[Fechar]

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Boletim semanal da dengue confirma 1.598 novos casos e mais um óbito no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (18) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 1.598 novos casos da doença e mais um óbito.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 28.401 notificações, 5.323 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue.

O novo óbito, ocorrido em 24 de janeiro de 2025, é de uma paciente de 43 anos, com comorbidades e que residia no município de Carlópolis, na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. No total, 367 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 216 tiveram casos confirmados.

As regionais com mais casos confirmados neste período epidemiológico são a de Paranavaí (1.726); de Londrina (1.075); de Umuarama (391); Cianorte (387) e Maringá (371). As com menos registros são Irati (1), União da Vitória (3), Campo Mourão (4), Ivaiporã (8) e Pato Branco (16).

OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação traz, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 162 casos de Chikungunya, com um total de 529 notificações da doença no Estado. No que se refere ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 14 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Hospice e Casa de Apoio, na Cidade dos Lagos, trarão acolhimento humanizado aos pacientes com cuidados paliativos e familiares




Ao lado de pesquisas para prevenção e tratamento do câncer, O Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, em Guarapuava, também se preocupa com atenção especializada para os pacientes que estão em estado terminal e necessitam de cuidados paliativos, assim como para os familiares que chegam do interior e precisam de acolhimento num local apropriado. É como este conceito que o Parque Tecnológico Cidade dos Lagos se prepara para iniciar a construção do Hospice, destinado aos pacientes em estágio paliativo, e também a Casa de Apoio, que servirá de abrigo para familiares e para doentes de municípios próximos que precisem passar um ou mais dias para uma intervenção rápida – como, por exemplo, algumas sessões de quimioterapia ou radioterapia.

As duas obras estão projetadas dentro de uma mesma área, com mais de 4 mil metros quadrados, junto ao lago do Portal 1 (PR-466) da Cidade dos Lagos. Além de um local perto da natureza – com todos os equipamentos indispensáveis para oferecer conforto aos usuários, desde a parte médica, psicológica, como, também, de entretenimento, religioso (com uma capela ecumênica) e apoio familiar –, a localização prioriza o acesso direto a todos os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde.

Os projetos foram lançados no último dia 7, em Guarapuava, pelo presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri, pelo presidente do Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, Odacir Antonelli, e pelo provedor do São Vicente, Huberto Limberger, na presença de um grande público.

PROJETOS INOVADORES

Os empreendimentos constituem uma união de propósitos entre a Itaipu Binacional (que vai subsidiar as obras com R$ 24 milhões), a Cidade dos Lagos (que doará o terreno) e o Hospital São Vicente (responsável pela iniciativa e por todo o projeto).

O Hospice terá 15 leitos e infraestrutura completa para o cuidado dos pacientes, mais 34 leitos na Casa de Apoio. Cerca de 100 pessoas passam diariamente pelo ambulatório do São Vicente Cidade dos Lagos, muitas vindas do interior. Enquanto o paciente é tratado no Hospital, o acompanhante será recolhido pela Casa de Apoio; o mesmo acontecendo se o paciente não for internado e ter recomendação para ficar mais de um dia em procedimento.

Serão diretamente beneficiados os municípios de Boa Ventura de São Roque; Campina do Simão; Candói; Cantagalo; Foz do Jordão; Goioxim; Guarapuava; Laranjal; Laranjeiras do Sul; Marquinho; Nova Laranjeiras; Palmital; Pinhão; Pitanga; Porto Barreiro; Prudentópolis; Reserva do Iguaçu; Rio Bonito do Iguaçu; Turvo e Virmond.

O impacto para a Região Central será considerável, pois os pacientes paliativos passarão a receber atenção humanizada em todos os níveis, depois que todos os recursos clínicos forem esgotados. Paralelamente, o São Vicente continua avançando no combate ao câncer, firmando-se, cada vez mais, como um hospital oncológico amparado em tecnologia e recursos humanos de alta qualificação.

A assinatura dos convênios já foi formalizada e os projetos estão em fase de tramitação na Itaipu Binacional. Tão logo sejam liberadas, Odacir Antonelli assegurou que as obras iniciam imediatamente e serão executadas com agilidade. Com estes novos empreendimentos, a Itaipu chega a R$ 50 milhões de investimentos na saúde da Região de Guarapuava, por meio do Hospital São Vicente, incluindo duas usinas de oxigênio (atendem unidades do Centro e Cidade dos Lagos), duas Vans de transporte e uma usina fotovoltaica (que irá suprir a demanda do São Vicente e o excedente será doado para o Novo Hospital Santa Tereza).

Acompanha imagens e vídeo ilustrativos dos projetos:


Jornalista Responsável: Paulo Esteche (SJPP 73)

 


Domingo tem Almoço na Igreja Ucraniana de Turvo

 


No UniCV, você pode concluir um curso técnico em um período de 6 meses a 1 ano

 

Junto ao Polo do UniCV, Polo Turvo e Polo Guarapuava, agora temos também os cursos Técnicos com reconhecimento pelo MEC é totalmente on-line. 

Você conclui um desses cursos Técnicos de 6 meses a um ano e depois, poderá fazer um curso de graduação em apenas um ano, com o aproveitamento das disciplinas do curso Técnico.
 
Oportunidade única para você melhorar o seu currículo e alcançar seus objetivos de fora rápida e eficiente.

A decisão é sua: investir no seu futuro ou continuar esperando?

Não perca tempo e aproveite as oportunidades.


Inscreva-se já:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.











Polícia Militar apreende 316,5 kg de maconha em Manoel Ribas

No dia 18 de fevereiro de 2025, por volta das 00h10, uma equipe policial militar do município de Manoel Ribas, durante patrulhamento nos trevos de acesso, visualizou um veiculo Fiat/Cromos, trafegando pela contra mão da direção.

Foi sinalizado com uso da sirene e giroflex para efetuar a abordagem, onde o condutor não obedeceu a ordem de parada. Após metros de fuga, o condutor abandonou ainda em movimento o veiculo, que desgovernado parou dentro de um tanque de peixes de uma chácara as margens da rodovia.

O condutor tentou empreender fuga a pé, porém foi abordado pela equipe. Foi solicitado ajuda com uso de um trator para retirar o veiculo submerso do lago, sendo localizadas 03 placas de veículos, que não condizem com a placa do chassi do veiculo.

Em consulta ao chassi, verificado que o veiculo é oriundo de furto do ano 2024. Identificado o condutor, masculino, 30 anos, o qual transportava, 316,5 kg de maconha.

Foi dado voz de prisão ao condutor, pelos crimes de desobediência, direção perigosa, receptação, adulteração de veiculo e tráfico de drogas. Encaminhado com o produto apreendido para os procedimentos de Polícia Judiciária.


Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença!

16º Batalhão: compromisso com a segurança!

Faleceu Acir Dias da Silva



Faleceu na manhã desta terça-feira (18/02) Acir Dias da Silva, conhecido como Bizoreco, aos 60 anos.

Acir estava doente e acamado havia um bom tempo.

O velório será realizado na Capela Mortuária de Turvo, a partir das 12h.

O sepultamento ocorrerá hoje, às 18h.


Informou Funerária Serluto de Turvo.

Publicidade