Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão registrando chuvas fortes e volumosas diariamente desde o começo de maio. Somente no período entre 3 horas do dia 5 e 3 horas de 6 de maio, o Instituto nacional de meteorologia registrou 111,8 mm em Teutônia, no Rio Grande do Sul. O total de precipitação acumulada em 96 horas (4 dias), entre aproximadamente 00h30 do dia 2 até 00h30 de 6 maio já pode ter superado a média normal para este mês em alguns municípios gaúchos. Trinta e um municípios acumularam mais de 100 mm nestes 4 dias e em 11 deles choveu mais de 150 mm.
Para a maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a média de chuva normal para maio varia de 140 mm a 180 mm.
Formação de frente fria e mais chuva
Neste domingo, 7 de maio, ocorre a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que vão provocar mais chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a chuva avança também sobre o Paraná. Pode chover forte nos três estados.
A segunda-feira ainda será de chuva na maioria das áreas da Região Sul, mas o sol volta a predominar na terça-feira no Rio Grande do Sul e em quase todo o estado de Santa Catarina
Volumes de chuva
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no período entre 00h30 do dia 1 até 00h30 de 6 maio.
Fonte: Clima Tempo