[Fechar]

quarta-feira, 13 de março de 2019

Acadêmicos de Veterinária participam da Expo Crioulo 2019

Evento ocorre em Guarapuava de 14 a 17 de março

Os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da FG vão estagiar durante a Expo Crioulo, que acontece no parque Lacerda Werneck. O evento é voltado para criadores da raça Crioula e terá julgamento dos animais mais preparados e belos. Guarapuava receberá mais de cem animais vindos de cabanhas de diversas cidades, inclusive de fora do estado.

Os estudantes da Faculdade Guarapuava terão a oportunidade de aprender mais sobre a criação de cavalos. Eles vão ficar junto com o veterinário responsável por recepcionar todos os animais, vão ajudar a conferir os documentos auxiliando no julgamento de morfologia, anotando todas as notas que o juiz atribuir e as observações.

Uma das exigências para participar do evento é que o acadêmico esteja vestido à caráter, ou seja pilchado. Além disso, os estagiários podem ajudar nas baias com a limpeza do local e a alimentação dos animais.

Segundo a professora Esther Mendes, os acadêmicos já têm contato com os cavalos da raça Crioula, pois a propriedade onde funciona a Fazenda Escola da FG é também sede da Cabanha Don Leon que participa de eventos do gênero. Lá eles aprendem quando o animal deve ser retirado do pasto e levado para a baia, como ajeitar, tratar e cuidar dos pelos, alimentação e deixar o animal mais bonito para uma exposição.

A Médica Veterinária explica que no julgamento morfológico, o juiz analisa o comprimento e profundidade dos membros do animal para saber se os mesmos são retos, como é a andadura do cavalo, a face, a inserção do pescoço, enfim, tudo o que ele vê. É também uma análise estética. “Esses animais são selecionados tanto para função no campo, devendo serem rápidos e resistentes, além de belos. A exposição é também como se fosse um desfile de beleza”, conta.

No ano passado, um cavalo da raça brasileira participou pela primeira vez dos jogos equestres mundiais, o que mostra a evolução da genética e do treinamento dos animais. Cada título que o animal recebe ao participar de julgamentos o torna mais valioso. Por isso, a importância de participar de eventos como a Expo Crioulo. Os futuros veterinários da FG já estão inseridos nesse meio, acumulando experiências e novos conhecimentos sobre essa raça nacional

Se seu computador ou celular estragou, venha para a Infoway em Turvo


A Infoway Suporte e Acessórios está de cara nova, com um lugar amplo e aconchegante para melhor atender seus amigos e clientes em Turvo.

Além de consertar seu computador ou celular, também tem vários acessórios, chip para celular, carregador, capas para celular, fontes, baterias, cartão de memória, pen drive e som automotivo. 

Vendas de celulares novos e usados e também faz impressão de boletos. 

Na Infoway você tem acesso à internet com Cyber Café. 

A Infoway fica na Avenida 12 de Maio nº 654. Fone 42 9126 0750, centro de Turvo.






Governador recebe Pelé e lança campanha de incentivo ao esporte



O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, o campeão mundial de futebol Pelé. No evento, que contou com a presença de estudantes, atletas e ex-atletas, foram lançados a campanha Imposto Amigo do Esporte, do Governo do Estado, e o programa Esportivo Lúdico Educacional, de iniciativa de Pelé.

A campanha incentiva cidadãos e empresas paranaenses a apoiarem projetos esportivos desenvolvidos no Estado por meio da destinação de impostos. O governador afirmou que o Governo do Estado vai aliar o esporte à educação, com foco no apoio a projetos de contraturno. “O grande objetivo é incentivar o contraturno escolar, fazer com que os nossos jovens possam praticar esporte e ter uma vida saudável, longe das drogas, que estejam próximos da escola e de práticas que fazem bem para sua vida”, disse.

Ratinho Junior também destacou a importância do Rei Pelé na história do esporte mundial. Ele disse que o documentário sobre o jogador, Pelé Eterno, será exibido em todas as escolas paranaenses. “O Pelé divulgou positivamente o Brasil para todo o planeta. As pessoas às vezes não sabem onde fica o Brasil, mas sabem que o Pelé é brasileiro”, afirmou.

O ex-jogador lembrou que a ideia de criar um programa que incentivasse a prática esportiva veio quando ainda jogava. Ao sair de um treino do Santos, na Vila Belmiro, ele viu algumas crianças tentando roubar um carro. “Quando fiz o milésimo gol, em um jogo no Maracanã, a primeira coisa que me veio na cabeça foi aquela garotada roubando. Por isso que hoje temos o programa para proteger as crianças e tirá-las da marginalidade”, contou. “É uma luta grande, mas vamos vencer se Deus quiser”, disse.

INCENTIVO – A campanha Imposto Amigo do Esporte visa estimular a destinação a projetos esportivos de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) – por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) – e de parte do Imposto de Renda (IR), por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal, do governo federal. A expectativa do governo é arrecadar R$ 8 milhões pelo Proesporte.

Se a opção for destinar o ICMS via lei estadual, o aporte pode ser de até 3% do imposto devido. No caso do IR, a pessoa física que entrega a declaração pelo modo completo pode destinar até 6% do imposto a projetos do desporto e paradesporto. Já a pessoa jurídica, pelo lucro real, pode destinar até 1%.

A destinação da pessoa física é realizada até dezembro e a de pessoa jurídica a cada apuração, geralmente a cada trimestre. O valor destinado pode ser abatido do valor devido ou somado à restituição.

O superintendente do Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, explicou que além dos projetos educacionais, o Imposto Amigo também visa propostas voltadas ao estímulo e desenvolvimento do esporte e o fomento de pesquisas na área. “Todos que têm um projeto esportivo compatível, pode procurar a Esporte Paraná e se inscrever na Lei de Incentivo. Uma comissão escolhe os melhores projetos que podem receber o investimento”, explicou.

As informações sobre o Próesporte estão disponíveis AQUI

EDUCACIONAL – O programa Esportivo Lúdico Educacional foi elaborado com supervisão de Pelé e busca a inclusão social, promoção do rendimento escolar e a universalização e o desenvolvimento da prática esportiva no Brasil. No Paraná, o programa será implantado, inicialmente, em escolas de Foz do Iguaçu, no Oeste. Mantido por doações captadas pela Lei de Incentivo ao Esporte, o programa tem como base a prática de esportes em contraturno escolar e trata de outros temas transversais e interdisciplinares.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador, Darci Piana; os secretários de Estado da Educação e Esporte, Renato Feder; e da Comunicação Social e Cultura, Hudson José.

Fonte: AEN

Vítimas fugiram de cativeiro após sequestradores abandonarem negociação em Cascavel


Os detalhes sobre o sequestro dos pecuaristas que seguiam em uma caminhonete Hilux da cidade de Douradina - Noroeste do Paraná - para Cascavel onde faria a compra de várias cabeças de gados, foram repassados em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (13).

A coletiva foi realizada pela Delegada-chefe da 15ª SDP Mariana Vieira, O delegado do GDE Tiago Teixeira e o Delegado Cristiano Quintas. 

De acordo com o Delegado Cristiano Quintas, as investigações começaram com a ação da TIGRE, a 7ªSDP de Umuarama além da Polícia Civil de Cascavel.

O golpe em que as vítimas do sequestro caíram se trata do golpe do "Chute", quando as vítimas são atraídas para negociação comercial, e quando chegam no local, são assaltadas ou sequestradas. Os alvos desse golpe são pecuaristas que entram em negociação de gado ou máquinas agrícolas.

As vítimas relataram que quando chegaram em Cascavel, foi marcado com o suposto negociador, que é envolvido no sequestro, quando então foram levados para um local ermo, e o grupo anunciou o assalto. 

Apesar do crime, o delegado ressaltou que a negociação dos gados foi feita de forma normal, e as vítimas não desconfiaram de nenhum crime. Em sua maioria, as vendas são feitas por um intermediador. 

Durante o sequestro, a negociação inicial com a família das vítimas foi no valor de R$150 mil para o resgate, valor, que segundo o delegado, já foi premeditado por conta do preço da negociação, garantindo o pagamento. 

As vítimas não foram agredidas durante o cativeiro, e apenas foram mantidas amarradas e sentadas. Elas foram encontradas após os sequestradores abandonarem o cativeiro, após desistirem da negociação. 

Quando perceberam que os criminosos não estavam mais no local, os pecuaristas saíram até uma residência nas proximidades, onde acionaram a polícia. 

A caminhonete Hilux levada no golpe ainda não foi recuperada. 

O quarto sequestrador que foi preso na tarde desta quarta-feira no Jardim Melissa, tem 23 anos e informou que foi a primeira vez que participou de sequestro. Ele tem passagem por tráfico de drogas, e agora deve responder por extorsão mediante sequestro e associação criminosa. 

Ao todo, foram oito pessoas ouvidas pela Polícia Civil até o momento. Os veículos utilizados pelos assaltantes foram apreendidos. 

As investigações continuam a fim de encontrar os outros envolvidos no sequestro. Pelo menos mais três pessoas tem envolvimento no crime.

Fonte: Catve.com

Dez veículos se envolvem em acidente na BR-376



Dez veículos se envolveram em um acidente na BR-376 em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira (13), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Do total de veículos que colidiram, conforme a PRF, sete são de carga e três de passeio. Até o momento, sabe-se que há uma vítima. Segundo a PRF, essa vítima teve ferimentos leves.

A batida múltipla aconteceu por volta das 11h30, no km 660,2 da rodovia.

Interdição

O sentido sul, que leva a Santa Catarina, está interditado. A PRF informou que congestionamento no trecho, por volta das 12h30, era de dez quilômetros.

Ainda não há informações sobre a causa do acidente.

Sobe para dez o número de mortos no massacre em escola de Suzano



Subiu para dez o número de mortos na escola estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, a 50 km de distância de São Paulo, após dois adolescentes invadirem o estabelecimento de ensino e dispararem na direção de estudantes e funcionários na manhã desta quarta-feira (13). As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo a corporação, Atualizando, oito pessoas morreram no local e outras duas após serem levadas para o hospital.

Os atiradores estavam encapuzados e teriam invadido a escola atirando, de acordo com apuração da Record TV. Cinco jovens morreram no local, além de uma funcionária da escola. Outras duas pessoas morreram após serem socorridas. Os suspeitos teriam se matado na sequência. As informações do centro de comunicação da PM de São Paulo.

Segundo a Polícia Militar, todo o efetivo da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Suzano foi destacado para ir até o local. As equipes da Guarda Civil Metropolitana e do Samu foram enviados para a escola.

Muitas crianças se feriram e não resistiram aos ferimentos. Não se sabe, porém, o número exato de atingidos. Os helicópteros Águia 15 e 17, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, também foram deslocados à ocorrência. Veja mais...

Fonte: R7



Mãe e filho morrem de infarto no mesmo dia no Paraná



Estão sendo velados na manhã desta quarta-feira (13) os corpos de Rafael Rodrigo Kraemer, 36 anos e a mãe dele Vanesia Reck Kraemer, 57 anos. O velório acontece no Centro Pastoral da Igreja Católica em Maripá, região oeste do Paraná. 

De acordo com as informações, Rafael sofreu um infarto fulminante pela manhã em Marechal Cândido do Rondon (34 km de Maripá), onde morava com a esposa. Ele estava em casa e passou mal após o café da manhã, a companheira acionou o SAMU, mas socorristas não tiveram tempo de salvá-lo. 

Na noite de ontem (12) durante o velório do filho em Maripá, a mãe de Rafael se sentiu mal. Ela foi levada ao Pronto Atendimento (PA) de Maripá. A equipe prestou socorro, mas ela também enfartou e morreu após tentativas de reanimação. 

Vanesia era comerciante em Maripá. A morte de mãe e filho abalou a pequena cidade com 5,8 mil habitantes.

O enterro é às 11 horas de hoje no cemitério municipal.

Fonte: Catve.com

Traficantes são presos e a polícia encontra até pé de maconha em Guarapuava


No dia 12 mar. 19, às 17h30min, segundo denúncia anônima uma pessoa com um veículo GM/ Corsa, na cor branca, teria recebido um invólucro plástico contendo substância entorpecente próximo ao terminal da fonte, o qual após o fato teria seguido pela Avenida Moacir Júlio Silvestre sentido bairro Vila Bela, sendo que a equipe da PM logrou êxito em abordar o veículo no cruzamento da referida via, com a Rua Rio De Janeiro. Durante a abordagem o condutor, 26 anos, jogou pela janela do veículo um involucro plástico contendo substância análoga a Maconha pesando 34 gramas. No veículo também estava o passageiro, 18 anos e com este foi localizado certa quantia em dinheiro em notas variadas. Diante dos fatos, ambos foram encaminhados para a 14 SDP junto com o entorpecente.

Na delegacia o condutor revelou que havia adquirido tal droga para revender, e citou o nome de três autores (2 homens e uma mulher) que estariam praticando o crime de tráfico de drogas em uma residência na Rua Professor Becker, Santa Cruz. As equipes deslocaram até o citado endereço onde foi avistado o masculino, 23 anos, na porta da residência que ao avistar a equipe adentrou rapidamente, sendo ele abordado e mais outro masculino, 24 anos e também a jovem, 20 anos. Durante as buscas foi encontrado na parte exterior, nos fundos da residência um vaso com um pé de Maconha plantado, também em baixo da cama do quarto da jovem foi localizado dois tabletes e mais duas porções menores de substancia análoga a Maconha, que após pesada totalizou 1,304 kg, ainda dentro do quarto da jovem foi encontrado uma bucha de Cocaína que pesou aproximadamente uma grama e mais a quantia de 9 gramas de folha de Maconha que estava sendo secada, uma balança de precisão e dinheiro em espécie em notas variadas.

Em continuidade as buscas no interior da residência no quarto de uma outra jovem, 20 anos, foram encontradas a quantia de 60 gramas de substancia análoga a Maconha a qual estava acondicionada em uma pequena caixa de madeira, e mais 6 gramas de maconha na carteira da jovem. Diante de tais fatos, foi dado voz de prisão a todos e encaminhados juntamente com os objetos e drogas aprendidas até a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Pitanga


No dia 12 mar. 19, às 14h30min, a equipe recebeu denúncia anônima de que havia uma pessoa armada conduzindo um veículo GM S10, sendo logrado êxito em abordar o referido veículo na Rua Visconde de Alencar e identificado o condutor, 45 anos onde após busca veicular foi localizado um revólver marca Taurus, calibre 32, com seis munições intactas da marca CBC. Diante dos fatos foi dado voz de prisão e conduzido até a 45DRP, sendo a caminhonete apreendida e recolhida até o pátio da 3ªCia por débitos pendentes juntamente ao Detran.

Faleceu em Turvo, João de Lara Filho


Faleceu na noite dessa terça-feira (12), o senhor João de Lara Filho, com 79 anos. O velório está acontecendo na capela mortuária de Turvo. O sepultamento será ás 17h00 de hoje.

Informações repassadas pela Funerária Serluto de Turvo.

Publicidade