[Fechar]

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Reunião discute instalação da Casa de Custódia de Guarapuava


O secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, discutiram detalhes do projeto de construção da nova Casa de Custódia.

A nova unidade penal abrigará presos provisórios no regime fechado e terá capacidade para 512 detentos. “A Casa de Custódia servirá como unidade de entrada do sistema prisional de Guarapuava, onde os presos serão identificados e encaminhados para outras unidades de acordo com seu perfil”, afirmou o secretário.

Foi definido o local de instalação da nova unidade, que será ao lado de duas outras unidades já existentes. A doação do espaço será feita pelo município. “Com o terreno já definido vamos agilizar o encaminhamento dos procedimentos legais para efetivação da doação”, afirmou o prefeito Cesar Filho.

UNIDADE DE PROGRESSÃO – Até que as obras de instalação da nova Casa de Custódia estejam prontas, outras medidas estão sendo adotadas pelo Departamento Penitenciário para abrir vagas na região, como é o caso da mudança de perfil do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava.

A alternativa que deverá ser executada nos próximos meses foi anunciada pelo secretário durante a reunião. Segundo ele, a ideia é transformar a unidade de regime semiaberto em uma unidade de progressão, que ofereça estudo e trabalho para presos no regime fechado. “Serão 220 vagas que nos permitirão fazer a retirada de presos condenados que estão em carceragens de delegacias da região”, afirmou.

REUNIÃO - Participaram do encontro em Guarapuava diretores de unidades penais e o chefe de cadeia pública de Guarapuava, secretários municipais, representantes da Paraná Edificações e do Departamento Penitenciário do Estado.

Fonte: AEN

Chegou a melhor época para o plantio de mudas frutíferas. Na Natusolo tem a pronta entrega e com a melhor qualidade


Chegou a melhor época para o plantio de mudas frutíferas. A melhor qualidade você encontra a pronta entrega na NATUSOLO.

PRODUTOS COMERCIALIZADOS NA NATUSOLO: 

ADUBOS, CORRETIVOS E SEMENTES 

Adubos orgânicos/organomineral e substratos agrícolas: Fosfato Natural, Cloreto de Potássio. 

Sulfatos de: cobre, ferro, zinco, cobalto, manganês, magnésio, molibdato de sódio, enxofre e ácido bórico; 

Sementes orgânicas/variedades (hortaliças, soja, milho, feijão, arroz e pastagens). Mudas frutíferas (todas as espécies) Sementes de Flores. 

PRODUTOS NATURAIS 

Fertilizante foliar: Herbicidas e inseticidas naturais (controle de pragas e doenças): Kit Super magro. 

PECUÁRIA 

Farelos: (trigo, soja, milho): Núcleos (suínos, aves, bovinos): Pintainhos (postura corte Embrapa): Sal (mineral e comum). 

FERRAMENTAS 

Material p/horticultura (irrigação, plástico, estufa, gotejamento, bandeja isopor): Resfriadores de leite (granel e imersão): Ordenhadeiras e peças em geral: Comedouros e bebedouros para suínos e aves: Pulverizadores: Desintegradores/tributadores, misturadores de ração: Moenda -de-cana: Motores elétricos: Material para cercas elétricas: Descascadores de arroz, Telas e 

REPRESENTANTE SULINOX 

Mais tecnologia na sua produção. 

Resfriadores, Ordenhadeiras, Peças e Assistência Técnica. 

Comércio de Produtos Agrícolas NATUSOLO Ltda. 

Natusolo: Avenida Nossa Senhora Aparecida, 903 Turvo – PR Telefone: (42) 3642 1432.


Neste sábado tem Santa Missa pelas Famílias na Comunidade Nossa Senhora das Brotas em Ibema - Turvo


Funcionário Público, Crédito Consignado é com a Cresol





Mulher sem cinto de segurança morre em acidente com carreta, diz PRF


A passageira de uma carreta carregada com 37 toneladas de farelo de soja morreu em um acidente nesta quinta-feira (28) em um trecho da BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná, pouco antes do meio-dia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima não usava o cinto de segurança. O motorista, de 53 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Regional de Paranaguá.

O veículo de carga caiu em uma ribanceira, às margens da rodovia, no sentido ao litoral.

No momento do acidente, não foi preciso interditar a pista. Por volta das 16h30, o trânsito seguia em meia pista para a retirada do veículo. Não houve registro de fila.

Fonte: G1 - PR

Vagas para o Curso de Manutenção Mecânica Industrial em Turvo


Unidade móvel do Sesi, está no município oferecendo curso de Manutenção Mecânica Industrial, com objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento de manutenção, eletricidade e instrumentação, visando aprimorar a qualificação dos profissionais envolvidos nestes setores.
- Serão duas turmas com 16 alunos cada.
- 1ª turma: das 13 às 17h / 2ª turma: das 18 às 22h
- De Segunda a sexta, entre os dias 02 à 06/07 – Carga horária 64h


Inscrições na agência do trabalhador, fone 3642-2294 com a Lídia.

