[Fechar]

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Neste domingo tem Festa em Banhado Vermelho

 





Cartilha com jogos ajuda jovens a saber se são vítimas de violência


Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil. Mas esta é apenas uma das violências cometidas contra menores de 18 anos. Outras formas de abuso, como a negligência e o abandono e a violência física e psicológica, também podem deixar marcas profundas e comprometer o desenvolvimento.

Por isso, é importante que haja espaço para discussão sobre a proteção de direitos, segundo Danielle Gimenez, gerente do Programa de Atenção e à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

"Na maioria das vezes, a violência é intrafamiliar. É importante esse diálogo nas escolas, em grupos religiosos, na saúde e em casa também. Os pais estarem conversando e mostrando o que é certo e o que é errado, como lidar com algum tipo de violência que venham a sofrer tanto em casa, quanto na rua", explica.

Estar atento aos sinais, muitas vezes sutis, é a primeira forma de verificar situações de violação desses direitos. Pensando nisso, a Fundação para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro está distribuindo mais de 3,5 mil cartilhas sobre o tema.

"É uma cartilha interativa, onde tem jogos em que eles conseguem identificar a violência que estão sofrendo através do lúdico. Mostra também os direitos e deveres. Tem o QRCode no final em que pode acessar a cartilha interativa, e ir jogando direto no computador ou smartphone", diz a gerente.

Segundo Danielle Gimenez, crianças negras são as principais vítimas, principalmente em razão da desigualdade social a que estão sujeitas, fator que potencializa e agrava o contexto de risco. "É notório para gente que as crianças negras estão em mais situação de vulnerabilidade. A classe econômica também aparece bastante na nossa estatística: são meninas negras em vulnerabilidade econômica."

Para denunciar algum tipo de violência contra crianças e adolescentes, ligue para o 190 ou Disque 100. A denúncia pode ser feita também à Justiça ou Conselho Tutelar.

Fonte: Agência Brasil

Soldado Cleomara Luzia Taborda, da PM de Cascavel, morre aos 38 anos



Soldado Cleomara Luzia Taborda, policial militar de Cascavel, morreu aos 38 anos, neste sábado (03).

Ela lutava contra o câncer e recentemente precisou de transfusão de sangue, mas não resistiu.

Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

O 6º BPM de Cascavel e o 5º Comando Regional da PMPR emitiram nota de pesar.

Fonte: Catve

Açougueiro de Manoel Ribas morre após ser atropelado em Pitanga


Um homem morreu na noite desta sexta-feira (2), por volta das 21h, após ser atropelado na PR 239, próximo a comunidade Barra Bonita, em Pitanga.

Conforme apuração do NH Notícias, o atropelamento vitimou Jacir Puga (58 anos), conhecido popularmente como Jassa. Ele era açougueiro em Manoel Ribas e muito conhecido pelos moradores locais.

Após ser atingido pelo carro, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Instituto Medico-Legal (IML) foram acionados para as medidas cabíveis.

As causas exatas do atropelamento serão investigadas.

Fonte: NH Notícias
Publicidade