[Fechar]

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Corpo de Bombeiros faz 1.264 salvamentos na água durante o Verão Maior Paraná nas praias


O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) divulgou nesta segunda-feira (20) balanço das suas ações durante a temporada. Foram contabilizadas 151.986 ações preventivas durante os 65 dias do Verão Maior Paraná. O balanço é referente ao período entre 17 de dezembro de 2022 a 19 de fevereiro de 2023.

Foram realizados 1.264 salvamentos em água, porém nove pessoas morreram afogadas. O Corpo de Bombeiros reforça a importância em seguir as medidas de segurança para que o passeio seja tranquilo.

Além disso, os bombeiros localizaram 545 crianças que estavam perdidas nas areias, mostrando que o uso da pulseirinha de identificação é extremamente necessário. Até este fim de semana, as equipes já distribuíram 11.542 pulseirinhas de identificação.

“O Corpo de Bombeiros orienta os responsáveis pelas crianças que procurem os postos de guarda-vidas nas praias, para colocar a pulseirinha de identificação nas crianças. Isso é um cuidado a mais com elas, dentro e fora da água”, alerta a porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Maior Paraná, capitã Thayane de Lima.

Os banhistas são orientados a ficar na faixa protegida, para que possam aproveitar o seu lazer de uma maneira segura e tranquila. “Orientamos também para que as pessoas evitem ingerir bebidas alcoólicas, antes de entrar na água. Esse cuidado é importante, principalmente neste período de feriado”, completou Thayane.

Durante a temporada do Verão Maior Paraná, o litoral paranaense conta com um efetivo de 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis, que estão nos 92 postos distribuídos em toda orla.

Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel e, com um posto tático-móvel, em Morretes. Contando, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.

“O trabalho dos guarda-vidas acontece diariamente, em todos os postos do litoral, das oito às dezenove horas. É importante que os turistas procurem a área protegida pelos guarda-vidas, porque caso seja necessário intervir de alguma forma estaremos por perto”, complementou a capitã.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento.

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 





Trator desengatado capota e fica destruído em Nova Cantu


O incidente aconteceu em uma propriedade rural do Município de Nova Cantu.

De acordo com informações, o operador do trator deixou a máquina desengatada e foi realizar outro serviço, momento em que o trator acabou descendo em meio a roça, vindo a capotar diversas vezes.

Com os impactos, a máquina ficou destruída, mas felizmente, nada pior aconteceu, apenas os danos materiais.

Fonte: Central R3

Mulher morre após levar soco no pescoço durante briga em festa de Carnaval no Paraná


Uma mulher de 48 anos morreu após receber um soco no pescoço durante uma festa de Carnaval, em Santo Antônio do Caiuá, noroeste do Paraná. Ela teria sido atingida por engano.

Rosângela Frauches, de 48 anos, estava em uma festa na madrugada deste domingo (19), quando uma briga foi iniciada próximo a ela. Sem qualquer envolvimento com a briga, Rosângela acabou tomando um soco no pescoço por engano.

Com dificuldades para respirar, ela foi encaminhada para o hospital, mas não resistiu e morreu. O autor da agressão não foi identificado. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Ric Mais

Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estará recebendo doações em todo o Estado durante a semana de Carnaval. Com funcionamento em horários distintos por conta das festividades, a rede reforçou a urgência para a doação de sangue, em especial do tipo O- e A-, que historicamente costumam ter maior demanda.

“Para além das comemorações, esta semana é uma ótima oportunidade para demonstrar compaixão com o próximo, especialmente quando este ato pode salvar até quatro vidas. O sangue é um elemento muito especial, considerando que não possui substituto. E por isso é sempre importante reforçar que toda doação é muito bem vinda”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Para a diretora do Centro, Liana Andrade Labres de Souza, períodos de longas festividades tendem a aumentar a necessidade do uso de sangue armazenado e podem criar uma situação de desabastecimento caso a demanda não seja compatível com o número de doações.

“Este é um período em que notamos um fluxo de viagens e realizações turísticas acima da média, o que nos alerta para a possibilidade de maior demanda dos bancos de sangue. E essa é uma operação que somente pode ser efetiva quando munimos a população da consciência pela doação”, reforçou.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio), após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

HEMEPAR – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

PARA DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

A doação pode ser agendada clicando aqui.

Confira a programação das principais unidades de coleta de sangue no Estado no feriado:

Apucarana – aberto todos os dias.

Paranaguá – fechado somente no dia 20.

Curitiba – Hemepar – aberto todos os dias.

Curitiba – Biobanco – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Ponta Grossa – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Irati – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Guarapuava – aberto todos os dias.

União da Vitória – aberto durante o período da tarde no dia 20. Fechado no dia 21.

Pato Branco – fechado somente no dia 21.

Francisco Beltrão – fechado somente no dia 21.

Foz do Iguaçu – fechado somente no dia 21.

Cascavel – aberto todos os dias.

Campo Mourão – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Umuarama – fechado somente no dia 21.

Cianorte – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Paranavaí – fechado somente no dia 20.

Maringá – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Londrina – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Cornélio Procópio – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Jacarezinho – fechado nos dias 20 e 21..

Toledo – fechado nos dias 20 e 21.

Telêmaco Borba – fechado nos dias 20 e 21

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...

Após desavença com a esposa, homem tira a própria vida no interior de Santa Maria do Oeste


Neste domingo (19) a equipe policial recebeu a solicitação de uma mulher de 59 anos, a qual relatou que após uma desavença com seu marido de 79 anos, conforme bo registrado anteriormente, este veio a cometer suicídio na localidade do Chapéu do Sol.

A equipe policial deslocou até o local constatando o fato, sendo que Salim se enforcou. A ocorrência foi repassada para Policia Civil de Pitanga e a outros órgãos competentes.
Publicidade