Conteúdo Programático: http://www.turvo.pr.gov.br/index.php…

Jovem de 19 aos morre após ser sugado por máquina agrícola



Por volta das 16h20 da tarde desta quarta-feira 27/06/2018, o Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida recebeu um chamado para atender um acidente de trabalho na fazenda Mezzomo comunidade de Santa Terezinha, interior de Coronel Vivida.

De acordo com Cabo Wachtel, de imediato foi deslocado o caminhão para uma possível desencarceração e também a viatura ambulância, chegando ao local não foi possível fazer mais nada, pois o rapaz já estava em óbito.

Hotton Anaraci Wolff Ribeiro 19 anos morador do Município de São João, funcionário da fazenda Mezzomo fazia a limpeza do vagão forrageira como era de rotina todo fim do dia e acabou não se sabe como caindo e sendo puxado para dentro do vagão, tendo ferimentos graves na altura cabeça e no tórax vindo a perder a vida.

O corpo do de Hotton foi recolhido pelo IML de Pato Branco depois que a perícia fez seu trabalho no local.

Fonte: Vanderlei Lima/www.radiovozdosudoeste.com.br
Fotos: Vanderlei Lima

Ladrões fazem família refém e usam carro para arrombar banco


Por volta das 2h35 da madrugada desta quinta-feira (28) cerca de cinco ladrões armados com armas longas e curtas utilizaram explosivos para arrombar a porta da agência da Cooperativa Cresol em Nova Esperança do Sudoeste.

Os bandidos estavam com duas camionetes Fiat/Strada, uma cor cinza e uma branca, roubadas de uma família na zona rural de Francisco Beltrão. O pai e dois filhos foram levados como reféns e usados como escudos humano durante a ação dos criminosos. Os ladrões não conseguiram levar dinheiro da agência, restando apenas os danos causados pelas fortes explosões.

Uma GM/Blazer cor branca com placas de Joinville (SC) possivelmente utilizada pelos ladrões foi localizada abandonada com problemas mecânicos, na zona rural de Nova Esperança do Sudoeste. O veículo foi guinchado e encaminhado para o pátio da Delegacia de Salto do Lontra.

Por volta das 9 horas as vítimas foram localizadas amarradas no porão de uma propriedade abandonada as margens da BR-163 em Santo Antônio do Sudoeste. As camionetes foram encontradas em um galpão ao lado da casa.

Equipes policiais de toda região continuam as buscas para localizar os assaltantes.

Fonte: PP News

Multas podem ser convertidas em projetos de recuperação ambiental


A partir de agora o Paraná conta com um programa específico para conversão de multas ambientais em prestação de serviços de preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente. O decreto que cria o Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais foi assinado pela governadora Cida Borghetti nesta quarta-feira (27), no Palácio Iguaçu. No mesmo evento, a governadora lançou o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e firmou protocolo com a Prefeitura de Piraquara para regularização de propriedades rurais.

De acordo com a governadora, os programas ampliam a política pública estadual para o meio ambiente. “O Paraná segue forte fazendo a diferença no país. Estes programas são avanços importantes que o Governo do Estado estabelece para a área ambiental, pois ampliam as possibilidades de um futuro mais consciente”, disse.

O programa segue as mesmas diretrizes já regulamentadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), ambos federais.

MULTAS - A conversão da multa é prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9605/1998), que permite ao autuado que o pagamento seja substituído pela prestação de serviços, desde que o órgão ambiental decida por isso. Com a criação do programa estadual, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai analisar caso a caso para determinar se cabe ou não a conversão. Por isso, será organizada uma câmara técnica multissetorial para o estudo dos processos.

O presidente do IAP, Paulino Mexia, ressaltou que o objetivo é ampliar as ações de cuidado ao meio ambiente e agilizar a recuperação das áreas danificadas por crimes ambientais. “Há muitas empresas e pessoas físicas com multas pedentes e que por conta de recursos administrativos e judicais têm o pagamento adiado e até mesmo prescrito. Agora, elas poderão ter a multa convertida em um projeto de reparo ao dano causado, mais barato e efetivo”, disse.

A porcentagem possível de conversão será determinada pelo IAP, mas independente do valor da multa aplicada, o autuado fica obrigado a reparar integralmente o dano que tenha causado. “Serão recursos exclusivos para o reforço do reparo ambiental”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Carlos Bonetti.

Quem for autuado deve pedir a conversão de multa e apresentar projeto de recuperação da área degradada. Outra opção é aderir a um dos projetos previamente selecionados pelo órgão estadual emissor da multa.“Buscamos a qualidade dos projetos para que realmente o meio ambiente seja beneficiado”, explicou Mexia.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os presidentes do ITCG, Amílcar Cabral, e do Simepar, Eduardo Alvim; o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio; e o deputado federal Osmar Serraglio, e o prefeito Campo Mourão, Tauíllio Tezelli.

Fonte: AEN

Prefeito Jeronimo acompanha o andamento de projetos do município junto ao Governo do Estado, em Curitiba


Os investimentos que trarão melhor qualidade de vida à população, são recursos nas mais diversas áreas e que serão fundamentais para o desenvolvimento do município.

Recursos liberados e em processo de licitação: 
- Aquisição de uma retroescavadeira, no valor de R$ 230 mil; 
- Recape asfáltico da Avenida Nossa Senhora Aparecida, no valor de R$ 566 mil, sendo que R$ 66 é de contrapartida do município;
- Um veículo sedan, no valor de R$ 50 mil; 
- Reforma da rodoviária, no valor de R$ 216mil, sendo R$40 mil contrapartida do município; 
- Um veículo van para a Secretaria da Família, no valor de R$ 153 mil, sendo que R$ 33 mil é de contrapartida do município. 
- Um veículo hatch, no valor de R$ 41 mil.


Convênio com o Instituto das Águas
- Um Caminhão adequado para a coleta de lixo
- Equipamentos para reciclagem: mesa extensiva, esteira mecânica de separação, prensa hidráulica horizontal, prateleira hidráulica manual e balança mecânica. Porta bags.
- Kit de limpeza pública e tubos de concreto.

Projeto Paraná Mais Esporte para Toda Vida.
- Kits esportivos
- Mini Arena

Os recursos estão sendo viabilizados através de emendas dos deputados estaduais Alexandre Curi, Bernardo Carli e Cristina Silvestri. “São ótimos parceiros do município e que tem contribuído muito para a viabilização de recursos junto do Governo do Estado”, acrescentou o prefeito Jeronimo.

Fonte: Prefeitura de Turvo

.

Homem é assassinado em Palmital


Às 14h45min, uma equipe de policiais militares deslocou até a Rua Reinaldo Kruger, Bairro Sol Nascente, onde segundo informações havia uma pessoa caída na via pública, a qual teria sido atingida por disparos de arma de fogo. Com a chegada da equipe, foi constatado o fato, sendo de imediato solicitado atendimento médico, onde compareceu a ambulância e encaminhou a vítima, um homem (45), ainda com vida até o Pronto Socorro. 

A Equipe colheu informações sobre o possível autor, sendo deslocado até a residência do mesmo e efetuada busca com a autorização da família, porém o mesmo não se encontrava. Em conversa com a esposa do suspeito, esta relatou que vinham tendo problemas com a vítima há algum tempo, que no dia anterior sofreram ameaças por parte do mesmo, registrado em boletim de ocorrência, e que nesta data teria pegado uma foice e ameaçado o filho do casal, que após isso, seu marido correu atrás da vítima, ouviram disparos, e que depois disso o autor se evadiu e não retornou mais para a casa.

A equipe realizou diligências, porém não logrou êxito na localização do autor. Foi informado à equipe pelo pronto socorro que a vítima veio a entrar em óbito na unidade de saúde.

BOA VENTURA: ADQUIRIR, VENDER, FORNECER E OU PRODUZIR DROGAS / DROGAS PARA O CONSUMO PESSOAL


21h00min, uma equipe de policiais militares deslocou até a Rua Antenor Jose Pereira, Centro, onde denúncias anônimas, relatavam que nas proximidades havia uma caminhonete desconhecida, de cor prata, em atitude suspeita, ainda que tal caminhonete parou em frente da casa de um indivíduo na Rua José Palhano, indivíduo já conhecido no meio policial, com passagens por tráfico e que o condutor desta caminhonete pegou uma pessoa no local. 

A equipe em patrulhamento, visualizou a caminhonete GM S-10, cor prata, placas do município de Unaí - MG, conduzida por um homem (24) e como passageira uma mulher (22). Em busca no veículo, foi encontrado um invólucro de aproximadamente 19,4g de substância análoga a maconha, sendo indagado o condutor, este informou que está a passeio na casa de parentes, que é usuário de drogas e trouxe a droga da sua cidade, porém em seu celular, o qual foi verificado com o consentimento do abordado, foi verificado troca de mensagens com a mulher, os quais possivelmente negociavam a compra de droga. 
Diante dos fatos, foram apreendidos os aparelhos celulares e a droga, sendo encaminhados juntamente com os abordados até a 45ª DRP, em Pitanga.

PITANGA: LESÃO CORPORAL E FURTO QUALIFICADO



LESÃO CORPORAL: No dia 27 junho de 2018, às 14h25min, a equipe policial deslocou até a Rua Silva Martins, onde a solicitante relatou que foi ameaçada de morte por seu ex-marido e ainda ele com um machado quebrou o fogão, janela e parede da casa onde a solicitante mora. Diante do interesse de representar dela, as partes foram encaminhadas até a 45ª delegacia de policia civil para as demais providencias. 

FURTO QUALIFICADO: No dia 27 junho de 2018, o solicitante relatou que sua residência havia sido furtada, a equipe deslocou até a localidade de Barro Preto. Em contato com o solicitante o qual relatou que arrombaram uma janela de sua residência e subtraíram de seu interior uma motosserra Stihl 180 um rádio com lanterna, roupas masculinas e um celular LG k10 de cor prata realizado patrulhamento, porém sem êxito na localização de suspeitos ou dos objetos. Orientada a vitima para os procedimentos.
Publicidade