[Fechar]

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Sicredi inaugura agência em Reserva do Iguaçu

Com foco na expansão e proximidade com a população local, Sicredi Planalto das Águas PR/SP inaugura agência moderna e acolhedora em Reserva do Iguaçu PR

Cada vez mais, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 7 milhões de associados, com presença nacional e atuação local, está levando os benefícios do cooperativismo de crédito para todas as regiões. Com isso em mente, a Sicredi Planalto das Águas PR/SP, uma das 105 cooperativas integrantes do Sistema, inaugurou, no dia 27 de outubro, a agência em Reserva do Iguaçu.

Localizada na Avenida 04 de setembro, 614, no centro de Reserva do Iguaçu, a agência tem 82m² e conta 04 terminais de atendimento, sala de reuniões, estacionamento compartilhado com a Prefeitura Municipal, além de um espaço aconchegante para receber o associado para aquele cafezinho.

O Presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini, reforça: “Estamos muito felizes por chegarmos em Reserva do Iguaçu para trazer uma alternativa mais simples, próxima e humana para a comunidade cuidar do seu dinheiro. É muito gratificante fecharmos o ano com mais uma agência inaugurada, isso reforça o crescimento e expansão do nosso catavento na região do Paraná, na área de responsabilidade da nossa cooperativa”.

A agência de Reserva do Iguaçu conta com 05 colaboradores: Gerente de Agência, Gerente de Atendimento e Operações, Gerente de Negócios Pessoa Física e Agro, Gerente de Negócios Pessoa Jurídica, Assistente de Negócios.

O Diretor Executivo Valmir Dzivielevski complementa: “É com muita satisfação que entregamos hoje mais um espaço de atendimento para a comunidade de Reserva do Iguaçu. O Sicredi será do tamanho que a comunidade quiser, estamos aqui para entender e atender. Nosso modelo de negócio é “fisital” atendimento físico e digital, quem escolhe como quer ser atendido é o associado. Convidamos a todos os moradores de Reserva do Iguaçu a experimentarem uma forma mais justa e humana de cuidar da vida financeira”.

Já o Gerente da Agência, Giovani Chinaider, agradece a parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial que contribuíram para que a Agência estivesse de portas abertas à comunidade, e acrescenta: “É uma grande conquista para nós assumirmos esse compromisso com o município de Reserva do Iguaçu! Estamos aqui para atender com a qualidade do Sicredi e mostrar o nosso diferencial cooperativista. Estamos à disposição e esperamos todos para conhecerem o nosso espaço e tomar um café conosco”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de lideranças da cooperativa, Fabio Peterlini, Presidente, Valmir Dzivielevski, Diretor Executivo, Eric Ranullfo Martins, Diretor de Negócios, Paulo Diego Breancini, Diretor de Operações, Eduardo Bordin, Gerente Regional, Vitório Antunes de Paula, Prefeito Municipal, entre outras lideranças


O horário de atendimento ao público da agência é de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 15h.


Michael Bueno
Gerente de Relacionamento

Desenvolvimento do Cooperativismo, Comunicação e Marketing

Sede Administrativa
Sicredi Planalto das Águas PR/SP

Cadáver de mulher é encontrado no Rio das Mortes, em Guarapuava



Cadáver de uma mulher foi encontrado na tarde desta sexta-feira (27 de outubro) às margens do Rio das Mortes, na BR 277, em Guarapuava.

O corpo foi localizado por populares, que acionaram a Polícia Civil.

Como o cadáver não está na água, o Instituto Médico legal (IML) foi acionado para realizar o recolhimento.

Ainda não há informações sobre a identidade da mulher ou a possível causa da morte.

Fonte: Gmais Notícias 

Festa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Alto do Turvo terá sorteio de uma Mercedes




 

Dois veículos se envolvem em acidente da PR-466


Um acidente de trânsito envolvendo três veículos foi registrado na tarde desta sexta-feira (27), por volta das 14h35, na PR 466, em Manoel Ribas.

Segundo a Defesa Civil, a colisão envolveu um Fiat/Uno (com placas de Londrina) e um Fiat/Strada Nova.

Os motoristas contaram que o acidente foi causado após um caminhão “fechar” um deles e fugir do local.

Ninguém se feriu. A equipe da Defesa Civil, com os agentes Wagner Dias e Moriggi e soldado Felippini, estiverem no local para os procedimentos cabíveis.

Fonte: NH Notícias

Professor que obrigou criança a engolir o próprio vômito em escola de Rocador é denunciado à Justiça por tortura


O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Iretama, no Centro Ocidental do estado, apresentou denúncia contra um professor de educação infantil de Roncador, município que integra a comarca, pelos crimes de tortura e exposição de criança a vexame/constrangimento. A vítima foi uma criança que na época tinha apenas quatro anos. Os fatos foram praticados em setembro de 2022, mas só vieram a conhecimento geral em março deste ano, a partir de informações de munícipes que circularam em redes sociais e aplicativos de mensagem.

De acordo com a denúncia, o réu “com consciência e vontade, na qualidade de professor, submeteu a criança […] sob sua autoridade, com emprego de violência e grave ameaça, a intenso sofrimento físico e mental como forma de aplicar castigo pessoal. Segundo se apurou, após a criança se recusar, por diversas vezes a se alimentar, em tom intimidador e alterado, o denunciado, na condição de professor, na frente dos demais alunos, posicionou-se em frente à criança e levou o talher com alimento até a boca da infante, contra a sua vontade, fazendo-a engolir a refeição, o que provocou vômito na criança e, em seguida, deu o alimento com o vômito para a criança ingerir, gerando nova regurgitação”.

O Ministério Público relata ainda que, durante as apurações, o professor passou a ameaçar testemunhas. Por conta disso, também foi denunciado pelo crime de coação no curso do processo.

Omissão – Além do professor da criança, a professora auxiliar da turma da aluna foi denunciada pelo crime de tortura, por ter presenciado o fato praticado e ter se omitido, deixando de atuar para evitar o sofrimento da vítima, que também estava sob sua autoridade. Por fim, foram denunciados a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil em questão e o secretário da Educação do Município pela prática do crime de omissão de comunicação sobre caso de violência, pois, a despeito de terem sido informados do ocorrido na época, não comunicaram as autoridades nem a rede de proteção do município. A Promotoria sustenta que os dois “deixaram de comunicar à autoridade pública a prática de violência, de tratamento cruel e degradante […] praticada contra a criança”.

A professora não agiu para impedir a agressão nem mesmo auxiliou ou acalmou a criança depois, a diretora não avisou sequer a mãe da vítima, que tomou conhecimento da situação apenas neste ano. Foi ela quem buscou a autoridade policial para fazer o registro da violência. O secretário foi oficiado pelo Conselho Tutelar, com solicitação de informações sobre os fatos, mas não respondeu os pedidos, “impedindo, assim, que aquele órgão aplicasse imediatamente as medidas de proteção adequadas ao caso.”

Fonte: MPPR

Três guarapuavanos morrem em acidente de trânsito em São Paulo


Uma colisão entre um caminhão e uma caminhonete matou quatro guarapuavanos nessa quinta-feira (26 de outubro) em São Paulo. No total, a colisão deixou quatro mortos.

As quatro pessoas que morreram no acidente ocorrido na SP-215 KM - 42, entre Vargem Grande do Sul e Casa Branca, trabalhavam na lavoura de batata Belebas.

São vítimas fatais do acidente: João Vitor Santos (20), Gean Santos (17), Gerson Ferreira (que faria 41 anos neste sábado, 28), todos de Guarapuava, Paraná) e Elisangela Cristina Bocaiúva (40), de Porto Ferreira-SP.

O grupo já estava se preparando para retornar ao Paraná, após a colheita da batata. Mas ontem foi fazer um serviço extra em uma empresa de beneficiamento do produto.

Eles estavam na estrada a caminho de Vargem Grande do Sul onde moravam em uma casa alugada.

Apenas um homem sobreviveu ao acidente. Jonival Domingos dos Santos, 48 ano. Ele permanece internado no Hospital de São João da Boa Vista.

Segundo as informações, deu entrada em estado de aparente normalidade, sem ferimentos graves, mas após passar por exame de ressonância, teve um quadro convulsivo e está na UTI.

Os corpos dos três guarapuavanos devem ser transladados nesta sexta (28).

Fonte: Gmais Notícias/(Com De Olho São José do Rio Pardo)

Professor da rede estadual pode se tornar primeiro indígena do Paraná a conquistar doutorado


Prestes tornar-se o primeiro indígena do Paraná a conquistar um diploma de doutorado, Florêncio Rekayg Fernandes, 46, trilhou um caminho nobre na educação paranaense. Pedagogo e mestre em Educação, ele pertence ao povo Kaingang, do clã Kamé, um dos grupos que compõem a etnia natural da Terra Indígena de Rio das Cobras, localizada em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado.

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Florêncio ocupa o cargo de diretor na Escola Estadual Emília Jerá Poty, na Aldeia Tupã Nhe’é Kretã, próxima à Morretes, no Litoral.

Muito antes da docência, a trajetória de Florêncio começou ainda nos bancos da escola de sua aldeia, onde foi alfabetizado na língua materna – o Kaingang – ainda no 1° ano do ensino fundamental, por um professor bilíngue, treinado no Rio Grande do Sul. O contato com a língua portuguesa começou no 2° ano, quando uma professora da Fundação Nacional do Índio (Funai) lecionou as matérias tradicionais do currículo escolar.

Esse aprendizado se estendeu até a 4ª série, quando ainda enfrentava dificuldades na pronúncia do idioma. A partir do 5° ano, entretanto, a carência por atendimento pedagógico adequado na aldeia à época impulsionou Florêncio a deixar a escola da comunidade para continuar seus estudos, ao passo que muitos de seus colegas optaram por não prosseguir com a educação.

No início de sua jornada de estudos fora da aldeia, no Colégio Estadual Rio das Cobras, na cidade de Nova Laranjeiras, ele enfrentou desafios de discriminação e preconceito. Sua habilidade na língua indígena era significativamente maior do que sua proficiência em português, o que dificultou a compreensão do conteúdo ministrado pelos professores durante seu primeiro ano de estudos longe da aldeia.

“Pensei em desistir, mas meus pais me incentivaram a aprender o novo idioma, reconhecendo a importância desse esforço para ajudar nosso povo nas lutas por seus direitos, como o reconhecimento da língua indígena no currículo escolar, e também para que eu avançasse em meus estudos e futura carreira”, relembra. Além do português, Florêncio também adquiriu fluência em inglês e espanhol.

Anos mais tarde, guiado pela missão de lecionar, o doutorando pisaria pela primeira vez em uma sala de aula como professor, a convite do cacique José Olibio, líder de sua aldeia-mãe. “No momento em que nós colocamos os pés na escola, temos uma missão: educar e também fortalecer nossa cultura”, afirma. Apaixonado pelo ensino, Florêncio decidiu dedicar-se ao magistério formalizando sua graduação e tornando-se professor regente, ingressando em seguida no concurso público com função de pedagogo, onde atua até hoje.


JORNADA ACADÊMICA E DESAFIOS NA SAÚDE - Intitulada “A formação e Atuação de Professores Pedagogos Indígenas no Paraná”, a dissertação garantiria a Florêncio a aprovação do mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2016. Aprovado por ampla concorrência, o próximo passo foi dado em direção ao Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Neste intervalo de tempo, dores nas articulações e perda significativa de massa muscular levaram o docente, em meados de 2020, ao diagnóstico de miosite por corpos de inclusão, doença neuromuscular degenerativa, que provoca fraqueza muscular progressiva e posterior atrofia da musculatura corporal. A condição é classificada como doença rara, o que significa que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Sem cura ou tratamento específico ao longo destes três últimos anos, a doença atingiu a fase cinco, provocando em Florêncio a perda do movimento nas pernas. Segundo prospecção médica, dentro de dez anos ele pode vir a sofrer atrofia total dos músculos e também a perda da memória.

Mesmo com tamanho desafio, o professor permanece ativo em sala de aula e preserva o entusiasmo em receber o título de “doutor” no ano que vem. Presente na comunidade educacional do Paraná representando os povos e trabalhando em prol da defesa dos idiomas indígenas, Florêncio destaca que a cultura é uma parte intrínseca da vida dos estudantes indígenas do Estado, tanto dentro como fora da aldeia e, por isso, merece ser preservada.

“A língua é parte fundamental da identidade de um povo e esse valor deve ser transmitido para os jovens e crianças. Isso envolve a apreciação profunda da herança cultural e o orgulho da própria identidade”, diz.


Shows nacionais e locais vão animar o 1º Festival da Cevada e do Malte de Guarapuava

O evento vem fomentar o turismo e a economia do município com diversas atrações em sua primeira edição



Com o objetivo de celebrar a Capital da Cevada e do Malte e proporcionar a movimentação do turismo, comércio e agricultura do município, Guarapuava se prepara para o 1º Festival da Cevada e do Malte que será realizado no Parque de Exposições Lacerda Werneck, de 2 a 5 de novembro, e terá entrada gratuita.

“Esta é mais uma oportunidade de mostrar tudo de bom que Guarapuava tem a oferecer. Essa celebração será fantástica, tudo pensado com muito carinho para a nossa população guarapuavana e para todos os turistas que vierem contemplar nosso Festival. Pois, estamos preparados para recebe a todos com música boa, bons hotéis, comida e cerveja da melhor qualidade, da Capital da Cevada e do Malte”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A programação da primeira edição do evento contará com diversas atrações, incluindo apresentações culturais, grupos regionais e quatro shows nacionais para a celebração, divididos em dois palcos, Malte e Cevada, para a melhor experiência do público.

“Todos são muito bem-vindos nesse evento que nos consolida como a Capital da Cevada e do Malte. Esta é a primeira edição de muitas que estão por vir. São grandes shows e uma estrutura muito bem preparada para receber a todos, neste evento, que, tenho a certeza, ficará marcado para sempre na história do turismo e da economia de Guarapuava”, grifou a secretária de Turismo e Eventos do município, Katriane Mila.

Na quinta-feira (02), primeiro dia do evento, as portas do Festival abrem às 17h e a festa se estende até as 23h. Já na sexta-feira (03) e no sábado (04), o evento ocorre das 11h às 23h e no domingo (05), o último dia de celebração inicia às 11h e encerra às 22h.

Shows Nacionais

Logo no primeiro dia de evento, serão dois shows para abrilhantar a noite, a Banda Djavú abre o palco do Festival às 18h, seguida da dupla Felipe e Murillo iniciando seu show às 20h. No segundo dia a dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex, mais conhecidos como PPA, fecham a noite de celebração. Já no terceiro dia de Festival, o show fica por conta da dupla US Agroboy, iniciando às 20h.

Confira todas as atrações:

02/11

17h – Abertura do Barril

18h – Banda Djavú

20h – Felipe e Murillo

03/11

16h30 – Spicy Cherry

18h30 – Iza Fernanda

20h – Pedro Paulo e Alex

04/11

15h – CURTA VIBE

16h30 – Die Puwa

18h – Local Movement

20h – US Agroboy

05/11

15h – Jeff e Giba

16h – Pedro Mateus

17h – Marina Taques

18h30 – Gravação DVD Viva Elvis

Vale ressaltar que o 1º Festival da Cevada e do Malte contará ainda com mais de 100 tipos de cervejas artesanais de 11 cervejarias de Guarapuava. Além disso, praça de alimentação, jogos cervejeiros e parque de diversões também serão oferecidos no evento.
Publicidade