[Fechar]

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Total de casos confirmados no Paraná ultrapassa 220 mil


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (9) mais 1.561 casos confirmados e 18 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 nesta segunda-feira mostram que o Paraná soma 220.548 casos e 5.419 mortos em decorrência da doença. Há ajuste em um caso confirmado detalhado ao final do texto.

INTERNADOS – 559 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados nesta segunda-feira (9). São 451 pacientes em leitos SUS (248 em UTI e 203 em leitos clínicos/enfermaria) e 108 em leitos da rede particular (38 em UTI e 70 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 920 pacientes internados, 396 em leitos UTI e 524 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 18 pacientes, todos estavam internados. São 6 mulheres e 12 homens, com idades que variam de 47 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 18 de julho e 9 de novembro.

Dez pacientes que foram a óbito residiam em Londrina. A Sesa registra ainda a morte de um morador de cada um dos seguintes municípios: Apucarana, Campo do Tenente, Castro, Piraquara, Ponta Grossa, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 2.283 casos de residentes de fora, 51 pessoas foram a óbito.

AJUSTE

Alteração de município:
Um caso confirmado no dia 05/10 em Mallet foi transferido para Curitiba.

Novembro Azul conscientiza homens para o cuidado com a vida


A Secretaria de Estado da Saúde mantém durante todo o ano, em todos os serviços da rede de atenção, iniciativas e intervenções de promoção à saúde do homem, com o objetivo de motivar uma vida mais saudável. Neste mês, as ações são intensificadas por conta do Novembro Azul, movimento internacional criado em 2003 para conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entretanto, a grande chamada é para a sensibilização sobre a saúde do homem como um todo.

“Os agravos do sexo masculino se constituem em grandes problemas de saúde pública. Fatores socioculturais apontam que este público ainda é reticente à procura pelo serviço de saúde, e por isso nossa sensibilização e nosso alerta para que o homem assuma este hábito tão importante que é o do autocuidado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto “É importante ter cuidado com o corpo e sinais de doença, cuidado no trânsito e com outras causas externas, como a violência, que acabam gerando graves problemas e óbitos”.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens de 20 a 59 anos, comparados com as mulheres da mesma fixa etária, tiveram maior morbimortalidade, principalmente por causas externas.

No Paraná, em 2018, os homens apresentaram dez vezes mais mortes por homicídios em relação às mulheres e quatro vezes quando se considera acidentes. A mortalidade por causas externas na população jovem, sobretudo entre 20 e 29 anos, corresponde a 80% dos óbito.

CÂNCER - Os tipos mais prevalentes de câncer no homem têm sido de estômago, esôfago e cólon, seguidos por neoplasia de pulmão e próstata. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no triênio 2020-2022 ocorrerão no Paraná cerca de 3,5 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano.

O Paraná registrou no ano passado 2.460 diagnósticos de câncer de próstata, com 929 óbitos; 83 diagnósticos de câncer de pênis com 21 mortes, e 1.013 casos de câncer de cavidade oral e 326 óbitos.

ALERTA – “A Sesa mantém durante todo o ano, em todos os serviços da rede de atenção, as iniciativas e intervenções de promoção à saúde do homem. Nosso serviço orienta ainda para que a família apoie e acompanhe o homem nesta busca pelo cuidado com a saúde”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com ela, sabe-se que historicamente, além da maior resistência em procurar os serviços de saúde, os homens não costumam seguir os tratamentos recomendados. “Então, fica nossa orientação neste Novembro Azul para que a família como um todo se cuide e se ajude, produzindo relações saudáveis para todos”, disse Maria Goretti.

EVENTOS- A Secretaria da Saúde promoverá em 24 de novembro webinar sobre o Novembro Azul, direcionada a profissionais que atuam na área. Serão discutidas as principais diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com transmissão pelo canal youtube da Sesa, a partir das 14 horas.

