[Fechar]

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Com um caso confirmado em 2023, Saúde está em alerta e monitora a febre maculosa


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), monitora a febre maculosa no Paraná com equipes técnicas da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores. A doença, transmitida pelo carrapato-estrela, teve seu primeiro caso confirmado no território em 2006, no município de Itambaracá, situado na região Norte. Neste ano foi confirmado um caso em Foz do Iguaçu, na região Oeste, além de 43 notificações.

A febre maculosa é uma doença febril infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. A espécie é encontrada com mais facilidade em locais próximos a matas, com umidade elevada. Este tipo de carrapato também se “hospeda” em animais como bois, cavalos, capivaras e cachorros e por meio deles entra em contato com as pessoas, sendo necessário o vínculo epidemiológico com o vetor transmissor – o carrapato infectado.

De acordo com levantamento da Sesa, desde 2018 houve o registro de 42 casos confirmados da doença. No ano passado foram 63 notificações, nove casos confirmados e dois óbitos, que ocorreram no município de Ribeirão Claro, de abrangência da 19ª Regional de Jacarezinho. Foram cinco casos em 2018; 19 confirmações em 2019; 10 em 2020; e um caso em 2021.

A Secretaria da Saúde publicou uma Nota Técnica 001/2019 com dados da vigilância epidemiológica, características da doença, sintomas, cuidados, manejo e tratamento. Todo o caso suspeito requer notificação imediata, registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), através do preenchimento da Ficha de Investigação da Febre Maculosa.

“A doença é monitorada no Paraná pela nossa vigilância ambiental. Estamos atentos, com equipes capacitadas e constantemente realizamos cursos e atualização junto ao Ministério da Saúde. Em caso de suspeita deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

AÇÕES – Em abril deste ano foi realizada uma capacitação para aprofundar conhecimentos relacionados ao carrapato-estrela. O evento, que reuniu técnicos do Ministério da Saúde, além de médicos da Fiocruz/RJ e profissionais das 22 Regionais de Saúde do Paraná, buscou ampliar a capacidade de identificação do hospedeiro, facilitando o diagnóstico e, consequentemente, o cuidado apropriado.

Em janeiro deste ano, por conta dos dois óbitos ocorridos na 19ª RS no ano passado, foi realizada capacitação para todos os municípios de abrangência dessa regional, além da reunião com as equipes de Atenção à Saúde da 5ª Regional de Guarapuava sobre “Manejo Clínico da Febre Maculosa”, com o objetivo de preparar as equipes de Atenção à Saúde para o agravo.

Anteriormente, em novembro de 2022, aconteceu uma reunião técnica sobre a doença, na qual foram capacitados profissionais sobre a vigilância ambiental do vetor, sendo abordados o manejo da doença e práticas de captura a campo do carrapato (vigilância acarológica).

SINTOMAS – Os principais sintomas da doença são febre de início súbito, dor de cabeça e no corpo, podendo ou não estar acompanhada de aparecimento de manchas avermelhadas entre o segundo e quinto dia de evolução da doença ou manifestações hemorrágicas, são alguns dos sintomas apresentados pelas pessoas que possam ter contraído a doença.

A Sesa recomenda que pacientes que apresentem essas características procurem o atendimento médico nas Unidades de Saúde dos municípios para que o diagnóstico seja realizado, assim como o tratamento, o quanto antes, já que se trata de doença grave e de evolução rápida, mas que existe tratamento se ofertado em tempo oportuno.

É importante que a população relate para a equipe de saúde que houve a picada do carrapato ou a possibilidade de contato com o vetor a fim de direcionar a condução do caso de forma mais assertiva possível.

Aproveite as ofertas da Quinta do Hortifrut do Nego Supermercado de Turvo

 


Neste domingo tem Festa na Campina das Palmeiras






 

Aproveite o Arraiá do Preço Baixo do Supremamais Supermercado de Turvo

 


96 mil paranaenses já doaram sangue em 2023; Saúde reforça importância da solidariedade


Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado para homenagear todas as pessoas que tiveram ou têm a atitude e iniciativa de fazer a doação. A data também tem o objetivo de conscientizar os não doadores sobre a importância deste ato, responsável por salvar tantas vidas.

