[Fechar]

terça-feira, 25 de maio de 2021

Faleceu Ivanira Pereira Correa

 

Faleceu na noite desta terça-feira (25) Ivanira Pereira Correa, aos 72 anos.

O velório será em sua residência, na Localidade do Rio Pedrinho.

O sepultamento será nesta quarta-feira, em horário a ser designado.


Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Guarapuava registra 10 mortes e 208 novos casos de Covid-19


Guarapuava registrou mais 10 mortes e 208 novos casos de Covid-109 nesta terça feira (25 de maio). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde e agora, desde o início da pandemia, o município acumula 402 óbitos e 18.049 casos confirmados. 

As mortes de hoje são de uma mulher de 47 anos, que teve os primeiros sintomas dia 11 de maio e faleceu hoje (25), na UPA do Batel; um homem de 47 anos, que teve os primeiros sintomas dia 14 de maio e faleceu no dia 23 de maio, na UPA Primavera; uma mulher de 58 anos, que teve os primeiros sintomas dia 04 de maio, foi internada dia 22 de maio e faleceu hoje (25); uma mulher de 41 anos, que teve os primeiros sintomas dia 08 de maio, foi internada dia 17 de maio e faleceu no dia 21 de maio; um homem de 70 anos, que teve os primeiros sintomas dia 01 de maio, foi internado dia 17 de maio e faleceu no dia 21 de maio; uma mulher de 56 anos, que teve os primeiros sintomas dia 17 de maio e faleceu no dia 23 de maio, na UPA do Batel; uma mulher de 59 anos, que faleceu no dia 11 de maio, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul; um homem de 39 anos, que faleceu no dia 19 de maio, no Hospital São Vicente, em Curitiba; uma mulher de 63 anos, que faleceu no dia 13/ de maio, no Hospital Vitória, em Curitiba; e um homem de 60 anos, que faleceu no dia 09 de maio, no Hospital do Rocio, em Campo Largo.

Ainda de acordo com o Boletim Oficial, Guarapuava tem 2.159 casos ativos e 112 pessoas aguardam o resultado oficial do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Com Gmais Notícias 

Turvo registra mais 50 casos de Covid-19


Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 50 novos casos para a Covid-19. Dentre eles, duas reinfecções.

Contabilizando 1771 casos.

Estão internadas 02 pessoas na enfermaria.

São 200 casos ativos, que correspondem aqueles com potencial de transmissão do vírus. E outros 46 casos suspeitos, que aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Fonte: Prefeitura de Turvo.

Polícia Civil alerta sobre importância da comunicação imediata de desaparecimento de crianças



A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre a importância da comunicação imediata de desaparecimento de crianças. O registro do boletim de ocorrência na delegacia mais próxima deve ser o primeiro passo para o início da busca pela vítima. No ano passado, 169 crianças desapareceram no Paraná e todos os casos foram solucionados.

A orientação é reforçada no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, nesta terça-feira, 25 de maio. A data foi instituída em homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque (EUA), enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.

A comunicação à PCPR deve ser feita assim que o desaparecimento for percebido, explica a delegada Patrícia Paz. “Os primeiros minutos são cruciais. A velocidade na comunicação pode acelerar a localização da criança. Se acaso a vítima for encontrada também pedimos para um familiar dar a baixa no boletim de ocorrência”, destaca.

Informações sobre horário de desaparecimento, local e roupa utilizada pela criança são fundamentais para iniciar a investigação. Uma das primeiras ações dos policiais civis é divulgar a imagem da criança desaparecida.

LEI – A urgência para o registro de ocorrências consta na lei 11.259 de 2005 – mais conhecida como lei da busca imediata. Ela acrescenta um dispositivo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinando que a investigação do desaparecimento de crianças ou adolescentes seja realizada imediatamente após notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, polícias rodoviárias e companhias de transporte interestaduais e internacionais.

Todos os registros de desaparecimento de crianças feitos no Paraná são investigados pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas da PCPR. Atualmente, existem 27 inquéritos em andamento para localização de crianças. O desaparecimento mais recente ocorreu em 2017 e o mais antigo é de 1986.

ENVELHECIMENTO – Para que a busca continue ativa ao passar dos anos, a PCPR trabalha com o procedimento de envelhecimento da fotografia. Essa atualização do desaparecido para a idade atual é essencial para auxiliar a localizar a vítima. Os cartazes com a progressão de idade ficam disponíveis na página da PCPR destinada às crianças desaparecidas. O trabalho é feito por um papiloscopista e colabora para que denúncias sejam feitas pela sociedade durante a investigação.