As regionais de Saúde também promovem ações de sensibilização durante todo o mês. A 14ª Regional de Paranavaí colocou cartazes alusivos à data com o tema Seja Herói da sua Saúde. A atividade conta com a participação dos servidores da Regional e de bolsistas da Fundação Projeto Araucária.

Empresa Rio Bonito Embalagens disponibiliza 02 vagas para motorista carreteiro


02 VAGA PARA MOTORISTA CARRETEIRO

SALÁRIO: Combinar

BENEFÍCIOS: Vale Alimentação;
CONVÊNIOS: Farmácias, Hospital;
CARGA HORÁRIA: 220 Horas Mensal

REQUISITOS:

Ensino Médio Completo;
Conhecimento Lei de Transito;
Habilitação Categoria “E”;
Mínimo 02 anos de Experiência;

Duas pessoas ficam feridas em acidente na PR-825, em Campina do Simão


Na noite deste domingo (08), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente na PR-825, km 17+509m, em Campina do Simão, envolvendo Fiat/Palio, com placas do município de Palmeira, e um Fiat/Siena, com placas de Guarapuava. 

Do acidente resultou em ferimentos leves em ambos os condutores, que foram encaminhados ao Pronto Socorro de Campina do Simão.


Com informações e fotos: PRE


Jovem é atingido por tiro no interior de Goioxim


Por volta das 22h30min do dia 08 de novembro, por solicitação da enfermeira, a equipe policial deslocou em apoio à ambulância do posto de saúde do município para dar atendimento a uma pessoa do sexo masculino, vítima de disparo de arma de fogo. 

Durante o atendimento constatou-se tratar de um homem, 21 anos o qual havia sido atingido no braço direito por diversos "chumbos" totalizando 11(onze) perfurações. 

A vítima estava consciente, porém não soube dizer quem o tinha atingido e que não tem inimizade com ninguém, relatou que estava chegando na casa de sua tia na Jacutinga, zona Rural para pernoitar quando próximo ao portão alguém no meio do mato efetuou um disparo de arma de fogo contra a sua pessoa, evadindo-se em seguida. 

Diante dos fatos foi orientado, quanto aos procedimentos.

Fonte: PM

Casal é encontrado morto em Rio Bonito do Iguaçu


Por volta das 11h50min do dia 08 de novembro, a equipe policial recebeu uma ocorrência através do solicitante, relatando de que nas proximidades da linha 5 (APRA, Cristo Rei) moradores informaram de que uma senhora havia sido assassinada dentro de sua residência, porém o solicitante não soube relatar mais detalhes sobre o fato ocorrido. 

No local foi feito contato com a senhora, a qual foi a primeira pessoa que encontrou o corpo da vítima, dentro da residência; ela relatou de que além da vítima do sexo feminino, nos fundos do quintal próximo do chiqueiro, havia outra vítima, do sexo masculino, sendo localizados dois corpos, que foram identificados como uma mulher, 40 anos, e seu marido, 49 anos. 

Relatou a testemunha de que na sexta-feira, ainda teve contato com a senhora pela última vez. E na data de hoje iria até a sua residência pois estava preocupada pois não teve mais contato com ela desde então, sendo assim momento em que a testemunha observou a sua amiga em óbito no local e pediu ajuda para acionar a polícia. 

Foi realizado o isolamento do local até a chegada dos demais órgãos competentes a quem foi repassada a ocorrência.

Fonte: PM

Rapaz de 22 anos é encontrado morto em Guarapuava


Por volta das 10h43min deste domingo (08), relatou o solicitante para a equipe policial que seu genro estaria desde a data anterior desaparecido e que nessa manhã de domingo foi informado por um senhor que visualizou um homem pendurado, a princípio enforcado na Av. Serafim Ribas, Boqueirão. No local a equipe constatou um rapaz, 22 anos, enforcado em uma árvore. Realizado acionamento dos órgãos competentes para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Aproveite o Torra Torra de Ofertas do Suprema Supermercado de Turvo

 


Publicidade