[Fechar]

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Saúde promove ações para diagnóstico precoce e prevenção da Aids no Dezembro Vermelho


Como parte da campanha do Dezembro Vermelho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio das 22 Regionais de Saúde (RS), e em parceria com os municípios, vai promover diversas ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que convivem com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha teve início neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ainda existe muito preconceito quando o assunto é Aids/HIV. “Sabemos que o preconceito existe e precisamos falar cada vez mais sobre o assunto para quebrar paradigmas sobre a doença”, disse.

“É preciso conscientizar a população de que a Aids/HIV é um problema de saúde pública global e apesar de não ter cura ou vacina, quando a pessoa é diagnosticada precocemente e faz o tratamento adequado e oportuno, pode ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou.Saúde inicia campanha de alerta para novos casos de câncer de pele

No Paraná, o acesso ao tratamento e prevenção da Aids/HIV é disponibilizado gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante o ano todo são feitas testagens para o diagnóstico, distribuição de preservativos e tratamento com antirretrovirais, que além de tornar o vírus indetectável garante qualidade de vida ao paciente.

Segundo a chefe da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso, a união de várias medidas preventivas é importante para conter a progressão da doença.

“Além das terapias antirretrovirais, também é importante o controle rigoroso dos bancos de sangue, difusão das informações corretas sobre a doença, medidas profiláticas que evitam a transmissão vertical e a distribuição gratuita de insumos de prevenção, como preservativos, testes rápidos e leite fornecido pelo Estado para crianças que nascem de mães com o HIV”, alertou.

AÇÕES – No próximo sábado (3), em Cornélio Procópio (18ª RS), no Norte, haverá distribuição de folders orientativos, preservativos e testagem rápida, no coreto do calçadão da cidade. Na 19ª RS (Jacarezinho), no Norte Pioneiro, o município de Conselheiro Mairinck fará mobilização ao lado da prefeitura na sexta-feira (9); no dia 20 de dezembro acontecerá na entrada da cidade de Figueira (Norte Pioneiro) uma blitz com a distribuição de preservativos e folders informativos sobre as ISTs.

Em Pranchita, no Sudoeste (8ª RS), do dia 5 ao dia 9 de dezembro serão disponibilizados testes rápidos nas empresas. A 22ª RS, de Ivaiporã (Vale do Ivaí), vai intensificar a testagem rápida com horários estendidos em toda rede da Atenção Primária à Saúde (APS).

“Diversas ações estão sendo realizadas em parceria com as 22 Regionais de Saúde e os municípios durante todo o mês de dezembro. São orientações, palestras, capacitações e testagens rápidas oferecidas em pontos centrais para maior acesso da população”, acrescentou Mara.

Nesta quarta-feira (30), a Sesa promoveu em Curitiba, na Boca Maldita, uma mobilização em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Na ocasião, além da entrega de folders, também foram distribuídos mais de 4 mil preservativos, 100 autotestes e realizados 126 testes rápidos. Destes, dois resultados foram positivos para o HIV. A ação aconteceu também em outros municípios do Estado.

DADOS – Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 38 milhões de pessoas no mundo convivem com o vírus ou a doença. Em 2021 foram notificados 1.016 casos de Aids em adultos e 644 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado. Este ano, houve 635 novas notificações. Os dados são do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan).

Por HIV, quando a pessoa apresenta o vírus, mas ainda não desenvolveu a doença, em 2021 foram registrados 2.266 casos novos em adultos e 313 em gestantes. Neste ano, dados preliminares mostram que existem 1.652 novas notificação para o HIV.

A maior concentração de casos de HIV/Aids está na faixa etária de 15 a 39 anos, sendo em média três do sexo masculino para um do sexo feminino.


Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo



Seja você também um cliente VIPE REDE SUPREMAMAIS e recebe todas as ofertas e novidades diretamente no seu WhatsApp, basta clicar no link abaixo ↓↓

Clima chuvoso prejudicou safra de café no Paraná; plantio de soja e milho está perto do fim


Com a colheita do café encerrada em outubro, o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, calcula que os produtores retirarão aproximadamente 498 mil sacas na safra 2022. O volume é 40,7% inferior às 841 mil sacas colhidas no ano passado. Esse é um dos dados da Previsão Subjetiva de Safra (PSS) apresentada nesta quinta-feira (01), que também traz informações sobre a eminente finalização do plantio de milho e soja e do quase término de colheita do trigo.

De acordo com o economista Paulo Sergio Franzini, analista de café no Deral, os números finais apenas confirmam a expectativa que já vinha se formando durante o desenvolvimento da cultura. A área cafeeira também registrou perda de 17,3%, enquanto a produtividade média reduziu em 28,4%.

“Os principais fatores que levaram a essa redução são as questões climáticas, começando com as geadas no inverno de 2021 e, depois, a falta de chuvas e temperaturas muito altas na fase do ciclo reprodutivo da safra 2022”, afirmou. A expectativa no início da safra era de que se pudesse chegar a 580 mil sacas.

A qualidade do café também decaiu. “A formação de grãos menores não é necessariamente sinônimo de qualidade menor, mas neste ano tivemos grãos mal granados, perdeu um pouco o aspecto sensorial da qualidade, a doçura”, explicou Franzini. “Não é tão significativo, mas em 2021 tivemos percentual de bebidas melhores, de qualidade bem superior em relação a este ano”.

A mesma situação atingiu os cafés especiais, dos quais o Paraná tem se revelado bom produtor. De acordo com o especialista do Deral, a média crescente era de 15% da produção classificada como especial. “Acreditamos que na safra 2022 esse percentual fique no máximo em 10%”, disse.

MILHO E SOJA – Os dados apontam que, em novembro, houve um pequeno reajuste de área para a safra de milho em comparação com o mês anterior, passando de 400 mil para 395 mil hectares. A expectativa de produção está em 3,8 milhões de toneladas. No campo, o plantio está praticamente encerrado, restando alguns pontos isolados.

“O início do plantio foi em agosto, e esse milho sofreu bem mais devido ao excesso de chuvas em setembro e outubro. O que foi plantado a partir de outubro tem uma situação melhor de campo e, provavelmente, terá maior produtividade”, destacou o analista da cultura, Edmar Gervásio. “Mas mesmo assim, deve ser boa safra”.

Sobre a soja, Gervásio informa que a semeadura também está próxima de se encerrar, cobrindo 5,7 milhões de hectares, o que significa 1,2% a mais que na safra anterior. A produção esperada é de cerca de 21,5 milhões de toneladas. “O desenvolvimento da planta é muito bom porque, apesar de ter um atraso no plantio, plantou-se em um período agronomicamente melhor”, disse o técnico. “Boa parte do Estado teve um nível de sol, de radiação, excelente”.

TRIGO E CEVADA – O trigo já está quase totalmente colhido no Paraná, restando cerca de 2% da área, sobretudo na região de Guarapuava, que sofreu mais com as chuvas. O prognóstico é que a qualidade do produto não será tão boa este ano, com provável queda de produtividade também.

De acordo com os técnicos que acompanham a cultura, as condições climáticas prejudicaram o manejo mais adequado. “Mas o que interferiu bastante para a queda da qualidade foi a luminosidade reduzida, devido aos longos períodos de tempo nublado”, disse o agrônomo Rogério Nogueira.

A cevada está com a colheita totalmente terminada. Diferente do trigo, a qualidade do produto é considerada muito boa, com cerca de 90% padrão cervejeiro – a maior cotação qualitativa – nos dois principais núcleos de produção, Guarapuava e Ponta Grossa. Em termos de área plantada, o Estado acresceu 10 mil hectares para a safra que se encerra, com produção de 344,2 mil toneladas – 16% a mais que no ano passado – em 84,3 mil hectares.

FEIJÃO – A safra das águas de feijão também está com o plantio praticamente encerrado no Paraná, estendendo-se por 122 mil hectares, restando a região de Curitiba, onde as chuvas impediram maior progresso. “No campo há uma preocupação porque 31% está em floração e as últimas chuvas vão provocar algumas perdas”, afirmou o agrônomo Joabe Rodrigues Pereira. Dessa forma, o Deral já projeta redução de 242 mil toneladas, prevista em outubro, para 230 mil toneladas, além de queda na qualidade.

BOLETIM – Nesta quinta-feira, o Deral divulgou também o Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 25 de outubro a 1.º de dezembro. Além de analisar a produção da safra paranaense, ele apresenta dados sobre cotações da carne bovina e da criação e exportação de perus e frangos.

SUSPEITOS DE MATAR JOVEM INDÍGENA CRUELMENTE, EM MANOEL RIBAS, SÃO PRESOS


A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em Manoel Ribas, cumpriu, nesta quinta-feira (1°), sete mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária na Aldeia Indígena Ivaí.

Os mandados se deram em virtude de um homicídio ocorrido na aldeia, no dia 12 de maio de 2022, de uma jovem indígena (21 anos), com requintes de crueldade.

Desde o início, os suspeitos obrigavam os demais indígenas a dificultar as investigações, partindo para cima das equipes policiais, principalmente devido à suspeita do cacique estar envolvido.

Como resultado da operação, três indígenas, inclusive o cacique, foram presos na aldeia, dois indígenas foram presos na cidade de Maringá, com apoio de uma equipe da PCPR daquela cidade, e um indígena está foragido. As buscas resultaram na apreensão dos celulares dos suspeitos.


O CASO

A Polícia Militar (PM) foi chamada na madruga do dia 12, por volta das 00h40, após uma indígena ser encontrada morta, na Aldeia Indígena Ivaí, em Manoel Ribas.

Conforme o boletim de ocorrência, o cacique informou ao hospital municipal que um “policial” da comunidade encontrou a vítima morta, com marcas de violência e violência sexual.

Ao ir até o local, a PM acionou a Polícia Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo que foi constatado que a mulher já estava morta há algumas horas e com diversos ferimentos.

As equipe estiveram presentes e o Instituto Médico-Legal (IML) recolheu o corpo e encaminhou até Ivaiporã.

Diante do fatos, os procedimentos cabíveis foram feitos e os policiais realizaram um patrulhamento, mas o autor não foi encontrado.

Equipes retiram 7 mil metros cúbicos de terra na BR-376 e buscas por vítimas avançam


As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris Litoral Sul conseguiram avançar, na madrugada desta quinta-feira (1), na limpeza da pista da BR-376 no sentido norte, o que deve permitir o avanço na operação, que já dura mais de 50 horas ininterruptas. Cerca de 7 mil metros cúbicos de massa terrosa foram retirados do local, informa o boletim divulgado às 10h30 pelo gabinete de crise que acompanha a ocorrência.

O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando na garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas. Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5 mil metros cúbicos.

Os serviços agora passam pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes. Elas irão iniciar a fase de busca por setores onde serão feitas varreduras em todos os veículos, além da continuidade no processo de remoção de resíduos.

No ponto mais delicado se encontram bombeiros, cães de buscas e o maquinário da concessionária. Esta missão é extremamente sensível e demorada, por causa do constante risco que as equipes estão expostas.

DESAPARECIDOS – A Polícia Científica segue auxiliando os trabalhos de levantamento de possíveis desaparecidos. Agora que grande parte de massa de terra da parte superior do incidente foi removida, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida para menos de 30 pessoas. Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas.

Por causa do grande volume de terra, ainda não é possível especificar com exatidão a quantidade de veículos e vítimas que podem estar soterrados no local.

APOIO – Os bloqueios de rodovias feitos pela PRF têm possibilitado a agilidade do serviço no local da ocorrência, pois garante mais segurança às equipes e ainda evita que a população fique exposta a novos incidentes.

A Polícia Militar do Paraná tem trabalhado com máximo empenho através das equipes do 9º BPM (Litoral) e 17º BPM (São José dos Pinhais). Elas atuam no serviço de proteção às vidas e às comunidades ao redor dos diversos incidentes da BR-376. Os policiais também apoiam às operações de remoção da massa de terra e desdobramentos logísticos de segurança e resgate.

CONDIÇÕES DO TEMPO – A condição atmosférica para esta quinta-feira é mais estável, o que pode permitir um avanço nos serviços de limpeza, de busca e de resgate.

PESSOAS DESAPARECIDAS – Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local devem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, é possível obter outras informações sobre o evento pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.

OUTRAS OCORRÊNCIAS – As chuvas fortes no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba também causaram inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos em outras cidades. De acordo com o boletim de ocorrências divulgado às 9h15 desta quinta-feira (1) pela Defesa Civil, subiu para 12 o número de cidades atingidas, com 4.280 pessoas afetadas.

Até o momento, 1.057 pessoas permanecem desalojadas e 22 desabrigadas. Os eventos destruíram uma casa em Antonina, no Litoral, e danificaram outras 647. As cidades atingidas foram Antonina, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Curitiba, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Morretes, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

BR-277 – A BR-277, que também foi atingida por deslizamento, foi liberada parcialmente nesta quarta-feira. A pista passou por limpeza e melhorias, ficando liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba.


Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região. CLIQUE AQUI...

Diagnóstico da PR-445 revela pequena caverna sob a pista; serviços de correção iniciaram


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) confirmou a existência de uma caverna esférica de 4,8 metros de diâmetro localizada a 3 metros de profundidade da terceira faixa da PR-445, no km 3+600, em Mauá da Serra, na região Norte.

A formação não representa riscos aos condutores e será corrigida nos próximos dias, sendo necessário bloqueio parcial da rodovia.

O achado é resultado de diagnóstico realizado por técnicos do DER/PR e funcionários da obra de duplicação da rodovia entre Mauá da Serra e Tamarana, após a verificação da presença de um antigo bueiro de 80 centímetros de diâmetro.



Foi necessário bloquear o trecho ao longo desta quarta-feira (30) para executar a abertura lateral da plataforma da rodovia, medida tomada emergencialmente devido aos possíveis riscos ao condutor, permitindo a execução de análises e sondagens diretamente no local atingido.

Ao verificar o tamanho do espaço e sua localização, o DER/PR constatou que ela não apresentava riscos imediatos aos condutores. Ainda assim será necessária a correção do sistema de drenagem no local e preenchimento do espaço, evitando possíveis danos estruturais no futuro.

Os serviços já tiveram início e serão concluídos nos próximos dias, sendo mantido apenas um bloqueio parcial da rodovia no local atingido. O trecho já está todo devidamente sinalizado, alertando o condutor.
Publicidade