[Fechar]

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Paraná ultrapassa 70 mil diagnósticos positivos de Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) 1.517 novas confirmações e 71 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná acumula 70.155 diagnósticos positivos e 1.792 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – 1.273 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 984 pacientes estão em leitos SUS (428 em UTI e 556 em leitos clínicos/enfermaria) e 289 em leitos da rede particular (110 em UTI e 179 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 973 pacientes internados, 448 em leitos UTI e 525 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de 71 pacientes, todos estavam internados. São 35 mulheres e 36 homens, com idades que variam de 28 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 27 de junho a 29 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (19), Maringá (6), Londrina (3), Fazenda Rio Grande (3), Umuarama (2), São Miguel do Iguaçu (2), São José dos Pinhais (2), Colombo (2), além de um óbito em cada um dos seguintes municípios: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Centenário do Sul, Cerro Azul, Floraí, Floresta, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Itambé, Lapa, Mandirituba, Medianeira, Nossa Senhora das Graças, Ortigueira, Paiçandu, Paranaguá, Pato Branco, Pérola, Piraquara, Porecatu, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí, São Mateus do Sul, Sarandi, Siqueira Campos, Tabejara, Telêmaco Borba, Toledo e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 765 casos de residentes de fora. 22 pessoas foram a óbito.

AJUSTES:

Alteração de município:

Um caso confirmado no dia 23/7 em Rosário do Ivaí foi transferido para Campo Largo.

Um caso confirmado no dia 21/7 em Foz do Iguaçu foi transferido para Itaipulândia.

Um caso confirmado no dia 27/7 em Tuneiras do Oeste foi transferido para Curitiba.

Dois casos confirmados no dia 25/7 em Arapua foram transferidos para Londrina.

Um caso confirmado no dia 19/7 em Telêmaco Borba foi transferido para Ortigueira.

Um caso confirmado no dia 15/7 em São João do Ivaí foi transferido para Curitiba.

Um caso confirmado no dia 25/6 em Curitiba foi transferido para Piraquara.

Um caso confirmado no dia 26/7 em Palmas foi transferido para Abelardo Luz/SC.

Um caso confirmado no dia 16/7 em Palmas PR foi transferido para Palmas/TO.

Um caso confirmado no dia 6/7 em Palmas PR foi transferido para Pitanga.

Um caso confirmado no dia 5/7 em Palotina foi transferido para Curitiba.

Um caso confirmado no dia 7/7 em Maringá foi transferido para Rondon.

Um caso confirmado no dia 16/7 em Curitiba foi transferido para Mandirituba.

Um óbito confirmado no dia 26/7 em Almirante Tamandaré foi transferido para Curitiba.

Exclusões:

Um caso confirmado no dia 30/4 em Umuarama foi excluído por duplicidade de notificação.

Um caso confirmado no dia 27/7 em Wenceslau Braz foi excluído por duplicidade de notificação.

Um caso confirmado no dia 27/7 na Lapa foi excluído por duplicidade de notificação.

Um caso confirmado no dia 9/6 em Cambé foi excluído por duplicidade de notificação.

Aproveite as Ofertas do Quintou do Real do Suprema Supermercado de Turvo



Vereador de Turvo perde a paciência com eleitor e áudio circula nas redes sociais

Nos últimos dias em Turvo, está circulando um áudio em que o vereador Zé Meira enviou via whatsapp para uma mulher em que manda a mesma que “enfie o voto no c...”.


O Blog do Elói procurou o vereador para saber que realmente aconteceu. O vereador contou que a mulher havia pedido ajuda a ele, que ele não se negou a ajuda-la, que era uma sexta-feira à tarde e ele havia saído e onde ele estava o “celular não pegava”, ele conta que ela mandou várias mensagens xingando e falando alguns palavrões. 

“No calor da emoção mandei mesmo enfiar o voto no c..., eu não havia me negado ajudar, mas peço desculpas as pessoas que ouviram esse áudio”, disse o vereador.

Veja o que o vereador disse no player abaixo:




Turvo - Boletim oficial atualizado Covid-19



Mega Liquidação de Verão da Loja Santa Inez começa nesta sexta (31)

Atenção, vocês pediram, nós adiantamos!



Nesta sexta começa a a maior liquidação da Santainez, Mega Liquida Verão. Peças com até 50% de desconto, a hora de antecipar suas compras é agora! Mas se liga nos cuidados especiais durante a liquidação:

- Crianças abaixo de 12 anos, neste dia, pedimos que fiquem em casa;

- Obrigatório o uso de máscara e respeito as medidas de segurança;

- Nossa Equipe será reduzida e aumentaremos o espaçamento nos cabideiros;

- Haverá controle de pessoas por metro quadrado.

Todas essas ações são pra garantir que você aproveite a Mega liquida Verão com todo a segurança!


