[Fechar]

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Número de mortes por atropelamentos cai 17% no Paraná.



Em 2015, no período de janeiro a agosto, 88 pessoas morreram atropeladas no Paraná. Em 2016, neste mesmo período, foram 73 mortes, uma redução de 17,05%, segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais da Policia Militar do Paraná e Corpo de Bombeiros. Atravessar fora da faixa de pedestre é apontado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) como uma das principais causas deste tipo de acidente.


“Atravessar a rua na faixa de segurança é dever do pedestre. Quando essa norma não é cumprida o risco de acidentes aumenta”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Ignorar a faixa dobra a chance de não ser visto por condutores e motociclistas. Além disso, outros maus comportamentos também ajudam na distração do pedestre ao atravessar uma via, como por exemplo, o uso de fones de ouvidos e o uso do celular”, diz Traad.


FERIDOS - Com base nas análises que estão sendo feitas durante Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a autarquia observou, também, queda no número de feridos no Estado. Em 2015, de janeiro a agosto, 3.447 pedestres ficaram feridos. Neste ano, durante o mesmo período, foram registradas 3.110 pessoas feridas pelo mesmo motivo. O que representa uma queda de quase 10%.


MUNICÍPIOS – As cidades com mais óbitos em 2016, de janeiro a agosto, foram Curitiba (18), Cascavel (11) e Londrina (8). Já os municípios com mais ocorrências de pedestres feridos, também de janeiro a agosto deste ano, são Curitiba (871), Maringá (439) e Londrina (374). 


INFRAÇÃO – Além de deixar o pedestre mais vulnerável, atravessar fora da faixa é uma infração de trânsito, e quem a comete está sujeito a multa. O artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que é proibido ao pedestre desobedecer a sinalização de trânsito específica.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

POLICIAIS SE COMOVEM COM HISTÓRIA DE CRIANÇA E, FAZEM ARRECADAÇÃO PARA ADQUIRIR UM “LÉO”


O pedido de um tio desesperado comoveu policiais do 16º BPM e do BPEC, que fizeram uma arrecadação e, fizeram a entrega do mascote do Proerd Kids “Leo”. 

Tudo começou quando o pequeno João Pedro, com 6 anos, que teve aulas do Proerd Kids, na Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira e, teve a oportunidade em uma das aulas poder levar o mascote do Programa para casa por um dia e, desde então iniciou uma paixão... Foi aí que seu tio, que faz a vez do pai, desde que o mesmo foi assassinado há aproximadamente um ano, procurou os policiais e contou que o pequeno não fala em outra coisa e, nem tira a camiseta fornecida quando se participa do programa. 
Na manhã do dia 22/09 (quinta-feira), os policiais do BPEC, já com o “Léo”, foram até a casa do pequeno João Pedro fazer uma surpresa e entregar o leãozinho de presente e a emoção tomou conta de todos!

Guarapuava, 22 de setembro de 2016.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Adriane 
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM 
Fotos: BPEC

Associação Comercial Empresarial de Turvo conversou com os candidatos a prefeito do município.



Associação Comercial Empresarial de Turvo, ACET, promoveu nos dias 20 e 21 de setembro, encontro entre os candidatos a prefeito de Turvo e a diretoria executiva da ACET.
O primeiro a se reunir com a diretoria da ACET foi o candidato Jeronimo Gadens, no dia 20, junto com ele compareceu o seu candidato a vice-prefeito, o Sr. Aroldo Leão, acompanhados do Sr. Marcos Seguro.

Já no dia 21, foi vez do candidato Miguel Petrin, o qual foi acompanhado do Sr. Antônio Osni e do Sr. Adir Romitti.

Para ambos candidatos foi apresentado a mesma pauta de reivindicações, as quais foram participação na escolha do secretário de indústria e comércio e participação deste nas reuniões ordinárias da ACET, ajuda na finalização da construção da Sede da ACET, retomada na parceria de contratações de estagiários pelo PROE, fiscalização junto aos vendedores ambulantes, a participação da ACET nas discussões no plano diretor e nos assuntos relacionados ao parque industrial para atender os anseios dos empresários em investir em nosso município, também foi solicitado a continuidade da participação da ACET nas Olimpíadas Rurais, outro ponto levantado pela diretoria da ACET foi a reestruturação da avenida doze de maio, para que ela sirva de cartão de visita da cidade, dentre as melhorias foi solicitado a readequação das rotatórias, reforma da pavimentação, estacionamentos e melhorias na área da segurança e decoração de natal.

Todas essas propostas foram bem aceitas por ambos os candidatos, os quais se colocaram à disposição para atender as pretensões dos empresários de Turvo.

Nas palavras do presidente da ACET, Leandro Eurich, “O Turvo somente tem a crescer com a união do poder público com a Associação Comercial, pois as reivindicações postas à mesa não são apenas de um ou outro empresário, mas sim de toda a coletividade.”

A Associação Comercial Empresarial de Turvo, agradece a ambos candidatos por se disponibilizarem a participar do debate, e deseja que o pleito eleitoral ocorra da forma mais saudável possível.

Texto e fotos: ACET.



Em Guarapuava, Procon atenderá em novo endereço.



O Procon de Guarapuava atenderá em novo endereço a partir do dia 03 de outubro. A nova sede será no antigo Fórum de Guarapuava, localizado na Rua Desembargador Guarita Cartaxo. Segundo o Coordenador do Procon, Irineu Rodrigues Junior, a nova sede será um lugar mais próximo aos consumidores e aos comerciantes.

“Hoje trabalhamos em uma localização que muitas vezes é fora de mão para quem necessita de nossos atendimentos. A nova sede terá uma estrutura melhor para o atendimento de todos e também é de fácil acesso, já que fica próxima ao Terminal da Fonte”, enfatiza Irineu.

Devido a mudança de endereço, as atividades ficarão suspensas no período entre 26 e 30 de setembro. O coordenador destacou ainda que as audiências que já foram marcadas seguem normalmente, enquanto as novas serão marcadas na nova sede.

(Foto: Arquivo: Irineu R. Junior concedendo entrevista na Rádio Cultura)

Fonte: www.centralcultura.com.br

Publicidade