[Fechar]

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Paraná passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional


O Paraná deu início nesta semana à confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o PCPR na Comunidade na Ilha do Mel, no Litoral. Ao todo 266 documentos foram confeccionados na ocasião.

O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.

A CIN possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo.

A novidade é uma parceria da PCPR com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento. A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.

“A iniciativa é uma forma tecnológica de contribuir para a identificação civil e para a prevenção e investigação de crimes, já que o modelo contém um único número, trazendo praticidade e segurança ao cidadão”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

De acordo com o chefe do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o Paraná foi um dos primeiros estados a dar início à emissão do novo modelo. “É um trabalho ininterrupto dos nossos policiais com a equipe de tecnologia do Estado. Com essa adaptação estamos cumprindo a lei que determina que os estados se adequem ao novo sistema até janeiro de 2024. Então, fizemos isso de forma antecipada, terminando o ano com o lançamento da novidade”, completa.

Para o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, este é o primeiro evento de outros que terão a confecção do novo documento. “A edição do PCPR na Ilha do Mel marca o início de uma nova era na identificação civil. A partir de agora todos as carteiras de identidade serão feitas no novo padrão, tanto em nossos eventos como em todos os postos de identificação”, afirma.

DOCUMENTO – O cidadão que não possuir RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR. Já o cidadão que possui o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.





Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Casal é preso com armas, munições e droga no interior de Turvo


Na manhã desta quarta-feira (06/12), a equipe da Polícia Militar de Turvo, foi acionada na Localidade de Faxinal da Boa Vista, através de denúncia anônima de que um masculino estaria portando arma de fogo no interior de um estabelecimento de ensino. 

No local em contato confirmado denúncias referente a um masculino de 15 anos. Durante atendimento da ocorrência a equipe policial foi informada que o masculino estaria no local. 

Em contato com o adolescente acompanhado da pedagoga, ele passou a relatar que estava com uma arma de fogo Cal. 38, com substância análoga a maconha, com um pacote com munição e com uma balança de precisão, mais que tais objetos pertenciam a outro masculino de 23 anos que teria pedido para ele guardar os objetos. 

Na residência indicado do masculino de 23 anos, tentado primeiro contato, sem obter resposta, mais foi possível ouvir barulhos e conversas no interior. 

Equipe fez necessário adentrar sendo possível ver sobre o sofá ao lado esquerdo da porta duas armas de fogo, munição e droga. No quarto foi abordado e identificado o masculino indicado, sua esposa de 22 anos e a filha do casal de 03 anos. 

O autor não obedeceu as ordens da equipe, sendo necessário fazer uso de necessária para conter o mesmo. Durante a ocorrência, o telefone do autor passou a tocar, ao atender estavam pedindo o pix para enviar dinheiro relacionada a compra de drogas.

Dado voz de prisão ao casal, sendo aprendido os objetos e acionado o conselho tutelar para acompanhar o procedimento. Ambos encaminhados a Polícia Judiciária.


✅ Prisão: 02 presos e 01 apreendido.

✅Apreensão:

- 02 armas de fogo (1 revólver cal.38 e 1 Espingarda Cal.22)

- 0,204 kg de substância análoga a maconha

- 93 munições.

Polícia Militar do Paraná, Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social 16⁰ BPM Batalhão 3⁰ Sgt PM RICIERI Chagas.


Irmãos vão representar Turvo no 33° Encontro Paranaense de Seleções Campeiras de Laço em Cascavel


Turvenses representarão pela 4° vez o CTG Rincão do Pinhal e a cidade de Turvo no 33° Encontro Paranaense de Seleções Campeiras Laço, em Cascavel de 07 a 10 de dezembro.

João Vitor Meira de 12 anos e Miguel Meira de 8 anos, Já a foram Vice Campeões Paranaense na Cidade de Toledo.


No decorrer do ano acontece os rodeios da 3° Região onde a cidade de Turvo faz parte, cada rodeio conta pontos para classificatória do paranaense e no paranaense sai os classificados para o Nacional, João Vitor já disputou uma vaga para o Nacional no ano de 2019.

Este ano a sede do rodeio de classificatória aconteceu em Turvo, os meninos contam que é com muito orgulho que levam o nome do CTG e da cidade de Turvo.

Na prateleira colecionam mais de 60 troféus nas suas modalidades.

Os pais contaram ao Blog do Elói que desde bem pequenos eles são apaixonados pelo esporte e pela tradição, e que não medem esforços para que os meninos continuem nesse esporte, que é uma diversão e ao mesmo tempo uma profissão.

A competição será transmitida pelo Canal do Laço no YouTube.

Mais dois turvenses também estão indo na compatição em Cascavel, Thiago Pereira Bruger, na categoria Laço Patrão, e José Luís Szymanski, na categoria adulto.


Feira do Produtor Rural de Turvo está em novo endereço


A partir desta quarta-feira (06), a Feira do Produtor Rural e a EcoFeira estarão em novo endereço. O espaço com mais infraestrutura para os feirantes e para os consumidores agora fica na Rua Paraná, em frente ao salão paroquial.

Venha saborear os produtos da nossa terra - Toda quarta tem Feira do Produtor Rural a partir das 13h00, onde você vai encontrar uma grande variedade de verduras, frutas, pães, bolos, bolachas, biscoitos e cerveja caseira. Além disso tem crepes, coxinhas e pastéis fritos na hora.


Vem aí grande Baile de Reveillon no Rio Bonito

 


Dia 31 de dezembro tem Baile de Reveillon no Rio Bonito, em Turvo, com Amanda e Alesandra da Banda Sentinela.

Os ingressos estão à venda na Agropecuária Laço de Ouro de Turvo, e em Boa Ventura de São Roque, na Panificadora Bom Gosto.

Compre na Ótica e Relojoaria Aliança e concorra à um Fiat Mobi 0 Km da Promoção da ACET

 
A Ótica e Relojoaria Aliança está participando do Festival de Prêmios da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET).

A Ótica e Relojoaria Aliança agora está em novo endereço, ao lado da antiga ótica. Há 35 anos atua no comércio de jóias, relógios, presentes, perfumaria, óculos de sol e de grau.

Ao fazer suas compras na ótica, você pode pedir seu cupom e concorrer a um Fiat/Mobi 0 km, 1 SmartTv de 55’, e a 03 Vales Compra de R$1.000,00, que será sorteado no dia 14 de Janeiro de 2024.

Agradecemos aos nossos clientes a preferência pela nossa empresa.

Ótica e Relojoaria Aliança, presente em todas as promoções da ACET.

Acompanha as movidas da ótica no instagram: https://www.instagram.com/oticaerelojoariaalianca/

Avenida 12 de Maio, nº 579, Fone (42) 364212-88 no Centro de Turvo.

 

Publicidade