“Quero deixar o nosso agradecimento aos doadores e aproveitar para dizer que precisamos renovar nossos estoques e por isso contamos com o apoio de todos, principalmente nesse Junho Vermelho, que é o mês dessa mobilização”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Solidariedade não tem hora e nem lugar. Sempre temos espaço para mais um doador”.

Nos últimos cinco anos, mais de 1 milhão de paranaenses compareceram no Centro de Hematologia do Paraná (Hemepar) como candidatos à doação, um gesto que pode salvar até quatro vidas. O Hemepar é a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

De janeiro até agora, o Hemepar recebeu 96.213 candidatos à doação de sangue, fechando uma estimativa de 16.035 doadores por mês. Em Curitiba o número ficou em 23.054. Em 2022 foram 207.487 voluntários; em 2021, 211.793; e em 2020, 199.351. Antes da pandemia o número era maior, cerca de 221.134 pessoas/ano.

São 22 centros para atender a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. Em uma doação são coletados 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do voluntário e mais quatro tubos para os exames necessários. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata logo após a doação.

Desde 2019, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 176 milhões em equipamentos e insumos com tecnologia avançada e moderna voltada para área do ciclo do sangue (hemoterapia), tornando a hemorrede estadual paranaense referência para os demais hemocentros da rede nacional.

Os investimentos são destinados às 23 unidades. O Paraná tem o Hemocentro Coordenador, quatro Hemocentros Regionais, uma Agência Transfusional, nove Hemonúcleos e oito unidades de coleta e transfusão.

VOLUNTÁRIOS – Ana Cláudia Pereira, de 33 anos, doou sangue pela primeira vez há pouco tempo. Na unidade de Curitiba, passou pela triagem para avaliar sua condição de saúde, e durante cerca de 15 minutos ficou à disposição para a coleta. “A experiência foi muito tranquila e recomendo a todos que pratiquem esse ato de amor. É muito importante salvar vidas, sempre tem alguém precisando. Você vai se sentir bem”, disse.

Durante 18 anos, a técnica de enfermagem Eni Silveira atende os doadores na unidade do Hemepar, em Curitiba. Ela conta que não faz nem ideia de quantos litros de sangue já coletou e que muitas pessoas ficam nervosas, mas garante que é simples e rápido. “Todo mundo me pergunta quanto de sangue já coletei e não tem como saber. É tudo muito seguro e tranquilo e estou aqui para isso mesmo, para esclarecer algumas dúvidas e assim mais gente vem até aqui”, afirmou.

PARA DOAR – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Tibagi comemora os 123 anos da dona Júlia

Amantina dos Santos Duvirgem nasceu no dia 22 de junho de 1900 e pode ser a pessoa mais idosa viva de todos os tempos. E para comemorar mais um aniversário, a Prefeitura de Tibagi realiza uma festa na próxima sexta-feira (16) no distrito de Caetano Mendes.

123 anos. É isso mesmo. A senhora Amantina dos Santos Duvirgem, ou Dona Júlia para quem a conhece, completa mais um ano de vida. Nascida no dia 22 de junho de 1900 (!), conforme a documentação dela, a dona Julia vai comemorar em mais uma festa o seu aniversário, promovida pela Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria da Criança e Assistência Social.

A festa será realizada na próxima sexta-feira (16), a partir das 14h, no salão da Capela de São Sebastião, no distrito de Caetano Mendes.

Beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a dona Júlia é acompanhada de perto pela equipe da Assistência Social. Atualmente ela mora na comunidade de Serra Gaias e foi adotada por Maria Ednir de Almeida em 2000, já com 100 anos de idade.

Para receber o benefício, a ex-andarilha conforme sua “mãe adotiva” precisava possuir documentos. Para tal, quatro testemunhas (duas de 70 e duas de 80 anos) foram ouvidas e atestaram sua origem, que a conheciam há mais de 20 anos na época. Assim, a Justiça concedeu um nome e confirmaram a data de nascimento da Dona Júlia.

Mesmo com 123 anos, Dona Júlia não aparece nas listas de pessoas mais velhas do mundo. De acordo com o Guiness Book, o livro de recordes, a pessoa mais velha do mundo é a norte-americana María Branyas Morera, que em 2023 completou 116 anos. Ela nasceu no dia 04 de março de 1907.

