[Fechar]

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Prefeitura de Turvo disponibilizará transporte gratuito para o segundo turno das eleições.

 

No próximo domingo (30), a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito para o segundo turno das eleições.

Confira as linhas:

Turvo - Cambucica - Passa Quatro | Manhã: 07h, 08h e 09h; Tarde: 13h30, 14h30 e 16h.

Turvo - Faxinal da Boa Vista - Banhado Vermelho | Manhã: 07h, 08h30 e 09h30; Tarde: 13h30, 14h30 e 16h.

Turvo - Saudade - Porteirinha | Manhã: 07h, 08h e 09h; Tarde: 13h30, 14h30 e 16h.

Turvo - Pachecos - Caturra - Arroio Fundo dos Pupos | Manhã: 07h, 08h, 09h e 10h; Tarde: 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.

Turvo - Arvoredo - Rio dos Salto | Manhã: 07h, 08h e 09h; Tarde: 13h30, 14h30 e 16h.

Turvo - Passa Quatro - Passo Grande - Ivaí - Rio Belo | Manhã: 09h, 08h, 09h, 10h e 11h30; Tarde: 14h, 15h30, 16h, 16h30, 17h.

Turvo - Arroio Fundo dos Neumann - Campina das Palmeiras | Manhã: 07h, 08h30 e 09h30; Tarde: 13h30, 15h e 16h.

Turvo - Dodge - Ilha das Bandeiras - Curitibinha | Manhã: 07h, 07h30, 09h e 09h30; Tarde: 13h30, 14h, 15h e 16h.


Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo



Seja você também um cliente *VIPE REDE SUPREMAMAIS* e recebe todas as ofertas e novidades diretamente no seu WhatsApp, basta clicar no link abaixo ↓↓






Secretaria da Agricultura estima safra 22/23 em 25,7 milhões de toneladas de grãos


Após vários dias de chuva intensa e intermitente pelo Estado, há cerca de uma semana os produtores retomaram a colheita do trigo e o plantio da soja, milho e feijão, algumas das culturas mais expressivas deste período. A divulgação da nova estimativa de safra 2022/23, feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), aponta 25,7 milhões de toneladas.

Os produtores avançaram na colheita, que já chega a 63% da área semeada, estimada em 1,19 milhão de hectares. “Houve uma pequena correção para cima, visto que as estimativas iniciais apontavam área de 1,18 milhão de hectares, porém a produção foi revista para baixo”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho.

A nova projeção é que o Estado colha 3,56 toneladas de trigo contra a expectativa até o mês passado de 3,8 milhões de toneladas. De acordo com Godinho, parte da revisão se deve à estiagem no Norte e Centro-Oeste do Estado, que teve quebra de 11%, e a outra parte às chuvas e geadas no Oeste e Sudoeste, com retração de 30% e 16%, respectivamente.

Para a soja, o período sem chuva também foi favorável com avanço de 11 pontos porcentuais. Os 600 mil hectares plantados em três a quatro dias fez com que se avançasse de 33% para 44% a área semeada. A expectativa é de que se colham 21,5 milhões de toneladas de soja na safra.

“Se não houver chuva nos próximos dois dias, vai avançar bastante o plantio, que ainda está em atraso em todo o Estado se comparar com o ciclo anterior”, estimou o analista de soja no Deral, Edmar Gervásio. Neste período, na safra 21/22, cerca de 60% da área estava plantada. “De modo geral, em termos de qualidade, a safra está boa”.

MILHO – O plantio do milho primeira safra alcançou 82% da área total de 400 mil hectares e a produção esperada, neste momento, é em torno de 3,9 milhões de toneladas, embora ainda haja indefinição. “Há um risco um pouco maior nessa cultura, porque pegou muito esse volume de chuva e talvez possa prejudicar o desenvolvimento, mas ainda é cedo para cravar alguma coisa”, disse Gervásio. No Paraná, a segunda safra de milho é a mais expressiva.

FEIJÃO – O feijão segunda safra do Paraná teve a colheita encerrada em julho, com 561 toneladas. “Foi uma safra muito boa, do que se tem registro, é a maior que o Paraná já colheu”, disse o economista Methodio Groxko, analista da cultura no Deral. O volume é 96% superior ao que foi colhido no ano passado, bastante prejudicado pela estiagem. Os produtores ainda têm 22 mil toneladas para comercializar, o que representa 4%.

O feijão primeira safra, que está em fase de plantio na maioria das áreas, foi também beneficiado pelas condições climáticas dos últimos dias. A semeadura avançou para 64% da área de 122 mil hectares. No entanto, esse volume ainda é 20 pontos porcentuais menor que nos anos anteriores.

CEVADA – A colheita da cevada também ficou interrompida vários dias em razão das chuvas, mas começou a se intensificar desde o último fim de semana. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, um dos principais polos produtores, já foram colhidos pelo menos 20% da área. “Pelas informações que recebemos, a cevada colhida em Ponta Grossa apresenta qualidade baixa”, lamentou o agrônomo Rogério Nogueira.

No ano passado, grande parte da produção foi utilizada para ração em razão da qualidade, o que pode se repetir este ano. Guarapuava (Centro-Sul), outro polo importante de produção, está com pouca área colhida, mas o rendimento pode ser atrapalhado por doenças e fungos difíceis de combater com chuvas.

OLERICULTURA – Entre os produtos da olericultura com maior expressividade neste momento estão a batata, a cebola e o tomate. Os técnicos do Deral apontam que restam 2% de área da batata segunda safra 21/22 a serem colhidas, basicamente a que é produzida na região de Cornélio Procópio, no Norte do Estado. A da primeira safra 22/23 já tem 80% da área de 15,6 mil hectares plantada.

A cebola, que deve render 107,4 mil toneladas, também já foi toda plantada e a colheita está recém-iniciando. O tomate segunda safra 21/22 está praticamente com toda a área colhida. A primeira safra 22/23 alcançou 71% de plantio e já começa a ser colhido nas regiões mais quentes do Estado.

“O que se observa para as safras 22/23 dessas culturas é que os índices de produtividade já são superiores às safras anteriores, o que é indicativo de que podemos ter uma safra melhor”, avaliou o agrônomo Paulo Andrade.

MANDIOCA – A colheita da mandioca também foi bastante prejudicada pelas chuvas que vinham se despejando no Estado, com dificuldade da entrada de maquinário nas lavouras. A pausa nas precipitações desde o último final de semana possibilitou avanço para 83% da área de 125 mil hectares. “Mas ainda está atrasada”, salientou Methodio Groxko.

Os preços da mandioca em raiz têm se estabelecido em patamar alto, por volta de R$ 983 a tonelada, o que representa 93% a mais que no ano passado. A fécula e a farinha de mandioca também tiveram aumento, em índice de 80%. “Passada a pandemia e as dificuldades, principalmente com mão de obra, a partir do segundo semestre do ano passado, os preços foram crescendo de forma acentuada e, em termos nominais, é o maior que a mandioca já experimentou nos últimos anos”, disse Groxko.

CAFÉ – O café está praticamente todo colhido no Paraná, aguardando-se apenas o final dos trabalhos em campo para um levantamento mais completo. “É uma safra difícil de quantificar”, disse o economista Paulo Franzini, analista da cultura no Deral. Estima-se que a quebra possa ser de 35% em relação à última safra, por conta principalmente das geadas e seca.

O clima deste ano - frio em maio, calor em junho e julho, e frio em setembro e outubro - também preocupa para a nova florada, que tem acontecido de forma esparsa. “Para o próximo ano, devemos ter uma safra melhor, que recupera um pouco as perdas por geada, mas não recupera o potencial”, disse Franzini.

BOLETIM AGROPECUÁRIO – Também foi divulgado nesta quinta-feira (27) o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária. Além de falar sobre as principais culturas a campo no Estado, como feijão, milho, soja e trigo, o documento traz informações sobre a fruticultura paranaense - como o volume de produção e renda gerados pelas frutas de caroço no ano passado-; e a pecuária leiteira, que viu seu custo de produção reduzir diante das chuvas que ocorreram no Estado.

Benefícios do autocuidado feminino

Especialista alerta sobre importância do rastreio do câncer de mama e afirma que mesmo diagnosticado há esperança de cura

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano, sejam diagnosticados mais de 66.280 novos casos de câncer de mama no país – um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Dados do Ministério da Saúde apontam que somente em 2021, o diagnóstico levou a óbito, em média, quase 50 pessoas por dia. O câncer de mama é o tipo mais comum na população feminina. Em todo o mundo, 685 mil mulheres morreram vítimas da doença em 2020, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, a campanha Outubro Rosa tem o propósito de sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção da doença.

Como já diziam os sábios, o melhor remédio é prevenir. Segundo a dra. Natália Nunes, oncologista clínica do Oncologia Américas, em entrevista para o programa Viver é Melhor!, da Boa Vontade TV, por conta da relevância do tema, ele deve ser lembrado de janeiro a janeiro. “A gente sabe que especificamente no Brasil é o câncer com maior incidência (...) Estamos num mês que se fala muito em prevenção e rastreio. A mamografia é o principal exame para o diagnóstico numa paciente que não apresenta sinais clínicos nem sintomas da doença. É o momento de identificação da doença na forma mais inicial.”

