[Fechar]

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PROFESSORES DE TURVO PARTICIPARAM HOJE DA PALESTRA NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO










Na manhã dessa quinta-feria(26) os professores municipais do ensino fundamental e educação infantil participaram da palestra "NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO" com o Prof Dr Luiz Antonio Correa.
A secretaria municipal de educação em parceira com o CENSUPEG está disponibilizando aos seus professores as novas contribuições da neurociências associado a aprendizagem.

" A neurociência não propõem uma nova pedagogia, mas fundamentam a prática pedagógica que já se realiza, demonstrando que estratégias pedagógicas, que respeitam a forma como o cérebro funciona, tendem a ser mais eficientes. Conhecer a aprendizagem numa perspectiva neurobiológica pode auxiliar educadores, professores e pais, a compreender alguns aspectos das dificuldades para aprendizagem e inspirar práticas educacionais.".
São atitudes como essa que fazem a diferença na forma como a educação se faz em um município.
Depois da palestra os professores foram agraciados com um delicioso almoço e sorteio de um tablet.

Morre arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, aos 73 anos

Ele morreu por volta das 13h40 desta quinta-feira (26) na Casa Episcopal.
Informação foi confirmada pela Arquidiocese de Curitiba.


Dom Moacyr Vitti acompanhou o Papa Francisco em audiência na Praça São Pedro (Foto: Divulgação)Dom Moacyr Vitti (à esquerda) acompanhou o Papa
Francisco em audiência na Praça São Pedro em
junho de 2013 (Foto: Divulgação)
Morreu por volta das 13h40 desta quinta-feira (26) o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, aos 73 anos. Ele estava na Casa Episcopal quando morreu. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Curitiba. Até as 15h15, ainda não havia informações sobre o velório e o sepultamento, nem sobre a causa da morte.

Dom Moacyr José Vitti foi nomeado arcebispo da cidade no dia 19 de maio de 2004, tomando posse no dia 18 de junho na Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), decretou luto oficial de três dias pela morte do arcebispo. Em nota, Fruet destacou a dedicação de Dom Moacyr à missão evangelizadora. “Ele foi também um homem atento às questões administrativas da Mitra e da cidade, sempre receptivo e pronto a palavras de incentivo”, afirmou o prefeito por meio da nota.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) também lamentou a morte do religioso. “Era uma pessoa querida não só pela comunidade católica, mas por todos os que sabiam de seu carisma, de sua bondade e de sua solidariedade”, afirmou Richa. “Uma pessoa com quem dividíamos preocupações e amizade e de quem sempre recebíamos palavras iluminadas e de muita paz. Que Deus o tenha por toda a eternidade", afirmou em nota. Richa também decretou luto oficial de três dias no Paraná.

O arcebispo nasceu em Piracicaba (SP) no dia 30 de novembro de 1940. Entrou para o Seminário Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto (SP), fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa no município Casa Branca (SP). Também cursou filosofia e teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas (SP). Dom Moacyr José Vitti fez profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, no dia 16 de dezembro de 1967

Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, durante mais seis anos, foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos, em Roma, na Itália. Em seguida, foi provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.

Dom Moacyr José Vitti ainda fez doutorado em teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal ocorreu em Americana (SP) no dia 3 de janeiro de 1988. Já a nomeação de bispo diocesano de Piracicaba (SP) foi realizada no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: http://g1.globo.com/pr

Alerta Meteorológico Simepar - 26/06/2014



Fonte: https://twitter.com/simeparpr/status/482164963050782720

AMISTOSO DE FUTEBOL: GENOMA/TURVO x NOVA TEBAS


Neste sábado, dia 28 de junho, no campo municipal de Turvo, aconteceram jogos amistosos entre Genoma Colorado x Escola de Futebol de Nova Tebas - PR. Os jogos terão inicio as 08h30 da manhã de sábado.







