[Fechar]

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Faleceu Amazilia Vieira de Meira


Faleceu na noite desta quarta-feira (22) Amazilia Vieira de Meira, aos 79 anos.

Seu corpo será velado no salão da igreja da Vila Rural, em Banhado Vermelho.

O sepultamento será nesta quinta-feira, ás 17h00. 


Equipe da Defesa Civil do Paraná vai auxiliar municípios atingidos por desastres em São Paulo


A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná vai enviar, na manhã desta quinta-feira (23), uma equipe a São Paulo para auxiliar na documentação dos municípios atingidos pelas chuvas durante o Carnaval. No domingo (19), o governador Carlos Massa Ratinho Junior colocou à disposição do governo paulista equipes paranaenses para ajudarem na reconstrução e resgate das vítimas afetadas pelos desastres no litoral paulista.

Foram destacados o major Daniel Lorenzetto, chefe do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Divisão de Gestão de Desastres e do Centro Logístico Estadual da Defesa Civil; o capitão Anderson Gomes das Neves, chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd); e o cabo Silvio Rodrigo Ribas de Araújo Correia, que também faz parte da estrutura do Cegerd.

Os três têm experiência na elaboração da documentação que deve ser apresentada por municípios atingidos por desastres, como formulários de avaliação de danos, mapas das áreas afetadas e relatórios sobre a intensidade do impacto social. O major Daniel e o capitão Gomes também fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional e já auxiliaram em eventos como as inundações no Sul da Bahia, em 2021, e os deslizamentos de terra em Petrópolis (RJ), no ano passado.

O capitão Gomes explica que o auxílio aos municípios na elaboração das declarações de normalidade, situação de emergência ou de estado de calamidade pública é uma das fases de trabalho da Defesa Civil em casos de desastre, feito de forma concomitante às ações de resposta. Esse passo é necessário para que as prefeituras possam agilizar recursos estaduais ou federais para atender as necessidades da população e a possível reconstrução dos locais afetados.

“Os municípios podem acessar recursos para a assistência humanitária, como a compra de cestas básicas, além de valores para o restabelecimento de vias e bueiros, entre outras obras”, diz. “Para isso, existe todo um arcabouço documental que deve ser elaborado pelo município para que esse recurso, que é de transferência obrigatória, venha do governo federal. Assim, a prefeitura poderá fazer as ações de assistência, restabelecimento e reconstrução das áreas afetadas”.

O papel da Defesa Civil paranaense, nesse sentido, é prestar uma orientação técnica às prefeituras. “Sem ter tudo isso bem documentado com dados técnicos, o município não consegue captar essa verba do governo federal e teria que utilizar recursos próprios ou pode não conseguir oferecer à população um auxílio de qualidade”, ressalta Gomes.


BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros do Paraná também está de prontidão, caso seja solicitado pelo Governo de São Paulo, a dar apoio nos locais de alagamentos e deslizamentos. Uma equipe de 13 pessoas do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), incluindo três bombeiros que atuam com cães para resgate, está preparada para ficar por pelo menos 15 dias no estado vizinho se for chamada. A equipe irá se deslocar com três viaturas e deverá levar materiais para estabilização de estruturas e para o atendimento aos alagamentos e deslizamentos.

DESASTRE – Segundo o último boletim do Governo de São Paulo, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. São 1.730 desalojados e 1.810 desabrigados. Nesse momento há 29 adultos e seis crianças hospitalizadas. Os municípios mais atingidos foram Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.


O temporal registrado no final de semana no litoral norte de São Paulo resultou no acumulado de 682 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden). O acumulado de chuva nas cidades superou o da cidade fluminense de Petrópolis, em 2022, na região serrana do Rio de Janeiro, que teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas.

Policiais do Bope matam um dos autores de chacina em Sinop


A cúpula da PM e Polícia Civil em Sinop acabam de confirmar que um dos envolvidos no assassinato de 7 pessoas, ontem, em um bar no Jardim Lisboa, região do São Cristóvão, foi baleado, há pouco, em confronto com policiais, levado ao hospital regional mas não resistiu. As buscas são feitas por policiais de Sinop, do BOPE e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

“Chegamos através de informação de um dos suspeitos, se tratando do Ezequiel que possui diversas passagens. Ele entrou em confronto com a equipe em uma área de mata. Ele foi levado às pressas, pelas informações que recebemos veio a óbito”, confirmou o coronel Sodré, comandante regional da PM. “Ele estava em posse de uma pistola, deve ser encaminhado para perícia e provavelmente deve ser a mesma que ele utilizou no crime”. “Eu afirmo que a equipe do Bope é altamente treinada, age tecnicamente e certamente revidou uma injusta agressão desse cidadão”, acrescentou o comandante regional da PM.

O delegado regional de Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, eeforçou que as forças de segurança seguem a procura do outro envolvido nas execuções. “Ele está com mandado de prisão. O mais prudente é se entregar, porque um cara que está com mandado de prisão e foge, ele vai ser preso o restante dá vida, por que ele vai fugir até quando? Ele precisa preservar sua integridade, é um crime que gerou repercussão nacional. Todos os meios de Comunicação estão cientes e toda a população tem convicção de como é o rosto de cada um deles. É hora até de sensibilizar a família que a melhor ação é ele se apresentar”,

O delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Bráulio Junqueira, explicou, na entrevista coletiva, que a arma apreendida está registrada no nome do Edgar. Pedimos a prisão temporária, foi protocolada e expedida a ordem judicial. Um veio a óbito após apresentar resistência e outro ainda está solto. Eu entrei em contato com a mãe dele, então fica aqui para esclarecer, um pedido, não adianta o Edgar fugir, venho aqui pedir que se apresente, deixei o meu telefone com a mãe dele, pedi para ela entrar comigo caso convença ele a se apresentar. Vamos buscar ele, preservar a integridade dele, mas não adianta fugir, ficou claro aqui que não adianta fugir da polícia. Cedo ou tarde ele vai ser preso”, declarou. “É um crime gravíssimo, repercussão nacional, então não adianta. Fica aqui o pedido aos familiares do Edgar para que se apresente o mais rápido possível, pois vai ser preso de qualquer forma”, acrescentou.

Pela manhã, o delegado confirmou ao Só Notícias, que Edgar Ricardo de Oliveira de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, 27, foram identificados, nas imagens das câmeras do bar, como autores dos disparos, após um jogo de sinuca no bar, com provável aposta de dinheiro. Os dois homens, que estariam jogando, fizeram os disparos. Quatro faleceram no interior do bar. Duas pessoas caíram, mortas, na calçada e na rua.

Câmeras de segurança do bar registraram os dois homens cometendo a execução. Um que estava com pistola domina algumas pessoas. O que portava a espingarda, após fazer os disparos a queima roupa, vai até uma mesa de sinuca e pega dinheiro que seria da aposta.

Ainda na manhã, a GM S-10 usada na fuga dos autores dos assassinatos foi apreendida, além da espingarda calibre 12 e munições calibre 12 e calibre 40. No interior do veículo, a polícia encontrou uma carteira com vários cartões, documentos, carregador de pistola e R$ 24 em espécie. Também foram localizados registros de armas de fogo, roupas, bebida alcóolica e ferramentas de materiais de construção.

As vítimas foram identificadas: Elizeu Santos da Silva, 47 anos, Orisberto Pereira Sousa, 38 anos, Adriano Balbinote, 46, José Ramos Tenório, 48, o dono do bar Maciel Bruno de Andrade Costa, 35, Getúlio Rodrigues Frazão Junior, 36, e sua filha, de 12 anos.



Veja o momento da chacina:


Boletim semanal da dengue contabiliza 472 novos casos no Paraná


De acordo com boletim semanal das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (22), o Paraná atingiu 4.110 casos de dengue, distribuídos por 238 municípios. Somente neste ano foram 1.400 casos da doença. Os números referem-se ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.

O informe divulgado nesta quarta registra 472 novos casos – desde 1º de agosto o Paraná contabiliza 7.598 casos em investigação e 47.776 notificações. O boletim semanal não traz novos óbitos, mantendo cinco mortes por dengue no Estado.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais quatro casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal são sete casos importados, três autóctones e quatro ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) ocorreram nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 39 notificações, sendo que dez estão em investigação.

INFESTAÇÃO PREDIAL – A Sesa publicou ainda o Informe Entomológico nº 01/2023, que traz dados de infestação do vetor, levantados no período entre 2 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023.

Segundo as informações apresentadas por 368 municípios do Paraná, 45,4% (181 municípios) estão em situação de alerta e 12,8% (51 municípios) apresentam risco para a ocorrência de epidemias, considerando a proliferação vetorial. O informe mostra ainda quais são os principais tipos de criadouros encontrados. Do total, 77,6% são considerados depósitos móveis, passíveis de remoção e/ou proteção.

