quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
Saúde confirma 777 novos casos e duas mortes pela Covid-19 no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) mais 777 casos e duas mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.
Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.591.090 casos e 40.663 óbitos pela doença.
Os casos confirmados divulgados nesta data são de dezembro (698), novembro (3), outubro (8), setembro (3), agosto (3), junho (2), maio (1), abril (1), março (1) e janeiro (2) de 2021 e dezembro (20), novembro (33), outubro (2) de 2020.
Os óbitos são de dezembro (2) de 2021.
INTERNADOS – 51 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (19 em UTI e 32 em clínicos/enfermaria).
Há outros 585 pacientes internados, 256 em leitos UTI e 329 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.
ÓBITOS – A Sesa informa a morte de dois pacientes. Uma mulher de 86 anos que morava em Coronel Vivida e uma mulher de 73 anos que residia em Maringá. Os óbitos ocorreram nos dias 17 e 28 de dezembro de 2021, respectivamente.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria das Saúde registra 6.419 casos de não residentes no Estado – 224 pessoas foram a óbito.
Veja os ajustes (exclusões e correções de municípios).
Câmara de Boa Ventura de São Roque devolve 234 mil para a prefeitura
No dia 29 de dezembro, em reunião com os vereadores, funcionários do legislativo e o prefeito Municipal Edson Flávio Hoffmann, foi feito a devolução das sobras da Câmara Municipal de Boa Ventura de São Roque, na importância de aproximadamente 234 mil reais.
Nesta reunião foi pactuado entre os poderes municipais que parte deste valor, seja revertido em calçamento na Rua Maciel, iniciando em frente a APAE e com termino ao final desta rua na Vila Luz.
Fonte e foto: Câmara Municipal
Virada do ano no Litoral terá esquema especial de segurança da Polícia Militar
A Polícia Militar vai maximizar a aplicação de efetivo, viaturas e tecnologia para reforçar a segurança das pessoas que escolheram passar o Ano-Novo nas praias do Paraná. O esquema de segurança montado pela Corporação vai contar com policiamento preventivo em toda a orla, mas principalmente nos pontos onde haverá comemorações e trios elétricos.
A expectativa é que a virada no Litoral receba cerca de 2 milhões de pessoas. O trabalho de reforço, que será aplicado a partir de 18 horas desta sexta-feira (31) e seguirá até a madrugada de sábado (1º/01), soma-se ao policiamento do Verão Paraná - Viva a Vida 2021/2022, já em execução de maneira ostensiva e preventiva.
O reforço se dará nos locais de maior fluxo de pessoas e veículos e nas áreas comerciais. A PM também estará atenta aos chamados pelo telefone 190 ou pelo aplicativo 190 PR.
O incremento será feito com as Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs), das unidades especializadas (que fazem patrulhamento tático), fiscalização de trânsito urbano e rodoviário, policiamento com aplicação de cavalos, policiamento de choque, policiamento comunitário, entre outras modalidades, por meio de abordagens, patrulhamento e utilização de drone para auxiliar no acompanhamento da movimentação de pessoas ao longo da orla.
O foco da atuação da PM será coibir a perturbação do sossego, evitar tumultos e brigas e crimes como furtos e roubos. “O esquema de segurança foi cuidadosamente preparado para oferecer mais tranquilidade às comemorações da população do Litoral e dos veranistas, para que todos possam ir à orla e partilhar a hora da virada em segurança”, detalhou o comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho.
Ele reitera que muitos acidentes podem ser evitados com bom senso. “Tanto no mar quanto no trânsito, os acidentes podem ser evitados se as pessoas não consumirem bebida alcoólica antes de dirigir ou se banhar. Como reforçamos a presença policial nas praias, pedimos ao cidadão que entre em contato com um dos nossos policiais caso perceba qualquer problema, e eles farão o possível para ajudar e orientar, tanto em uma situação de emergência quanto com a identificação das crianças com as pulserinhas, por exemplo”, diz.
