[Fechar]

domingo, 23 de janeiro de 2022

Prefeitura de Guarapuava decreta novas regras de enfrentamento à pandemia


Após analise dos dados epidemiológicos referentes a última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com o Comitê de Crise e a Administração Municipal, estabeleceram novas medidas de contenção da contaminação pelo novo coronavírus. Com a publicação do decreto 9.203, na tarde deste domingo (23), a cidade segue no bandeiramento amarelo.

“A bandeira não será alterada neste momento, pois o sistema de bandeiramento atua para prevermos o esgotamento de leitos (uti e enfermaria) no município. Embora tenhamos número de casos elevados, a ocupação de leitos se mantém baixa. Ainda que a pontuação esteja atingindo o nível laranja, esse aumento na pontuação diz respeito ao número elevado de casos, visto que a hospitalização no município encontra-se baixa”, explica o Secretário de Saúde, Jonilson Pires.

A situação da pandemia continua sendo analisada diariamente. O bandeiramento amarelo seguirá até uma nova avaliação a ser feita no dia 28 de janeiro.

Para evitar o esgotamento do sistema assistencial de saúde e maior disseminação do vírus, a bandeira amarela agora prevê ocupação máxima de 70% do espaços dos eventos, casas noturnas, e adoção dos Protocolos 1 e 6, estabelecidos pelo Decreto
8.754, de 06 de junho de 2021.

Além do novo limite de lotação de 70% e dos protocolos sanitários, as novas regras estabelecem principalmente:

- Eventos esportivos com distanciamento físico mínimo de 1,5m entre os frequentadores, uso obrigatório de máscara pelos espectadores durante toda a realização do evento, evitar aglomeração.

- Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais coletivos, tais como casas de shows, circos, teatros, museus e atividades correlatas, permitido o consumo de alimentos e bebidas durante a realização do evento, evitar aglomeração.

- Estabelecimentos destinados a eventos sociais coletivos e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, bem como parques infantis e temáticos, salões de festas e churrasqueiras de condomínios. As pistas de danças poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dança, evitar aglomeração.

- Mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, assembleias, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico. Colações de grau devem ocorrer obrigatoriamente no formato auditório, os frequentadores deverão estar acomodados em cadeiras, respeitando-se o espaçamento de 1 metro entre os assentos, evitar aglomeração.

- Casas noturnas (baladas, salões de bailes e atividades correlatas), permitido o consumo de alimentos e bebidas durante a realização do evento; pistas de danças poderão funcionar, desde que em área delimitada, sendo obrigatório o uso de máscaras, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no espaço destinado para dançar, evitar aglomeração;

Os serviços e atividades não mencionados permanecem com as regras e restrições sanitárias atualmente vigentes, devendo ser reforçado por todos a obrigatoriedade do uso da máscara, assepsia das mãos com água e sabão e/ou álcool 70º e medidas de distanciamento social.

OUTRAS MEDIDAS

O Decreto municipal também recomenda que os organizadores dos eventos mencionados exijam dos frequentadores, para ingresso aos locais, o comprovante de vacinação (Carteira de Vacinação ou aplicativo ConecteSUS) ou exame RT-PCR realizado há, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas.

Continua proibida a distribuição, a comercialização ou o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos (praças, parques e demais equipamentos públicos) ou vias públicas.

Confira as ofertas da Segunda da Economia do Supremamais Supermercado de Turvo


 

Secretaria da Saúde registra 11.811 novos casos e seis óbitos pela Covid-19 no Paraná



A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (23) mais 11.811 casos confirmados e seis mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.806.958 casos confirmados e 40.763 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (11.762) de 2022; dezembro (4), novembro (2), setembro (3), agosto (3), julho (5), junho (4), maio (2), abril (1), março (2), fevereiro (3) e janeiro (5) de 2021; e dezembro (3), novembro (3), outubro (1), setembro (2), agosto (3) e julho (3) de 2020.

Os óbitos divulgados nesta data são de janeiro (6) de 2022.

MONITORAMENTO – A Sesa está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos. A secretaria alerta que as medidas de prevenção, como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel, permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

INTERNADOS – 93 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados em leitos SUS (31 em UTI e 62 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.005 pacientes internados, 355 em leitos UTI e 650 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais seis pacientes. São uma mulher e cinco homens, com idades que variam entre 17 e 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 22 e 23 de janeiro de 2022.

A Sesa registra a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: São José dos Pinhais, Quarto Centenário, Pato Branco, Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Curitiba.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 8.813 casos de residentes de fora do Estado, 225 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Grave acidente deixa vítima fatal na BR 277, em Cantagalo


Mais um grave acidente foi registrado no início da manhã deste domingo (23) na BR 277, em Cantagalo, uma colisão entre uma camionete HILUX placas de Laranjeiras do Sul e um Ford/EcoSport, resultou no óbito de uma pessoa no local.

Com o impacto, a camionete capotou e ficou com as rodas para cima.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.

Publicidade