Serviço

Aniversário de 123 anos da Dona Júlia

Data: 16 de junho de 2023 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: salão da Capela de São Sebastião, no distrito de Caetano Mendes.


Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi

SP confirma três mortes por febre maculosa em Campinas


O Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, confirmou na noite desta terça-feira (13) três óbitos causados por febre maculosa em pessoas que contraíram a doença no município de Campinas, no interior paulista.

As mortes, de uma mulher de 28 anos, e de um casal de namorados – uma mulher de 36 anos e um homem de 42 – ocorreram na mesma data, no último dia 8. As três pessoas estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, na região rural de Campinas, em 27 de maio, e apresentaram sintomas da doença. Até a tarde de hoje, a causa de apenas uma destas mortes havia sido confirmada.

Uma adolescente de 16 anos, que também esteve no mesmo local, está internada em Campinas e o serviço de saúde investiga se ela contraiu a bactéria.

Região endêmica

Em nota, a prefeitura de Campinas diz que o município é uma área endêmica para febre maculosa e que Secretaria de Saúde municipal tem cumprido sua responsabilidade de alerta da população sobre os riscos e a prevenção da doença, “inclusive realizando ações nas áreas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, que é a região onde está localizado o espaço de lazer”.

A prefeitura informou ainda que, imediatamente após ser notificado dos casos, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) do município desencadeou uma série de ações de prevenção, informação e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida.

“Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”.

Segundo a prefeitura, nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos no espaço. A administração municipal disse que, na semana passada, reforçou as ações contra a febre maculosa nos parques da cidade.

Em nota, a Fazenda Santa Margarita lamentou as mortes e disse que sempre agiu de acordo com as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária. Disse ainda que mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação.

“Toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este [na fazenda]”.

O comunicado da fazenda ressalta ainda que a região rural de Campinas apresenta recorrentemente casos de febre maculosa e que a responsabilidade pelo controle e prevenção da doença é do município. “Essa enfermidade é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente”.

Segundo o governo paulista, foram registrados, desde o início do ano, 12 casos de febre maculosa no estado e 6 óbitos, incluindo os três confirmados hoje. Em 2022, foram registrados 53 casos, com 37 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 76 casos e 42 óbitos.

A prefeitura informou que todos os eventos na Fazenda Santa Margarida foram suspensos até que o empreendimento apresente um plano de contingência ambiental e de comunicação sobre a presença, no espaço, de carrapatos que transmitem a febre maculosa.

Sobre a doença

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapato. A contaminação não ocorre diretamente de pessoa para pessoa pelo contato. A doença tem tratamento caso seja identificada precocemente.

“A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença”.

Fonte: Agência Brasil

COMUNICADO IMPORTANTE



A Infobit vem através deste comunicado esclarecer e alertar seus clientes que não realiza nenhum tipo de sorteio de prêmios pela internet. Caso você se depare com alguma oferta de prêmios em nome de Vieira E Retecheski Ltda em algum site, não acesse e não forneça seus dados pessoais, pois se trata de um golpe.

A Infobit não solicita nenhum dado pessoal de seus clientes fora de seus canais oficiais de comunicação. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Infobit pelos canais oficiais.

Profissionais aprovados pelo Mais Médicos vão passar por acolhimento no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), está organizando um acolhimento para os profissionais inscritos no programa Mais Médicos no Paraná. Eles devem começar a se apresentar nos municípios a partir desta sexta-feira (16), depois da divulgação do resultado oficial, que está marcada para quinta-feira (15) – o resultado preliminar já está disponível no site do Ministério da Saúde.

O objetivo do acolhimento é recepcionar os profissionais e instruir sobre as diretrizes do programa, as demandas e o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família conforme as normativas e Linhas de Cuidados Prioritárias da Saúde do Estado. Ao todo, serão 327 profissionais trabalhando em 148 municípios.

Além desses, participarão também desse processo de acolhimento os profissionais que já atuam nos municípios pelos ciclos anteriores do Mais Médicos e os médicos que tiveram seus contratos renovados pelo programa, totalizando 538 profissionais.