“Devido ao aumento de casos de dengue e à circulação do vírus chikungunya no Paraná, a população deve seguir alerta e vigilante para evitar a proliferação do vetor. Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser eliminado. Contamos com o apoio dos paranaenses para o combate ao Aedes”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Confira o boletim da dengue AQUI.

Homem é preso por tentar agarrar uma mulher a força em Goioxim

Na noite desta terça-feira (21), uma mulher de 27 anos, relatou que estava indo para sua residência momento em que o masculino de 30 anos, o qual estava com seu carro parado, no momento em que a vitima passou, ele tentou agarrar a mesma, tentando joga-la para dentro do seu veículo.

Com isso a vitima correu e que no momento passava um outro veiculo, onde ajudaram.

Dado sequência o autor saiu com o veículo em alta velocidade, quase batendo em um carro na Rodovia. 

A equipe PM no local, colheu informações e sabendo quem era o autor, deslocou ate a residência do mesmo, o qual estava em via publica, totalmente alterado, e ao se aproximar cuspiu na equipe, dizendo que estava onde era "dele" e saiu de posse de uma faca, ameaçando a equipe. 

Após verbalização o mesmo acabou largando a faca e vindo até a equipe, ainda alterado xingando os policiais, após conter o autor foi encaminhado para procedimentos de polícia judiciária.

Homem é esfaqueado durante "confusão" em Turvo


Na madrugada desta quarta-feira (22), a equipe policial deslocou até Hospital Santa Tereza, onde o enfermeiro informou que por volta das 02h30, deu entrada um paciente com ferimento por arma branca.

No local em contato com a vitima, este relatou para a equipe policial ser residente na cidade de Turvo, onde nesta data, estava enfrente a um estabelecimento comercial com amigos, que em determinado momento aconteceu uma confusão e foi esfaqueado, porém não soube informar quem seria o autor.

Aplicativo que facilita emissão de notas fiscais já alcançou 380 produtores rurais



Desde que a Receita Estadual iniciou a operação para o uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil no Paraná, em março de 2022, já foram emitidas 15,8 mil notas fiscais por 380 produtores rurais do Estado. A ferramenta tem como objetivo facilitar a vida dos contribuintes paranaenses que produzem e comercializam produtos primários.

Com o app é possível realizar a emissão simplificada da nota fiscal eletrônica pelo produtor rural, mesmo em regiões que não possuam sinal de internet. A maioria dos campos do aplicativo é preenchida automaticamente, graças ao cadastramento prévio de vários dados pela Receita Estadual.

A ferramenta foi desenvolvida no Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), que reúne as administrações tributárias dos 26 estados e do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul e Procergs (Companhia de Tecnologia da Informação do RS).

O aplicativo também possibilita a emissão de Documentos Fiscais para quem trabalha como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) e para produtores da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV), nas operações de saídas internas.

Disponível para dispositivos móveis, o aplicativo pode ser encontrado nas lojas da Google e da Apple. Para usar, é preciso acessar a loja de aplicativos do celular e digitar “NFF APP”. Será necessário criar uma conta no “Login Cidadão” na plataforma “e-gov”, informando os dados. Esse cadastro é feito apenas uma vez e é similar ao realizado para acesso a carteira de habilitação digital (se já tiver, use a mesma senha). Após o cadastramento, é possível emitir os Documentos Fiscais direto no APP Nota Fiscal Fácil.

O app já está em uso nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.

Vídeo: dupla promove chacina em bar após perder dinheiro em jogo de sinuca


Sete pessoas morreram em uma chacina em Sinop, a 500 km de Cuiabá, no Mato Grosso, nesta terça-feira (21). Segundo a Polícia Militar, a dupla de assassinos havia perdido dinheiro em duas partidas de sinuca, o que motivou o crime.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que várias pessoas são baleadas. Seis delas, incluindo uma adolescente de 12 anos, morreram no local. A sétima vítima, um homem faleceu na noite desta terça no hospital.

Chacina

No bar, além da dupla, estavam nove pessoas. Por volta das 17h30, um dos suspeitos, de camiseta azul e armado com uma pistola, rende os clientes e os leva para perto de uma parede. Na sequência, outro homem de camiseta listrada pega uma espingarda calibre 12 mm em uma caminhonete e entra atirando várias vezes

Antes de ir embora, os suspeitos pegam uma quantia de dinheiro que está em uma das mesas de sinuca, além de outros objetos.

Segundo a PM, as pessoas que estavam no bar fizeram piadas após os dois homens perderem os jogos de sinuca, o que teria motivado o crime.

Até a publicação desta reportagem, os dois não haviam sido presos.
Veja o momento da chacina:

Fonte: Banda B


Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade