[Fechar]

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Sicredi Planalto das Águas PR/SP lança Projeto Gente que Coopera Recicla

Iniciativa que promove a conscientização e descarte correto de resíduos recicláveis, é lançado em Palmital/PR

A Agência Sicredi de Palmital, no Paraná, lançou nesta segunda-feira (17) o Projeto Gente que Coopera Recicla, em parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Atualmente, é reutilizado apenas 20% do que é descartado, devido à falta de conhecimento sobre a correta separação dos resíduos pela comunidade. O Sicredi, em parceria com a Associação de Catadores e com o Poder Público, implementou na cidade o projeto, que tem como objetivo incentivar e conscientizar a população de Palmital sobre a importância da correta separação e descarte desses resíduos.

Somente assim, por meio de atitudes simples, conseguiremos reduzir o impacto ambiental, além de elevarmos o nível de aproveitamento dos recicláveis de 20% para 80%.

A ação tem um propósito muito nobre e vai auxiliar a geração de renda das 20 famílias que trabalham na Associação. “Não somente a questão ambiental, mas também a questão social, é de grande importância que as empresas se envolvam nessa causa”, reforça Ronald Lüdke, líder e pioneiro da Associação de ACAMREP – Associação Catadores de Material Reciclável de Palmital PR.

Como funciona o Projeto?

A cada nova conta aberta no Sicredi, R$ 50 serão destinados para melhorias na associação e nas condições de trabalho das famílias. “Não somente o valor destinado, mas sim a sensibilização sobre a importância em saber destinar de forma correta o que pode ser reutilizado, é de suma importância a atuação do Sicredi. Que a ajuda do Sicredi inspire as demais empresas a se envolverem”, comenta a Secretária do Meio Ambiente, Rosilda Gomes da Silva.

Ações como esta são muito importantes para promover melhorias nas comunidades onde o Sicredi atua e reforçam um dos princípios do cooperativismo, que é interesse pela comunidade. Indo também, ao encontro dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Projeto recicla, em específico, contribui com o ODS 1- erradicação da pobreza, 8 – trabalho descente e crescimento econômico, 11 – cidades e comunidades sustentáveis e 13 – combate às mudanças climáticas.

Para a Gerente da Agência Patrícia Krupek, o Projeto Recicla é muito importante para sociedade: “por meio desta ação conseguiremos impactar positivamente a vida de muitas pessoas do nosso município. Indique amigos e familiares para fazer parte da Cooperativa Sicredi, sua indicação fará muita diferença em nossa comunidade, vamos juntos contribuir com o desenvolvimento sustentável de Palmital”.

Conheça mais sobre o Projeto Recicla assistindo ao vídeo: Associação dos Catadores de Palmital e Sicredi - YouTube

Sanepar convida moradores de Turvo para reunião

Encontro será quarta-feira, dia 19, com moradores da região sul do município

Na próxima quarta-feira (19), a Sanepar fará em Turvo mais um encontro com moradores beneficiados pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Para esta semana, estão convidados os moradores da parte sul da região central do município. A reunião será na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19 horas. Moradores da região norte da cidade, que não foram à reunião realizada dia 12, poderão participar do encontro nesta quarta-feira.

Nesses encontros, a comunidade recebe informações sobre as obras da Sanepar na cidade e seus benefícios sociais, ambientais e econômicos. Também há orientações sobre a forma correta de interligar o imóvel à rede coletora, abordando ainda as tarifas dos serviços da Sanepar e os critérios para cadastramento no programa Água Solidária.

“É muito importante que os moradores de Turvo atendam ao nosso convite e participem das reuniões com a Sanepar. São oportunidades de troca de informações que vão ajudá-los na hora de fazer a interligação do esgoto”, reforça a gestora da Sanepar, Luciana Garcia, que coordena o trabalho com a comunidade na região.

Curso de encanadores para mulheres: A Sanepar irá realizar no dia 10 de maio um curso gratuito para a formação de encanadores, com turma exclusiva para mulheres. O curso é em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Turvo. As inscrições já estão abertas, no Centro Municipal de Capacitação Profissional (CMCP) da Prefeitura de Turvo, sem nenhum custo.

SERVIÇO:

Reunião Comunitária sobre ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Turvo

Data: 19/04/2023

Horário: A partir das 19 horas

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Turvo – Rua João Ferreira Neves, 600, Jardim Filadélfia

Curso gratuito de manutenção hidráulica para mulheres

Inscrições: Centro Municipal de Capacitação Profissional (CMCP) - – Rua Paraná, 767, Centro

Data: 10/05/2023

Local: Centro Municipal de Capacitação Profissional (CMCP) – Rua Paraná, 767, Centro



 

Acompanhe a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (17) - Acompanhe no vídeo:

No Centro Universitário Cidade Verde - UniCV, tem lançamento de novos cursos de Pós-Graduação

Além das mais de 300 opções de cursos de Pós em 9 áreas disponíveis para vocês que podem escolher fazer em 4  e em 12 meses de duração.