DNA vai identificar homem que morreu ao tentar assaltar caminhoneiro

O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava está colhendo as digitais e material genético para realizar o exame de DNA para identificação do homem que morreu na tarde dessa quarta feira (25) ao tentar assaltar um caminhoneiro na BR 277, no Rio d´Areia, em Prudentópolis. (Leia aqui sobre a morte do suposto assaltante).
Além disso, o IML está divulgando as características do homem, uma vez que ele estava sem documentos na hora do acidente.
Trata-se de um homem com cerca de 40 anos, 1,65 metros, moreno claro, com barba, cabelo curto e encaracolado e com o corpo com várias tatuagens, sendo: no lado direito do tórax o rosto de uma mulher; no ombro esquerdo uma pantera; na parte de trás do antebraço direito um escorpião e na parte da frente uma imagem tribal; na mão direita uma cruz; no antebraço esquerdo uma fauna; e na perna direita um caranguejo.
O homem estava mal vestido e descalço. Aparentava ser andarilho.
Quem tiver informações sobre as descrições acima, deve entrar em contato com o IML de Guarapuava, através do fone (42) 3623 2552.

 Fonte: http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=69048

Irmão de prefeito no Paraná é preso por uso de máquinas públicas

Prisão ocorreu nesta quarta-feira (25), em Nova Aliança do Ivaí.
Retroescavadeira, trator e caçamba eram utilizadas em propriedade rural.

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (25) o irmão do prefeito de Nova Aliança do Ivaí, no noroeste do estado. De acordo com a polícia, Isidoro Tormena está detido por ter utilizado máquinas da prefeitura em uma propriedade particular da família. O filho dele e dois secretários municipais também foram levados para a Delegacia de Polícia Civil em Paranavaí, também no noroeste, por terem ligação com o crime. Dois funcionários da prefeitura, que operavam uma retroescavedeira e um trator do município na hora do flagrante, foram ouvidos pela polícia e liberados em seguida.

Segundo o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes, o prefeito João Tormena (PT) não foi encontrado pela polícia, mas responderá criminalmente por ter cedido o maquinário. "O prefeito será indiciado, pois a lei diz que é proibido utilizar máquina públicas em proveito próprio ou alheio. Como as máquinas estavam em propriedade particular, tipificou o crime", detalha Gomes.

A polícia chegou até a propriedade rural após ser alertada pelo Ministério Público de Paranavaí. Após as prisões, a prefeitura de Nova Aliança do Ivaí informou que os equipamentos foram comprados com recursos do Governo Federal destinados a incentivar a agricultura familiar. Por isso, as máquinas podem ser emprestadas para os pequenos proprietários.

No entanto, o delegado argumenta que as máquinas são destinadas exclusivamente para a recuperação de estradas vicinais e não poderiam ser utilizadas para outras funções. "Nós analisamos o convênio e não há nenhum artigo ou parágrafo autorizando o empréstimo dessas máquinas para qualquer agricultor", afirma Rossato Gomes. A Polícia Civil ainda encontrou documentos na prefeitura comprovando que o maquinário era reservado por agricultores da cidade diariamente.

Outro agravante, segundo a polícia, é que as máquinas estavam em terras que pertencem ao prefeito de Nova Aliança do Ivaí e a seu irmão."Nós recebemos um cópia da escritura comprovando que as terras também são do prefeito. A divisão de lotes é feita por meio de cercas, não há documento comprovando que a área seja apenas do irmão", diz o delegado.

O advogado de Isodoro Tormena, José Edervandes Vidal Chagas, alega que a prisão foi irregular, pois a cessão das máquinas é autorizada pelo município e a área não é do prefeito. "Nós temos documentos que comprovam que o lote é apenas do Isidoro, ou seja, o prefeito não tem ligação nenhuma com a área. Além disso, a prefeitura autoriza o empréstimo dessas máquinas para pequeno produtores. Todos esses documentos serão apresentados à polícia", argumenta Chagas.

O prefeito João Tormena (PT) foi procurado pelo G1, mas não foi localizado pela reportagem até as 18h. A assessoria dele disse apenas que o alcaide deve se manifestar nesta quinta-feira (26).
Fonte: 
Publicidade