[Fechar]

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Faleceu Helena Zagulski Harmaczuk


Faleceu na tarde desta segunda-feira (13/11) Helena Zagulski Harmaczuk, aos 90 anos.

O velório será realizado no salão da igreja do Passo Grande.

O sepultamento será nesta terça-feira, ás 15h00, no cemitério de Marrecas de Baixo.

Informou Funerária Serluto de Turvo.

A loja Dolar Móveis de Turvo está com super promoções neste mês de novembro


Você não pode deixar de aproveitar para mobiliar sua casa com as inúmeras ofertas da Dolar Móveis Novos e Usados e Rústicos, que está com várias promoções neste mês de novembro.

Na Dolar você é sempre bem atendido e tem várias opções para fazer um bom negócio, e atende toda a região.

Você pode fazer suas compras e parcelar em até 12 x no cartão e sem juros. Também pode parcelar no boleto.

Venha nos fazer uma visita.

Dolar Móveis agora fica na Rua 12 de Maio, n º48, em frente a Agropecuária do Bernardo.

 



















Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (13/11). Acompanhe no vídeo:

Alerta de Ofertas no Supremamais Supermercado de Turvo

 






Educação abre consulta pública para comunidade escolar decidir sobre modelo cívico-militar



A Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) lançou o edital referente à consulta pública que determinará a adesão de escolas estaduais de ensino regular ao modelo cívico-militar, para o ano letivo de 2024. São 127 escolas, listadas no edital (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), para decidir sobre a adesão, abrangendo aproximadamente 80 mil alunos da rede estadual. Do total, 27 estão localizadas em Curitiba e as demais distribuídas em diversas outras cidades do Estado.

Prevista para os dias 28 e 29 de novembro, a consulta pública será realizada nas próprias escolas listadas, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.

Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola. Votará somente um responsável por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante. O resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.

"O modelo dos colégios cívico-militares proporciona a ampliação do aprendizado devido à maior quantidade de aulas que é oferecida aos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda. “O processo aprimora a qualidade do ensino com aulas adicionais de português, matemática e da unidade curricular exclusiva de cidadania e civismo, que proporciona conhecimento das leis, da Constituição Federal, além do papel dos três poderes, e de valores como ética, respeito e cidadania", afirma o secretário.

MODELO CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ - Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.

Com a implantação do Programa Colégio Cívico-Miliar do Paraná, em 2021, o Estado atingiu o número de 194 colégios funcionando nesta modalidade com o modelo estadual. Há ainda 12 escolas cívico-militares com o modelo do programa nacional, que por decisão do governo federal será descontinuado em 2024. Essas 12 escolas deverão passar à gestão do Estado. Somando as cívico-militares do modelo estadual e modelo nacional, são aproximadamente 121 mil alunos matriculados.

Instituídas a partir da demanda de comunidades de colégios em regiões com alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, as escolas cívico-militares somente podem funcionar em municípios que contém com menos duas escolas estaduais na área urbana.

Confira o edital da Chamada Pública AQUI.

A Black Friday já está em pleno vigor no UniCV Polo TURVO E GUARAPUAVA


E que tal iniciar hoje o seu curso com preços especiais? Temos uma variedade de opções a partir de R$99.

✔️ Bacharelado

✔️ Licenciatura

✔️ Tecnólogo

Além disso, durante a Black Friday, você receberá de presente uma Pós-graduação EAD

Não perca tempo e assegure a sua vaga agora. As vagas são limitadas.

📞(42) 99128-1476 POLO TURVO

📞 (42) 99921-2841 POLO GUARAPUAVA


*consulte condições

Queima de transformador afeta abastecimento de água em Faxinal da Boa Vista


A Sanepar informa que, devido à queima de um transformador que atende o sistema de Faxinal da Boa Vista/Ibema, em Turvo, pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão nesta segunda-feira (13) em todo o distrito. Equipes de manutenção trabalham para restabelecer o fornecimento da energia. Ainda não há previsão de normalização do retorno da energia e de normalização no abastecimento. Em situações como esta, priorize a água tratada para higiene e alimentação. Adie serviços que não sejam essenciais. Não desperdice!

Podem ficar sem água, principalmente, clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Mulher que estava desaparecida em Prudentópolis é encontrada morta


Na tarde deste domingo (12/11), atendendo solicitação via COPOM, a equipe policial deslocou onde populares haviam encontrado, em uma área de mata, localizada entre a Vila da Luz e Vila Esperança, um cadáver já em elevado estado de decomposição.

Compareceu no local masculino, 64 anos, o qual reconheceu a vítima como sendo sua filha, mulher, 30 anos, a qual estava Desaparecida desde o dia 20/10/2023.

Acionados os órgãos competentes, investigador, criminalística e IML.


Fonte: PM



Agências do Trabalhador iniciam a semana com a oferta de 15,4 mil vagas no Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.494 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.503 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 453 vagas, magarefe, com 452, e abatedor de porco, com 450.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.480). São 453 vagas para operador de telemarketing receptivo, 305 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 220 para operador de telemarketing ativo e 129 para auxiliar de limpeza.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 28 vagas para preenchimento urgente: motofretista (11), cozinheiro geral (07), farmacêutico (5), marceneiro (4) e mecânico de manutenção de ar-condicionado (01).

A Região de Cascavel aparece em seguida (3.599), com 736 oportunidades para auxiliar de linha de produção, 320 para abatedor de porco, 270 para magarefe e 150 para carregador (armazém).

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (1.337), Pato Branco (1.129) e Umuarama (1.113). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 245 vagas, alimentador de linha de produção, com 70, auxiliar de produção de gorduras vegetais comestíveis, com 70, e vendedor interno, com 48 oportunidades.

Em Pato Branco, os destaques são para auxiliar de linha de produção (226), operador de processo de produção (93), operador de caixa (63) e repositor em supermercados (43).

Na Região de Umuarama, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 573 oportunidades, magarefe, com 40, abatedor de porco, com 40, e costureiro (a máquina na confecção em série), com 28.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira AQUI as vagas por regionais.

Homem é atingido por tiro na perna no interior de Turvo


Na tarde deste domingo (12/11), a equipe policial deslocou até ao Hospital Bom Pastor onde teria dado entrada uma pessoa vítima de Disparo de Arma de Fogo na Localidade de Carriel.

No local constatou-se que a pessoa de masculino, 55 anos, encontrava-se sendo medicado pois teria sido vítima de Disparo de Arma de Fogo que veio a atingir sua coxa esquerda. Em contato com com masculino, 33 anos, o qual passou a informar que o fato ocorreu no Bar de sua propriedade, relatou ainda que masculino, 26 anos, teria sacado de um revólver calibre .22 e passou a efetuar disparos a esmo, e que um desses disparos veio a atingir a vítima, e que após constatar que foi alvejado colocou a vítima em seu veículo e o encaminhou até o Hospital.

Com as informações sobre as características do autor a equipe passou a efetuar patrulhamentos na intenção de localizar, não logrando êxito, informações que o autor se evadiu em um veículo GM/Corsa na cor prata, tomando rumo ignorado. Devido à gravidade do ferimento a vítima foi encaminhado até o Hospital Santa Tereza em Guarapuava.




Fonte: PM
Publicidade