[Fechar]

sábado, 11 de janeiro de 2025

No Paraná foi confirmada a morte de uma criança por HMPV


Uma criança de 1 ano e 2 meses morreu em Francisco Beltrão, no Paraná, depois de contrair o metapneumovírus humano.

A confirmação do Laboratório Central do Estado saiu nesta sexta-feira, mas a morte foi no dia 13 do mês passado. A menina morava no município paranaense de Renascença.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, ela recebeu o diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave no início de dezembro.

E foi atendida em um hospital regional em Francisco Beltrão. Mas, apesar dos esforços médicos, acabou morrendo.

Segundo a secretaria, o metapneumovírus humano é um vírus respiratório comum, conhecido desde 2004, e, em geral, causa sintomas leves parecidos com os da gripe.

Mas, em alguns casos, pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, como aconteceu com a criança.

E a vacinação contra a Covid-19 e a Influenza, a gripe comum, são as principais formas para prevenir complicações e reduzir as mortes, de acordo com a secretaria de Saúde.

A China tem enfrentado um surto de metapneumovírus nas últimas semanas. E segundo o Ministério da Saúde, a pasta acompanha a situação no país.

E até o momento, não há alerta internacional emitido pela OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Morre Gildinho, líder do grupo Os Monarcas


O Rio Grande do Sul acaba de perder um de seus maiores artistas, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho. Ele morreu aos 82 anos, a uma semana de completar 83 anos, vítima de câncer. O artista fundador do grupo Os Monarcas lutava contra o câncer havia 20 anos, quando descobriu um tumor na tireoide.

Entre curas e retornos dos tumores, seguia nos palcos com a banda que fundara em 1972. No dia 20 de novembro, foi internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, com sangramentos e dores ósseas. Durante a internação, os médicos descobriram também um tumor na próstata.

A morte foi registrada às 17h15, deste sábado (11). Sob a liderança, do "taura da moda antiga” Os Monarcas gravaram 50 discos e receberam dez de ouro, tendo sido premiado nacionalmente, com o extinto “Prêmio Sharp” e quatro vezes com o Prêmio Açorianos. Gildinho também foi patrono da Semana Farroupilha, recebeu o Troféu Guri, do Grupo RBS e a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa.

"Eles já não conseguia se expressar, mas fazia um esforço para cantar, o tempo todo. Ele fazia movimentos com as mãos como se estivesse com a gaita e olhada pra gente. Foi algo que me marcou muito. Foi um guerreiro, enfrentou tudo com bravura”, lamenta a filha Sandra Márcia Borges Corrêa.

O velório deve acontecer neste domingo (12), no CTG Sentinela da Querência, em Erechim.


Fonte: RBS TV

PM apreende pés de maconha no centro de Pitanga


Na noite desta sexta-feira (10/01), durante patrulhamento, a equipe policial de Pitanga avistou indivíduos em frente a uma residência e percebeu um forte odor de substância análoga à maconha. 

Na aproximação, três pessoas correram para a garagem, sendo observado que uma delas descartou um objeto, posteriormente identificado como uma caixa de seda. Todos foram abordados, mas nada ilícito foi encontrado durante a busca pessoal. 

Os abordados, conhecidos no meio policial, admitiram estar consumindo bebidas alcoólicas e fumando maconha. No local, foram encontradas cinco ponteiras de cigarros de maconha e algumas sedas, confirmando o odor sentido pelos policiais. 

Durante a inspeção na residência, acompanhada pela responsável, foram encontrados sete pés de maconha no quintal, plantados a partir de sementes descartadas pelos frequentadores. 

O responsável pela residência assumiu ter plantado as sementes. Masculino 19 anos foi conduzido para a delegacia, enquanto os demais, sem posse de ilícitos, foram liberados após orientação. 

Os entorpecentes foram apreendidos e estão à disposição da justiça.

Faleceu Moisés Rodrigues dos Santos

Faleceu em Prudentópolis, Moisés Rodrigues dos Santos, aos 91 anos.

O velório está sendo realizado no salão da Igreja São João Batista, no distrito de Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento será realizado às 15h30 deste sábado.

Moisés era avô de Márcio Pereira.
Publicidade