“Queremos acompanhar esse trabalho da maneira mais próxima possível para orientar esses novos profissionais e garantir que a assistência prestada por eles atenda o padrão de atendimento do Estado e fortaleça o Sistema Único de Saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A ação está sendo organizada pela Divisão de Saúde da Família e Comissão Estadual do Mais Médicos no Paraná, ligada à Diretoria de Atenção à Saúde da Sesa em parceria com o Cosems. Atualmente o Paraná conta com 681 profissionais vinculados a alguma iniciativa do governo federal, sendo 427 médicos do Programa Mais Médicos e 254 do Programa Médicos pelo Brasil.

Na época mais romântica do ano, preparamos condições especiais para sua carreira decolar




Na época mais romântica do ano, queremos ajudar você a encontrar não apenas sua alma gêmea, mas também a sua Graduação.

Preparamos condições especiais para sua carreira decolar.

São diversas opções de cursos EAD:

✔ Graduação

✔ Pós-graduação

✔ Formação Pedagógica R2

✔ 2ª Graduação

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe:

Entre em contato: (42) 99128-1476 Polo Turvo e (42) 99921-2841 Polo Guarapuava.

Acidente na PR-280 envolve ônibus da família Azzolini e deixa dois mortos


Um acidente por volta das 21h30 desta terça-feira (13) na PR-280, em Clevelândia, vitimou fatalmente duas pessoas. A batida frontal envolveu uma Ecosport emplacada em Clevelândia e um ônibus com placa de Francisco Beltrão.

Com impacto da colisão, a Ecosport ficou completamente destruída e o ônibus foi parar fora da pista. A condutora da Ecosport, Eliane Maria Ruchel de Gasperi, de 58 anos, morreu na hora. Também foi vítima fatal o motorista do coletivo, Jalinton Martins, de 35 anos. O ônibus envolvido no acidente é da Família Azzolini e deslocava sentido a Santa Catarina.

Além das vítimas fatais, dois passageiros do ônibus, identificados como Aroldo Antonio Azzolini, de 64 anos, e Luiz Roberto Felber, de 34 anos, sofreram lesões leves. Os corpos das vítimas fatais foram recolhidos ao IML de Pato Branco, após trabalho de perícia no local.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência, mas não divulgou as causas.

Fonte: Nossa FM 102

Jogos Abertos do Paraná, que reúnem atletas de todas as idades, começam nesta quinta-feira


Começa nesta quinta-feira e segue até domingo (15 a 18) a fase regional da 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), competição que tem como principal característica reunir diferentes gerações, de jovens de 17 anos a atletas de 70 ou mais. Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, eles contam com o apoio das prefeituras. Os Japs envolvem nesta edição 807 equipes e 11.826 participantes, somando atletas e dirigentes.

Serão 12 municípios-sede: Campo Largo, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Nova Esperança, Umuarama, Ubiratã, Guaraniaçu, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Missal, Jardim Alegre.

A segunda fase da regional será entre os dias 30 de junho e 2 de julho nestas mesmas cidades. A etapa regional define os classificados para a fase macrorregional, que acontece do dia 31 de agosto ao dia 3 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.

Nesta semana, seis modalidades estarão em disputa: vôlei, handebol, bolão, bocha, futsal e basquete. A idade mínima para participação é 17 anos e não existe limite de idade máxima.

“Um atleta de 80 anos da bocha nos procurou recentemente com dúvidas e conseguimos ajudá-lo a fazer a inscrição”, conta Richarde Cesar Salvador, supervisor técnico dos Jogos Abertos do Paraná 2023. Ele chama essa fase de “esporte participação”, pois ela dá oportunidade a todos os municípios do Estado.

“A oportunidade de colocar diferentes faixas etárias em um mesmo alojamento propicia uma troca de experiências bastante importante. Os jogos têm esse caráter de rendimento esportivo, mas também de integração entre diferentes faixas etárias”, afirma o diretor de Esportes da Secretaria, Cristiano Barros. "Alguns atletas poderiam ser avôs de outros que estão iniciando uma trajetória esportiva, e ambos estão na mesma competição, mesmo que em modalidades diferentes”.

Os resultados da fase regional podem ser acompanhados no aplicativo da Paraná Esporte, que divulga as informações dos jogos em tempo real e está disponível no Google Play.

Os cronogramas completos podem ser conferidos AQUI.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade