[Fechar]

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Segunda parcela do IPVA de veículos com placas de final 7 e 8 vence nesta terça


Os contribuintes proprietários de veículos com os finais das placas 7 e 8 devem pagar a segunda parcela do IPVA 2022 até esta terça-feira (22). A guia pode ser emitida pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), neste LINK.

O calendário de vencimento de acordo com o final de placa dos veículos segue até o final desta semana.

Os pagamentos podem ser feitos via PIX pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. Os pagamentos realizados após o vencimento terão juros e multa.

FINAL DE PLACA - Cinco parcelas

1 e 2 - 17/02 (vencido), 17/03, 18/04, 17/05

3 e 4 - 18/02 (vencido), 18/03, 19/04, 18/05

5 e 6 - 21/02, 21/03, 20/04, 19/05

7 e 8 - 22/02, 22/03, 22/04, 20/05

9 e 0 - 23/02, 23/03, 25/04, 23/05

Turvo registra mais 14 casos de Covid-19


 

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 





Carreta é destruída por incêndio na Serra da Esperança, em Guarapuava


No início da tarde desta segunda feira (21 de fevereiro) na Serra da Esperança, no quilômetro 307 da BR 277, em Guarapuava, uma carreta carregada com calcário, que seguia para Campo Mourão/PR, se incendiou. O fogo teria se originado com o superaquecimento da turbina, e tomou conta de toda a cabine em poucos minutos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por medida de segurança, interditou os dois sentidos da via com o auxílio da equipe da concessionária Caminhos do Paraná.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e ao chegar ao local conseguiu controlar o incêndio, que já atingia boa parte da carga.

O trânsito no local gerou fila para ambos os sentidos de aproximadamente 6km de extensão, e foi totalmente liberado após as 14h10.

O motorista, um homem de 48 anos, de Campo Mourão, não sofreu ferimentos.


Paraná registra mais 4.366 casos de Covid-19 e 26 óbitos

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (21) mais 4.366 casos e 26 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.266.965 casos e 41.845 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (3.962) e janeiro (376) de 2022; dezembro (3), novembro (3), outubro (5), setembro (2), agosto (5), julho (2), junho (1), maio (1), março (1), fevereiro (1) e janeiro (2) de 2021; dezembro (1) e julho (1) de 2020.

Os óbitos são de fevereiro (25) de 2022 e setembro (1) de 2020.

INTERNADOS – 183 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (72 em UTI e 111 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.107 pacientes internados, 445 em leitos UTI e 662 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 26 pacientes. São 11 mulheres e 15 homens, com idades que variam entre 56 e 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 6 de setembro de 2020 e 21 de fevereiro de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (9) e Foz do Iguaçu (3), além de uma morte em cada um dos seguintes municípios: Três Barras do Paraná, Terra Roxa, São Mateus do Sul, São José das Palmeiras, Pinhais, Mirador, Maringá, Dois Vizinhos, Coronel Vivida, Cascavel, Campo Bonito, Assaí, Araucária e Apucarana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 10.410 casos de não residentes no Estado – 229 pessoas foram a óbito.


Veja os ajustes (relatórios de exclusões e correções de municípios) no site da Sesa.

Vai viajar no Carnaval? Veja dicas da Polícia Civil para não cair no golpe do aluguel


Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval a procura de última hora por casas para aluguel é grande, principalmente no Litoral. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta o cidadão a ficar atento para não cair no golpe do aluguel muito comum nestes períodos.

O crescimento da demanda e a pressa para fechar o negócio podem fazer com que a pessoa seja enganada. Aproveitando-se disso, os estelionatários chamam a atenção através de propostas fáceis e preços muito baixos para quartos, quitinetes e casas nas praias, geralmente dizendo que muitos estão querendo aquele lugar.

Para inibir este tipo de crime, a Polícia Civil intensificou as investigações sobre esse tipo de crime antes mesmo do início do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, quando muitas pessoas já começavam procurar por imóveis para as férias de final de ano e Carnaval. Entre o dia 10 de dezembro de 2021 e 20 de fevereiro de 2022, a PCPR já registrou 38 boletins de ocorrência envolvendo este delito no Litoral paranaense.

REFERÊNCIAS - Segundo o coordenador do Verão Paraná Viva a Vida pela Polícia Civil no Litoral, delegado Gil Tesseroli, geralmente a vítima só descobre que caiu em um golpe quando chega no lugar e constata que o imóvel não existe, ou que já está locado para outra pessoa.

“A Polícia Civil alerta para que quando a pessoa tiver interesse em fazer uma locação pela internet, busque por anúncios com referência de locais, ou diretamente em imobiliárias que possuam credibilidade no mercado”, explica.

Ainda de acordo o delegado ele, após a vítima demonstrar interesse pelo imóvel, o estelionatário envia fotos, vídeos e fornece informações que garantem uma suposta credibilidade à negociação. O golpe se efetiva quando a vítima deposita o valor de sinal para pagamento da locação, que apresenta um bom custo e benefício.

Para induzir a vítima ao golpe, os criminosos costumam simular que existem outros clientes interessados pela mesma locação. Assim, a vítima se vê obrigada a fechar o negócio rapidamente para não perdê-lo. O pedido de pagamento do depósito inicial varia de 10% a 50% do valor contratado, no intuito de garantir a locação.

REGISTRO – Caso se confirme o golpe, a vítima deve procurar uma Delegacia da Polícia Civil para fazer denúncia e registrar o Boletim de Ocorrência. “Nós estamos desde antes do início do Verão Paraná investigando essas quadrilhas, e para a Polícia Civil é muito importante ter o registro dos fatos para que possamos aprofundar a investigação”, diz o delegado Gil.

Ainda segundo o delegado, para o registro do Boletim de Ocorrência, é importante levar tudo o que foi objeto da negociação, sejam conversas por mensagens, imagens e comprovantes de depósitos, para que a equipe policial possa fazer as diligências necessárias que permitam a identificação e prisão do criminoso.

LEGISLAÇÃO – O crime de estelionato está previsto no Artigo 171 do Código Penal Brasileiro e é caracterizado quando alguém obtém vantagem ilícita para si ou para outra pessoa em prejuízo alheio, mediante artifício ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. A pena é de reclusão de um a cinco anos e multa.

Homem é esfaqueado pelo irmão em Guarapuava


No dia 20 fevereiro ás 04h00, no UPA Primavera, a equipe policial foi acionada para prestar atendimento a uma situação onde um indivíduo teria dado entrada na unidade de saúde vítima de lesão por arma branca, no local em contato com a vitima masculino, 31 anos, relatou que estava residindo com seu pai e irmão e nesta data teve uma discussão com o "irmão" masculino, 22 anos e este lhe desferiu dois golpes de faca, resultando em lesões na mão esquerda e tórax, que após a agressão o autor se evadiu tomando rumo ignorado. 

O pai de 50 anos presenciou o fato e deslocou a UPA juntamente com o filho para que este recebesse atendimento médico.

Fonte: PM

Polícia Militar encontra pé de maconha de 2 metros em Pitanga


No dia 20 fevereiro ás 16h15, a equipe policial recebeu informações de que no bairro alta colina, Pitanga, residia o masculino, 23 anos que o mesmo cultivava um pé de maconha em sua casa. 

No local, a equipe se deparou com o mesmo que permitiu a entrada e a realização das buscas, onde nos fundos da residência foi localizado um pé de maconha de aproximadamente 2 metros de altura. 

Questionado sobre a procedência da planta, o mesmo informou que fazia uso de maconha e que "o pé nasceu sozinho". 

Realizada buscas no interior da residência, porém nada de ilícito foi encontrado. 

Diante dos fatos, foi conduzido até a sede da Companhia para a lavratura do termo circunstanciado. O mesmo encontra-se monitorado com tornozeleira eletrônica.

Fonte: PM
Publicidade