1 - GESTÃO DE PROJETO - na área de TECNOLOGIA

2 - DIREITO DAS FAMÍLIAS E SUCESSÕES - na área de DIREITO

3 - MBA EM ECONOMIA E FINANÇAS - na área de GESTÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA

4 - ARQUITETURA E CIDADES - na área da ENGENHARIA

5 - ARQUITETURA DA PAISAGEM - na área da ENGENHARIA

Contato👇

Polo Turvo (42) 99128-1476

Polo Guarapuava (42) 99921-2841






Turvense Emílio Ribeiro de Campos comemorou 80 anos de vida


No último sábado, dia 15 de abril, a família festejou os 80 anos de vida do senhor Emílio Ribeiro de Campos.

O evento realizado pelos filhos e netos, contou com a presença de amigos, irmãos, sobrinhos e seus familiares.

O aniversariante e filhos, agradecem o carinho de todos.








Jovem morre e dois ficam feridos após troca de tiros em Guarapuava


Na tarde deste domingo (16), uma equipe policial de serviço deslocou até a UPA do Batel para dar atendimento a uma situação Lesão Corporal, onde deu entrada um masculino vítima de Disparo de Arma de Fogo, onde chegando no local, foi visualizado no Pátio da Emergência das Ambulâncias, um veículo VW/Fox na cor prata, o qual possuía várias perfurações providas de Disparo de Arma de Fogo na lateral esquerda, e no interior do veículo, no banco traseiro, havia mais uma vítima alvejada, sendo esta posteriormente identificado como masculino, 18 anos, o qual encontrava-se em óbito, fato constatado pelo médico de plantão. 

No interior da UPA encontrava-se outra vítima, sendo o condutor do veículo masculino, 27 anos, este alvejado nas costas. Foi perguntado as vítimas de 27 anos e seu irmão de 22 anos, sobre o ocorrido, estes relataram que encontravam-se em um bar e ao sair do local, deram carona para o masculino que entrou em óbito e mais um, este segundo monitorado pela Justiça (tornozeleira eletrônica), os quais quando adentraram no veículo, onde se acomodaram no banco traseiro, onde estes relataram que tiveram um desentendimento com dois masculinos, estes moradores do “Patental”, sendo que neste momento aproximou-se deles, um veículo GM/Monza de cor escura, onde seus ocupantes efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção a eles, acertando os dois. 

Diante do exposto foram acionados os órgãos competentes, onde compareceram a Polícia Civil, Criminalística e o IML, os quais assumiram a situação. 

Foram apreendido o veículo VW/Fox e posteriormente o veículo GM/Monza, o qual havia sido abandonado, encontrava-se aberto, próximo ao Parque do Lago, o qual também apresentava marcas de Disparos de Arma de Fogo e manchas de sangue em seu interior.

Fonte: PM

Semana começa com mais de 12,5 mil vagas de emprego no Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 12.552 vagas de emprego com carteira assinada no Paraná. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.869 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing, com 588 vagas disponíveis no Estado, auxiliar de linha de produção, com 327, e magarefe, com 270.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.350). São ofertadas 300 vagas para operador de telemarketing receptivo, 288 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 216 para auxiliar de linha de produção. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 64 vagas para preenchimento urgente, com procura por trabalhadores para as funções de auxiliar de logística (31), mecânico de automóvel (15), confeiteiro (12), assistente administrativo (04), assistente de mídias sociais (01) e engenheiro mecânico pesquisador (01).

A região de Toledo aparece em seguida, com 1.854 oportunidades. São ofertadas 593 vagas para auxiliar de linha produção, 120 para abatedor de porcos, 18 para servente de pedreiro e 10 para safrista.

Nas demais regionais do Interior são destaques Cascavel (1.278), Apucarana (855), Londrina (850) e Umuarama (709) . Em Cascavel, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 291 vagas, magarefe, com 200, técnico em fibras óticas, com 60, e abatedor de aves, com 50 oportunidades.

Em Apucarana, os destaques são para trabalhador da cultura da cana-de-açúcar (215), auxiliar de linha de produção (97), costureiro (29) e vendedor interno (29).

Em Londrina, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 276 oportunidades, alimentador de linha de produção, com 208, auxiliar de processo de produção de gorduras vegetais comestíveis, com 80, e vendedor pracista, com 18.

Na região de Umuarama são ofertadas 294 vagas para auxiliar de linha de produção, 30 para alimentador de linha de produção, 17 para costureiro e 10 para auxiliar de costura.

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...



Publicidade