[Fechar]

quinta-feira, 13 de julho de 2017

2º JANTAR DO EMPRESÁRIO ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA EM TURVO


A Associação Comercial e Empresarial de Turvo - ACET, realizará o 2º Jantar do Empresário, ocasião onde será feito lançamento do novo modelo de campanha de final de ano, intitulado Natal Sonho Dourado 2017. Contando com a presença do consultor regional da FACIAP que fará a apresentação sobre essa campanha que promete fomentar o comércio local. 

O evento será realizado no dia 14 de Julho de 2017 no Restaurante Fronteira localizado na PRT 466, Km 38 Turvo, e terá início às 19 horas. 

A ocasião contará com show ao vivo, sorteio de brindes e cardápio recheado, com diversas saladas, arroz, farofa, mandioca, massa e carne assada (boi e frango), além de sobremesa. 

Não perca essa oportunidade de confraternização e de estar reunido com a classe empresarial de nossa cidade, garanta já seu ingresso para esse belo evento que a ACET vêm preparando com toda dedicação a seus associados. 

Ingressos limitados.

Contamos com sua presença!

Mais informações e venda de ingressos pelo telefone (42) 3642-1426 ou na sede da ACET localizada na Rua Paraná, 767, Centro.

Fonte: ACET

Quase 300 pequenos agricultores de Pitanga terão suas terras regularizadas


Em Pitanga, no Centro do Estado, 291 pequenos produtores rurais que ocupam terras de áreas particulares terão suas propriedades regularizadas. Como parte deste processo, uma Audiência Pública de Instrução acontece no município até esta sexta-feira (14) para a coleta de dados e documentos das propriedades que serão beneficiadas. 

O trabalho ocorre por meio de uma parceria entre os programas de Regularização Fundiária Pró-Rural, coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), e Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça. 

Após a audiência, comandada pela desembargadora Joecy Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro, será ingressada no juízo da comarca de Pitanga a Ação de Usucapião Coletivo. A estimativa é que dentro de 60 dias os produtores receberão o título definitivo das propriedades, tendo seus imóveis reconhecidos pelo Estado. 

De acordo com o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral, em novembro do ano passado esses produtores de Pitanga receberam mapas, memoriais descritivos e anotações de RT (Responsabilidade Técnica) relativos às propriedades, documentos preliminares produzidos pelo Instituto e necessários para subsidiar o andamento da regularização. 

“Após sete meses, já está iniciando o ajuizamento das ações, graças a essa nova parceria com o TJ. Antes, era um trabalho realizado apenas pela Defensoria Pública, demandando um período de mais de dois anos para que os beneficiários pudessem ter a titularidade da terra”, disse Cabral. 

ATENDIMENTOS – As Audiências Públicas do Justiça no Bairro para instruir Ações Coletivas de Usucapião agilizam a regularização dos imóveis de usucapião de agricultores do Paraná, que geralmente estão há muito tempo com essa situação pendente. 

Entre abril e julho deste ano foram promovidas cinco audiências para atendimento de 1.245 famílias - 160 no município de Marquinho, 174 em Nova Tebas, 300 em Cerro Azul e 320 em Doutor Ulysses, além das 291 de Pitanga. 

A desembargadora Joecy Camargo destaca a importância do trabalho do ITCG até ocorrerem as audiências. Para beneficiar estas 1.245 famílias, antes foram feitos cerca de 18 mil atendimentos, incluindo medições das áreas, mapeamentos e visitas. 

Ela salienta que esse trabalho de rede, com os parceiros ITCG, Poder Judiciário, Prefeituras e Ministério Publico, facilita o atendimento destas pessoas para regularizar suas terras. “Isso permite que possam ter o documento em um curto prazo, conseguindo, assim, os benefícios de aquisição de bens e serviços públicos”. 

PRÓ-RURAL - O ITCG coordena a ação de Regularização Fundiária do Pró-Rural, Programa do Governo do Paraná executado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e cofinanciado pelo BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) para regularizar pequenas propriedades localizadas em terras particulares (usucapião). Com isso, os custos da titulação, que seriam pagos pelos beneficiários, são 100% cobertos pelo programa. 

O casal de agricultores Inês Maria e José Gomes da Cruz, ambos de 64 anos, esperam há 28 o documento da terra. “Tá realizado, se Deus quiser, e fico com a cabeça mais sossegada” comemora dona Inês. O agricultor disse que agora pode fazer um financiamento. “Na hora que a gente pegar o documento pode ir no banco para tirar o dinheiro e investir”. 

O prefeito Maicol Rodrigues Barbosa destaca que Pitanga tem cerca de 22 mil moradores, 11 mil na área rural e que o município depende disso. “Nós tivemos um aumento do PIB de 2,5% em relação ao ano passado devido à agricultura, enquanto o comércio e a indústria tiveram queda. Ações como esta dão oportunidade ao agricultor de acesso a financiamentos para investir na sua propriedade e, com isso, agregar mais renda para o município”, disse.

Fonte: AEN

MORRE FILHO DE EX-PREFEITO DE GUARAPUAVA

Faleceu hoje (13, o pecuarista Cezar Roberto Kruger, filho mais velho do ex-prefeito de Guarapuava, Nivaldo Kruger, de Guarapuava, Ele estava com 66 anos e lutava contra um câncer. Cezar Kruger foi presidente da SURG e também ficou conhecido como um dos grandes incentivadores das Cavalhadas, onde atuava como um dos principais cavaleiros. o corpo será velado na Capela do Santa Cruz.

Hospital Bom Pastor promove uma grande Feijoada no dia 22 de junho


Novos sistemas ampliam capacidade do silo público do Porto de Paranaguá



O silo público do Porto de Paranaguá terá sua capacidade ampliada a partir da próxima semana quando entram em operação dois novos sistemas de descarga de caminhões. Os sistemas possuem dois grandes tombadores de carga, os primeiros instalados em silos públicos do País. O investimento é de R$ 22,2 milhões. 

Com a nova estrutura, o processo fica mais rápido e automatizado. A capacidade de descarga de caminhões vai praticamente dobrar, passando de 400 para cerca de 700 veículos por dia no silo público do porto. 

“Este é mais um investimento que moderniza a estrutura do porto, que agora conta com processos ágeis em todas as suas etapas desde o agendamento do caminhão até o embarque do produto”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. 

SISTEMAS – O investimento consiste em duas balanças de entrada, dois tombadores de 26 metros de comprimento, uma nova moega e duas balanças de saída, além de sistemas de despoeiramento, correias transportadoras e dois elevadores de canecas para o despejo dos grãos. 

Antigamente, o silo público operava com apenas duas moegas e em cada uma delas cerca de cinco caminhões poderiam descarregar simultaneamente. A operação nas moegas, no entanto, dura de 12 a 20 minutos, dependendo do tipo de grão descarregado. 

Agora, além da estrutura antiga, que continua operando, os caminhões terão à disposição uma nova moega e os dois tombadores – neste caso, a operação de descarga dura cerca de oito minutos. 

INVESTIMENTOS - Desde 2011, os Portos do Paraná receberam o maior pacote de investimentos públicos da história. São cerca de R$ 624 milhões em novos equipamentos e obras de reestruturação. 

Além dos novos tombadores, os shiploaders (carregadores de navios) foram trocados, o cais foi reformado, foram instaladas novas balanças de acesso ao cais e campanhas de dragagem foram realizadas no canal de acesso e nos berços de atracação.

Fonte: AEN

Acidente com morte interdita PRC-280 na região de Palmas



A PRc 280 está totalmente interditada, desde ás 08h00 desta quinta-feira (13), próximo da Polícia Rodoviária Estadual, posto de Palmas, no sul do Paraná, resultado de um acidente grave envolvendo um caminhão M. Benz AXOR, placa de Caçador/SC carregado de torras de pinus e um Ford Courier.

Segundo informações do Sargento Emídio da Polícia Rodoviária, o condutor da Ford Courier seguia de Palmas sentido ao Horizonte e teria invadido a pista contraria, provocando o acidente. Com a violência do impacto os dois carros capotaram sobre a pista.

O motorista da Ford Courier ficou preso ás ferragens, foi socorrido pela guarnição do Corpo de Bombeiros, porem não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Condutor do caminhão sofreu ferimentos leves.



Seleção de candidatos a vagas de estágio em Turvo



Prefeitura Municipal disponibiliza o edital para seleção de candidatos a vagas de estágio, serão 44 vagas, entre elas, ensino médio, técnico e superior, com jornada diária de 4h e 6h.

As inscrições e entrega de documentos serão entre os dias 17 a 21 de julho de 2017

Provas: 30 de julho de 2017

Divulgação dos resultados: 07 de agosto de 2017

Documentos necessários:

- Currículo profissional;

- Cópia do Documento de Identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH);

- Cópia de Comprovante de Residência;

- Declaração de Matrícula emitida pela Instituição de Ensino a que o candidato é vinculado, que ateste que o mesmo está regularmente matriculado em curso (especial, médio, médio-técnico e superior);

- Declaração pessoal do candidato em formulário específico emitido pelo no site da Prefeitura Municipal de Turvo de que não possui vínculo empregatício, que possui tempo disponível/compatibilidade para dedicar-se às atividades do Estágio Extracurricular o


Edital: 


Acontece nesta sexta-feira, Abertura dos Jogos Abertos de Inverno em Turvo




Abertura dos Jogos com o ESPAÇO SOU ARTE, empresa diferente que faz da arte circense, dança e teatro, muito mais que uma deliciosa distração em cada ato encenado, o meticuloso planejamento de uma intenção, um objetivo, uma reflexão para o crescimento cumprindo o fabuloso papel da arte em aprimorar o ser humano na sua essência...





POKER ÓLEO LEVE GUARAPUAVA FUTSAL VENCE PELO PARANAENSE FORA DE CASA



Na última Terça-feira (11), a equipe Guarapuavana venceu a equipe da ACMF por 3 tentos a 2 na casa do adversário em Campo Mourão.

Num jogo eletrizante e muito disputado, o time da casa abriu o placar com o pivô Sadi, minutos seguintes em uma jogada espetacular, o pivô Guarapuavano Maico recebe o passe saí em velocidade ao ataque faz a finta no goleiro e marca um golaço empatando a partida no Valternei.

Em um jogo de muita velocidade, as oportunidades de gols eram frequentes ambas as equipes dando bastante trabalho aos goleiros, Nikinha (Campo Mourão) e Lucas Santos(Cad).

Numa jogada de escanteio, a bola chega para o pivô Sadi que desvia para o fundo do gol dos visitantes colocando mais uma vez o time do Campo Mourão a frente do placar.

Com o gol sofrido as chances criadas pelos visitantes aumentava, e com isso as faltas eram frequentes cometidas pelo time da casa, que logo cometeu a quinta falta pelo fixo Régis que levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Restando 7 minutos para o término da segunda etapa e com um a mais, a pressão dos visitantes aumentou e o pivô Roni finaliza para o gol deixando tudo igual no Valternei.

Com o gol sofrido, os anfitriões voltaram a ter 5 atletas em quadra e a partida ficou emocionante e a torcida fazendo uma verdadeira festa, num contra-ataque rápido Roni sofre a falta, tiro livre direto para os visitantes. Gauchinho vai para cobrança o goleiro defende, mais o árbitro manda voltar a cobrança, o mesmo Gauchinho chuta a bola bate na trave para o delírio da torcida do Campo Mourão.

Escanteio para o Guarapuava, Darici faz a cobrança direta a bola desvia em Nikinha e vai para o fundo do gol, vira vira no Valternei e fica assim até o apito final.

Placar: Poker Òleo Leve Guarapuava Futsal 3 x 2 ACMF Campo Mourão.

Com a vitória o Cad subiu para a quarta colocação na Chave Ouro com 19 pontos em 11 jogos.

O próximo compromisso da equipe será sábado (15), às 20h15 no Joquinzão contra o Atlântico de Erechim, pela Liga Nacional de Futsal.

ASSESSORIA DO CAD

Capotamento deixa quatro feridos na PR 170 em Pinhão



Por volta das 17h30min desta quarta-feira, 12 de julho, o bombeiro comunitário de Pinhão, junto com a Policia Militar, atenderam um acidente automobilístico na PR 170, próximo ao bairro Dois Irmãos.

Um Fiesta com placas MFC-1073 de PInhão/PR que vinha do distrito de Faxinal do Céu, sentido Guarapuava, capotou após desviar de um ciclista que cruzou a PR cortando sua frente. No veiculo se encontravam quatro jovens, a aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Julio Moreira, que caiu fora do carro e fraturou a perna, Débora Lais e os universitários Everton, Ismael e Nelian, que estavam indo para a universidade em Guarapuava, os três jovens não apresentaram fraturas e nem machucaduras, mas todos foram encaminhados ao hospital Santa Cruz.

Publicidade