[Fechar]

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Pronaf concede desconto de 35,2% no crédito para atingidos pela seca


A crise hídrica tem afetado fortemente a produção agrícola em todo o Brasil causando perdas de produção em várias áreas do agronegócio. Como exemplo temos a produção de alimentos, onde a água é um dos recursos fundamentais para o desenvolvimento do cultivo. Portanto, em cenário de escassez, algumas práticas do campo ficam comprometidas, afetando toda a cadeia produtiva, principalmente a oferta desse produto.

Pensando nos produtores rurais e o prejuízo que muitos tiveram devido a escassez hídrica, o Governo Federal autorizou a concessão de desconto de 35,2% sobre o valor das parcelas das operações de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), através do decreto nº 11.029.

O rebate é válido para as parcelas das operações de crédito rural de custeio e de investimento vencidas e vincendas no período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2022. De acordo com o decreto, caso não haja a liquidação após a concessão do rebate, o saldo da operação ou da parcela poderá ser prorrogado se houver perda de receita nos empreendimentos vinculados, em razão de seca ou estiagem igual ou superior a 35% da receita bruta esperada.

Condições para o rebate no crédito rural

- Para desfrutar do benefício, às operações precisam preencher alguns requisitos previsto no Decreto, entre eles estão:

- As operações terem sido contratadas até 31 de dezembro de 2021;

- Serem da modalidade de custeio ou investimento

- Estarem adimplentes, ou serem regularizadas até 31 de julho de 2022;

Terem sido contratadas por mutuários com registro de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou inscrição ativa no CAF (Cadastro Nacional de Agricultura Familiar) na época da contratação;

Caso o financiamento esteja com parcelas em atraso, é possível obter o desconto anunciado desde que o mutuário proceda à liquidação ou regularização das parcelas vencidas até 31.12.2021. As parcelas vencidas após esta data serão corrigidas pelos encargos de normalidade e depois será aplicado o rebate.

Operações ou parcelas sobre as quais não se aplica o rebate:

- Parcelas que tenham sido liquidadas ou amortizadas antes da data de publicação do Decreto;

- Que estejam enquadradas no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária – Proagro ou com cobertura de seguro rural;

- Aquelas cujo empreendimento não tenha observado as condições das portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC, se houver indicação;

- Dívidas resultantes de operações renegociadas na forma prevista do art. 5º da lei 9.138/95 (PESA e Securitização);

Escassez hídrica em Turvo

Em 05 de janeiro de 2022, o prefeito Jeronimo Gadens do Rosário, assinou o Decreto Nº 01/2022, que declarou situação de emergência hídrica no Município de Turvo, por um período de 180 dias. A escassez hídrica causou e continua causando uma série de problemas no cotidiano da população, principalmente no interior da cidade, afetando diretamente o desenvolvimento da agricultura familiar.

Com base no Pronaf e no decreto Nº 01/2022, os produtores rurais do município podem adquirir o desconto de 35,2% sobre o valor das parcelas das operações de crédito rural.


Fonte: Prefeitura de Turvo 

Boletim confirma mais 426 casos de Covid-19 e um óbito no Paraná



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (2) mais 426 casos e uma morte em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.446.159 casos e 42.871 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de maio (332), abril (83), março (2), fevereiro (3) e janeiro (1) de 2022; outubro (1), setembro (1), julho (1) e junho (1) de 2021; e setembro (1) de 2020. O óbito é de maio (1) de 2022.

INTERNADOS – 138 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (59 em UTIs e 79 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais um paciente. Trata-se de um homem de 38 anos residente em Medianeira, que foi a óbito em 1º de maio de 2022.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.906 casos de residentes de fora do Estado – 233 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI.

Veja os ajustes no site da Sesa.

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 




Turvo registra mais 04 casos de Covid-19


Nesta segunda-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 04 novos casos para a Covid-19 em Turvo. São 24 casos ativos.

No sábado (30) foram registrados 03 novos casos, no domingo (01) não houve caso registrado.

PMPR prende motorista de caminhão envolvido no acidente de Marechal Cândido Rondon


A Polícia Militar do Paraná (PMPR) prendeu, próximo ao município de Guaíra, o motorista do caminhão que se chocou com um micro-ônibus que transportava 19 passageiros entre Pato Bragado e Cascavel, na Região Oeste – ele havia fugido do local da batida. O acidente ocorreu nesta segunda-feira (2), por volta das 5h30, no km 17 da PRC-467, próximo a Marechal Cândido Rondon. Sete pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas.

Encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, ele confirmou a participação no acidente e foi preso em flagrante. Irá responder pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa, além de não ter prestado socorro por ter deixado o local. O caso não cabe fiança, por isso ele foi levado à cadeia da cidade. O caminhão foi apreendido e passará por perícia científica, assim como o micro-ônibus.

“O motorista estava próximo a Guaíra, voltando para o Mato Grosso do Sul, onde reside. Ele contou que desviou de um caminhão de porco e por isso invadiu a pista contrária. Também falou que, ao olhar pelo retrovisor, não viu sinal de acidente, por isso seguiu viagem”, afirmou o delegado Rodrigo Baptista, de Marechal Cândido Rondon, responsável pelo caso.

De acordo com a PMPR, o caminhão, carregado de milho, se chocou com a lateral do ônibus, que saiu da pista e acabou colidindo contra uma árvore. Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal e frotas do município foram mobilizadas, com os feridos encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Marechal Cândido Rondon.

Como os casos eram considerados graves, os feridos foram transferidos para hospitais de referência da região, com o Bom Jesus, de Toledo, e o Hospital Universitário e São Lucas, de Cascavel. “A situação se agravou bastante em razão da extensão do acidente, com capotamento do ônibus. Por isso buscamos um atendimento mais adequado nesses hospitais de referência da nossa rede”, afirmou a médica a Karina Ebraim, diretora técnica médico do Samu da região.

Todos ainda estão internados sob acompanhamento médico.


Defesa Civil Nacional alerta para risco de ciclone extratropical no Sul do Paraná, SC e RS


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) monitora, a partir desta segunda-feira (2), os riscos de desastres no Sul do País diante da previsão de chuvas intensas na região devido à formação de um ciclone extratropical.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ao longo desta segunda-feira e nos próximos dias, são esperados volumes expressivos de chuva desde o centro-norte do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná.

No nordeste do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina, especialmente, o cenário é mais preocupante, tendo em vista a previsão de até 180 milímetros de chuva em 24 horas, podendo se manter até quarta-feira (4). A região serrana gaúcha, o litoral sul de Santa Catarina e a Grande Florianópolis também merecem atenção nos próximos dias por causa de possíveis deslizamentos de terra.

No cenário de riscos hidrológicos, destaca-se, também, o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com maior cuidado para pequenas bacias de resposta rápida e para a Bacia do Uruguai, que, embora esteja com os níveis normalizados na maior parte dos municípios, pode apresentar extravasamento.

Diante dos riscos, a Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), já comunicou as defesas civis estaduais e seguirá monitorando as possibilidades de ocorrências graves.

Fonte: Bem Paraná

Neste domingo tem Churrasco na Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Turvo


Neste domingo (08), Dia das Mães, na Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Turvo, terá venda de Churrasco no valor de R$ 70,00, com acompanhamento de maionese no valor de R$ 10,00.




 

Adapar e Ministério da Agricultura monitoram praga que provoca perdas do milho no Paraná


A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em parceria com o Ministério da Agricultura, está fazendo o monitoramento de uma das pragas que provocam grandes perdas na cultura do milho: o enfezamento. O objetivo é compreender melhor o avanço da doença no Estado e fornecer mais informações para que a pesquisa possa orientar os produtores rurais quanto ao manejo correto do problema fitossanitário, reduzindo assim o uso de inseticidas para o controle do inseto vetor, a cigarrinha Dalbulus maidis.

O trabalho conta com uma primeira etapa que consiste no levantamento da ocorrência do vetor do enfezamento, e uma segunda, que é a coleta das folhas do milho. Os materiais serão analisados em laboratório visando identificar a presença ou não dos complexos dos enfezamentos, além de viroses associadas à cultura.

A cultura do milho tem importância econômica para o Paraná, representando 14,8% da produção nacional na atual safra – 2021/22. A área cultivada em primeira e segunda safra está próxima a 3 milhões de hectares. O milho ainda representa o segundo produto vegetal em Valor Bruto de Produção no Estado, destacando-se como um importante item na pauta de exportações, com vendas externas de U$$ 183,16 milhões.

Porém, os desafios têm sido diversos nos últimos anos. Um deles é a estiagem, que prejudicou o desenvolvimento da primeira safra da cultura, semeada nos meses de setembro e outubro de 2021. Já a atual, chamada de segunda safra, que é a maior em área plantada e produção, tem contado com condições climáticas mais favoráveis ao desenvolvimento. Entretanto, o ataque das pragas, em especial a cigarrinha, pode se tornar um fator limitante para a quantidade e a qualidade da produção dessa cultura.

A Adapar, por meio do Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Estado do Paraná (Siagro), acompanha o uso de agrotóxicos ao longo do desenvolvimento da cultura nos últimos anos e os números são alarmantes quando se trata de inseticidas utilizados para o manejo da cigarrinha do milho. O crescimento é vertiginoso, tanto no que se refere ao volume total consumido no Estado, bem como as dosagens.

Comparando-se as safras 19/20, 20/21 e 21/22, as doses nos cultivos de primeira safra saltaram de 0,019 litro por hectare (l/Ha), para 0,136 e 0,907, respectivamente. Já na segunda safra, subiram de 0,144 para 0,351 l/Ha, mas ainda existe expectativa e preocupação quanto ao aumento dos números. É nesta safra que normalmente se tem uso mais intensivo dos inseticidas, visto que há maior pressão da praga, decorrente sobretudo da migração dos insetos das lavouras cultivadas na primeira safra, além da interferência das condições climáticas.

CENÁRIO – O trabalho de monitoramento desenvolvido pela Adapar, em parceria com o Ministério da Agricultura, também se torna importante diante do cenário de aumento no uso de inseticidas para o controle da cigarrinha, sem que a pesquisa tenha fornecido respostas adequadas quanto à eficiência desse tratamento.




Que tal descobrir sua aptidão profissional?



Preparamos um Teste Vocacional para você descobrir quais cursos combinam com seu perfil.

100% online e gratuito.

Faça agora mesmo, o resultado sai na hora.

bit.ly/3uCHl2U


Contato (42) 99128-1476.


Curta nossa página e fique por dentro das novidades:
https://www.facebook.com/jnj.centroeducacional


UniFCV de Turvo, uma formação que transforma.





Sete pessoas morrem em acidente com micro-ônibus na PR-495


Um grave acidente envolvendo um micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Pato Bragado aconteceu na manhã desta segunda-feira, por volta das 06h00 na rodovia PR-495 que liga o distrito de Iguiporã ao município de Marechal Rondon, na curva do rodeio como é conhecido o local.

A pista ficou com milho espalhado, o condutor da carreta ou caminhão carregado com o produto, fugiu do local sem prestar socorro.

O ônibus era ocupado por 23 pessoas, a relato de sete mortos e muitos feridos, cinco pessoas morreram no local e duas morreram durante o encaminhamento aos hospitais de Marechal Rondon.

O servidor público, popular “Tcheco” está entre os mortos, todos os ocupantes são moradores de Pato Bragado e estariam se deslocando para Toledo e Cascavel para atendimento médico.

O micro-ônibus foi parar em uma área de mata as margens da rodovia.

Publicidade