Uma das principais recomendações da PM ao cidadão para que o Réveillon ocorra com tranquilidade é que o consumo de bebida alcoólica seja moderado, pois ela potencializa situações de desordens e tumultos. No trânsito, haverá fiscalização com abordagens. “A PM orienta que os veranistas redobrem a atenção no trânsito e não bebam antes ou durante a direção”, reforça o coronel Ribas.
GARRAFAS DE VIDRO – A orientação da PM é que as pessoas consumam bebidas alcoólicas em recipientes de plástico, evitando as garrafas de vidro em toda a orla. “Com isso buscamos evitar que o material seja descartado nas ruas e na areia e acabe ferindo pessoas. Para ajudar na conscientização, a Sanepar vai posicionar latões ao longo da orla para que as pessoas depositem as garrafas em um local seguro antes de entrar na praia ou locais de trios elétricos”, completa o capitão Araújo.
De acordo com ele, esse trabalho de conscientização é importante porque pessoas andam descalças e podem se cortar, e a garrafa pode ser usada num momento de confusão para causar ferimentos.
PULSEIRAS – Outro cuidado da PM com a população será com a distribuição de pulseirinhas de identificação para as crianças, principalmente para facilitar a localização dos responsáveis ela se perca.
Segundo o oficial de planejamento do Verão Paraná - Viva a Vida, capitão Wagner de Araújo, os veranistas poderão solicitar a pulseira às equipes da Polícia Militar que estiverem nos módulos móveis na orla ou em viaturas. “A atenção com as crianças deve ser redobrada em locais com muitas pessoas. Orientamos o uso das pulseirinhas para que se evite qualquer transtorno”.
Confira como será o policiamento em cada região:
MATINHOS – A virada de ano em Matinhos terá fogos de artifício em três pontos da orla – no final da Avenida Atlântica, próximo ao Sesc Caiobá e no balneário Flórida. Haverá policiamento em toda a cidade e, principalmente, nestes pontos, justamente onde estarão os trios elétricos, que devem cessar o som às 2 horas do dia 1º de janeiro.
O trânsito de veículos na orla (da Rua Alvorada até a altura do Sesc Caiobá) estará bloqueado a partir das 18 horas de sexta-feira até o término das comemorações.
Nesta região, a PM contará com um drone, permitindo que a coordenação da operação fique inteirada em tempo real. O diferencial deste ano, nesta área, é um reforço maior da presença da PM na Praia Mansa, principalmente para coibir a perturbação do sossego.
As ações em toda a cidade vão contar com equipes da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), da Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam) e do Pelotão de Eventos do Verão, para situações mais críticas.
GUARATUBA – O Morro do Cristo será interditado a partir das 18 horas de sexta-feira (31), devido à soltura de fogos de artifício programada pela prefeitura no local. O policiamento preventivo da PM será reforçado em toda a cidade, assim como na orla, com as equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Pelotão de Eventos do Verão e da Companhia de Rondas Ostensivas, com aplicação de motocicletas para situações de desordem.
Haverá três trios elétricos na cidade, um na Praia Central, um no final da Rua Ponta Grossa, esquina com a Avenida Atlântica, e outro em Coroados, os quais devem funcionar, fixos nos locais, até as 2 horas. Após este horário, a PM vai atuar nas vias para prevenir perturbação do sossego. A Avenida Atlântica será interditada a partir das 18 horas para tráfego de veículos, até a completa dispersão de pessoas da orla.
PONTAL DO PARANÁ – A atuação da PM será intensificada em todos os balneários de Pontal do Paraná, com um reforço especial nas regiões onde houver queima de fogos e maior movimento (balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul).
O trapiche de embarque para a Ilha do Mel contará com policiamento ostensivo e a aplicação de cães de faro do BPChoque para evitar a entrada de drogas e materiais ilícitos na virada de ano. Além disso, a PM vai utilizar policiamento do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e patrulhamento tático da Rondas Ostensivas de Natureza Especial.
OUTRAS CIDADES – Nos demais municípios do Litoral a PM também vai reforçar o policiamento preventivo e ostensivo. Em Paranaguá, atuará com mais policiais no Centro da cidade, no Centro Histórico e na entrada da Ilha de Valadares, principalmente.
