[Fechar]

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Dois irmãos de Turvo se formaram hoje Soldado da Polícia Militar


Mais 2.482 policiais militares passam a reforçar a segurança pública em todo o Paraná nesta semana. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (12), em Curitiba, da primeira de quatro formaturas que acontecem em diferentes cidades do Estado. Na cerimônia na Ligga Arena, em Curitiba, 1.452 novos soldados se formaram e estão prontos para atuar nas ruas no combate à criminalidade.

1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.

Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano. O Curso de Formação de Praças da PMPR capacita os profissionais para o exercício da atividade policial.

O treinamento compreende cerca de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, direitos humanos, entre outras. Na sequência, os soldados iniciaram o Estágio Operacional, que teve duração de três meses. A partir da formatura, eles estão prontos para ingressar na rotina de trabalho.

Entre os soldados formados estão dois turvenses, os irmãos Marlon e Maikon Oliveira, que já estão trabalhando em municípios da região.

Eles são filhos da Leia da Funerária SerLuto.


Neste domingo tem festa no Arroio Fundo dos Pupos

 




467 mulheres fazem parte da nova turma de policiais militares no Paraná


“O sonho de ser policial vem desde criança e hoje o meu sonho foi realizado. É uma honra vestir a farda da Polícia Militar do Paraná, que é um estado acolhedor e cheio de oportunidades”. As palavras são da soldado Rosielma Silva Soares, natural do Tocantins, uma das 467 novas mulheres que ingressam nas fileiras da PMPR a partir desta semana. Ao todo, 2.482 policiais militares estão prontos para atuar na segurança pública em todo o Paraná a partir da próxima segunda-feira (18).

“Para mim foi gratificante receber a notícia que ela passou no concurso para ser policial, até porque é a primeira da família a fazer parte de uma instituição de segurança pública”, ressaltou a mãe de Rosielma, Maria José da Silva Soares, que acompanhou a formatura da filha.

O ingresso de um número expressivo de mulheres na corporação é um dos grandes diferenciais desse concurso. A nova turma de aspirantes passou pelo Curso de Formação na Escola Policial Militar do Guatupê ao longo de um ano. A formatura da turma de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Centro-Sul foi realizada nesta terça-feira (12), em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

A soldado Letícia Tavares de Souza, de Curitiba, também comemora a chance de servir a população paranaense. “É um dos momentos mais marcantes da minha vida. A preparação não foi nada fácil. Foram várias etapas e a cada uma senti a expectativa para saber onde eu iria chegar, ainda mais quando se fala da preparação física e estudo. Fico muito feliz de ter concluído tudo e agradeço à minha família por todo apoio. Hoje posso dizer com clareza que represento as mulheres na carreira da PMPR”, afirmou.

A formanda Carolina Grein Xavier Tchorney, natural de Mafra (SC), nunca vai esquecer o fato de ter feito parte da maior contratação da história. “Eu tenho uma tia que foi a 1ª mulher policial militar da minha cidade e uma prima também que é policial militar, então a minha referência sempre foi nas mulheres da minha família e por conta disso eu sempre quis fazer parte da segurança pública. Além disso, eu sempre percebi os olhares atenciosos das mulheres nas ruas quando elas veem policiais femininas, fazem elas se sentirem representadas”, explicou.

Jozana de Araújo Rios Lima, de 33 anos, do Piauí, também é uma das novas policiais do Estado. "Vim para o Paraná para fazer o concurso. Minha família tem muitos policiais. E como mulher é um orgulho muito grande. Sempre quis essa carreira", completou. "E um grande diferencial foi o Curso de Formação. No estágio colocamos em prática tudo o que aprendemos e vimos que estamos preparados".

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson-Silva, disse que a entrada das mulheres na PM contempla um momento de novas representações sociais e nova percepção em relação ao uso da força. Elas representam um quinto da turma. "A incorporação da mulher na PMPR representa integração. A formatura marca um momento especial para todos que oficialmente passam a integrar as forças de segurança do Estado. A partir de agora o Paraná contará com mais agentes mulheres, reforçando a segurança nas ruas”, afirmou.

FORMATURA EM CURITIBA – Ao todo, 1.452 novos soldados se formaram em Curitiba nesta terça. Entre os novos formandos, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.

Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano.

Outras três cidades recebem a cerimônia de formatura dos novos policiais nesta semana. Em Londrina, 371 soldados se formam na quarta-feira (13) e vão reforçar o efetivo do 2º CRPM, que atende todo o Norte e o Norte Pioneiro do Estado. Na quinta-feira (14), acontece a formatura de 356 soldados em Maringá. Eles vão incrementar o efetivo do 3º CRPM, que abrange as regiões Noroeste e Centro-Oeste. Por fim, em Cascavel, a cerimônia será na sexta-feira (15), com a formação de 328 soldados para atuar no 5º CRPM, compreendendo o Oeste e o Sudoeste do Paraná.

Em solenidade histórica, 1500 soldados concluem o Curso de Formação de Praças em Curitiba


Na manhã desta terça-feira (12), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), realizada na Ligga Arena em Curitiba, promoveu aproximadamente 1,5 mil novos soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento contou com a presença de mais de dez mil pessoas, entre familiares e amigos dos formandos em um ato composto por muita emoção.

Os novos policiais concluíram o CFP, o qual contou com uma carga horária de 1.505 horas-aulas, mais de 50 matérias multidisciplinares, rigorosos treinamentos e estágio operacional. Foram mais de 13 meses de escola de formação, realizada nos batalhões da Polícia Militar e na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). Agora, os novos policiais estão preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades que a carreira policial exige e se unem aos batalhões da capital, da região metropolitana, dos campos gerais e do centro-sul do estado do Paraná.

A cerimonia contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, que enalteceu o trabalho da Polícia Militar e destacou o importante caminho a ser trilhado pelos novos soldados.

“Vocês passam a partir de hoje fazer parte da melhor polícia militar do Brasil, polícia essa que é conhecida por respeitar o cidadão de bem e por ser temida pelos bandidos, por isso mantenham a firmeza da história da polícia militar do estado do Paraná, a partir de hoje vocês tem uma, missão através da coragem, da força e do treinamento que receberam, de proteger as nossas famílias, as famílias do Paraná e as famílias do Brasil que aqui nos visitam” – destacou o governador.

O secretário de segurança pública do estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância de um curso de formação amplo e completo, o qual moldou o perfil do miliciano e o colocou em local de destaque.

“Todos vocês foram submetidos a vários testes, físicos, psicológicos, frio, fome e o afastamento da família, preparando vocês para o pior, sem deixar de lado, o respeito, o amor ao próximo, o respeito a pessoa carente e também, o combate rigoroso ao crime organizado, pois temos a obrigação de devolver vocês para suas famílias, que estão entregando a nós com saúde e com saúde que todos os dias temos que devolvê-los, parabenizo toda a família que se faz presente aqui, pelos filhos, pelas filhas, pelo caráter dessas pessoas que estudaram muito para chegar até aqui” - finalizou o secretário.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva, discursou reafirmou a importância desses novos soldados para a sociedade paranaense e destacou a responsabilidade que daqui em diante os novos soldados vão ter pela frente.

“Essa farda caqui que passam a envergar, representa um legado, de uma instituição se aproxima dos seus 170 anos, de uma rica e virtuosa história, construída e preservada pelos bons exemplos de inúmeros heróis da sociedade paranaense, somos o esteio que protege diuturnamente a população contra os males que possam surgir nessa complexa e emaranhada teias de relações sociais” – concluiu o comandante-geral.

Durante a solenidade também foram entregues as três primeiros colocados do certame uma homenagem como forma de reconhecimento por todo empenho durante o CFP. Após o juramento, ao final foi feito o tradicional fora de forma, onde os formandos jogaram suas boinas para ar, marcando o início de um novo ciclo em sua carreira policial militar, na sequência a emoção tomou conta de todos, junto com seus colegas de farda, os novos soldados cantaram, se abraçaram e celebraram esse importante momento.

Essa formatura marca o começo de uma jornada de serviço e dedicação à sociedade, à medida que esses novos soldados passam a atuar no policiamento ostensivo. Outras três solenidades programadas para ocorrer nas cidades de Londrina, Maringá e Cascavel ainda nesta semana celebrarão a formação de um total de quase 2,5 mil soldados em todo o estado, fortalecendo ainda mais a segurança pública no Paraná. É um momento de grande alegria e reconhecimento, não apenas para os formandos, mas para toda a população do estado, que pode contar com esses bravos homens e mulheres para proteger e servir com integridade e coragem.


AUTORIDADES – A solenidade contou com a presença de representantes do Poder Executivo e Legislativo estadual, do secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do Secretário Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício; do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva; do Subcomandante-Geral da PM, coronel Paulo Henrique Semmer; do Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Valmor Anderson Pereira, bem como representantes do Poder Judiciário, prefeitos, militares, civis e demais autoridades.

Comunicação Social PMPR

Cantrata-se casal para trabalhar em chácara em Londrina


Contrata-se casal de pessoas para trabalhar em chácara em Londrina, com idade acima de 45 anos, sem crianca pequena, salario com registro de R$ 1600,00 para cada, com moradia inclusa, falar com Gisella 043 991007188 ou 043 991457188.

Prefeitura de Guarapuava abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado para vagas de estágio


A prefeitura de Guarapuava, por meio da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Processo Seletivo, e a empresa CEBRADE (Central Brasileira de Estágio), anunciam a abertura das inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o preenchimento de vagas de estágio.

Os interessados podem realizar suas inscrições a partir das 8h30 do dia 13 de setembro, até às 19h do dia 18 de setembro de 2023. As vagas ofertadas são para estudantes dos cursos de Direito e Pedagogia, em nível de graduação ou pós-graduação.

As inscrições devem ser feitas no site oficial da CEBRADE www.cebrade.com.br, na aba indicada para o Processo Seletivo da prefeitura de Guarapuava. A classificação para as vagas de estágio será realizada no dia 24 de setembro, entre as 14h e 16h, a partir de uma prova objetiva on-line. Serão 20 questões de múltipla escolha, divididas em Língua Portuguesa, Matemática e Legislação do Estágio, Administração Pública e Conhecimentos Gerais.

É de responsabilidade do concorrente certificar-se de que terá acesso aos requisitos de tecnologia necessários para fazer o teste. São eles: microcomputador (desktop ou notebook) ou smartphone; navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome ou Microsoft Edge atualizados; teclado português (Brasil ABNT ou ABNT 2); acesso ininterrupto à internet mediante conexão de dados de, pelo menos, 10mbps.

Para acessar o edital completo clique AQUI.

Sicredi busca talentos e investe na jornada de desenvolvimento das pessoas colaboradoras

Instituição financeira cooperativa almeja aumentar o quadro em 13% até o fim deste ano


O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, superou a marca de 40 mil pessoas colaboradoras no primeiro semestre deste ano. A estimativa é contratar mais pessoas para atender a expansão pelo País, chegando a um crescimento de 13% no seu quadro em 2023. Atualmente, o Sicredi conta com cerca de mil vagas abertas em todos os estados, e as oportunidades podem ser consultadas em www.sicredi.com.br/site/carreiras, página onde os interessados também podem saber mais sobre a instituição e seus benefícios.

As vagas são para as mais de 100 cooperativas e cinco centrais distribuídas pelo Brasil e para o Centro Administrativo Sicredi, localizado em Porto Alegre (RS). Desenvolvimento de Negócios, Atendimento, Administrativo, Crédito, Tecnologia da Informação são algumas das áreas que dispõem de vagas no momento.

“Acreditamos que no cooperativismo, modelo de negócio do Sicredi, as pessoas têm a oportunidade de deixar um legado. Por isso, buscamos talentos conectados com nossa essência, que se sintam parte do projeto de crescimento do Sicredi e queiram se desenvolver junto conosco. Pessoas preocupadas com as questões sociais e ambientais e que buscam trabalhar com excelência, entregando o melhor aos nossos mais de 7 milhões de associados em todo o Brasil” afirma Daniele Garcia Schmidt, superintendente executiva de Gestão de Pessoas e Cultura.