ALERTA – A cada dois dias uma criança desaparece no Paraná. Para evitar desaparecimentos e o sofrimento de uma perda, a delegada Patrícia Paz destaca medidas de segurança para pais, responsáveis e a sociedade. “É preciso estar atento aos movimentos da criança. Elas são rápidas e podem fugir de um ambiente controlado em pouco tempo. A atenção dos pais deve ser redobrada”, afirma Patrícia.

Mesmo que a criança esteja em casa utilizando o computador ou celular também é necessário haver monitoramento dos responsáveis. “Pedófilos se aproveitam do anonimato na internet para aliciar crianças. O uso da internet deve ser monitorado”, alerta.

A comunidade também pode colaborar na segurança das crianças, estando atenta a possíveis situações de violência e negligência. As pessoas têm o dever de zelar por crianças e adolescentes, e devem registrar denúncias através dos canais de atendimento, discando 190 ou 181.

LISTA – No Paraná, o website 
www.desaparecidos.pr.gov.br/desaparecidos/ traz a lista de crianças, adolescentes e adultos desaparecidos. Na lista de menores de 12 anos existem crianças já localizadas porque os responsáveis ainda não deram baixa no boletim de ocorrência. O procedimento é obrigatório e a PCPR solicita que os responsáveis se dirijam à delegacia mais próxima para que a criança seja retirada da lista.

Fonte: AEN

Informe semanal da dengue registra 2.056 novos casos e mais um óbito


O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (25) confirma um novo óbito provocado pela doença. Agora, são 23 mortes neste período epidemiológico, iniciado em agosto de 2020. Os dados totalizam 18.735 casos confirmados, sendo 2.056 a mais que na semana anterior.

No total, 359 municípios registraram pessoas com dengue. Isso representa 90% das cidades paranaenses.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressalta a necessidade da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Com a pandemia da Covid-19, as pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa. Já sabemos que 90% dos focos estão nos domicílios. A melhor forma de acabar com a transmissão é a retirada mecânica destes focos. Um a um, eles devem ser eliminados. Convocamos a todos para este combate”, afirmou.

ÓBITOS – O óbito confirmado no boletim desta terça é do município de Morretes, no Litoral. Trata-se de um homem de 29 anos sem comorbidade associada.

As cidades que registram óbito no Paraná desde agosto do ano passado são Paranaguá (2), Matelândia (1), Foz do Iguaçu (3), Paraíso do Norte (1), Santo Antônio do Caiuá (1), Maringá (1), Apucarana (1), Alvorada do Sul (1), Assaí (1), Cambé (2), Londrina (8) e Morretes (1).

Paraná registra novas temperaturas negativas com a mais intensa massa de ar frio do ano

Foto: Ana Tigrinho/AEN

A temperatura mais baixa registrada no Paraná em 2021 foi -3,3°C, atingida nesta terça-feira (25) em General Carneiro, na região Sul do Estado. Outros três municípios também registraram temperaturas mínimas negativas: Guarapuava (-0,4°C), Palmas (-1,2°C) e São Mateus do Sul (-1,9°C). As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O frio é consequência de uma massa de ar polar e seco que chegou ao Paraná no domingo (23), baixando as temperaturas em todo o Estado – o que bateu recordes de temperatura negativa em 31 das 51 estações meteorológicas do Simepar nesta segunda (24). Até então, a única temperatura negativa registrada no Paraná havia sido em General Carneiro, no dia 28 de abril, com -0,1°C.

As mínimas registradas nesta terça oscilaram entre -3,3°C (General Carneiro) e 11,2°C (Apucarana). Em Curitiba, a madrugada trouxe a temperatura mais baixa do ano, com 3,8°C. Novos recordes foram registrados em diversos municípios, como em Ponta Grossa (1,1°C), Antonina (8,9°C), Palotina (1,3°C), Londrina (6,9°C), Guaíra (5,3°C), Foz do Iguaçu (3,7°C), Pato Branco (3,4°C) Pinhais (2,6°C), Santa Helena (3,2°C), Telêmaco Borba (1,9°C) e Ubiratã (5,2°C),

Já no Norte e no Noroeste, as temperaturas não ficaram tão baixas, com uma média em torno dos 10°C no amanhecer.

O frio deve se manter até quarta-feira (26), quando a massa polar segue em direção ao Leste. “A partir de amanhã, há uma tendência do frio perder um pouco de força. Também temos um aumento da nebulosidade, inclusive com condição para chuvas, especialmente nos setores mais ao Norte do Estado”, estima Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Nesta terça-feira o sol deve predominar em boa parte do Paraná. “Ao longo do dia o tempo deve se manter estável em todo o Estado, apesar do aumento da nebulosidade previsto principalmente para Oeste, Noroeste e Norte. Essa nebulosidade aumenta ao longo do dia, mas sem indicativos de chuva expressiva”, pontua Braun.

Mesmo com sol, a temperatura não deve subir tanto. As máximas previstas para o Paraná estão na faixa dos 25°C para Londrina e Maringá, 22°C em Foz do Iguaçu e Cascavel, 21ºC a 22°C para Francisco Beltrão, Pato Branco e Laranjeiras do Sul, 21°C para os Campos Gerais e Capital, e 22° para o Litoral.

GEADA – O Simepar também confirmou a ocorrência de geada em várias partes do território paranaense nesta terça. Foi registrada geada nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, nos Campos Gerais e parte da Região Metropolitana de Curitiba. “Tivemos temperaturas abaixo dos 5°C, compatíveis com formação de geada na manhã desta terça, em todas essas regiões”, reforçou o meteorologista.

Para quarta-feira, as condições atmosféricas continuam propensas para formação de geada no Sul e Sudeste do Paraná. Nas demais regiões, a previsão é de frio, mas sem ocorrência do fenômeno.

Confira as temperaturas registradas pelas estações do Simepar nesta terça-feira (26):

Altônia: 8,3°C

Antonina: 8,9°C

Apucarana: 11,2°C

Assis Chateaubriand: 5,6°C

Cambará: 4,7°C

Campo Mourão: 3,7°C

Capanema: 4,5°C

Capitão Leônidas Marques: 7,4°C

Cascavel: 4,1°C

Cerro Azul: 4,0°C

Cianorte: 8,5°C

Cidade Gaúcha: 9,9°C

Clevelândia: 2,4°C

Colombo: 0,9°C

Cornélio Procópio: 9,3°C

Curitiba: 3,8°C

Cândido de Abreu: 4,1°C

Foz do Iguaçu: 3,7°C

Francisco Beltrão: 1,4°C

General Carneiro: -3,3°C

Guarapuava: -0,4°C

Guaraqueçaba: 7,2°C

Guaratuba: 10,1°C

Guaíra: 5,3°C

Inácio Martins: 3,6°C

Irati: 3,4°C

Ivaí: 4°C

Jaguariaíva: 2°C

Joaquim Távora: 7,4°C

Lapa: 0,7°C

Laranjeiras do Sul: 5,6°C

Loanda: 12,8°C

Londrina: 6,9°C

Marechal Cândido Rondon: 7,7°C

Maringá: 9,2°C

Palmas: -1,2°C

Palmital: 7,4°C

Palotina: 1,3°C

Paranaguá: 10°C

Paranavaí: 10,6°C

Pato Branco: 3,4°C

Pinhais: 2,6°C

Pinhão: 3,6°C

Ponta Grossa: 1,1°C

Santa Helena: 3,2°C

Santo Antônio da Platina: 7,8°C

São Mateus do Sul: -1,9°C

Telêmaco Borba: 1,9°C

Toledo: 2,7°C

Ubiratã: 5,2°C

Umuarama: 7,8°C

União da Vitória: 1°C
Alessandro Vieira/AEN

Fonte: AEN



Dia do Desafio será nesta quarta-feira (26)



A 27° edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas, o Dia do Desafio, ocorre na próxima quarta-feira (26). Porém, de um jeito diferente do que já estamos habituados, nesta edição, devido a pandemia global do Covid-19, a campanha será realizada virtualmente.

O Dia do Desafio é uma oportunidade de desafiar a si próprio na prática de atividades físicas, e assim, buscar transformar essa prática em um hábito. Pois além dos benefícios à saúde, atividades físicas também desenvolvem o bem estar.

Portanto, marque esse dia na sua agenda! Realize as atividades físicas de sua preferência e publique nas redes com a hashtag #DiaDoDesafioTurvo, e desafie seus amigos a fazerem o mesmo. Quanto mais incentivo, mais pessoas engajadas para um melhor estilo de vida.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Geada em Turvo - PR

 



Fotos Juliano Batista



Acidente envolvendo caminhão e carro deixa uma pessoa morta na PR 466


Uma colisão entre um caminhão e um carro deixou um morto no início da madrugada desta terça-feira (25) na PR 466, em Pitanga.

De acordo como Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu à 00h, no quilômetro 172 da rodovia, no sentido a Manoel Ribas, e envolveu um caminhão Mercedes Benz Actros e um GM Celta. O condutor do veículo morreu no local. Já o motorista do caminhão não se feriu.

A carga de toras que estava no caminhão espalhou pela rodovia e interditou o trecho, que foi liberado após a retirada da carga da pista.

O corpo da vítima fatal foi recolhido ao Instituto Médico Legal(IML) de Guarapuava, de onde será liberado para velório e sepultamento.

Publicidade