Na cidade de Morretes a Corporação vai atuar com equipes ostensivas na Praça Central e patrulhamento nas demais áreas. Já em Antonina, reforçarão as ações na região da Ponta da Pita, além do patrulhamento. Em Guaraqueçaba, a Polícia Militar vai ampliar o trabalho preventivo, principalmente na Praça Central, onde ocorrerá na queima de fogos.
Ocorrências policiais em Boa Ventura de São Roque
INJURIA - DIFIMAÇÃO - dia 29 de dezembro, às 09h40min veio ao Destacamento de Polícia Militar de Boa Ventura de São Roque uma feminina e passou a relatar que na nesta data, por volta das 09h30min, foi até a residência de uma pessoa para receber uma quantia em dinheiro como combinado com o marido da autora. Após receber o dinheiro, esta passou a ofendê-la com palavras de baixo calão, afirmando que ela saía com todos os homens de Boa Ventura. Relata ainda que ficou sabendo por terceiros que a autora sempre fala essas coisas dela para os outros. Foi então orientada quanto aos procedimentos cabíveis.
FURTO QUALIFICADO - No dia 29 de dezembro, às 09h40min veio ao Destacamento de Polícia Militar de Boa Ventura de São Roque um masculino de, 32 anos, e passou a relatar que presta serviço para a “Copel s/a” e estava viajando desde do dia 24 de dezembro, e ao retornar nesta data por volta das 09h00min, ao adentrar em sua residência percebeu que foram furtados 450 metros de fio de alumínio de 16mm.
Fonte: PM
Duas oficinas são alvo de furto em Turvo
Nesta quarta-feira (29), compareceu no Destacamento da Polícia Militar de Turvo, um senhor responsável de uma oficina mecânica, o qual relata que pela manhã desta quarta-feira (29), ao chegar na oficina notou que duas baterias de caminhões diferentes e um aparelho de som de uma camionete silverado que estão parados na oficina haviam sido furtados durante a madrugada. Que as baterias seriam da marca Enfok e o aparelho de som seria da marca Besbom com a frente de tela grande. Relata que pelas imagens do circuito interno foi possível ver um masculino sem camisa e calção claro.
Ato contínuo a equipe policial recebeu informação de que o suspeito havia realizado outro furto na mesma noite sendo em outra oficina próxima, de onde o mesmo havia levado uma bateria de caminhão. Que desta situação o proprietário visualizou o suspeito nas imagens de monitoramento e reconheceu o mesmo posteriormente andando com uma bicicleta na Rodovia PR-466, que passa em frente a referida oficina. Que então indagou o suspeito e este teria confessado ser o autor do furto e que levou o mesmo até uma área de mata próximo, onde estava a bateria, sendo que o objeto foi devolvido ao proprietário.
Foi informado a equipe então que o suspeito seria um morador da Localidade do Faxinal dos Vidal. Em diligências no local a equipe PM encontrou a casa onde reside o mesmo, mas ele não se encontrava, sendo encontrado os seus pais, os quais relataram que o filho havia saído a pouco tempo e que seria menor de idade. Os mesmos foram informados da situação e se comprometeram em procurar o filho.
Que durante a tarde então se apresentou no DPM de Turvo o pai juntamente com seu filho de 17 anos, o qual confirmou a equipe ser o autor do furto da bateria que havia sido devolvida e também do aparelho de som automotivo relatado no presente boletim, sendo este objeto entregue a equipe. O mesmo nega ter furtado as baterias de caminhão da mesma oficina.
Em contato novamente com o noticiante, este relatou que tem imagens do monitoramento interno da oficina onde aparece o suspeito próximo dos caminhões de onde as baterias foram furtadas e que diante dos fatos deseja representar contra o suspeito.
Diante disso, equipe deslocou até a 14ª SDP para os procedimentos com o menor de idade acompanhado de seu pai.
Fonte: PM
Assinar:
Postagens (Atom)
Publicidade