[Fechar]

quarta-feira, 28 de junho de 2023

População de Turvo é de 14.231 pessoas, aponta o Censo do IBGE


A população da cidade de Turvo (PR) chegou a 14.231 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 1,12% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Paraná, a população é de 11.443.208, o que representa um aumento de 9,56% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Turvo está:

- na 134ª colocação no estado;

- na 360ª colocação na região Sul;

- e na 2283ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Turvo tem uma densidade demográfica de 15,16 habitantes por km² e uma média de 2,84 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Fonte: G1 - PR



Manutenção emergencial no poço afeta o abastecimento de água em Faxinal da Boa Vista


A Sanepar informa que nesta quarta-feira (28), está realizando serviço emergencial de manutenção em equipamentos do poço que abastece Faxinal da Boa Vista, em Turvo. Pode ocorrer oscilação de pressão ou falta de água temporária em toda a localidade. Os serviços devem ser concluídos ainda na noite de hoje, e a normalização do abastecimento deve ocorrer durante a madrugada de quinta-feira (29).

A Sanepar orienta a população a priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios. Atividades que demandam grande volume de água devem ser adiadas.

Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Neste sábado tem Festa Julina na Cachoeira dos Turcos

 


Limpa Estoque Supremamais Supermercado de Turvo

 

Volkswagen suspende produção de carros no país


A Volkswagen informou que haverá parada de produção, temporariamente, em suas fábricas de automóveis no Brasil. Segundo a empresa, a causa é “estagnação do mercado”.

De acordo com a empresa, todas as ferramentas de flexibilização voltadas para os trabalhadores, considerando a suspensão da produção, “estão previstas em acordo coletivo firmado entre o sindicato e colaboradores da Volkswagen”.

A fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff (suspensão temporária de trabalho) desde o dia 5 de junho deste ano. A duração prevista é de 2 a 5 meses. O outro turno da unidade está parado desde segunda-feira (26) e ficará suspenso até sexta (30), em regime de banco de horas.

A unidade de Taubaté , em São Paulo, onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, está com os dois turnos de produção interrompidos desde o dia 26, também em regime de banco de horas. A suspensão vai até sexta-feira (30),
A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, também em São Paulo, onde são produzidos os modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, está com férias coletivas de dez dias previstas para os dois turnos de produção a partir de 10 de julho.

Incentivo do governo

A decisão da montadora ocorre mesmo após lançamento, no último dia 6, de um programa de incentivo do governo federal à indústria automotiva, que criou descontos temporariamente para compra de carros, ônibus e caminhões.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil disseram que o pacote poderia não surtir o efeito esperado sobre a indústria e que a curta duração e o volume de recursos do programa de ajuda poderiam ter alcance limitado, que pouco mudará a situação do setor.

Na ocasião do anúncio do incentivo, o professor de economia do Ibmec, Gilberto Braga elogiou o programa, mas questionou o prazo limitado de quatro meses e o montante de R$ 1,5 bilhão, que considerou baixo. Para ele, o pacote está na direção certa, mas precisaria ser ampliado para surtir efeito duradouro sobre a indústria automotiva.

Cerco de Jericó será de 08 a 14 de Julho na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Turvo

 


Convidamos a todos para participar do Cerco de Jericó, que acontecerá na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de 08 a 14 de Julho, às 19h.

Faleceu Nestor Dionísio dos Santos


Faleceu na madrugada desta quarta-feira (28) Nestor Dionísio dos Santos, aos 76 anos.

O velório está sendo realizado no salão da Igeja da Dodge.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 17h00.


Informou Funerária Seluto de Turvo.





Bebê morre após ser esquecido em carro pelo pai


Um bebê de quase dois anos morreu após ser esquecido dentro do carro pelo pai. A criança, de um ano e sete meses, ficou sozinha no veículo durante toda a tarde desta terça-feira (27), em Curitiba.

Segundo informações da Polícia Militar, o pai tinha que levar o filho para a escola e como não estava acostumado com a rotina, acabou indo direto ao trabalho e esqueceu o menino no banco de trás. A criança estava dormindo.

Quando ele retornou para o carro, a criança já estava desacordada. Desesperado, o pai pediu ajuda. O bebê foi encaminhado para uma unidade de saúde, mas a morte já estava constatada.

O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Fonte: Band News

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade