[Fechar]

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

O próximo passo da sua carreira começa agora no UniCV

No UniCV, você encontra a Graduação EAD com apoio de tutores especializados e toda a liberdade para estudar onde e quando quiser.

Flexibilidade, qualidade e reconhecimento para conquistar seu futuro sem abrir mão da sua rotina.

📲 Entre em contato:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.


Autoridades de Turvo se reúnem com comando da PM e discutem efetivo policial

 

O prefeito Marcos Seguro e o presidente do Conselho de Segurança (CONSEG) de Turvo, Robson Santelli, após tomarem conhecimento da possível redução do efetivo da Polícia Militar no município, estiveram nesta quinta-feira (11) no 16º Batalhão de Polícia Militar, em Guarapuava.

A comitiva contou com a presença do deputado federal Rodrigo Estacho, do vereador José Raiffer e do promotor de Justiça Mauro Dobrowolski.

Eles se reuniram com o comandante do 16º BPM, Jackson Busnello, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública, considerados de grande importância para o município de Turvo.

Sobre a conversa com o comandante, o prefeito Marcos Seguro destacou:

“Na oportunidade, reforçamos o compromisso de Turvo em manter um diálogo permanente com o Governo do Estado e com as forças de segurança, cobrando e buscando sempre as melhores condições para que nossa população viva com tranquilidade. Inclusive, recebemos a informação de que, no próximo ano, nossa região contará com um aumento no efetivo policial. Seguiremos firmes, unidos e atentos, trabalhando para garantir que a segurança continue sendo prioridade, em parceria com todas as instituições envolvidas.”

Festa na Comunidade São Cosme e Damião acontece neste domingo, em Campina do Simão

 


Calor acima de 30°C e nebulosidade: fim de semana terá tempo dividido no Paraná


O fim de semana terá condições bem distintas no Paraná. Enquanto o Norte e o Oeste enfrentarão temperaturas acima dos 30°C durante as tardes, o Sul e o Leste do Estado terão tempo nublado e temperaturas mais amenas. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a situação muda na segunda-feira (15), com a formação de uma área de instabilidade no Sul do Brasil que pode trazer tempestades ao Paraná, principalmente nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina.

A sexta-feira (12) começou com mínimas abaixo de 10°C em cidades do Sul e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como Lapa, São Mateus do Sul, Palmas e General Carneiro. Já em cidades da metade norte do Estado, como Paranavaí, Loanda e Apucarana, as mínimas ficaram na casa dos 20°C.

Durante a tarde, ainda faz calor nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, com máximas de mais de 30°C em cidades como Loanda, Paranavaí e Maringá, e possibilidade de pancadas localizadas e rápidas de chuva entre as faixas Central e Norte. Entre os Campos Gerais e Leste, a nebulosidade fica variável ao longo do dia, e as temperaturas máximas ficarão na faixa dos 20°C a tarde.

No sábado (13), o sol predomina na maior parte do Paraná e o calor segue à tarde no Norte e Noroeste, que terão máximas acima de 30°C. As mínimas previstas são entre 10°C e 12°C no Norte e de aproximadamente 18°C no Noroeste. No Oeste pode ocorrer maior variação de nuvens e há uma baixa possibilidade de pancadas rápidas e isoladas de chuva a tarde.

No Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e RMC, principalmente em cidades como Irati, São Mateus do Sul, Palmas e General Carneiro, as mínimas podem ficar na casa dos 5°C, e as máximas devem permanecer na casa dos 20°C.

No domingo (14) e na segunda-feira (15) as mínimas nestas mesmas regiões podem subir para a faixa dos 10°C. As máximas também sobem gradativamente. No domingo (14), o céu fica um pouco mais encoberto, com algumas aberturas de sol em grande parte do Paraná. Na metade sul do Estado há a possibilidade de algumas pancadas isoladas de chuva com trovoadas.

Segundo Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, entre o amanhecer de sábado, domingo e segunda-feira, há expectativa de maior cobertura de nuvens baixas em regiões como o Litoral, RMC, Campos Gerais e Centro-Sul do Estado. “Na segunda-feira, essas áreas também podem registrar formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia. Entre a Serra do Mar e as praias, o tempo fica mais variável, com muitas nuvens e chance de garoa ocasional, especialmente durante o fim de semana”, explica.

Mas é na segunda-feira (15), a partir da tarde, que as instabilidades ganham força, principalmente no Centro-Sul. Há risco de tempestades em municípios próximos à divisa com Santa Catarina, devido à formação de uma área de instabilidade na região Sul do Brasil. Até a terça-feira a chuva deve chegar com menos intensidade às outras regiões do Estado - inclusive a cidades do Norte, que completam quase 30 dias sem registrar uma gota de chuva.

A tendência é de que as temperaturas não tenham grande oscilação na próxima semana: as máximas e mínimas devem permanecer similares às que serão registradas na segunda-feira.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Rodeio agita Boa Ventura de São Roque a partir desta sexta-feira (12)





 

Incêndio em residência deixa três mortos em Pinhão


Na madrugada desta sexta-feira (12/09), a equipe policial de Pinhão foi acionada pela Defesa Civil para atender incêndio em residência que resultou em três óbitos.

Testemunhas relataram que quatro pessoas estavam no local, sendo que uma conseguiu escapar pela janela dos fundos. Foi realizado isolamento do local e acionados os órgãos competentes.

Não foi possível identificar os corpos nem a pessoa que escapou, pois não estava presente no momento da chegada da equipe.

PRC-466 terá bloqueio total nesta sexta (12) entre Palmeirinha e Turvo

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a detonação de rochas no km 243+500 da PRC-466 vai ser realizada nesta sexta-feira (12 de setembro). O trecho fica entre Turvo e Palmeirinha, distrito de Guarapuava.

O tráfego de veículos será totalmente interditado a partir das 14h, com previsão de liberação às 16h. Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

A medida é necessária para avançar com a obra de duplicação e restauração em concreto do trecho, com as rochas estando no caminho da pavimentação da nova pista.

O adiamento foi necessário para atender o trâmite de documentos da operação.
Publicidade