Com isso, as chances de cura no tratamento podem chegar a 100%. No entanto, com o distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19, houve uma queda de 40% em mamografias, o que atrasou muitos diagnósticos. A boa notícia é que neste ano, após o período de restrições por conta da crise sanitária, o mês de outubro pôde ser comemorado de forma plena, com ações em todo o mundo.

Sabendo da importância do acesso às informações para se obter um diagnóstico precoce, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza diversas iniciativas preventivas ao longo do ano e mais especialmente no mês outubro sobre o cuidado com a saúde feminina para as mulheres assistidas nos serviços e programas desenvolvidos em seus Centros Comunitários de Assistência Social e suas escolas espalhados pelo Brasil.

Forte aliado

Além disso, a prática de exercícios físicos também contribui nesse autocuidado: “Pode prevenir e consequentemente também ser um fator de proteção para o desenvolvimento do câncer de mama. A melhor prevenção e o melhor tratamento é fazer atividade física”, explica a doutora Natália.

Tecnologia a favor

Com o uso da tecnologia associada a novos medicamentos, o câncer de mama deixa de ser uma sentença de morte: “Existem novas perspectivas de tratamentos novos e melhores”. Inclusive, a oncologista também indica o caminho para evitar o desenvolvimento da doença: “Diante de qualquer sinal ou sintoma, procure seu médico e não tenha medo. É importante que a gente tenha um diagnóstico precoce. Caso você tenha sido diagnosticada, lembre-se de que há esperança”, relata a especialista.

Conselheiro Artagão de Mattos Leão despede-se do TCE-PR após 31 anos


A sessão ordinária nº 30/2022 do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), realizada nesta quarta-feira (26 de outubro), foi marcada por dois eventos históricos: a despedida do conselheiro Artagão de Mattos Leão, que se aposenta compulsoriamente nesta quinta (dia 27), data em que completa 75 anos; e a estreia da conselheira-substituta Muryel Hey, a primeira da história da instituição.

O presidente da Corte, conselheiro Fabio Camargo, homenageou o conselheiro Artagão. "Nessas três décadas de atuação, este homem às vezes sisudo, mas de grande coração, acompanhou e colaborou para a grande transformação que ocorreu nesta Casa. O senhor tem meus profundos carinho, respeito e admiração", declarou.

Camargo entregou ainda uma placa em homenagem ao conselheiro, que a recebeu junto de seus familiares. Em seguida, muito emocionado, Artagão fez seu discurso de despedida da Corte, em que agradeceu pelos anos passados junto aos conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores e servidores do TCE-PR.

"Sempre gostei de trabalhar nesta Casa e espero aqui ter feito um bom trabalho. Um misto de alegria e tristeza invade-me agora. Alegria por saber que, embora tudo que foi realizado, a obra ainda não acabou; e tristeza por não ter efetivado tudo aquilo almejei. Espero ter cumprido com minhas responsabilidades e obrigações. Deixo esta Corte por força de lei, pois, do contrário, ficaria por mais algum tempo. Levo do Tribunal de Contas o maior sentimento de carinho e de saudades que já começa a se abater em meu coração", concluiu o conselheiro, sendo aplaudido de pé por todos os presentes.

Homenagens

O decano do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptista, relembrou de sua longa trajetória ao lado de Artagão, com quem começou a conviver ainda em 1968 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "É um homem que, ao longo dos quase 32 anos em que esteve nesta Casa, nos deu muitos ensinamentos. Grande pessoa e grande amigo, rigoroso às vezes até demais, sempre teve o respeito de seus pares", afirmou.

O vice-presidente da Casa, conselheiro Ivan Bonilha, também o homenageou, destacando "seu caráter de correção e de preocupação, existente mesmo nos momentos mais difíceis, e ainda de diálogo e de transparência em relação à coisa pública".

Ele foi acompanhado pelo corregedor-geral da Corte, conselheiro Fernando Guimarães, que, visivelmente emocionado, agradeceu ao conselheiro pelos anos de convivência. "Aprendi muito com vossa excelência sobre sinceridade, honestidade, propósito de vida e propósitos profissionais", disse.

O conselheiro Durval Amaral declarou que Artagão fará muito falta ao TCE-PR. "Esse homem público, que fez e faz história no Paraná, foi implacável na fiscalização em toda sua passagem pelo Tribunal de Contas, mas sempre teve a paciência e o equilíbrio necessários para ouvir as ponderações de seus jurisdicionados", destacou.