Venha, antecipe o presente do Paizão, além de levar as peças que vai arrasar neste verão!

Não esqueça, é nesta SEXTA a partir das 6h da manhã! Não perca!

153 cobras são recolhidas de residência


Técnicos do Instituto Água e Terra de Maringá, em conjunto com a Polícia Ambiental e Secretaria Estadual da Saúde, realizaram uma operação nesta quarta-feira (29) para recolher 153 cobras peçonhentas que eram mantidas em uma residência de Mandaguari, região Noroeste do Paraná.

A ação foi organizada após notícias divulgadas relatando que o morador mantinha 152 cobras cascáveis (52 adultos e 100 filhotes) e uma jararaca em sua residência. As cobras eram recolhidas a pedido dos moradores, já que na região a presença desses animais em residências é bastante comum. 

“O órgão ambiental reconhece o auxílio prestado pelo cidadão, mas reforça que a atividade de resgate não pode ser realizada sem a devida autorização, tampouco a manutenção de animais silvestres em cativeiro”, ressalta a bióloga e chefe do setor de Fauna do Instituto Água e Terra, Paula Vidolin. Cobras peçonhentas são as que têm capacidade de inocular veneno e representam risco em acidentes pela picada. O veneno ocasiona diversos sintomas e pode matar caso não haja tratamento adequado. 

O morador de Mandaguari fez a entrega voluntária das cobras. Sua intenção não era praticar maus-tratos. “Quando acontece a entrega voluntária o cidadão não é enquadrado administrativa e nem criminalmente”, explica o capitão da 3ª Companhia da Polícia Ambiental da região, Luciano José Buski. “A ação contou com a presença de um médico veterinário que constatou que a saúde dos animais está em ótimas condições”, reforça.

“Visando a segurança do cidadão, de sua família e das cobras, os técnicos fizeram as devidas orientações para que não haja mais ações deste tipo”, disse o chefe regional do Instituto Água e Terra de Maringá, Antonio Carlos Moreto.

PERIGO - Os animais foram retirados em virtude de serem mantidos em local inadequado (dentro de um caixão), sem segurança e com grandes chances de causar acidentes gravíssimos, que podem inclusive levar a óbito, além de o morador não possuir licença ambiental para manter e reproduzir animais silvestres em cativeiro.

“Cabe relembrar que nas últimas semanas, em Brasília, um estudante de veterinária de 22 anos entrou em coma após ser picado por uma espécie de serpente peçonhenta, uma naja, extremamente venenosa que mantinha em cativeiro irregular”, lembra Paula Vidolin.

GÊNEROS - As serpentes apreendidas na operação pertencem aos gêneros Bothrops (jararaca) Crotalus (cascavel) e representam, r4espectivamente, 70% e 11% dos acidentes ofídicos no Paraná. Os acidentes com cascavéis apresentam os maiores coeficientes de letalidade dentre todos os acidentes pela frequência com que evoluem para insuficiência renal aguda.

SEM AUTORIZAÇÃO - O Instituto Água e Terra não emite autorização para criação de cobras peçonhentas como animais de estimação. A criação ou manutenção em cativeiro e a produção de soro antiofídico sem a permissão legal configura-se crime previsto em lei, além de gerar multa e apreensão dos animais.

Cobras peçonhentas só podem ser criadas para fins comerciais no caso de instituições com objetivo de pesquisa e produção de soro, ou com intuito de conservação, ou seja, quando o animal não pode voltar à natureza. Para isso, o interessado deve solicitar autorização ao órgão ambiental estadual e seguir o regramento estabelecido para a criação, manutenção e controle do plantel.

DESTINAÇÃO - As serpentes recolhidas serão encaminhadas ao Biotério do Laboratório de Taxonomia Animal da Secretaria Estadual de Saúde para avaliação, identificação e destinação adequada, por meio do Programa Estadual de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos que monitora a presença dos peçonhentos.

Segundo Emanuel Marques da Silva, biólogo e chefe da Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria da Saúde, os animais serão indicados para instituições parceiras em pesquisa e produção de soros antipeçonhentos, como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), também da Secretaria. “Além disso, vamos intensificar a capacitação do manejo destes animais juntos à Vigilância Ambiental dos municípios”, disse Silva.

CRIME AMBIENTAL - Animais silvestres nunca devem ser comercializados, reproduzidos e mantidas em cativeiro sem a autorização ambiental, podendo ser enquadrado no Art. 29 da Lei nº 9605/98 de Crimes Ambientais, com detenção de 6 meses a 1 ano e multa de R$ 500,00 por animal (se não estiver na lista de extinção).

Todos os animais, inclusive as cobras, participam ativamente do equilíbrio ecológico e são de grande utilidade no controle de pragas. Aprender a conviver em harmonia com os animais, respeitando seus ecossistemas, seus hábitos e comportamento natural é uma das formas de garantir a manutenção do equilíbrio do meio ambiente e de evitar graves acidentes.

