[Fechar]

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ACET realiza reunião ordinária da Diretoria Executiva




Na noite desta quarta-feira (18), integrantes da Diretoria Executiva da ACET reuniram-se na sede da entidade para debater sobre a execução das ações do planejamento 2015 da instituição.

Esteve em pauta a organização do 8º Festival de Prêmios da ACET, um evento tradicional destinado a aquecer o comércio do município. A partir de amanhã a campanha está aberta para adesão das empresas associadas e o prazo para adesão se encerra no dia 26 de Novembro de 2015.

Para o 8º Festival de Prêmios foi definido que o prêmio principal será o veículo mais vendido do Brasil: um Fiat Pálio 0 Km!

Por outro lado, esta campanha é uma forma que os empresários locais encontraram para premiar, através de um sorteio, os consumidores que acreditam no comércio da cidade. Quem compra do Turvo pode começar 2016 com um carro 0 Km!

#Compre do Turvo
 

Biografia de Bernardo Hakvoort - Turvo-PR


http://www.felipebrugg.com/2007/11/o-municipio-de-turvo-e-o-desenvolvimento-sustentavel-a-partir-do-estudo-biografico-de-bernardo-hakvoort-1977-1997.html

O biografado, Bernardo Hakvoort, produtor rural, engenheiro formado pela Escola Superior de Águas, Solos e Florestas da Holanda, especializado em Planejamento e Política de Desenvolvimento Rural, com estágios e cursos em Israel, Oklahoma (EUA), Portugal, Alemanha e Suíça foi co-fundador da Pastoral Rural da Diocese de Guarapuava, da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Turvo, Sindicato dos trabalhadores rurais de Turvo, Fundação para o Desenvolvimento Econômico Rural da Região Centro-Oeste do Paraná (Fundação RURECO) e do Instituto Agro Florestal (IAF).(PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO, 1987).
 
Em sua obra “Turvo no caminho do desenvolvimento sustentável” publicada após a sua morte, o autor apresenta suas ideias para o desenvolvimento de Turvo, para ele o desenvolvimento tem que ter quatro esteios como base: a fé (ética, moral), a saúde, o ensino e a economia (a produção).

A principal militância de Hakvoort foi na área social e econômica, estudar sobre sua vida, seus pensamentos compreende também perceber o momento histórico no qual estava inserido, o seu envolvimento com o contexto pode revelar muito sobre a história dessa época.

Hakvoort era filho de agricultores, nasceu na região leste da Holanda em 04/10/1949, ajudava na agricultura e nas criações com seus pais, na juventude, como membro de um grupo de jovens, ajudou na organização da juventude rural da sua comunidade e região, e trabalhou na organização da Juventude Rural do seu país participando de vários intercâmbios em diversos continentes. Seguindo a tradição agrícola da sua família foi para a Universidade e se formou em Engenharia Agrícola e Recursos Hídricos.

Chegou em Turvo em 1977, com sua esposa Agnes Vercauteren Hakvoort, seu primeiro trabalho foi visitar as comunidades em companhia do Padre João Adolfo Barendse, conhecendo a situação de cada uma, em seguida passou a implantar nas comunidades campos demonstrativos de como melhorar a produção das lavouras tradicionais de milho e feijão, ao mesmo tempo em que junto com sua esposa começava a organizar grupos de jovens e de mulheres enviando lideranças para curso de formação (HAKVOORT, 1998).

Clique aqui para ler mais deste post no Blog do Felipe Brugg





PAI E FILHO SÃO PRESOS APÓS DISCUSSÃO, COM ARMA DE FOGO E DROGA EM GUARAPUAVA.


No dia 17 nov. 15, por volta das 23h35min, policiais militares deslocaram na Vila Bela, para averiguar uma situação de disparo de arma de fogo. No local a solicitante relatou que seu filho 24 anos, é usuário de drogas, e chegou em casa alterado, pedindo dinheiro para ela e para o pai, sendo que ambos disseram que não tinham.

Momento que o filho passou a quebrar os móveis dentro de casa e seu pai pegou uma arma de fogo e efetuou um disparo contra o mesmo atingindo-o na cabeça de raspão. A equipe do SAMU esteve no local, mas ele dispensou o atendimento. E informou que seu pai fugiu da residência e a solicitante sumiu da ocorrência. Foi adentrado à residência e visualizado o autor dos disparos. Questionado quanto à arma disse não haver arma e que teria apenas dado uma paulada no seu filho, e disse ainda que o filho vendia drogas apontando o local onde estaria tal droga. Foi verificado e constatado certa quantia de maconha na churrasqueira e encontrado ainda dentro da residência, em uma gaveta de um guarda roupa, um revolver calibre 32. O pai assumiu ser dele a arma e confessou ter atirado contra seu filho. A arma estava com duas munições intactas e uma deflagrada. Foi encontrado ainda dentro de uma caixa de motocicleta, três munições, uma .38 e duas .32. Foi localizada dentro do pátio uma motocicleta, de propriedade do agredido, a qual após consulta no sistema policial foi constatado que tinha alerta de furto/roubo, sendo que o mesmo informou que teve sua motocicleta furtada, porém ele próprio recuperou a mesma, mas não comunicou os órgãos competentes para dar baixa na queixa de furto. Diante dos fatos, os envolvidos, a arma, a droga e também a motocicleta, foram conduzidos até a 14ª SDP para as providências cabíveis. 

Guarapuava, 18 de Novembro de 2015.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Adriane
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Foto: RPA.

Fonte:16bpm.com.br

Show de Chrystian e Ralf será nesta quinta em Santa Maria do Oeste.


O grande evento acontece nesta quinta, 19 de novembro, a partir das 20h00 terá shows com artistas locais e as 22h00 o show com Chrystian e ralf  que será ar livre próximo ao ginásio municipal.

Antes de matar filho, vigilante pesquisou na internet como cometer o crime, motivo pode ser outro.

Um crime brutal e difícil de aceitar. A cidade de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, não suspeitava que o vigilante Daniel Pereira, de 35 anos, pudesse cometer o crime brutal contra o filho Érick Pereira, de apenas dois, no último domingo (15). Porém, segundo o delegado Hertel Rehbein, de Rio Branco do Sul, o suspeito deu indícios à mulher dele de que poderia matar a criança e procurou a melhor forma de fazer isso na internet.
“É um homem completamente fora da realidade. O Daniel diz que tudo começou com uma suposta demissão que ele foi vítima e, por isso, não teria como prover o sustento de sua família. Antes do crime, chegou a dizer para a mulher que tinha o propósito de tirar a vida da família e dele”, descreveu o delegado à Banda B.
Daniel procurou na internet a melhor forma de matar o filho e depois se suicidar. “Nós já descobrimos que ele consultou a internet para saber como cometer o crime. Uma família sem problemas, que levava uma vida tranquila e, por isso, a ficha do que aconteceu ainda é difícil de cair”, ponderou Rehbein.
A intenção era sim de cometer o suicídio, mas parece ter faltado coragem, de acordo com Rehbein. “O Daniel levou a criança até a lagoa, passeou com ela, abraçou e os dois afundaram na represa. Depois disso, o menino foi morto por asfixiamento, já em terra. A narina do Erick encheu de areia em função do que o pai fez, com que ele de bruços. Antes de ir embora, Daniel deixou as mãos do filho juntas, como se o menino estivesse rezando”, detalhou.
Apegado ao pai
O delegado confirmou à reportagem que Erick era muito apegado ao pai. “Um menino que adorava o pai e era muito ligado a ele. Não sabia que quem mais considerava seria o seu executor. Um homem que não aparentava, mas era completamente fora da casinha”, disse.
Rehbein também comentou que a mãe só veio a chorar quando soube da confirmação da morte do filho, talvez por conta de um estado de choque. “A mãe durante a investigação não falava o nome da criança e se preocupava com a integridade física do Daniel, o que chamou a atenção. Ela veio a chorar quando recebeu a notícia de que a criança estava morta”, apontou.
Outra motivação
Para o delegado, a motivação financeira não o convenceu. “Eu acredito que ele matou a criança porque atrapalhava o relacionamento dele com a mulher e, de uma forma covarde, eliminou o menino”, descreveu.
Por fim, Rehbein confirmou que desde o princípio sabia do envolvimento de Daniel no crime. “Ele contou uma história mirabolante que não tinha o menor nexo. Diante de nossa experiência e do fato de faltar ar quando ele falava sobre o filho, ficou claro que a história era ficcional. O Daniel permanecerá preso e o inquérito policial será levado ao Ministério Público”, concluiu.
Notícias Relacionadas:

Após 42 dias internado, morre no hospital vitima de acidente que ocorreu na PR 466.




Morreu nessa terça feira (17) no Hospital São Vicente de Paulo, o motorista de um veiculo que se envolveu em um acidente na PR 466, em Guarapuava.

Joel da Silva, de 36 anos, foi socorrido após o carro que ele conduzia ter caído em uma ribanceira. O estado de saúde dele se agravou e ontem (17) ele não resistiu e morreu no hospital.

O corpo de Joel da Silva foi transladado para Santa Maria do Oeste, onde será sepultado.




Publicidade