quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Venha para a UniCV e escolha o curso de graduação que mais combina com você
Escolha o curso de seu interesse, 1ª graduação com duração a partir de um ano e meio ou 2ª graduação com duração de 12 ou 6 meses de duração e vem ser UniCV!
💻 Inscreva-se agora e dê o primeiro passo rumo à sua realização!
Seu futuro começa aqui:
📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.
📲 wa.me/5542991281476 - Polo Turvo.
Em Turvo, você pode adquirir um lote pagando com seu veículo, financiando pela Caixa ou com pagamento anual na safra
"Reta final do mês de promoções na FUTURE!
Lotes com até R$ 20 mil de desconto no Residencial Lago Neumann.
Lotes a partir de R$ 50 mil no Loteamento Neumann II.
📌 Facilidades exclusivas:
- Aceitamos veículo como parte do pagamento.
- Financiamento pela Caixa ou qualquer banco de sua preferência.
- Parcelamento com pagamento anual na safra.
📞 Entre em contato clicando AQUI.
📍 Estamos na Avenida XV de Novembro, próximo ao Pátio de Máquinas da Prefeitura.
Inmet emite alerta de temporais para o Paraná nesta quinta-feira (19)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de temporais para esta quinta-feira (19) no Paraná. O volume de chuva será alto e as rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h. Além disso, há risco de queda de granizo.
Conforme o Inmet, o aviso começa a valer a partir da madrugada de quinta e vai até a metade da noite. Os temporais podem deixar estragos em plantações, queda de galhos, alagamentos e corte de energia elétrica. Contudo, as chances são consideradas baixas.
Áreas afetadas pelo temporal no Paraná
De acordo com o instituto, as áreas afetadas pelas tempestades do estado são: Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Oeste, Centro Oriental, Sudeste e Centro-Sul. Nessas regiões, o volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com rajadas de vento na casa de 40 a 60 km/h.
Do mesmo modo, os municípios do Oeste e norte de Santa Catarina, além das regiões Noroeste, Centro Ocidental, Sudoeste, Nordeste, Centro Oriental e a Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também estão em alerta amarelo.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Ric.com.br
Notificação pela placa: DER/PR moderniza fiscalização por excesso de peso nas rodovias
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou neste mês de dezembro um novo procedimento para notificação de veículos com excesso de peso nas rodovias estaduais, garantindo mais celeridade às operações.
Agora, os veículos de carga que excedam os limites de peso terão a notificação gerada pela placa, sem necessidade de abordagem do condutor ou de apresentação de documentação no momento da fiscalização. Essa mudança visa reduzir o tempo de espera nos pontos de pesagem, garantindo mais celeridade para os demais usuários e aumentando a eficácia da fiscalização.
O proprietário do veículo receberá pelos correios a notificação quanto à infração cometida, acompanhada do Formulário de Identificação de Responsável pela Infração (FIRI) por Excesso de Peso, o qual deve ser protocolado junto ao DER/PR para indicação do transportador ou embarcador como real infrator.
O formulário também está disponível no portal do DER/PR, bem como um requerimento de prorrogação de prazo para esta identificação.
Em algumas situações a abordagem ainda poderá ser realizada, caso um agente de trânsito verifique a necessidade, ou para veículos que necessitam de Autorização Especial de Trânsito (AET) para o trecho, devido a suas dimensões.
Atualmente o DER/PR conta com 28 pontos de pesagem distribuídos em suas cinco superintendências regionais, operados por técnicos e agentes de trânsito. São utilizados dois tipos de balança – a estática, em que o veículo precisa ficar parado, e a dinâmica, em que o veículo apenas reduz a velocidade para a pesagem.
São verificados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus, excluindo os veículos de passeio.
PONTOS – A carga máxima veicular e as regras para fiscalização são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. O conselho também determina os critérios para aplicação de autos de infração e o cálculo do valor das multas em caso de excesso de peso, que também são acarretam pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além das penalidades legais, o excesso de peso pode levar a maior desgaste estrutural nos veículos, danos nos pneus, maior consumo de combustível e lentidão, além de ser um dos principais fatores no surgimento de problemas no asfalto, como buracos, trincas, escorregamentos e afundamentos de trilha de roda.
PMPR divulga balanço da Operação Lei Seca e destaca ações contra embriaguez ao volante
Nesta terça-feira (17), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) apresentou os resultados da Operação Lei Seca referentes ao segundo semestre de 2024. A iniciativa teve como foco principal a redução de mortes no trânsito, combinando ações de fiscalização e conscientização sobre os riscos da associação entre álcool e direção.
A operação foi concentrada nos municípios com maiores índices de acidentes fatais registrados nos últimos dois anos, entre eles Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Guarapuava.
Entre 14 de junho e 16 de dezembro deste ano, mais de 2,6 mil policiais militares participaram das ações que levaram à prisão em flagrante de 49 motoristas por dirigirem sob influência de álcool ou outras substâncias. Ao todo, foram realizados 8.449 testes etilométricos, lavrados 694 autos de infração por embriaguez ao volante e 280 por recusa ao teste do etilométrico, conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro.
As atividades também incluíram a abordagem de 15.641 pessoas e a fiscalização de 13.490 veículos, dos quais 275 foram apreendidos. Além disso, as ações também resultaram na apreensão de 63 quilos de drogas e três armas de fogo, ampliando os impactos positivos da operação na segurança pública.
A PMPR destaca que a Operação Lei Seca integra um esforço contínuo para preservar vidas e reduzir a mortalidade no trânsito, alinhando-se às metas nacionais de segurança pública e reforçando a importância da conscientização sobre os perigos da embriaguez ao volante.
Comunicação Social da PMPR.
Boletim semanal da dengue confirma 378 novos casos no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (17) o novo informe semanal da dengue.
Foram registrados 378 novos casos da doença. Os dados do atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, somam 45.857 notificações, 5.375 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue.
No total, 380 municípios já apresentaram notificações da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e 272 possuem casos confirmados.
As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.221); 15ª RS de Maringá (504); 14ª RS de Paranavaí (448); 1ª RS Paranaguá (415) e 2ª RS Metropolitana (409).
OUTRAS ARBOVIROSES – Este informe traz ainda informações sobre Chikungunya e Zika, também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Neste período foram confirmados 24 casos de Chikungunya, sendo registradas 344 notificações da doença no Estado. Quanto à Zika, até o momento ocorreram 20 notificações, sem nenhum caso confirmado.
INFESTAÇÃO PREDIAL – A Sesa divulgou também o novo boletim de infestação predial , que apresenta o levantamento entomológico para o Aedes aegypti. O Paraná tem 394 municípios infestados, representando 98,7% do Estado.
No período de 1 de outubro a 10 de dezembro, dos 399 municípios do Paraná, 42 estavam classificados como em situação de risco de epidemia, 209 em alerta e 135 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial).
Três cidades realizaram monitoramento com o uso de armadilhas. Outras 10 não enviaram informações ou não fizeram o monitoramento. O município com maior índice de infestação predial é Floraí, com IIP de 11,3%.
Assinar:
Postagens (Atom)
Publicidade