[Fechar]

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Criança engasgada? Como agir? O que fazer?

VÍDEO:


O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto estranho que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir. É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a consequências sérias. Sendo assim, agir rapidamente pode evitar muitas complicações.

Como agir em caso de engasgo em bebês?

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço, se possível tenha apoio sobre a perna, ou sente-se e faça cinco compressões (tapas) entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. É muito importante que de imediato posso ligar ou solicitar alguém que peça ajuda através dos telefones de emergência 192 SAMU, 193 Bombeiros ou 190 Polícia Militar. Após lograr êxito na desobstrução das vias aéreas, deve encaminhar o bebê para atendimento médico para análise do quadro.

Neste vídeo, o Cabo De Oliveira, formado em enfermagem, acompanhado do Soldado Kauss, o qual foi aluno durante período de formação do Curso de formação de praças do 16º BPM, demonstram como deve ser realizada a manobra de Heimlich.
Lembre-se esta manobra é para bebês e crianças pequenas para adultos a manobra é realizada de outra maneira.

Nos últimos meses percebemos um aumento significativo pelo 190, com chamadas de emergência com crianças engasgadas, na última semana tivemos dois atendimentos onde as equipes policiais lograram êxito na desobstrução das vias aéreas das crianças.

Conhecimento Salva Vidas!

Comunicação Social 16º BPM – Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas.

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Vem aí o 2º Rei do Pelotaço


Meio dia terá almoço com costela fogo de chão, leitão, churrasco de alcatra, saladas, maionese e mandioca. 

Ponto do Chopp de Turvo trabalha com disk entrega e atende festas e eventos

 


Agora em Turvo você contar com o disk entrega de Chopp. Se você vai fazer uma festa ou evento, passe no Ponto Chopp e faça um bom negócio.

O Ponto do Chopp fica na Rua Roberto R. Sobrinho, nº 189, ao lado da Global Informática.

WhatsApp (42) 9 9108-1759 ou (42) 9 9944-6780.  Siga @pontodochoppberlin
 



Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (21/08). Acompanhe no vídeo:

Saúde alerta sobre nova cepa da Covid-19 e reforça medidas preventivas contra a doença


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu neste fim de semana uma nota técnica ( NT Nº 51/2023 ) do Ministério da Saúde sobre a EG.5, uma nova subvariante do SARS-CoV-2 da cepa Ômicron, circulante no mundo e que teve o primeiro caso confirmado no Brasil. A subvariante EG.5 foi detectada em São Paulo em uma mulher de 71 anos.

O documento ainda informa que existe um crescimento acelerado e a possibilidade de que possa haver um efeito crescente no número de casos de Covid-19 a partir da introdução desta nova variante.

O Paraná segue atento e em alerta pela Vigilância Epidemiológica da Sesa para a detecção da nova variante, não havendo evidências de sua circulação até agora. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça a importância do conjunto de medidas de prevenção e controle da doença, que devem ser seguidas de vacinação. “Devemos priorizar a vacinação e monitorar casos de síndrome gripal e sintomas respiratórios. Ressalvo que o esquema vacinal completo e as doses de reforço são fundamentais para conter a Covid-19”, disse.

O Estado registra, desde a primeira notificação, em 11 de março de 2020, 2.938.510 casos confirmados e 46.215 óbitos pela Covid-19. Somente em agosto deste ano (até o dia 21) foram 891 casos e seis óbitos..

PREVENÇÃO – A principal medida de prevenção contra a Covid-19 é a vacina. As doses contra a doença estão disponíveis para toda a população acima de 6 meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, preferencialmente com a vacina bivalente quando recomendado.

Algumas medidas não farmacológicas de prevenção e controle também são importantes, como a higienização adequada das mãos com álcool 70% ou água e sabão, ventilação de locais fechados, isolamento dos casos confirmados de Covid-19 e uso de máscaras (se necessário).

VIGILÂNCIA – A vigilância epidemiológica genômica nacional das variantes circulantes do SARS-CoV-2 é feita pela Coordenação-Geral de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis (CGVDI/DPNI/SVSA/MS), do Ministério da Saúde, que faz levantamento das informações por meio dos relatórios das secretarias de Saúde das unidades federadas, do GSAID (plataforma internacional de dados genômicos) e do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) nas fichas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Síndrome Gripal (unidades sentinelas).

Fonte: AEN

Turvense morre em grave acidente na Serra Dona Francisca em Joinville


Na madrugada desta segunda-feira (21), por volta das 4 horas, uma ocorrência trágica foi registrada na Serra Dona Francisca em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Um caminhão VW 24.280, com placas de Piên – PR, saiu da pista e colidiu violentamente com um barranco na SC-418, no km 16, próximo da curva do mirante.

O CBVJ (Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville) foi acionado, ao chegar no local o motorista estava preso nas ferragens e submerso no barranco. A violência do impacto tornou inacessível o compartimento do motorista.

As equipes de resgate, incluindo o CBVJ e o SAMU, rapidamente chegaram ao local. Ao verificar os sinais vitais do motorista, ele foi atendido e entubado dentro do veículo. Com o auxílio de um guincho, a vítima foi removida. Identificado como João Sidnei da Costa, de 42 anos, o motorista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito por volta das 6h30.

João Costa já morou em Turvo por muitos anos, era conhecido como Joãozinho (Rato), mas atualmente estava morando em Piên.

João deixa esposa e filho.

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, o velório e sepultamento será na Cidade de Piên - PR.


Com informações: ND+


15.977 vagas: Agências do Trabalhador ofertam oportunidades em todo o Estado


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.977 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.550 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 466 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 406, e operador de telemarketing receptivo, com 396.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.214). São ofertadas 406 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo, 396 para operador de telemarketing apenas receptivo, 220 para ajudante de carga e 152 de telemarketing ativo.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 45 vagas para preenchimento imediato: vendedor pracista (30), motofretista (08), padeiro (03), coordenador de logística (02) e design gráfico (02).

A região de Cascavel aparece em seguida com 3.781 oportunidades. São 932 vagas para auxiliar de linha de produção, 320 para magarefe, 215 para abatedor de porcos e 200 para abatedor de aves.

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (1.434), Pato Branco (1.384), Foz do Iguaçu (1.260) e Umuarama (1.158). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 281 vagas, alimentador de linha de produção, com 80, carregador (armazém), com 60, e magarefe, com 40 oportunidades.

Em Pato Branco, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 411 vagas, auxiliar de almoxarifado, com 60, alimentador de linha de produção, com 39, e operador de processo de produção, com 34.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para auxiliar de linha de produção (451), abatedor de aves (90), alimentador de linha de produção (70) e operador de caixa (68).

Na região de Umuarama são ofertadas 674 vagas para auxiliar de linha de produção, 40 para abatedor de porcos, 38 para costureiro e 27 para magarefe.

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Faleceu Adelino Ferreira


Faleceu na noite deste domingo (20/08) Adelino Ferreira, aos 96 anos.

O velório está sendo realizado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será ás 17h00, no Cemitério Presbiteriano.


Informou Funarária SerLuto de Turvo.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade