[Fechar]

terça-feira, 23 de abril de 2024

Mais um frigorífico do Paraná é habilitado para exportar frango halal para a Malásia



A unidade frigorífica da JBS em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, foi habilitada pela Malásia para exportação de carne de frango halal ao país do Sudeste asiático. A confirmação foi feita pelo Departamento de Serviços Veterinários (DVS) e o Departamento de Desenvolvimento Islâmico (Jakim) da Malásia, e envolve outras três plantas brasileiras.

O anúncio ocorreu após missão e auditoria realizadas por funcionários daquele país ao Brasil, em outubro e novembro do ano passado. Além do Paraná, foram habilitadas duas unidades da BRF de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e uma da Vibra Agroindustrial, do Rio Grande do Sul. Atualmente, três unidades frigoríficas já exportam para aquele país: a Jaguafrangos, de Jaguapitã, no Paraná, e outras duas da BRF, em Mato Grosso e Minas Gerais.

O crescimento reflete o reconhecimento e a confiança na qualidade da carne de frango halal produzida no Brasil. A Malásia é conhecida por suas rigorosas normas de qualidade e segurança alimentar, especialmente para produtos halal, que devem atender a criteriosas práticas de preparação, conforme a lei islâmica.

No último ano, o Brasil exportou para a Malásia mais de 13,6 mil toneladas de carne de frango halal, somando cerca de US$ 20 milhões. O Paraná foi responsável por exportar 5,2 mil toneladas desse total, com a entrada de US$ 6,1 milhões no Estado.

Com as novas plantas habilitadas, espera-se que esse volume possa dobrar, fortalecendo a posição do Brasil como um dos principais fornecedores de carne halal no mercado internacional.

Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (23) o novo boletim epidemiológico da dengue. O documento contabiliza 260.517 casos confirmados de dengue no Paraná, sendo 41.472 a mais que no boletim semanal anterior. Foram registrados também mais 31 óbitos, totalizando 171 mortes pela doença neste período epidemiológico, que teve início em 30 de julho de 2023 e segue até julho de 2024.

Os novos óbitos foram confirmados nos municípios de Ivaí (1), Ponta Grossa (1), Chopinzinho (1), São João (1), Ampére (1), Dois Vizinhos (1), Pranchita (1), Santo Antônio do Sudoeste (3), São Jorge do Oeste (2), Boa Vista da Aparecida (2), Cascavel (7), Quedas do Iguaçu (1), Pérola (1), Mandaguari (1), Marialva (1), Sarandi (2), Apucarana (3) e Guaíra (1). Das 171 mortes no Estado 85 são mulheres e 86 homens.

Dos 399 municípios, apenas quatro seguem sem confirmações de dengue: Agudos do Sul e Doutor Ulysses, da 2ª Regional de Saúde, Fernandes Pinheiro, da 4ª RS, e Santana do Itararé, da 19ª Regional.

A 10ª Regional de Saúde de Cascavel é a que concentra o maior número de diagnósticos confirmados, com 35.793, seguida da 8ª RS de Francisco Beltrão (32.491), 16ª RS de Apucarana (29.565), 17ª RS de Londrina (25.030), 15ª RS de Maringá (22.868) e 11ª RS de Campo Mourão (20.406). Com relação aos óbitos, as regionais com maior número são a 17ª RS de Londrina, com 34 mortes, 10ª RS de Cascavel (25), 16ª RS de Apucarana (21), 8ª RS de Francisco Beltrão (20) e 20ª RS de Toledo (14).

“Continuamos realizando diversas ações conjuntas com os municípios para conter o aumento do número de casos e óbitos. Reforço a importância e faço um apelo para que a população se junte a nós nessa luta contra o mosquito. Precisamos da colaboração de todos neste processo de remoção e eliminação de criadouros. Só conseguiremos êxito com a colaboração e participação de todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA - O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período epidemiológico não houve confirmação de casos de zika. São 109 notificações e nenhum caso ou óbito confirmado. O novo boletim registrou 11 novos casos de chikungunya, somando 115 confirmações da doença no Estado. Do total, 73 são autóctones e 28 considerados importados. Desde o início do atual período epidemiológico foram registradas 1.304 notificações.

Confira o informe semanal AQUI e mais informações sobre a dengue estão neste link.

COMITÊ - Para reforçar a necessidade de conscientização e de fiscalização, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, esteve presente, nesta terça-feira (23), na 4ª reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue, que visa implementar iniciativas para intensificar a luta contra a doença.

"Precisamos ampliar as ações com as instituições para garantir uma ramificação em todo o Estado, expandido ações e a conscientização coletiva. É fundamental baixar o número de casos ainda antes do frio e, principalmente, cuidar de erradicar focos do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o secretário.

Durante o encontro, foi apresentado um panorama da situação epidemiológica da dengue no Paraná, juntamente com a atualização das medidas em andamento por parte das entidades envolvidas, como secretarias de Estado, órgãos governamentais, representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e autoridades.

Mais acessibilidade e qualidade de vida no Faxinal da Boa Vista

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras de Turvo esteve realizando a primeira etapa de pavimentação asfáltica em PMF na estrada principal de acesso ao Distrito do Faxinal da Boa Vista.

São mais de 2,7 mil m² que ligam a Rodovia João Maria de Jesus até próximo a entrada da Vila Ibema, acabando com o problema dos buracos da antiga pavimentação poliédrica.

Nova conquistas, mais qualidade de vida.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Aproveite as Ofertas da Semana da Comercial Ivaiporã de Turvo

 





Filho é preso após de matar e cortar mão da mãe para sacar dinheiro em banco


O filho de Sandra Maria dos Santos Carvalho (58 anos) foi preso em flagrante suspeito de matar e cortar a mão da mãe para conseguir sacar dinheiro em um banco.

A mulher foi encontrada morta no último sábado (20) na residência onde morava, em Salvador, na Bahia. As informações são do site Bahia Notícias.

A Polícia Civil (PC) informou que o filho, José Natan Carvalho (21 anos) foi preso suspeito de cometer o assassinato. Segundo os policiais, o jovem cortou a mão da mãe para tentar usar a digital e sacar dinheiro da conta bancária da mulher.

Conforme o Bahia Notícias, o crime ocorreu na casa da vítima, localizada na “Boca da Mata de Valéria”. Após receber o chamado, equipes da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) se dirigiram ao local e encontraram o corpo de Sandra Maria, onde prenderam o filho da mulher em flagrante.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o caso. O corpo de Sandra foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: RIC.com.br / NH Notícias

PCPR prende casal por abusar sexualmente da filha de 3 anos


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu dois mandados de prisão contra um casal por abusar sexualmente da filha de 3 anos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A mulher, de 35 anos, foi presa no último dia 13 no bairro Andorinhas e o homem, de 41, foi localizado com auxílio da Guarda Civil Municipal nesta segunda-feira (22), na região central da cidade.

De acordo com a criança, que foi ouvida através de escuta especializada, o pai teria o costume abusá-la sexualmente no momento em que realizava a troca de fraldas. Essa informação foi confirmada por uma outra filha do casal, de 4 anos.

"Segundo as crianças, a mãe estava ciente dos abusos, mas nada fazia para evitar, o que lhe é devido dado sua posição de garantidora do bem-estar dos filhos", explica a delegada da PCPR Ana Paula Carvalho.

Além da situação de abuso, a investigação policial identificou que os suspeitos são usuários de drogas e, ao sair para comprar as substâncias entorpecentes, deixavam as crianças sozinhas em casa. Por conta disso, também responderão pelo crime de abandono de incapaz.

As crianças foram encaminhadas aos cuidados da avó. O casal foi encaminhado ao sistema penitenciário.

DENÚNCIAS - Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197 da PCPR e 181 do Disque Denúncia.

Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

Fonte: PCPR

 

Pai encontra o filho de 27 anos morto dentro de casa em Guarapuava



Um pai encontrou o filho de 27 anos morto dentro de casa na noite dessa segunda-feira (22 de abril) em Guarapuava.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar às 19h25, no Residencial 2000. Os policiais foram acionados pelo Samu, que já encontrou o rapaz em óbito. No local não haviam indícios que apontassem a causa da morte, pois tratava-se de um jovem que não possuía histórico de doença.

De acordo com o pai do rapaz, ele disse que ao chegar em casa após o trabalho, aproximadamente às 18 horas, se deparou com o filho já em óbito. Ele contou que viu o filho pela última vez no jantar da noite anterior.

Segundo a família, ele fazia uso de álcool, drogas, remédio controlado e demonstrava quadro de depressão.

Foram acionados os órgãos competentes e o corpo foi recolhido ao Instituto Médico legal (IML). Conforme a perícia, aparentemente não existem indícios de crime.

Fonte: Gmais Notícias 
Publicidade