[Fechar]

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Após palestra de promotor de Justiça em escola de Goioxim, mãe de aluno envia carta à direção do estabelecimento pedindo ajuda contra violência doméstica


A propósito do Agosto Lilás – mês dedicado a campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, conforme estabeleceu em 2016 a Lei Estadual 4.969 –, a Promotoria de Justiça de Cantagalo, no Centro Sul do estado, promoveu palestras em escolas sobre o tema. Após o promotor de Justiça conversar com alunos de uma escola de Goioxim, município integrante da comarca, um aluno entregou à direção do estabelecimento uma carta manuscrita de sua mãe relatando um caso extremo de violência doméstica.

A direção de escola encaminhou a carta à Rede de Proteção do Município, que levou a situação ao Ministério Público, motivando a Promotoria de Justiça a abrir procedimento a partir do qual solicitou a adoção imediata de medida protetiva para a mulher e seus filhos. Todos viviam sob constante controle e ameaças – inclusive de morte – do marido dela. Conforme o relato escrito pela vítima, eles eram vigiados e nunca podiam sair de casa sem o agressor. “Eu não sei quem poderá me ajudar mas se você ler essa carta espero que me ajude”, escreveu a mulher.

Ante a gravidade do relato, o Judiciário, acionado pelo MPPR, agiu com celeridade, deferindo o pedido de medida protetiva com proibição de aproximação e contato do agressor com a vítima e seus familiares e a obrigação de frequentar o Projeto Renascer (programa de conscientização de agressores), com possibilidade de prisão em caso de descumprimento. Quanto à vítima e seus filhos, determinou que fossem abrigados em outra localidade, às expensas da Prefeitura de Goioxim – todos já estão em local protegido.

Fonte: MPPR

Unicentro promove aulão preparatório para Vestibular e PAC nesta sexta-feira (25)


Na próxima sexta-feira (25), a Unicentro realiza um aulão on-line voltado aos estudantes que vão prestar o Vestibular 2024 e o Programa de Avaliação Continuada (PAC) da universidade. Transmitida pelo canal da Unicentro no Youtube, às 19h30, a live vai dar dicas de redação e discutir as obras literárias solicitadas nos dois processos seletivos.

O aulão será ministrado pela docente do Departamento de Letras e coordenadora do projeto de extensão ‘Trollendo’, Níncia Teixeira. “A proposta é, principalmente, dar informações aos que não tem acesso, muitas vezes, a esses conteúdos. É uma forma da universidade contribuir com sua responsabilidade social”, afirma.

Durante a transmissão, a professora Níncia irá compartilhar técnicas de redação eficazes, abordando estratégias para desenvolver argumentos sólidos, estruturar um texto coerente e conquistar a atenção dos avaliadores. Além disso, os candidatos terão a oportunidade de mergulhar nas principais obras literárias que podem ser abordadas, enriquecendo seu conhecimento e preparo para os exames. “Os alunos que acompanham o aulão ficam mais seguros sobre a prova porque conhecerão técnicas e análises”, ressalta a docente.

São 13 obras literárias que podem ser exploradas nas questões de Literatura do Vestibular 2024 e do PAC III:

– Melhores Poemas (Cecília Meireles);

– Alguma Poesia (Carlos Drummond de Andrade);

– Sonetos de Camões (Luís Vaz de Camões);

– A Falência (Júlia Lopes de Almeida);

– A Paixão Segundo G.H (Clarice Lispector);

– Suíte Tóquio (Giovana Madalosso);

– Niketche: uma história de poligamia (Paulina Chiziane);

– Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto);

– Chove Sobre Minha Infância (Miguel Sanches Neto);

– Sagarana (João Guimarães Rosa);

– Seminário dos Ratos (Lygia Fagundes Telles);

– Histórias que os Jornais Não Contam (Moacyr Scliar);

– Auto da Compadecida (Ariano Suassuna);

Além disso, a Unicentro também oferece o podcast “A Que Curso Chegamos?”, que tem edições especiais sobre as obras literárias. A cada semana, novos episódios são lançados e disponibilizados nos principais agregadores de áudio. Para acessar os episódios e manter-se atualizado, basta visitar o site do projeto.

