[Fechar]

terça-feira, 25 de junho de 2024

Saúde confirma 20.610 novos casos de dengue e mais 13 óbitos no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (25) o novo boletim epidemiológico semanal da dengue. O Paraná registrou mais 20.678 notificações, 20.610 novos casos da doença e 13 óbitos. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em julho de 2023, o Estado contabiliza 881.228 notificações, 526.503 casos e 473 mortes em decorrência da doença.

Os 13 novos óbitos ocorreram entre 14 de março e 31 de maio. São seis homens e sete mulheres com idades entre um dia de vida e 89 anos. As mortes foram registradas em Marechal Cândido Rondon (4), Cascavel (2), Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Mariluz, Umuarama, Sertanópolis, Nova Santa Rosa e Toledo.

O secretário estadual da Saúde, César Neves, faz um alerta sobre os cuidados com a doença mesmo durante o inverno. “A eliminação dos criadouros deve ser contínua, mesmo nos períodos mais frios e secos do ano. É muito importante a remoção de qualquer recipiente que possa acumular água, pois os ovos do Aedes aegypti podem permanecer viáveis no ambiente por mais de um ano, mesmo em condições climáticas desfavoráveis”, diz.

A Regional de Saúde (RS) de Londrina é que tem mais casos confirmados em números absolutos, com 64.208 diagnósticos, seguida pela RS de Cascavel, com 62.045, e de Francisco Beltrão, com 60.150.

Com relação aos óbitos, a Regional de Saúde de Londrina registra o maior número, com 86 mortes. Depois vem a Regional de Cascavel, com 74 mortes, e a de Francisco Beltrão, com 65.

As informações sobre chikungunya e zika, também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de três novos casos de chikungunya, somando 172 confirmações e 1.812 notificações da doença no Estado. Não há casos confirmados de zika vírus, mas o boletim registra 139 notificações no Paraná.

Confira o informe semanal AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste link.

Mais de 650 cursos disponíveis no UniCV

 


No UniCV, você encontra a maior variedade de cursos para estudar onde e quando quiser.

Você conquista seu diploma reconhecido e valorizado a partir de 6 meses para que seu crescimento profissional seja certeiro.

Acelere sua carreira com cursos que se encaixam perfeitamente na sua vida.

📲 (42) 99128-1476 - Polo Turvo.

📲 (42) 99976-3629 - Polo Guarapuava.

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo




 

Caminhão tomba entre Palmeirinha e Campina do Simão


Na manhã desta terça-feira (25/06), um caminhão Ford Cargo tombou na localidade do Baú, entre o distrito da Palmeirinha e Campina do Simão.

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói por Denis Dalzoto, que passava pelo local, o motorista ficou com a perna presa na cabine. Denis acionou o Corpo de Bombeiros, que socorreu a vítima.


Vem aí grande Festa na Cachoeira dos Mendes




 

Nova usina solar da Copel entra em operação em Reserva do Iguaçu


A usina solar Segredo, construída pela Copel em Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul, começou a operar neste domingo (23). Parte do programa Copel Solar, que proporciona economia de até 15% na conta de luz a partir de créditos da geração fotovoltaica, a instalação possui capacidade de geração de 6,7 MWp (megawatt-pico) e vai atender a 350 clientes. Ao longo do ano, a unidade deverá produzir 13,4 GWh (gigawatts-hora).

A Copel Solar é um novo modelo de negócios da empresa, pelo qual os clientes podem adquirir créditos de energia gerada pela usina solar. A Copel instala e opera as unidades geradoras, ao passo que os clientes assinam contratos para utilizar os créditos, resultando em economia nos custos de energia.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Cassio Santana da Silva, a iniciativa combina inovação por parte da companhia com benefícios aos clientes. “Com o programa, damos aos clientes a oportunidade de consumir energia limpa, renovável, e ainda economizar na conta de luz”, diz.

Localizada próximo à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Usina de Segredo), a nova usina solar é formada por 9.720 painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e ocupa uma área de 11 hectares, equivalente a dez campos de futebol. Além disso, 90 rastreadores solares ajudam a otimizar a geração de energia, ajustando os painéis conforme o movimento do sol.

Funcionando no regime de geração distribuída compartilhada, a usina permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica dentro da área de concessão da distribuidora sejam beneficiadas pela energia gerada.

ECONOMIA NA CONTA DE LUZ – A Copel Solar é uma alternativa para clientes comerciais do grupo B (que utilizam energia em baixa tensão) economizarem em suas contas de energia. A adesão ao programa pode ser feita através do site oficial. Na página os clientes podem fazer simulações de economia e seguir um processo totalmente digital para integrar o programa.

Carlos Diego do Valle Pedroso, superintendente de Negócios de Gás Natural, Biomassa, Serviços e Inovação da Copel, explica que, além da economia e praticidade, o consumidor não precisa fazer nenhum investimento e o serviço não tem fidelidade “Os clientes podem economizar até 15% nos gastos com energia sem precisar investir em painéis solares. E contam com a segurança e a confiança do serviço prestado pela Copel”.



Inicialmente, o programa está disponível para clientes comerciais do grupo B com contas mensais superiores a R$ 400,00 e que não utilizem sistemas de compensação de energia como módulos fotovoltaicos em telhados. As adesões estão sujeitas à disponibilidade, conforme novas usinas são implantadas pela Copel.

Além da usina em Reserva do Iguaçu, a Copel recentemente inaugurou uma unidade solar fotovoltaica em Sarandi, no Noroeste, marcando o início da geração de energia na Copel Solar.

Em Cândido de Abreu, homem mata a namorada, a mãe e comete suicídio


O caso da policial militar assassinada na manhã dessa segunda-feira (24) no Centro de Cândido de Abreu teve uma reviravolta.

A delegada do município, Dra. Kemelly Lugli, confirmou ao NH Notícias na manhã desta terça-feira (25), que a mãe do autor, Márcia (49 anos), morreu após com um tiro nas costas que atingiu o coração.

Ainda não é possível saber se Bruno Roberto da Silva (26 anos) atirou propositalmente na própria mãe ou não.

A outra vítima foi identificada como Marcella Christiane Rosa (35 anos), que atuava como enfermeira no Hospital da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Curitiba.

Ela estava de folga e veio ao município trazer o namorado visitar a mãe dele, quando foi morta a tiros por Bruno. A princípio, a arma era da PM. O jovem cometeu suicídio após o feminicídio.

No primeiro levantamento do local, a Polícia Militar (PM) informou que Márcia, após ver a cena do crime, saiu correndo, havia tido um mal súbito e morreu no portão de casa, mas essa situação foi descartada.

Ainda não se sabe o que motivou o crime.

Texto e foto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Publicidade