[Fechar]

terça-feira, 4 de maio de 2021

Covid: TCE-PR recomenda busca ativa de quem não recebeu 2ª dose da vacina


O Tribunal de Contas do Paraná recomenda às 399 prefeituras do Estado que promovam "busca ativa" de cidadãos que estão em atraso na segunda dose da vacinação contra a Covid-19. A recomendação consta da Nota Técnica nº 12/2021 emitida pela Coordenadoria-Geral de Fiscalização e publicada na última sexta-feira (30 de abril), na edição nº 2.529 do Diário Eletrônico do TCE-PR.

A busca ativa deverá ser realizada em três etapas. A primeira é a identificação das pessoas que não completaram o esquema vacinal (segunda dose depois de três semanas para a Coronavac e três meses para a Oxford/Astrazeneca). Em seguida, representantes da administração municipal - a exemplo dos agentes comunitários de saúde - deverão telefonar para essas pessoas ou visitar suas casas, para estimulá-las a comparecer aos locais de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante.

De forma complementar, o TCE-PR sugere a realização de campanha institucional sobre o assunto, nas redes sociais e no site oficial da prefeitura, para chamar atenção e mobilizar a população local. A CGF reforça a importância de que as informações sejam apresentadas de forma transparente à população, aos órgãos de controle social e ao controle externo.

A existência de um número considerável de pessoas que não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina foi apurada pela equipe de auditoria do TCE-PR nos próprios portais da transparência dos municípios. O processo de vacinação contra o coronavírus é o tema de mais um ciclo de apuração do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), que atualmente é realizado pelo Tribunal.

A emissão da Nota Técnica 12/2021 foi justificada pelo princípio constitucional da eficiência da administração pública. "Aplicar apenas a primeira dose do imunizante implica em desperdício de recursos públicos, posto que não gera a proteção desejada, ao mesmo tempo em que demanda gastos do erário", afirma a nota, assinada pelo coordenador-geral de Fiscalização, Rafael Ayres.

Vacinação indevida

A orientação para a busca ativa é mais uma iniciativa do TCE-PR para fiscalizar o processo de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Em outra frente, o órgão de controle apura indícios de que agentes políticos furaram a fila de vacinação em municípios do Paraná.

O Tribunal vai instaurar processos de Tomadas de Contas em relação a um prefeito, três ex-prefeitos e 26 vereadores que, segundo os indícios levantados, foram imunizados mesmo sem integrar os grupos prioritários. As informações levantadas também foram repassadas ao Ministério Público Estadual, para a eventual adoção de medidas nas esferas cível e penal, o que pode levar os responsáveis a responder judicialmente por atos de improbidade administrativa e crimes como peculato, corrupção e abuso de poder.



Fonte: TCE/PR

Paraná registra mais 5.482 casos de Covid-19 e 316 óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (4) mais 5.482 casos e 316 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma agora 955.012 diagnósticos confirmados e 22.845 óbitos.

Os casos divulgados nesta terça-feira são de janeiro (45), fevereiro (85), março (250), abril (1.302) e maio (3.762) de 2021, e dos seguintes meses de 2020: julho (1), agosto (3), setembro (2), outubro (3), novembro (13) e dezembro (16).

INTERNADOS – O informe relata que 2.340 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.885 em leitos SUS (948 em UTI e 937 em enfermaria) e 455 em leitos da rede particular (272 em UTI e 183 em enfermaria).

Há outros 2.407 pacientes internados, 938 em UTI e 1.469 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 316 pacientes. São 145 mulheres e 171 homens, com idades que variam de 17 a 99 anos. Os óbitos ocorreram de 02 de fevereiro a 03 de maio de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (69), Ponta Grossa (25), Londrina (19), São José dos Pinhais (11), Araucária (8), Maringá (8), Goioerê (7), Campo Mourão (6), Guarapuava (6), Paranaguá (6), Pinhais (6), Sarandi (5), Fazenda Rio Grande (4), Palmas (4), Almirante Tamandaré (3), Astorga (3), Cornélio Procópio (3), Guaratuba (3), Ipiranga (3), Irati (3), Rolândia (3), Telêmaco Borba (3), Umuarama (3), Antonina (2), Cambé (2), Castro (2), Colombo (2), Coronel Domingos Soares (2), Foz do Iguaçu (2), Francisco Alves (2), General Carneiro (2), Guaíra (2), Nova América da Colina (2), Paiçandu (2), Pato Branco (2), Piraí do Sul (2), Piraquara (2), Pontal do Paraná (2), Querência do Norte (2), São Miguel do Iguaçu (2) e União da Vitória (2).

O informe registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Ângulo, Apucarana, Arapongas, Arapoti, Assis Chateaubriand, Barracão, Bela Vista do Paraíso, Bituruna, Boa Esperança, Cafelândia, Califórnia, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cascavel, Céu Azul, Chopinzinho, Contenda, Cruzeiro do Oeste, Curiúva, Doutor Ulysses, Faxinal, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Guaraniaçu, Ibaiti, Itambé, Itaperuçu, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Lapa, Mangueirinha, Mariópolis, Matelândia, Matinhos, Mauá da Serra, Medianeira, Morretes, Nova Santa Barbara, Palmeira, Palotina, Paranacity, Paranavaí, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Planalto, Porto Amazonas, Presidente Castelo Branco, Prudentópolis, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Reserva, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Sabáudia, Salto do Itararé, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São João do Triunfo, Siqueira Campos, Tamboara, Terra Roxa, Tibagi, Toledo e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.749 casos de residentes de fora, sendo que 146 pessoas foram a óbito.

Aulas presenciais da rede estadual terão retorno gradativo a partir de 10 de maio


A rede estadual de ensino do Paraná terá, a partir de 10 de maio, uma volta gradativa às aulas presenciais. O retorno deve acontecer paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, programada para este mês, e em um momento de queda na taxa de transmissão e nos indicadores de contágio. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (4).

Há três critérios para a definição de quais colégios devem ter prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Além disso, serão priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco. As secretarias da Educação e do Esporte e de Saúde ainda estão realizando o mapeamento dos locais.

Nas escolas que reabrirão para atividades presenciais, será adotado o modelo híbrido de ensino, ou seja, parte dos alunos assistirá às aulas presencialmente, em sala de aula, enquanto a outra parte acompanhará remotamente, vendo as aulas ao vivo. Para isso, as salas de aula estão equipadas com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes.

As instituições de ensino seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.


O retorno presencial não será obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto (que inclui as plataformas digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso), que acontece desde o início deste ano letivo, em 18 de fevereiro.

Turvo registra a 9ª morte por complicações da Covid-19

 
Turvo registrou a 9ª morte por complicações da Covid-19 na manhã desta terça-feira (04).

A vítima, Alides Pereira, de 72 anos estava internado no Hospital Agelina Caron.

Segundo informou a Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo, o corpo deve chegar na noite desta terça-feira.


Em breve mais informações.

Motorista de caminhão é mantido em cativeiro durante roubo


Por volta das 12h do dia 03/05, compareceu a Cia de Pitanga o solicitante, gerente de uma empresa de transportes relatando que nesta madrugada, o veículo da empresa, um Volvo/FH12 380 4x2T - bitrem, foi roubado segundo boletim anterior onde consta que a vítima estava vindo da cidade de Pitanga com destino a Paranaguá conduzindo o caminhão, que em determinado momento parou para tomar café, quando dois indivíduos armados deram voz de roubo, sendo que os autores levaram a vítima para o interior da mata, enquanto um ficou no cativeiro outro levou o caminhão. 

A vítima ficou por um período de seis horas no cativeiro. O solicitante informou que o cavalo mecânico do caminhão, já havia sido recuperado, apenas os semi reboques que não pois o motorista não se recordava das placas. Posteriormente se posse das placas conseguiu rastrear as carretas do caminhão, na cidade de Lapa. 

Em contanto com a equipe de Polícia Militar da cidade de Lapa/PR, que deslocou ate o local informado e após abordagem localizou as duas carretas, as quais ficaram no local devido ser de difícil o acesso onde a empresa ficou responsável no próximo dia útil quanto a remoção.



Fonte: PM

PM apreende armas e munições no interior de Santa Maria do Oeste


Por volta de 09h00 desta segunda-feira (03), a equipe policial recebeu uma informação, oriunda da 3ª Cia, de uma denúncia de disparos de arma de fogo, em uma localidade no interior de Santa Maria Do Oeste, na linha Lontrense. 

Deslocado ao local indicado, foi localizado a referida propriedade e conversado com a proprietária do referido sítio, com relação aos disparos, a qual disse que não tinha arma na casa. Foram identificadas também no local mais duas mulheres, sendo que ambas são de Santa Catarina e estavam a passeio no local. 

Foi efetuado revista em dois veículos, que estavam estacionados no pátio da residência, no primeiro nada de irregular foi localizado, porém em um Ford Fiesta, foi localizado uma sacola contendo várias munições, sendo 08 de cal. 12 intacta, 09 de cal. 12 deflagrada, 193 de cal. 22 intactas, ainda materiais para recarga de cartuchos, um pacote de 1 kg com chumbos e ainda 66g de chumbo, solto na sacola e um pote contendo 114g de pólvora, 120 um de espoletas, ainda dois frascos, contendo chumbinhos na medida 5,5mm. Foi perguntado proprietária do veículo de quem seriam as munições e com quem estavam as armas, tendo ela respondido que era do seu marido e que ele havia levado consigo. 

Deslocado a um sítio vizinho, onde se encontrava o marido da abordada, indicado como dono das munições, questionado daquelas munições, relatou que é de sua propriedade e indicou que as armas estavam dentro de um veículo VW Gol, que estava estacionado ao lado, sendo revistado o referido veículo e localizado em seu interior, duas armas, sendo elas uma cal. 12, da marca CBC Pump Military 3.0, municiada e alimentada com seis munições, porém estava descarregada e ainda uma carabina de pressão NITROX 1000 5,5mm. 

O autor, as armas e as munições, foram conduzidos até a delegacia de Pitanga, para as demais providências,
Publicidade