[Fechar]

terça-feira, 7 de junho de 2022

Turvo registra mais 04 casos de Covid-19


 

Neste domingo tem Festa na Campina Bonita - Palmeirinha





 

Informe semanal da dengue registra mais 7.557 casos e três óbitos no Paraná


O 41º Informe Epidemiológico semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (7) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registra 7.557 novos casos da doença e mais três óbitos no Paraná.

Desde o início do atual período sazonal, em 1º de agosto de 2021, são 196.053 casos suspeitos, com 86.809 confirmações. O Estado contabiliza 41 mortes pela doença.

Os óbitos divulgados no informe desta terça são de dois homens e uma mulher com idades entre 53 e 79 anos. Eles residiam em Paranacity, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena. As mortes ocorreram entre 2 e 10 de maio de 2022 e todos apresentavam comorbidades.

Até o momento, 383 municípios registraram notificações de dengue e, destes, 343 confirmaram a doença – 311 municípios têm autoctonia, ou seja, a dengue foi contraída na cidade de residência. Há ainda, 43.738 casos em investigação.

“Apesar de as temperaturas estarem mais baixas ainda confirmamos aumento de casos e óbitos no Estado pela doença. Por isso, temos de continuar a monitorar e remover potenciais criadouros para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, alertou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Confira o informe completo AQUI.

Saldão da Super Quarta Supremamais Supermercado de Turvo

 


Governo abre processo para contratar 145 profissionais da saúde para o sistema prisional



O Governo do Estado publicou o edital de abertura nº 22/2022 do processo seletivo que irá contratar profissionais da saúde para atuar no sistema prisional. São 145 vagas para contratação temporária, que será realizada por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). As inscrições se iniciam em 20 de junho.

“A contratação de profissionais é necessária para que o Complexo Médico Penal possa continuar atendendo pacientes que são oriundos de todo o Estado”, disse o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

As vagas são para os cargos de técnico de enfermagem, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista, médico clínico, médico radiologista, médico ginecologista e médico psiquiatra e/ou médico especialista em saúde mental. A remuneração varia entre R$ 3.257,24 e R$ 5.896,95.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), Francisco Caricati, os novos profissionais vão ajudar a fortalecer a rede de apoio em saúde. “Hoje o CMP é responsável pelo atendimento de diferentes perfis, como pessoas que cumprem medida de segurança, além de gestantes e presos que necessitam de acompanhamento médico constante”, disse.

Para mais informações, acesse o edital disponível no site do Deppen, no endereço www.deppen.pr.gov.br.

HOSPITAL DE PITANGA ALERTA PARA SUPERLOTAÇÃO


O Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga anunciou nesta terça-feira (7) que está com alerta de superlotação.

Pelas redes sociais, a unidade de saúde informou que opera com a capacidade de 80% dos leitos ocupados.

O Hospital destacou ainda que, em 24 horas, foram realizadas 94 consultas no pronto atendimento.

Ainda, a direção pede a compreensão da população para que procure o Pronto Socorro somente para casos de Urgência e Emergência, pois a unidade prioriza os casos mais graves.

Fonte: Lucas Herdt/NH Notícias

Secretaria da Saúde registra 4.358 casos e 16 óbitos pela Covid-19 no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)divulgou nesta terça-feira (7) mais 4.358 casos e 16 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.543.598 casos e 43.179 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de junho (3.925), maio (358), abril (3), março (11), fevereiro (24) e janeiro (19) de 2022; dezembro (1), setembro (2), agosto (2), julho (1), junho (3), abril (3), março (1) e fevereiro (1) de 2021; novembro (2), outubro (1) e abril (1) de 2020.

Os óbitos são de junho (11) e maio (5) de 2022.

INTERNADOS – 202 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (57 em UTIs e 145 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de 16 pacientes. São seis mulheres e dez homens com idades entre 21 e 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 01 de maio e 06 de junho de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (4) e Sarandi, Pato Bragado, Paranaguá, Maringá, Londrina, Lapa, Jataizinho, Guarapuava, Castro, Cascavel, Cambará, Braganey.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.187 casos de residentes de fora do Estado – 238 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI.

Veja AQUI os ajustes e relatório de exclusões.

Três jogos movimentaram a rodada do Abertão de Futsal 2022


Nesta segunda-feira (06), no Ginásio da Escola Frida aconteceu mais uma rodada do Abertão de Futsal 2022. A competição tem 26 equipes masculino e 06 feminino, é promovida pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Turvo.

RESULTADOS DA RODADA:

União Turvense 06 X 05 Catadão

F.M.C 09 03 Team Vila

Rio bonito 02 x 03 Cambucica

Colégio cacique 0 x W.O CDV Júnior

Você recebeu um Correio Elegante


A DecolaEdu e UniCV já estão no clima de festa junina e queremos ver você nesse Arraiá de Ofertas.

Se organize para não perder essa super oportunidade: do dia 01/06 a 11/06.

O seu curso te espera, são diversas opções para você escolher:

🔸 Graduação

🔸 Pós-graduação

🔸 2º Graduação

📌Entre em contato conosco e nós te ajudamos.

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:

UniCV de Turvo e Guarapuava, uma formação que transforma.

Em Turvo, cães abandonados lutam para sobreviver no CTR


Em 2017, o antigo Lixão do município passou a ser um Centro de Tratamento de Resíduos - CTR, um local onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada. Para evitar a proliferação de doenças e contaminação do solo, o barracão do CTR é cercado com tela, sinalizado com placas que indicam o local ideal para descarte de materiais, e toda triagem e destinação do material reciclável coletado pela cidade é realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza.

Os materiais recicláveis são destinados pelos associados e o restante do resíduo comum coletado vai para a estação de transbordo, e em seguida é destinado para um aterro sanitário devidamente licenciado, em outro município. O lixo orgânico separado, serve para a realização da compostagem, uma forma sustentável de reciclagem da matéria orgânica. Sendo assim, toda forma de lixo tem seu devido destino, no lugar correto e sem prejudicar o meio ambiente.

Apesar da extinção do lixão há 04 anos, muitas pessoas ainda acreditam que o local fornece resquícios de alimentos, vindos junto com o lixo orgânico, e por conta disso, acabam abandonando animais domésticos no local. Os animais abandonados lá, passam fome, sede, frio e medo. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, cerca de 05 cachorros são abandonados por mês no CTR, mas estima-se que esse número seja muito maior, devido a quantidade de animais encontrados diariamente sem vida na PRC 466.

O Centro de Tratamento de Resíduos, não é um ambiente ideal para cachorros e gatos, não há como prover alimentação a todos os animais abandonados no local, também não há como garantir que estes tenham acesso ao básico necessário para sobreviver. Assim como o ser humano, os animais domésticos também sentem medo e tem suas necessidades básicas. Abandona-los, gera sofrimento extremo ao animal e os deixa sujeitos a maus-tratos, doenças, atropelamentos e a morte. Abandono de animais é um ato desumano de crueldade extrema.

Caso seja tutor de um animal, e não consiga mais mantê-lo, busque um novo lar para ele, ou converse com protetores para garantir a qualidade de vida do pet, mas em hipótese alguma cogite abandoná-lo na rua.

O abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 14.064/20, com pena de até 05 anos. Não importa qual a intenção do indivíduo ao largar um ser vivo no local onde acredita que eles poderão sobreviver sozinhos, o único destino que os animais abandonados no CTR tem, inevitavelmente, é o sofrimento e a morte.


Fonte: Prefeitura de Turvo 
Publicidade