[Fechar]

sexta-feira, 15 de maio de 2015

No dia 4 de junho a igreja católica celebra Corpus Christi




Com o tema “Eu vim para servir” acontece no próximo dia 4 de junho a celebração de Corpus Christi, em Guarapuava. Todas as paróquias da cidade estão envolvidas na preparação do evento que inicia às 7h com missa na Paróquia Santa Terezinha, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento, até as 14h.

A procissão inicia às 14h saindo da Paróquia Santa Terezinha até a Praça da Fé onde, com a chegada da procissão, haverá a celebração solene de Corpus Christi.

O trajeto da procissão seguirá, partindo da Avenida Moacir Silvestri, pela rua Santa Catarina e rua Bahia, até a praça.

O tradicional tapete será confeccionado com serragem, medindo 1,5m de largura, iniciando no altar da Praça da Fé, indo pela rua Bahia, até a Rua Capitão Rocha.

Como gesto concreto a Igreja pede aos fiéis a doação de cobertores. Segundo os organizadores as doações e podem ser entregues nas diversas paróquias da cidade ou, no dia da procissão, na Paróquia Santa Terezinha ou na Praça da Fé, onde haverá um veículo preparado para receber os cobertores.

Corpus Christi: Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda SionSalvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.


Da Pascom da Diocese de Guarapuava

AVISO AOS PAIS E ALUNOS DO COLÉGIO EDITE




ASSUNTO: RETORNO ÀS AULAS x GREVE

EM REUNIÃO, NESTA SEXTA-FEIRA (15/05), OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO ESTADUAL EDITE CORDEIRO MARQUES, ACERTARAM QUE AS AULAS RETORNARÃO NORMALMENTE, A PARTIR DE QUARTA-FEIRA (20/05).

A REPOSIÇÃO DE DIAS / AULAS SERÁ INFORMADO POSTERIORMENTE, ASSIM QUE APROVADO PELO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.



ATENCIOSAMENTE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS CEECM.

Taça Regional: Turvo joga fora de casa neste domingo.


Jogando fora de casa, a equipe Turvense vai até Guarapuava no Estádio Romeu Bastos para enfrentar a equipe do Adpag, a partida é válida pela quinta rodada do segundo turno da Taça Regional, que é promovido pela Liga de Futebol de Guarapuava. 
Turvo já um dos finalista da Taça Regional, por ter feito a melhor campanha do primeiro turno e só aguarda o vencedor do segundo turno para fazer a grande final.

Nas outras partidas da rodada o Danúbio enfrenta a equipe do Grêmio Moriá e o Aprovale enfrenta o Pinhão.



Homem morre atropelado no Residencial 2000 em Guarapuava.

com informações da Rede Sul de Notícias, foto enviada por leitor para o Blog do Elói


Um homem morreu atropelado na manhã desta sexta feira (15) na rua XV de Novembro no bairro Residencial 2000, por um caminhão de gás. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava, onde aguarda familiares para sua identificação. De acordo com a Polícia Civil o acidente aconteceu por volta das 8h30.

O impacto do caminhão contra o homem foi tão violento que o corpo ficou irreconhecível e foi necessário o trabalho do Corpo de Bombeiros para limpeza da pista no local do acidente.

Neste domingo (17) tem corrida de rua em Guarapuava



Com o objetivo de incentivar a prática saudável do esporte, além de estimular a doação de sangue acontece neste domingo (17) a 4ª Etapa do Circuito Solidário de Corridas Rústicas. A doação não é obrigatória para a corrida, mas o atleta que levar atestado médico comprovando que doou, receberá 5 pontos e mais 3 pontos para cada doador extra que conseguir. O limite é de 3 pessoas por atleta.

A prova, com percurso de 6,3Km, terá largada e chegada em frente ao Hemocentro, na rua Afonso Botelho, 134 - Trianon. A previsão da largada é para as 9h30.


Movimento do Terço dos homens de Turvo é destaque na revista Aparecida do mês de Abril.

Por Elói Mattos, com informações do coordenador Everaldo Soares

O Terço dos Homens iniciou-se em Turvo na data de 21/07/2014 pelo Seminarista da época, Gilvan Lopes, com 08 integrantes. Hoje já chega a marca de 70 membros e tem o apoio e incentivo do Pároco Pe. Daniel Willemann e como Diretor Espiritual do seminarista Cristiano Tostes e como atual Coordenador José Everaldo Soares.

Todas as segundas-feiras as 18hrs, iniciam com a oração da ave Maria na radio da cidade e as 19hrs participam da santa missa da qual são responsáveis pela liturgia e equipe de cantos a qual hoje estão com 03 equipes formadas e logo após rezam o terço e no final efetuam sorteio da casa a ser rezada o Terço na sexta-feira da mesma semana com benção dos lares e familiares.

O movimento é da igreja nossa Senhora Aparecida de Turvo e ainda ajuda nas atividades da Paróquia.

Dia 17 de maio terá um Grande retiro no Salão Paroquial envolvendo 05 Movimentos entre eles: O Terço dos Homens; Rosário Perpétuo; Legião de Maria; Movimentos das Capelinhas Marianas e Schoenstatto qual já estão confirmadas a presença de 250 fieis devotos de Maria Mãe de todos, tendo como palestrante o Padre Ednilson da Paróquia São Jorge de Curitiba, Grupo de Jovens JUCAJU e do seminarista Cristiano Tostes que farão parte da programação.

No dia 06 de maio, o movimento do Terço dos Homens juntamente com os movimentos das capelinhas Marianas realizarão uma festa Junina para arrecadar fundos para a 8ª Romaria para Aparecida do Norte, prevista para 20/02/16 e tem previsões de participarem dos programas Terra da Padroeira com o apresentador Kleber Oliveira e também do programa Aparecida Sertaneja apresentado pelo Padre Alessandro Campos.

Você que ainda não faz parte deste maravilhoso Movimento de Homens rezando toda a semana, sinta se convidado a nos fazer uma visita, estamos esperando.




Publicidade