"Operação SHAMAR" desencadeia ações de Prevenção e Combate à Violência de Gênero, em todo o estado


A Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagrou nesta segunda-feira (21) a “Operação Shamar”. A ação terá como objetivo promover o enfrentamento à violência doméstica e familiar em todo o Estado do Paraná.

A “Operação SHAMAR” é uma atuação integrada, de âmbito nacional, voltada à proteção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e ao feminicídio. Promovida pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a e ocorre como forma de destacar a atuação das Polícias Militares Brasileiras no enfrentamento a crimes desta natureza.

Neste contexto, a PMPR intensificará o policiamento ostensivo nas cidades do Estado, priorizando ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, realizando ações comunitárias e visitas em pontos de risco, viabilizadas através da correta análise criminal e estatística e possibilitando o atendimento imediato e total apoio às vítimas destes crimes, bem como o devido acolhimento e atuação conjunta com demais órgãos estatais.

Além disso, o mês de agosto tem sido denominado “Agosto Lilás”, o qual é dedicado a proteção à mulher, ao longo deste mês, serão realizadas pela Polícia Militar ações educativas (por meio de palestras, orientações e cursos) em diversos municípios do Estado, visando orientar mulheres e homens sobre o tema.

Comunicação Social PMPR.

Imagens cedidas pela Equipe Patrulha Maria da Penha do 16º BPM.

Cinco pessoas morrem em confronto com o BPFRON no interior de Santa Helena


No final da tarde desta quarta-feira (23), cinco pessoas foram mortas durante confronto armado com o BPFron na linha Guarani, já próximo da região do morro dos Sete Pecados, no interior do distrito de Sub-Sede, em Santa Helena.

De acordo com as primeiras informações, ainda extraoficiais, os policiais teriam chegado no local e foram recebidos a tiros por suspeitos de cometerem crimes na região.

Duas pessoas teriam envolvimento com homicídios na cidade de Santa Terezinha de Itaipu e estariam escondidas no local. Outras três pessoas seriam de Santa Helena.

Após cessar a troca de tiros o SAMU foi acionado e constatou o óbito de 5 pessoas.

Diversas viaturas e policiais estão no local. O local foi isolado e a Polícia Civil e Criminalística foram acionadas para iniciar as investigações.

Fonte: Guia Madianeira/Correio do Lago

Senado aprova teste toxicológico para posse e porte de arma


O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (23), em votação simbólica, o projeto de lei que passa a exigir apresentação de exame toxicológico com resultado negativo para autorização de posse ou porte de armas de fogo. O exame também será obrigatório para a renovação periódica do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF).

De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o PL 3.113/2019 altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) em três pontos. A primeira mudança inclui a necessidade de teste de detecção de uso de drogas que possua “larga janela de detecção” para que o interessado obtenha autorização para comprar ou portar arma de fogo de utilização permitida. Os detalhes desse exame estarão no decreto que regulamenta o Estatuto.

As outras duas alterações obrigam o interessado a obter resultado negativo no teste para renovar o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF). Com os novos artigos do Estatuto, o possuidor de arma deverá atualizar o exame toxicológico no mínimo a cada três anos – assim como os já existentes requisitos de comprovação de idoneidade, residência lícita e capacidade técnica e psicológica. Dentro desse intervalo de três anos, os proprietários de armas também poderão ser submetidos aos testes de detecção de droga a qualquer tempo e sem aviso prévio.

O projeto aprovado teve o voto contrário dos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleitinho (Republicanos-MG), e segue para análise da Câmara dos Deputados.

Agentes de trânsito

Em outra votação, os senadores aprovaram o projeto que considera perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes das autoridades de trânsito. A matéria, de iniciativa do ex-deputado Décio Lima (PT-SC), foi relatada pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e segue agora para a sanção do presidente da República.

Na prática, o projeto garante maior proteção trabalhista aos agentes de trânsito, ao acrescentar a hipótese de exposição permanente do trabalhador a colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes e violências nas atividades profissionais. Até então, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelecia como atividades perigosas as que têm exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, por exemplo.

*Com informações da Agência Senado/Agência Brasil

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade