[Fechar]

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Boletim semanal da dengue registra mais 69 casos



O 25º Informe Epidemiológico da dengue, publicado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde, registra 19.742 casos suspeitos, com 951 confirmações. São 69 casos a mais que o boletim anterior. Os dados referem-se ao atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Dos 320 municípios que notificaram suspeita de dengue, 140 confirmaram a doença, sendo 102 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 3.346 casos em investigação, sem nenhum registro de óbito.

Os sintomas da dengue são febre de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores atrás dos olhos, dores musculares, nas articulações, surgimento de vermelhidão pelo corpo. Alguns sinais de alerta como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros indícios apontam evolução para quadros mais graves. Por isso, é importante a população conhecer a sintomatologia da doença e buscar atendimento médico.

Confira o informe completo clicando aqui.

Confira as ofertas desta quarta do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Nossa quanta feira começa diferente com preços que vc só encontra em nossa loja, da uma conferida nessas condições que preparamos especialmente pra vocês.

É tanto preço baixo que é bom chegar cedo e aproveitar.

OFERTAS PARA TODA FAMÍ LIA.

MEGA QUARTA NO SUPREMAMAIS TURVO.

É tanto preço baixo que fica impossível ficar de fora.


Empresa Rio Bonito Embalagens tem vaga para Mecânico de Caminhões

 .....................................................................................................................................................................
MECÂNICO DE CAMINHÕES

SALÁRIO:
A COMBINIAR;

CARGA HORARIA: 220 HORAS;

BENEFÍCIOS: CARTÃO ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE;


CONVENIOS: FARMÁCIA E HOSPITAL BOM PASTOR;

REQUISITOS:

ENSINO MÉDIO;

EXPERIENCIAS EM MANUTENÇÃO DE CAMINHÕES;

BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

                         CANDIDATAR-SE

.

Sicredi tem vaga para Gerente de Negócios PF para atuar em Pitanga

 


As inscrições podem ser feitas até o dia 20/02 pelo link abaixo


IDR-Paraná e Embrapa orientam produtores sobre combate à praga da erva-mate


A broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus), conhecida também como besouro corintiano, é uma das principais pragas que ataca os ervais. As larvas do besouro constroem galerias no tronco da erveira, impedindo a circulação normal da seiva, prejudicando o desenvolvimento da planta e podendo acarretar até mesmo a morte do pé. É justamente a partir do mês de fevereiro que a broca aparece no erval, o que exige do produtor uma reação imediata para o controle da praga.

Especialistas do IDR-Paraná e da Embrapa alertam que ervais bem manejados, cultivados em solos bem nutridos e sombreados, têm mais defesa contra a broca da erva-mate. As duas entidades vêm fazendo uma campanha de esclarecimento junto aos produtores sobre o controle da broca no Paraná.

O extensionista Jonas Bianchin, engenheiro florestal do IDR-Paraná de Tunas do Paraná, informa que a broca é registrada em toda a região de produção da erva-mate. Segundo ele, os besouros aparecem em dois períodos: em novembro, quando emergem os filhotes, e em fevereiro, época de acasalamento dos insetos.

Ele destaca que é comum os produtores desprezarem a praga. “Se o produtor pensar que uma planta leva até cinco anos para iniciar a produção e a broca pode comprometer uma erveira, a perda para o ele é significativa", alerta.

O adulto da broca é um besouro que mede, aproximadamente, 2,5 cm de comprimento, com o corpo de coloração geral preta, recoberto por pelos brancos, daí o inseto ser conhecido como "corintiano". Durante o processo de broqueamento, a larva vai compactando atrás de si a serragem, que lhe serve de proteção.

MANEJO E CONTROLE - Segundo Bianchin, o impacto da praga é menor nos ervais bem manejados. Árvores sombreadas e que recebem periodicamente adubação orgânica ou química têm maior resistência ao ataque da broca. O extensionista recomenda que os ervais sejam adubados a cada ciclo de colheita, ou 18 meses, para repor os nutrientes do solo.

Um problema recorrente nas áreas de erva-mate é o uso indevido de herbicidas não autorizados para a cultura. "Muitos produtores usam o glifosato para combater o mato, o que é proibido por lei. Esse produto acaba matando o mato e os inimigos naturais da broca, favorecendo a sua multiplicação", explica Bianchin. O uso indevido de agrotóxicos causa um desequilíbrio do ambiente e favorece o aparecimento de pragas, alerta.

CONTROLE BIOLÓGICO - Suzete Penteado, do Embrapa Florestas, ressalta que uma forma eficiente de controlar a broca nos ervais é fazer o controle biológico. A pesquisadora diz que atualmente existe um produto desenvolvido justamente para controlar a broca da erva-mate. Trata-se do Bovemax, um fungo que ataca os insetos adultos da praga, produto que tem registro no Ministério da Agricultura.

O fungo provoca a morte dos insetos, que quando o besouro entra em contato com a superfície da planta onde foi aplicado o Bovemax. A penetração dos esporos do fungo ocorre principalmente nos pontos frágeis do corpo do inseto, causando a sua morte em aproximadamente 20 dias.

Após este período, o fungo cobre o corpo do inseto e o deixa com uma aparência esbranquiçada. Nesta fase os insetos contaminados passam a transmitir o fungo para insetos sadios, ampliando o controle da praga.

A eficácia do produto depende da sua correta utilização. Suzete orienta que sejam feitas duas aplicações, uma em novembro e outra em fevereiro. Bianchin ressalta que muitos produtores, na falta do Beauveria bassiana, usam produtos à base de fungos parecidos, o que não dá o resultado esperado. Ele reafirma que somente o Bovemax foi desenvolvido especificamente para combater a broca das erveiras.


Ex-marido arma emboscada, atira contra cabeça de mulher e tira a própria vida


Um homem, de 57 anos, matou a ex-esposa e depois tirou a própria vida, na manhã desta terça-feira (15). O crime aconteceu na Rua Cidade de Palmas, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.

De acordo com informações levantadas pela reportagem, o ex-marido tem várias passagens por violência doméstica e, nesta quarta-feira (16), estava marcada uma audiência de custódia por conta de um suposto estupro contra a filha do casal. 

Após a emboscada, o homem atirou três vezes contra a cabeça da mulher. A vítima tinha 50 anos.

O tenente Cutler, do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM), explicou para a reportagem que ninguém viu o crime.

“Ele chegou com um carro no local, efetuou os disparos de arma de fogo contra ela. (…) A princípio, as testemunhas só ouviram a situação, acabaram não vendo. Temos apenas as versões delas”, comentou o tenente.

Uma testemunha disse que logo depois dos tiros a vítima ainda estava viva e que foi um susto para todos os moradores da região.

“Eu passei de carro, vi que estava caída. Escutei quatro tiros. Eu passei e ela estava viva, foi um baita susto. Eu não a conhecia, parece que ele estava seguindo ela, que ela estava correndo”, concluiu.

Os corpos serão encaminhados para o Instituto Medico Legal de Curitiba (IML).

Fonte: Banda B

Grave acidente deixa um morto e cinco feridos na BR-277


Um grave acidente na BR-277, em Fernandes Pinheiro, nos Campos Gerais do Paraná, deixou uma pessoa morta e outras cinco gravemente feridas na madrugada desta terça-feira (15).

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), um automóvel com placas de Teixeira Soares (PR) tentava acessar a PR-438 quando obstruiu a passagem de um veículo de carga, com placas de Turvo (PR).

Com o impacto da colisão transversal, o carro saiu da pista e colidiu contra uma placa de localização que fica às margens da rodovia. Segundo a polícia, no automóvel viajam seis pessoas. Todas foram encaminhadas com ferimentos graves para a Santa Casa e para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Irati.

Uma das vítimas, de 18 anos, entrou em óbito logo após dar entrada na unidade hospitalar. Conforme a PRF, o condutor do caminhão saiu ileso do acidente na BR-277, em Fernandes Pinheiro. Ambos motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, que não apontou ingestão de álcool.

Publicidade