[Fechar]

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Turvenses estão indo para Aparecida do Norte de bicicleta



Os turvenses Ricardo Scatolin e Idimar Fleck (Alemão), seguindo os passos de algumas pessoas de Turvo que já fizeram esse percurso, que são eles, Jocinei, Gilmar Amaral, Marcia Halma, Profª Nelci, Emanuele e os irmão Alaertes e Alaor, decidiram ano passado durante um pedal repetir o feito e fazer o percurso de bicicleta. 

Ao Blog do Elói, eles contaram que se prepararam para isso e nesse domingo saíram de Turvo de ônibus com destino Sorocaba, de onde partiram para Campinas e depois para Águas da Prata, ainda no Estado de São Paulo, de onde se iniciou a pedalada com destino ao templo de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte. 

No caminho passarão pelos estados de São Paulo e de Minas Gerais nas seguintes cidades, Águas da Prata SP, Andradas MG, Crisólia MG, Ouro Fino MG, Inconfidentes MG, Borda da Mata MG, Tocos do Moji MG, Estiva MG, Consolação MG, Paraisópolis MG, Brasópolis MG, Campos do Jordão SP, Pindamonhangaba SP, Roseira SP e concluindo nossa peregrinação em Aparecida do Norte SP. “Nossa viagem tem caráter espiritual, mas negar que as paisagens, os lugares, bem como as pessoas que encontramos no caminho até agora são espetaculares, e que isso tem nos causado um prazer imenso seria um pecado”. Contou Idimar Fleck. 

O Blog do Elói e a Rádio Turvo Ativo estarão trazendo mais informações sobre a viagem dos nossos queridos turvenses.






Motorista de ambulância de Candói é detido por embriaguez



Um motorista da secretaria de saúde de Candói, no Centro Sul do Estado, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização do Distrito de Guará, em Guarapuava. A detenção ocorreu devido a sintomas de embriaguez apresentados pelo servidor público. O exame do bafômetro acusou 0.17 miligramas de álcool por litro de ar expelido.

Na ambulância viajavam, além do motorista, mais quatro pessoas, uma enfermeira, um acompanhante e dois pacientes que se deslocavam para procedimentos em Campo Largo (PR). Lucas Gurnaski acompanhava o pai que é cardiopata. Ele contou que o motorista foi liberado após a atuação da PRF e teve a habilitação suspensa. A viagem teve sequência depois de duas horas de espera, com outro motorista.

O prefeito de Candói, Gelson Costa, disse à reportagem da Extra FM, de Chopinzinho, que tomou conhecimento da situação no sábado (2) a noite e determinou que a assessoria jurídica discuta com o secretário municipal de saúde, Juarez Turco, as medidas a serem adotadas com servidor envolvido.

Fonte: RBJ

Empreendedores de turismo de Turvo participam de curso do SENAR



A segunda etapa da formação em Turismo Rural foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, uma parceria entre a Gralha Azul – Turismo e Aventura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Turvo. Nesta edição, os parceiros do projeto turístico puderam aprimorar os conceitos de Acolhida no Meio Rural, em módulo ministrado pelo professor José Rivaldo entre conteúdo teórico e práticas nas propriedades. 

Durante visitação nos empreendimentos dos participantes, foram feitas as avaliações em grupo, apontando melhorias e exemplificando condutas ideais para a prática turística no campo. Compreender o público alvo de cada atividade e a forma correta de recebê-lo traz ao prestador de serviços a segurança daquilo que está sendo ofertado e o usuário certamente leva consigo a satisfação de um bom atendimento. 

Todas as formações estão abertas à participação da comunidade. Convidamos aqueles que tiverem interesse a ficarem atentos às chamadas através do Blog do Eloi e das redes sociais da Gralha Azul.







Andarilho pede ajuda ao ver placa de carro e reencontra a família de Ivaí



Uma família de Ivaí reencontrou um parente que estava desaparecido há dez anos. O homem vivia como andarilho nas ruas de Itapoá, em Santa Catarina, e foi ‘encontrado’ após contar com a ajuda de uma moradora da cidade, que turistava por Santa Catarina, a Elis Sommer.

No dia 29 de janeiro ela passeava por São Francisco do Sul, e foi abordada pelo andarilho. Veja o relato dela nas redes sociais:

Boa noite pessoal de Ivaí. Hoje quando pesai por São Francisco encontramos um andarilho. Ele estava olhando as placas dos carros que entravam na balsa. "Quando ele viu a placa do carro (Ivaí) nos cercou chorando já. Ele pediu para avisar a sua família que ele está vivo e está em Itapoá".

João Airton queria saber notícias da mãe. Ele ainda passou para Elis o nome de irmãos. Ela disse não conhecer os familiares de João, mas postou um apelo nas redes sociais. O post chegou até os familiares de João, e os irmãos foram até Itapoá para encontrar com João. Ele foi localizado e o reencontro, após 10 anos, foi filmado por um salva-vidas que ajudou na localização do homem.

Agora em Ivaí, a família está novamente reunida.

Fonte: Massa News

APAE de Turvo recebe repasse da Academia Planeta Corpo


A APAE de Turvo recebeu R$ 300,00 do repasse da Academia Planeta Corpo referente à promoção "Dezembro Solidário". Agradecemos ao apoio da Academia e todo comércio turvense que sempre estão colaborando com Apae, arrecadando as notas fiscais e repassando à nossa instituição.

APAE DE TURVO

Obras afetam abastecimento de água em bairros de Guarapuava



A Sanepar vai realizar a ampliação do sistema de abastecimento e interligações nas redes de água em Guarapuava no decorrer de 2019. Para realizar os trabalhos será necessário interromper o abastecimento quando as intervenções ocorrerem. Devem ocorrer obras semanais, sempre em dias de menor consumo (terças, quartas e quintas-feiras).

Nesta terça-feira (05), serão feitas várias interligações no Bairro Santa Cruz, boa parte delas na Avenida Rubens Siqueira Ribas. Para isso, será necessário paralisar o fornecimento de água e podem ser afetados os seguintes bairros e vilas: Santa Cruz, Trianon, Núcleo São João, Vila Jordão, Vila Luiza, Núcleo Santa Cruz, Lagoa Dourada, Campo Velho, Mansueto, região da AABB, Jardim Brasília e Vila Operária.

Os serviços devem começar às 9h e ser concluídos até as 17h. A previsão é de que o fornecimento de água seja retomado logo após a conclusão do serviço e o abastecimento normalize, gradativamente, até as 23h.

Essas obras fazem parte do Programa de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Sanepar em Guarapuava. Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Obras podem ser canceladas em caso de mau tempo, impossibilidade de realizar os serviços com segurança, fatores externos que impeçam a execução dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Dupla de policiais militares contém incêndio com baldinho e salva idosa de 74 anos com dificuldades de locomoção


Você já imaginou apagar um incêndio com baldinho? Pois foi assim que uma dupla de policiais militares salvou a vida de uma senhora idosa, de 74 anos e portadora de dificuldades de locomoção, em Ipanema (Pontal do Paraná), no litoral do estado, na tarde deste sábado (02/02). Ao se deparar com a cena, não pensaram duas vezes, jogaram água no fogo com pequenos baldes, e salvaram a mulher que chorava muito.

A equipe, composta pelos soldados Tatiane de Araújo e Tirone Humberto Geronasso, estava em patrulhamento pelo balneário Guarapari quando avistou uma fumaça escura extensa, e foi seguindo a direção dela para checar do que se tratava. Ao chegar no balneário de Ipanema, os policiais constataram que era um incêndio de médio porte na beira de um córrego. “Havia alguns pneus, e provavelmente alguém ateou fogo neles, o que acabou se alastrando pelo mato e chegou até a entrada de uma residência que funciona como depósito de materiais recicláveis”, conta e soldado Tatiane.

Ainda segundo a equipe, populares da região informaram que naquela casa havia uma mulher que estava sozinha. “Mesmo sob o calor do fogo e com muita fumaça, a equipe policial entrou na residência e se deparou com a senhora de 74 anos, que tem graves dificuldades de locomoção, estava muito assustada e chorava muito por não ter condições físicas para sair e pedir socorro aos vizinhos”, conta a soldado Tatiane.

A equipe encontrou alguns baldes e sem pensar muito usou-os para jogar água no fogo, evitando que ele chegasse na vasta quantidade de materiais recicláveis e queimasse a residência. “O Corpo de Bombeiros também foi acionado, chegou alguns minutos depois e terminou de apagar o incêndio”, descreveu a soldado. “ O mais importante para nós foi salvar a senhora idosa, que chorava bastante, e ficou muito feliz ao saber que estávamos ali”, completou Tatiane.

Fonte: www.pmpr.pr.gov.br

Faleceu no Distrito da Palmeirinha, José Airton dos Santos (Pitanga)


Faleceu na noite desse domingo (03), o senhor José Airton dos Santos, com 64 anos. Ele era mais conhecido como Pitanga. O velório está acontecendo na Capela Mortuária do Distrito da Palmeirinha. 
O sepultamento acontece ás 17h00 de hoje.

Motociclista morre em acidente na estrada entre Roncador e Mato Rico


Um grave acidente foi registrado na tarde de domingo (03), na estrada que liga a cidade de Roncador a Mato Rico, próximo à localidade de Água Doce, envolvendo uma motocicleta Honda Bros, placa de Roncador e uma caminhonete S-10, placas de Campo Mourão.

De acordo com informações, os veículos colidiram frontalmente. O condutor da motocicleta, Paulo Percival, de 51 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


Fonte: Central R3


Publicidade