[Fechar]

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Boletim da dengue confirma 5.144 novos casos e mais três óbitos em Cambira e Cambé


O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 5.144 novos casos e três óbitos pela doença no Paraná. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 21.837 casos confirmados e seis óbitos em todo Estado.

Este é o 21º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 77.750 notificações, 17.352 casos em investigação e 34.309 descartados. Dos 399 municípios, 245 apresentaram casos autóctones, ou seja, quando a doença é contraída localmente, e 377 tiveram notificações.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados de dengue são a 16ª RS de Apucarana (5.039), 14ª RS de Paranavaí (2.190), 22ª RS de Ivaiporã (1.927), 15ª RS de Maringá (1.799) e 17ª RS de Londrina (2.282). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (3.607), Londrina (1.776), Maringá (1.112), Ivaiporã (1.048) e Paranavaí (867).

ÓBITOS – As mortes que constam neste último informe são de pessoas entre 42 e 58 anos que não possuíam comorbidades. São dois registros no município de Cambira – um homem de 42 anos e uma mulher de 57 – e uma mulher de 58 anos de Cambé. Os municípios se localizam na 16ª Regional de Saúde de Apucarana e 17ª RS de Londrina, respectivamente.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim confirmou ainda 12 novos casos de chikungunya, somando 59 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 43 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 137 casos em investigação e 445 notificações.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 56 notificações.

APUCARANA – Em Apucarana, cidade com maior número de casos confirmados, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou as ações de combate e ampliou a aplicação do fumacê. Uma equipe formada por técnicos de epidemiologia, entomologia e assistência está no município para aprofundar o combate à dengue. Entre as atividades programadas estão vistorias em locais estratégicos para identificação de focos do mosquito e acompanhamento do atendimento em unidades de saúde para orientar profissionais no fluxo do atendimento ao paciente com suspeita da doença.

O Estado realizará nesta semana uma reunião técnica com a Secretaria Municipal de Saúde de Apucarana para reafirmar as estratégias adotadas pelo município, direcionando para ações mais efetivas, sobretudo em relação à remoção mecânica de criadouros e lixo nos bairros.

LITORAL – Após o grande volume de chuvas nos últimos dias no Litoral, as equipes do Governo do Estado que estão trabalhando na temporada do Verão Maior Paraná, em conjunto com servidores da Sesa e outras secretárias e órgãos, estão realizando ações de conscientização e combate à dengue junto aos sete municípios. A decisão para esse reforço se deu por meio de uma reunião de alinhamento entre os órgãos estaduais e os prefeitos do Litoral, realizada na semana passada.

O mutirão, que durante o final de semana já aconteceu em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, segue nesta terça-feira (30) em Antonina. Na próxima quinta-feira (1), a programação continua em Paranaguá e nos próximos dias ocorrerá também em Guaraqueçaba e Morretes.

A 1ª Regional de Saúde de Paranaguá tem 1.014 casos confirmados de dengue: Antonina (544), Paranaguá (396), Guaratuba (33), Matinhos (21), Pontal do Paraná (17) e Morretes (3).

Confira o informe semanal AQUI e mais informações neste link.

PMPR desarticula grupo de caça ilegal e apreende armas e carne de origem ilegal, em Candói-PR



Neste domingo (28), a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e em resposta a uma denúncia anônima de caça ilegal no município de Candói-PR, deflagrou uma operação que resultou na detenção de quatro pessoas e na apreensão de armas, munições e animais.

Ao chegarem ao local, os policiais militares identificaram dois veículos, uma VW/Saveiro e uma GM/Ipanema. Quatro indivíduos se aproximaram dos veículos e, ao avistarem a equipe policial, tentaram fugir, desobedecendo a ordem de parada.

Durante as abordagens, foram encontradas armas de fogo com os indivíduos. Um homem de 41 anos estava com um revólver calibre 32, contendo 6 munições intactas. Outro indivíduo, de 33 anos, portava uma espingarda calibre 28. O terceiro envolvido, de 29 anos, confessou portar uma pistola calibre 9mm, que teria sido perdida durante a fuga. Ele trazia carregadores e munições em uma mochila. Um homem de 28 anos também integrava o grupo.

Além das armas, foram encontradas 43 munições de 9mm, munições dos calibres .28, .32 e .36, três facas, um facão e um canivete. Duas sacolas continham 10,4 kg de carne de animal abatido, identificado como "porco do mato", conhecido como "cateto". Cinco cães eram utilizados pelo grupo como animais de caça.

Os envolvidos e os materiais apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. As medidas adotadas incluíram ainda uma multa no valor de R$ 2.000,00 pelo abate do animal de espécie protegida.

As ações da PMPR, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, visam coibir práticas ilegais que ameaçam a natureza e a fauna, reforçando o compromisso da instituição com a preservação ambiental e o cumprimento das leis.

Comunicação Social da PMPR.

Sicredi Planalto das Águas PR SP finaliza a rodada de Assembleias no estado do Paraná


A cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR SP reuniu os associados da região do Paraná para a primeira rodada de Assembleias do ano de 2024. Os encontros ocorreram em formato presencial, no período da manhã e da tarde, entre os dias 22 a 29 de janeiro.

Durante os 12 encontros, foram apresentados os resultados financeiros e não financeiros referentes a 2023. Além disso, os associados tiveram a oportunidade de colocar em prática o seu papel de donos do negócio, decidindo sobre os rumos da cooperativa em conjunto.

A segunda rodada de Assembleias, na região noroeste paulista, ocorre nos dias 20 a 29 de fevereiro, também em formato presencial.

Valmir Dzivielevski, Diretor Executivo, enfatiza que, “a nossa cooperativa é feita por pessoas e por isso a presença e participação dos nossos associados é tão importante para decidir e transformar as comunidades onde atuamos. Nas assembleias podemos prestar contas de tudo que realizamos no último ano e ainda mostrar as expectativas de crescimento para o futuro”.

O Presidente Fabio Peterlini também reforça sobre a importância do momento assemblear, “no momento de votação os associados têm o poder de decidir o caminho que devemos traçar no próximo ano, seja no âmbito social ou econômico, os dois pilares que norteiam a nossa cooperativa. Aos associados do Paraná, muito obrigado aos que participaram conosco”.

O ciclo de Assemblear da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR SP encerra no dia 09 de março com a Assembleia Geral Ordinária, na qual reúne os coordenadores de núcleo para validação final das decisões definidas pelos associados nos encontros anteriores.

Realizadas anualmente pelas mais de 100 cooperativas que fazem parte do Sicredi, as assembleias possibilitam que os mais de 7 milhões de associados ao Sicredi participem de suas decisões, de forma democrática e transparente. Em 2023, foram mais de 1,4 mil encontros nos formatos digital, presencial e semipresencial, reunindo aproximadamente 700 mil pessoas.

Empresa é arrombada e objetos são furtados em Turvo


Nesta segunda-feira (29/01), o solicitante relatou à equipe policial que a porta do almoxarifado da empresa no Parque Industrial foi arrombada, sendo furtados uma roçadeira da marca Vulcan, um pulverizador da marca Stihl e várias chaves.

PCPR prende foragido por homicídio em Pitanga


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 24 anos, que estava foragido da justiça por homicídio. A captura aconteceu na sexta-feira (26), em Pitanga, na região Central do Estado.

O homem é suspeito de um homicídio ocorrido em outubro de 2023, no município de Ivaí, nos Campos Gerais. Na data do crime, a vítima Antonio Padilha dos Santos foi atingida por um disparo de arma de fogo na região da face, após uma discussão entre ambos.

“A equipe policial fez a captura do foragido na cidade de Pitanga. A equipe o localizou trabalhando como serviços gerais em uma obra daquela cidade e deu voz de prisão ao indivíduo”, conta o delegado da PCPR Mikail Moss.

O indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: PCPR

Você sabia que pode concluir o Ensino Médio, mesmo que não tenha concluído o Ensino Fundamental em apenas 18 meses?

 


Sim! No Centro Educacional JNJ estamos matriculando quem precisa concluir o Ensino Médio em EaD e ainda vai ganhar bolsa de 50% no curso superior de seus sonhos!

Para melhores informações, entre em contato pelo (42) 99128-1476, Falar com a pedagoga Jurema Paulowski.

Documentos para a matrícula 👇

CPF, RG, Certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência atualizado, e-mail e Histórico Escolar até onde estudou.







PCPR prende duas pessoas em operação deflagrada em Guarapuava



A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu duas pessoas durante uma operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (29), em Guarapuava, no Oeste do Estado.

A operação é decorrente da investigação que apura uma lesão corporal seguida de morte contra um homem, de 45 anos, que estava em situação de rua.

O crime aconteceu dia 25 de setembro do ano passado. Após ser agredida, a vítima foi levada à Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu.

Na operação, os policiais civis cumpriram seis mandados de busca, em que apreenderam dois celulares, um simulacro de pistola, 32 munições de calibre .380 e 17 de calibre 9mm.

“Apuramos durante as investigações que os suspeitos seriam vigilantes, que se juntaram para agredir indivíduos em situação de rua e usuários de drogas”, afirma o delegado da PCPR Bruno Miranda.

Dois indivíduos seguem foragidos. A PCPR segue realizando as diligências cabíveis a fim de localizá-los.

DENÚNCIAS- A PCPR conta com o auxílio da população com informações que ajudem na localização dos indivíduos. As informações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia.

Fonte: PCPR

Engavetamento causa interdição total na BR-277, em Balsa Nova; uma pessoa morreu


Uma pessoa morreu em um engavetamento na manhã desta terça-feira (30) na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Há interdição total no local, sem previsão de liberação.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas ficaram feridas e a batida envolveu ao menos sete veículos.

O acidente foi no km 138, sentido Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Segundo a PRF, às 9h30, havia 13 quilômetros de fila na região.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre as causas do acidente, identidade da pessoa que morreu na batida, nem detalhes sobre os feridos.

Fonte: G1/PR e RPC
Publicidade