Ainda de acordo com Daniele, o Sicredi busca construir uma cultura de trabalho humanizada e inclusiva, com oportunidades de desenvolvimento para todos. “As pessoas estão no centro do nosso negócio. Tanto nas cooperativas, centrais e no Centro Administrativo Sicredi existem diferentes atrativos e excelentes benefícios para os colaboradores e seus familiares”, comenta.

Pelo terceiro ano consecutivo neste ano, o Sicredi foi certificado pela GPTW (Great Place to Work) como um excelente lugar para trabalhar. A certificação acontece quando se atinge a nota mínima de 70 pontos percentuais no Indice de Confiança, resultado geral da pesquisa de clima. No Sicredi, a pontuação no nível geral de confiança foi de 89%. Outro ponto analisado é o e-NPS (Employee Net Promoter Score), que mede o quanto os colaboradores indicariam a instituição para os amigos trabalharem. Neste quesito, a instituição atingiu o marco percentual de 84%.

Talentos que crescem com o Sicredi

A pesquisa da GPTW realizada com o púbico interno também apontou os motivos pelos quais as pessoas colaboradoras querem continuar trabalhando no Sicredi, sendo os principais: oportunidade de crescimento e desenvolvimento, o alinhamento dos valores pessoais com os valores da empresa e o fato de proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Evoluir constantemente era o objetivo de Amandha Victória Polegatch, quando entrou na cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, em 2011, na função de Jovem Aprendiz. “Desde o primeiro momento, tive uma afinidade com o Sicredi, seus valores e seu propósito. Passei por diversos cargos e atividades dentro do Sistema e tenho a plena certeza de que fiz a escolha certa, pois a cada dia sou convidada a evoluir seja como pessoa ou como profissional”, afirma. Atualmente, ela ocupa o cargo de gerente Administrativo Financeiro na agência do Sicredi em Bonsucesso (PR).

Outro exemplo de evolução é do Jean Crispin, 27 anos, atual gerente da agência em Acrelândia. Ele ingressou na cooperativa Sicredi Biomas como estagiário, com 16 anos, e desde então vem se desenvolvendo profissionalmente. “Eu estava trabalhando como garçom quando um colaborador do Sicredi comentou comigo sobre o processo seletivo. Respondi que não tinha graduação, mas ele me incentivou a realizar a inscrição mesmo assim. Passei no processo como estagiário. Depois, aos 18 anos, fui contratado. Estudei, me dediquei, passei por diversos cargos até chegar a gerente de agência, função que ocupo há quatro anos. Trabalhando no Sicredi, fiz minha graduação, pós-graduações, inúmeros treinamentos, cursos. De fato, transformou minha vida e a da minha família”, conta ele.

Aos 66 anos, Adalberto Neves de Oliveira começou a trabalhar na cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA. “Estou me sentindo útil novamente, após 13 anos de aposentadoria. Acredito que tenho contribuído muito para o crescimento das pessoas e da cooperativa e tenho buscado mais qualificação, e acho que posso contribuir muito mais”, enfatiza.

Mais informações sobre as oportunidades do Sicredi em www.sicredi.com.br/site/carreiras/.

Em Turvo, homem descumpre medida protetiva contra ex- namorada


Na madrugada desta terça-feira (12/09), relatou a solicitante, de 17 anos, que possui Medida Protetiva em desfavor de seu ex namorado , 21 anos, que a mesma visualizou o masculino pulando o muro de sua residência.

Realizado patrulhamento e localizado na residência de seus pais, sendo então encaminhado ambas as partes até a Policia Judiciaria para procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Entidades sociais de 27 cidades ganharam prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná


O Programa Nota Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda, sorteou 40 entidades sociais de 27 cidades do Estado com prêmios de R$ 5 mil nesta segunda-feira (11).

As instituições sociais premiadas são de Curitiba (5), Ponta Grossa (4), Foz de Iguaçu (3), Fazenda Rio Grande (2), Paranavaí (2), Maringá (2), Toledo (2), Apucarana, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Céu Azul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guaraniaçu, Inácio Martins, Ipiranga, Itaúna do Sul, Laranjeiras do Sul, Londrina, Pato Branco, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, São Jorge do Ivaí, Tapejara, Ubiratã e Umuarama.

É possível ver a lista completa das entidades sorteadas AQUI . Esta foi a primeira edição do sorteio desde a mudança na regulamentação, que aumentou o número de organizações premiadas. Antes, 10 entidades sorteadas eram contempladas com R$ 10 mil cada; a partir deste mês de setembro, serão 40 organizações sorteadas com R$ 5 mil.

O programa tem cadastradas atualmente 1.720 instituições que atuam nas áreas de assistência social, educação, saúde e geração de emprego. Todas recebem ao menos R$ 100 todos os meses, além de concorrem aos prêmios principais.

COMO DOAR – Para ajudar as instituições, o cidadão pode doar as notas fiscais em que não precisa ou não deseja informar seu CPF. Assim, os bilhetes para concorrer aos sorteios do programa, concedidos de acordo com as compras, vão para a entidade, que passa a ter mais chances de ser contemplada.

Também a partir de setembro, o consumidor pode vincular o CPF ao CNPJ de uma instituição social cadastrada para a transferência do crédito. Isso permite que todas as notas emitidas a esse consumidor sejam doadas automaticamente para a entidade selecionada. A vinculação pode ser feita através do site do Nota Paraná. Em breve, a funcionalidade estará disponível também no aplicativo do programa.

Além disso, há três outras formas de efetivar a doação: por meio da aba “Minhas Doações” do site do Nota Paraná, onde será necessário inserir CPF, senha e a chave de acesso da nota fiscal.

Pelo aplicativo do Nota Paraná, disponível para Android e iOS, em que é necessário escolher a opção “Doações”, buscar a entidade desejada e ler o QR Code da nota fiscal.

Por fim, a nota fiscal também pode ser depositada em urnas disponibilizadas pelas entidades nos estabelecimentos comerciais. A própria instituição recolhe as notas das urnas e se encarrega de cadastrá-las usando o site ou aplicativo do Nota Paraná.

CONTEMPLADOS COM R$ 10 MIL – Além dos prêmios maiores de R$ 1 milhão, R$ 100 mil e R$ 50 mil, que saíram respectivamente para moradores das cidades de Curitiba, Guarapuava e Araucária, dez consumidores foram contemplados com prêmios de R$ 10 mil.

Os sorteados são de Maringá – dos bairros Jardim Fregadoli (final do CPF 579-00); Vila Bosque (299-09) e Jardim São Clemente (339-49); Curitiba - dos bairros Novo Mundo (179-38) e Jardim Social (959-00); Nova Esperança, bairro Centro (399-63); Foz do Iguaçu, bairro Jardim Lancaster (final do CPF 759-24); de Pato Bragado, bairro Lot Continental (619-90); Umuarama, bairro Centro (388-02) e de Rolândia, cujo bairro não está identificado no cadastro (789-59).

Os ganhadores podem verificar os bilhetes premiados através do aplicativo ou do site do Nota Paraná, e transferir o valor para a conta cadastrada no programa.

Outras 15 mil pessoas receberam prêmios de R$ 50, e 8 mil prêmios de R$ 100 foram distribuídos por meio do Paraná Pay.

Morre o Professor Marcelo Abdanur



NOTA DE PESAR

É com pesar que a Faculdade Guarapuava comunica o falecimento do seu professor e importante colaborador MARCELO ABDANUR.

Por muitos anos o professor Marcelo contribuiu com dedicação e competência para a consolidação da Faculdade Guarapuava.
Rendemos a ele todas as homenagens e o nosso profundo sentimento de perda e de saudade.

À família e aos muitos amigos a nossa solidariedade.
Descanse em paz amigo Marcelo.

O Velório será na capela da Umuprev, à partir das 12h30 e o sepultamento às 16h30.

Direção, professores e funcionários da Faculdade Guarapuava.
Publicidade