[Fechar]

segunda-feira, 18 de março de 2024

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 





Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (18/03). Acompanhe no vídeo:

Dr. Antenor celebra vitória da Reforma Agrária Popular na Comunidade Emiliano Zapata

Deputado estadual destacou a importância da resistência popular em festa de celebração neste domingo

O deputado estadual Dr. Antenor (PT) fez um discurso destacando a força da luta popular neste domingo (17) durante a celebração da comunidade Emiliano Zapata, em Ponta Grossa. A festa marcou a vitória da Reforma Agrária Popular, transformando um território antes ocupado em um próspero assentamento de famílias dedicadas à produção de alimentos saudáveis.

“Eu trago no meu sangue a luta dos nossos companheiros faxinalenses e posseiros da região Centro-Sul. Há algo tão gigante que nós não temos nem na nossa imaginação a dimensão daquilo que nós podemos sinalizar para o Brasil. Daquilo que podemos mostrar dessa luta ancestral dos nossos faxinais que vem desaparecendo cotidianamente de uma estrutura de sustentabilidade que não há igual no mundo. E se pensarmos Reforma Agrária, aqui há um modelo construído e pronto para se viabilizar”, disse Dr. Antenor.

O evento, que reuniu cerca de mil pessoas, contou com a presença de autoridades como o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; César Fernando Aldrighi, o presidente nacional do Incra; Enio Verri, presidente da Itaipu Binacional; Leila Klein, superintendente estadual do MDS; Nilton Bezerra Guedes, superintendente do Incra-PR; Roberto Requião, ex-governador do Paraná; Mônica Valério, do Banco e Brasil; o deputado estadual Professor Lemos. Também representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sindicatos e movimento estudantil e popular urbano.

“Eu tive a oportunidade, no encontro do Zattalândia, em estabelecer um diálogo com o João Pedro Stédile e eu disse que ali, no São Roquinho, nós tínhamos o único faxinal comunista do Paraná todo. São 720 alqueires e 26 famílias que trabalham, que partilham, que repartem tudo e preservam a natureza. São um modelo para o mundo. Então é importante que nós, autoridades aqui presentes, voltemos nosso olhar para lá, porque durante a noite caminhões e caminhões de madeira estão saindo de lá, já há algum tempo. Então esse momento de festa, parabéns meus irmãos e companheiros, mas há muito que se fazer”, lembrou Dr. Antenor.

A comunidade Emiliano Zapata, localizada a 20 quilômetros de Ponta Grossa, é agora um exemplo de diversidade produtiva, com casas estruturadas, espaço comunitário e cooperativa. Por anos, a área de 630 hectares pertenceu à EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sendo utilizada para monocultivo e experimentos agropecuários.

Desde sua ocupação em 2003, as famílias da comunidade dedicaram-se à produção de alimentos, sem o uso de agrotóxicos. O marco veio em 2011, com a criação da Cooperas (Cooperativa Camponesa de Produção Agroecológica da Economia Solidária), impulsionando a comercialização dos alimentos.

Dr. Antenor ainda ressaltou a importância histórica da resistência popular, destacando a luta pela terra ao longo dos anos. "Aqui no Paraná nós temos, talvez, a maior revolução da história do Brasil", afirmou ele, conclamando a continuidade da luta em prol dos direitos dos agricultores familiares e da justiça social.


Assessoria


Carreta é engolida por cratera após fortes chuvas no Paraná



O noroeste do Paraná foi atingido por fortes chuvas na tarde desse domingo (17).

Apesar de rápidas, as pancadas foram intensas e deixaram estragos como como alagamentos e queda de árvores.

Em Alto Paraná, uma carreta foi engolida por uma cratera que se abriu por causa da chuva.

A rua que era de estrada de terra cedeu e desbarrancou com a intensidade da água. Com isso, dois semi-reboques da carreta se soltaram do cavalo mecânico e caíram dentro do barranco.

Apesar do acidente, não houve feridos.


Fonte: RIC.com.br/NH Notícias

Outono terá veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no Paraná


O outono tem início às 0h06 desta quarta-feira (20) e termina às 17h51 de 20 de junho. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é 19 ºC em Guarapuava e as maiores serão em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu (25 ºC).

O cenário climático global indica dissipação do fenômeno El Niño, que predominou durante o verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.

“A temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”, informa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites tornam-se progressivamente mais frias.

O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana. A previsão para as demais regiões é de precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos –, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, característicos da estação”, observa o meteorologista.

O outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, o que aumenta o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. As menores são registradas no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a queda das temperaturas e períodos frios. Deve haver geadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.

INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL – No site www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até quinze dias por município e região do Paraná. Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.

AGROMETEOROLOGIA – Principal cultura do outono paranaense, o milho segunda safra deve ter bom desenvolvimento e boa produtividade, exceto se ocorrer algum evento meteorológico extremo, como geada precoce ou veranico intenso, segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR-Paraná. O risco de danos foi reduzido pela antecipação da semeadura. A cultura do feijão segunda safra também pode ser afetada negativamente em caso de escassez de chuva e frio precoce intenso, pois é sensível à geada e à restrição hídrica, apesar do ciclo ser mais curto.

Segundo as pesquisadoras do IDR, havendo previsão de geada, as olerícolas e os cafeeiros precisam de proteção por serem extremamente sensíveis a baixas temperaturas. O cenário previsto de frio e estiagem também é crítico para a manutenção da massa verde das pastagens, podendo dificultar a alimentação dos animais e o manejo dos rebanhos, aumentando custos para complementar a alimentação com silagem e ração. A cultura do trigo deve se desenvolver normalmente por ser adaptada ao outono/inverno e tolerante a veranicos e eventuais episódios de frio intenso.

ALERTA GEADA – Em maio entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte. As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

Confira os valores médios históricos de chuva (faixa de variação), temperaturas do ar mínimas e máximas para cada região do Paraná nos meses de abril, maio e junho:


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação é reconhecida pela excelência no atendimento


Mais uma vez, o atendimento dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Turvo são reconhecidos pelo Sebrae. O prêmio visa reconhecer e valorizar a qualidade de atendimentos e serviços prestados pelas equipes, além de promover ações de integração, fortalecimento e qualidade da rede parceira.

A avaliação leva em consideração o relato dos clientes atendidos, estrutura física, cliente oculto, soluções diversificadas, resultados de atendimento, capacitação da equipe, palestras, rodada de negócios, atendimento, gestão e soluções para clientes e planejamento.

A Sala do Empreendedor oferece informações, orientações e instrumentos para melhorar o empenho dos empresários, empreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte do Município. Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Prefeitura de Turvo visa fomentar o comércio e a economia local com diversas ações que promovem o crescimento econômico do Município.

Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada no Paraná


As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná têm 20.200 postos de trabalho com carteira assinada abertos nesta semana. É o maior número de ofertas para uma semana desde as 19.362 oportunizados no fim de fevereiro.

A maior parte das vagas é para a indústria, com auxiliar de linha de produção na liderança com 4.399 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de alimentador de linha de produção, com 479 vagas, abatedor de porco, com 410, e operador de processo de produção, com 405.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis, com 5.322 oportunidades em todos os segmentos. São ofertadas 607 vagas para auxiliar de linha de produção, 296 para operador de caixa, 274 para atendente de lanchonete e 227 para operador de telemarketing receptivo. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 168 vagas de preenchimento imediato para as funções de fiscal de loja (50), açougueiro (31), ajudante de pintor (30), garçom (29) e agente de tráfego (28).

As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento da RMC também já iniciaram o cadastramento de trabalhadores que se encaixam no perfil de beneficiário do Cartão Social, do Governo do Estado. O programa distribuirá créditos do transporte coletivo no valor de R$ 242,00 para quem busca emprego ou qualificação profissional, por um período limitado.

A região de Cascavel é a segunda com mais ofertas: 4.265 oportunidades. São 1.011 vagas para auxiliar de linha de produção, 298 para operador de processo de produção, 260 para abatedor de porco e 165 para magarefe.

As regiões de Londrina (1.888), Campo Mourão (1.838), Maringá (1.688), Pato Branco (1.452) e Foz do Iguaçu (1.391) também acumulam muitas vagas. Em Londrina, as funções que lideram são auxiliar de linha de produção, com 289 vagas, trabalhador da cultura da cana-de-açúcar, com 200, auxiliar de linha de produção, com 139, e auxiliar de produção de gorduras vegetais comestíveis, com 100 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 707 vagas, alimentador de linha de produção, com 147, magarefe, com 93, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, com 64.

Em Maringá, os destaques são para auxiliar de linha de produção (343), operador de máquinas fixas (263), montador de equipamentos elétricos (259) e trabalhador da cultura de laranja e outros cítricos (150), cultura tradicional da região.

No Sudoeste, são 369 vagas para auxiliar de linha de produção, 107 para abatedor de porco, 68 para alimentador de linha de produção e 66 para trabalhador da avicultura de postura. No Oeste, perto da fronteira, as maiores oportunidades são para auxiliar de linha de produção (364), alimentador de linha de produção (110), abatedor de porco (100) e operador de caixa (74).

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira as vagas por região do Paraná AQUI.
Publicidade