O conselheiro Ivens Linhares ressaltou, em sua manifestação, a "atuação brilhante e marcante" do conselheiro na Corte. "Sempre tivemos uma convivência extremamente prazerosa. O senhor faz parte da história do TCE-PR e será, para sempre, uma referência para mim no Tribunal em todos os sentidos", declarou.

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Valéria Borba, elogiou Artagão por sempre ter tratado com gentileza os integrantes do órgão ministerial. "Exímio conhecedor do Direito e da administração pública, sua performance profissional sempre foi marcada por apontamentos certeiros e debates elevados. Pessoa cordata e de gentil trato, sua passagem por este plenário será lembrada pela postura serena e equilibrada", afirmou.

Os conselheiros-substitutos presentes na sessão também o homenagearam. O recém-empossado Livio Sotero Costa comparou o conselheiro a uma araucária, "pois é um símbolo de nosso Estado e uma árvore austera, que realmente faz parte de nossas vidas".

Trajetória

Natural de Inácio Martins, município da Região Centro-Sul do Paraná, Artagão de Mattos Leão é bacharel em Direito pela UFPR. Foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, instalada em 1989, ano seguinte à promulgação da Constituição Federal atualmente em vigor.

Nomeado em 10 de abril de 1991 pelo então governador Roberto Requião, Artagão exerceu a Presidência do TCE-PR em dois períodos: de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Foi vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012; e corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e no ano de 1995.

Nos períodos em que comandou o TCE-PR, a Corte obteve importantes conquistas estruturais e avanços no controle externo do gasto público. No primeiro mandato, consolidou a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal. Em seu segundo mandato, foi concluído o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos, praticamente eliminando o uso de papel.

A primeira de suas gestões na Presidência foi marcada também pela inserção do Tribunal no cenário internacional, com sua afiliação à Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), formalizada em 1996.

Entre os destaques da segunda gestão estão investimentos em qualificação dos servidores, modernização tecnológica e agilização do trâmite processual, com a implantação de diversas ferramentas tecnológicas para receber dados dos jurisdicionados, a exemplo do Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP), o Sistema Gerenciador de Acompanhamento (SGA) e a reformulação do Sistema de Informações Municipais (SIM).

Outro destaque do biênio 2013-2014 foi o incentivo ao controle social, com a realização de auditorias, em parceria com seis universidades estaduais, para avaliar a implantação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) nos municípios do Paraná.

Estreia

O presidente do TCE-PR também aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas à primeira conselheira-substituta da Corte, Muryel Hey, empossada no cargo nesta terça (dia 25). "Desejamos que essa força das mulheres possa, de uma forma apaziguadora, ajudar a equilibrar e harmonizar este Tribunal de Contas", afirmou Fabio Camargo.

Os conselheiros Nestor Baptista e Ivens Linhares também saudaram Muryel Hey, tendo este último ainda lhe desejado sucesso, "certo de que teremos uma preciosa colaboração com seus esforços". Ela foi cumprimentada ainda por todos os demais conselheiros-substitutos que, pelas palavras de Thiago Cordeiro, destacaram "o expressivo marco para o Tribunal de ter, pela primeira vez, uma mulher neste plenário na posição de conselheira-substituta".

A estreante, por sua vez, agradeceu pelas boas-vindas. "É uma grande vitória, para mim, poder participar desta sessão", afirmou. Após aprovação em concurso público, ela passou a ser a sexta integrante do corpo de conselheiros-substitutos do TCE-PR.

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Homem é morto a tiros em Guarapuava


Na noite desta quarta-feira (26), a equipe policial deslocou até a Vila Bela, após solicitação do (SAMU), informando que no local, haveria uma pessoa do sexo masculino em óbito, que este havia sido alvejado por vários disparos de arma de fogo.

No local, em contato com a medica do SAMU, esta confirmou que havia constatado o óbito e que aparentemente a vitima havia sido alvejada por disparos de arma de fogo.

Diante disto, fora realizado o isolamento da área do crime e acionado os órgãos competentes, sendo eles, investigador que se fez presente no local, criminalística e IML. 

Ato continuo, em conversa com mulher de 17 anos, que se apresentou como sendo namorada da vitima, esta informou que a vítima seria masculino de 27 anos, também relatou a equipe, que em determinado momento ouviu vários disparos de arma de fogo, sendo que quando saiu de dentro da residência em que estava, para ver o que havia acontecido, visualizou seu namorado caído no meio da rua e neste mesmo momento um veiculo, o qual não soube informar a marca ou modelo e nem placas, apenas que se tratava de um veiculo velho, de cor vermelha, sedam, deixando o local.

A vítima foi recolhida pela equipe da criminalística até o I.M.L. Para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: PM

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região. CLIQUE AQUI...

Publicidade