiros.

O Samu informou ainda que a equipe estava levando uma paciente com dengue ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu quando a batida aconteceu.

Conforme os bombeiros, a socorrista foi atendida no local do acidente.

A ambulância que se envolveu no acidente será consertada e, segundo o Samu, um veículo reserva deverá ser colocado no lugar para dar continuidade aos atendimentos.

A Polícia Civil investigará as causas do acidente.


Fonte: G1 - PR

Policial de folga salva bebê de 18 dias engasgado com leite materno, em Goioxim


No dia 10 de fevereiro, às 20h30min, Rua Laurindo Cordeiro de Souza, Centro de Goioxim onde um policial militar se encontrava de folga em frente a sua residência, quando visualizou uma mulher correndo em via pública segurando em seus braços um bebê já desfalecido. 

De imediato deixou seu filho que estava em seu colo aos cuidados de sua esposa e correu em direção a mulher onde percebeu que a criança estava engasgada e sem respirar, momento este que tomou a criança em seu colo e saiu em direção ao Posto de Saúde, que durante o percurso o mesmo realizou a Manobra de Heimlich, onde após alguns instantes já na porta da enfermaria a criança tornou a respirar sendo então atendida pela equipe de enfermagem e pela médica de plantão.
Que no local encontrava-se a equipe de Serviço de Goioxim os quais presenciaram o fato e auxiliaram o soldado. O bebê de18 dias de idade havia se engasgado com leite materno.


PRF resgata passageiro de ônibus que teve um surto psicótico durante a viagem na BR 277


A PRF unidade operacional de Irati, no km 262 da BR-277 por volta das 16h15 resgatou um Senhor de 37 anos morador de Colombo/PR.

O passageiro do Ônibus da Viação Garcia Linha Cascavel x Curitiba, sofreu no decorrer do trajeto um surto psicótico no interior do coletivo. 

O ônibus parou no acostamento da BR-277 e seu motorista e alguns passageiros tentaram contê-lo, porém o passageiro em surto desembarcou e correu para um matagal. 

A PRF foi acionada e após a equipe realizar buscas o cidadão foi localizado perambulando totalmente desorientado pelo acostamento da rodovia.

A equipe PRF encaminhou o passageiro até a casa de passagem de Irati onde recebeu o devido atendimento e acompanhamento.

Informações e Imagens BDCom 3º Delegacia PRF/Ponta Grossa


Homem é morto a tiros em Goioxim


No dia 10 de fevereiro, às 20h15min, Localidade Rural de Pinhalzinho, a equipe policial foi acionada pela enfermeira do Posto de Saúde, para prestar apoio a um atendimento de pessoa ferida por Disparo de Arma de Fogo na localidade de Pinhalzinho. 

No local a equipe se deparou com um homem de 26 anos caído próximo sob uma motocicleta, sem vida. Com a chegada da equipe do pronto atendimento as enfermeiras confirmaram o óbito. Realizado o isolamento do local e acionado os demais órgãos competentes para que fosse adotada as medidas cabíveis. Compareceram no local o Investigador de Polícia Civil, o Perito Criminal e IML o qual foi responsável pela remoção do corpo. 

Após procedimentos da Criminalística foi possível observar que a vítima foi atingida por três disparos; sendo um na região do tórax, um no abdome e um na parte lateral do corpo. Em contato com pessoas que estavam no local, pouco souberam informar os possíveis autores do fato, bem como a motivação, apenas que ouviram cerca de quatro disparos e logo em seguida um barulho de Motocicleta se evadindo do local. 

Realizado patrulhamento aos arredores, sem êxito em localização dos autores.

Refrigeração Papaleguas em Turvo - Fone (42) 3642-1919 - 42 9 9916-0940

Publicidade