ORIENTAÇÕES – A pessoa que se depara com esse tipo de animal pode procurar a Secretaria de Saúde local ou os órgãos ambientais competentes da região.

Box

Confira a vigilância, cuidados e o que fazer em caso de acidentes 

O Programa Estadual de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos atua com acompanhamento das ocorrências notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e monitoramento da distribuição de soroterápicos em todo o Estado.

De forma exclusiva, também realiza a vigilância da distribuição dos animais peçonhentos, atendendo a demanda da população, identificando e informando sobre quem são as espécies encontradas nas casas e alertando para os riscos em caso de acidentes e quais medidas devem ser tomadas para evitar a presença destes animais em torno das residências.

No Laboratório de Taxonomia de Animais, são identificados milhares de exemplares por ano, provenientes de todo o Estado. No Biotério, os exemplares capturados vivos são mantidos em condições adequadas, até poderem ser destinados para instituições parceiras, como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos na produção de soros antipeçonhentos, ou para pesquisas biológicas.

O número de acidentes varia com o tipo de serpentes, sendo que são as jararacas que mais causam picadas. A gravidade de cada acidente está relacionada a diversos fatores, como a quantidade de veneno injetada, estado de saúde do acidentado, local da picada, idade do paciente.

ORIENTAÇÃO - Em caso de acidentes, o paciente nunca deve fazer nada. Somente lavar o local da picada e elevar o membro atingido. Qualquer outra atitude pode complicar mais ainda o quadro do envenenamento. Em seguida, buscar o hospital mais próximo para receber o atendimento necessário.

Mais informações em caso de acidentes estão disponíveis no Centro de Controle de Envenenamentos: 0800 41 0148 (plantão 24 horas).

Fonte: AEN


Ocorrências policiais em Palmital


PALMITALFURTO QUALIFICADO: Por volta das 19h30min. A equipe policial foi solicitada pelo Pastor, relatando que teria saído para trabalhar no distrito de São José por volta das 15h00min, sendo que sua esposa chegou a casa por volta das 17h30 e notou uma janela arrombada e os guarda roupas revirados. Por volta das 18h00min ele chegou à residência e juntamente com sua esposa notaram que haviam sido furtados do interior do guarda roupas a quantia de R$ 3.250,00 (três mil duzentos e cinquenta mil reais) em espécie e mais algumas jóias, sendo um relógio marca Champion sem uso, um anel, um aparador e uma aliança. De acordo com a vítima, as jóias estão avaliadas em R$ 4.700,00 (quatro mil e setecentos reais). Foi encontrada na garagem da casa uma cavadeira, possivelmente objeto utilizado para arrombar a janela. Diante do fato, a equipe orientou a vítima quanto às demais medidas, sendo a ocorrência repassada para a Delegacia de Polícia Civil de Palmital.

PALMITAL - FUGA DE PESSOA PRESA OU SUBMETIDA À MEDIDA DE SEGURANÇA: Por volta das 11h00min, à equipe policial foi solicitada via celular, a pedido de um Investigador da Polícia Civil, que estava abastecendo a viatura prefixo 12140 quando o adolescente que estava sendo transportado de Ubiratã para o CENSE em Laranjeiras do Sul conseguiu se evadir do interior da viatura correndo para uma mata nos fundos da Vila Coamo. Em contato com o investigador, este confirmou o fato e repassou as características do adolescente. A equipe juntamente com o investigador iniciaram buscas pela mata, sendo logrado êxito em recaptura-lo, o qual estava escondido dentro de uma valeta e encoberto por uma moita. Após, foi conduzido até o 4º pelotão PM para lavratura do BOU e posteriormente entregue aos cuidados do investigador, para prosseguimento no seu itinerário.

Fonte: PM

Jovem é preso por estar comercializando drogas em Boa Ventura de São Roque


Por volta das 12h00min do dia 28 de julho de 2020, a equipe policial em patrulhamento pela Rua José Palhano, centro, avistou um homem, 20 anos, a equipe realizou abordagem do mesmo, ele apresentou nervosismo, sendo então deslocado até a residência onde informou que estava residindo, chegando ao local informou que possuía certa quantidade de Maconha enterrada no quintal e no interior da residência havia duas balanças de precisão, acabou confessado que realmente estava na cidade para traficar drogas. 

A equipe fez as buscas e localizou a referida droga, a quintal totalizou 119 gramas, sendo 35 porções embaladas prontas apara a venda em encontradas também as balanças citadas por ele. 

Diante dos fatos foi dada voz de prisão, sendo ele e as drogas encaminhados até a 45ª DRP de Pitanga para demais providências.

Fonte: PM
Publicidade