[Fechar]

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Presidente da Câmara e assessor são presos em flagrante durante operação


Em Astorga, Norte Central do estado, foram presos em flagrante nesta terça-feira, 13 de agosto, o presidente da Câmara de Vereadores e um assessor de comunicação do Legislativo Municipal. Os dois foram detidos em operação realizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).

Os dois agentes públicos foram presos no momento em que estavam pagando para que um representante de organização não-governamental da cidade não denunciasse irregularidades que havia descoberto na gestão legislativa. A intenção dos dois detidos seria era evitar que o caso chegasse ao conhecimento do Ministério Público.

Fonte: MPPR

Paraná inicia novo ciclo de monitoramento da dengue


A Secretaria de Estado da Saúde volta a publicar semanalmente, a partir desta terça-feira (13), o boletim que monitora os casos de dengue, chikungunya e zika vírus no Paraná. A publicação foi interrompida para consolidação dos dados epidemiológicos de julho de 2018 a julho de 2019.

Encerrado no último dia 30 com a divulgação do boletim nº 44, o período registrou 22.946 casos confirmados de dengue, com 23 óbitos. Foram 29 casos de chikungunya e cinco de zika vírus. O novo período sazonal vai acompanhar os casos da doença por mais um ano, até a última semana de julho de 2020.

Paralelo ao monitoramento, a secretaria apoia os municípios nas ações preventivas da dengue, orientando sobre eliminação dos criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

“Neste momento de início de novo período epidemiológico da dengue, reforçamos nosso pedido para que a população participe deste combate.

O mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para formar os criadouros e a melhor forma de prevenção da dengue é a eliminação destes depósitos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o boletim da secretaria, 40,69% dos criadouros estão em locais que acumulam lixo, como recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e entulhos de construção; 29,84% localizados em vasos de plantas, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros e pequenas fontes ornamentais; 15,77% em depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico e 6,72% em pneus.

“São criadouros removíveis, ou seja, que podem ser eliminados facilmente, com uma limpeza no quintal, nos terrenos e até dentro de casa, observando a geladeira, floreiras e os ralos”, complementa a coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

NOVO CICLO - O informe técnico da primeira semana do novo período epidemiológico, publicado nesta terça-feira (13), apresenta 583 notificações e 43 casos confirmados distribuídos em 13 municípios. O boletim compreende a semana de 28 de julho a 10 de agosto de 2019.

Os municípios com maior incidência são Uraí, com 44,03 casos por 100 mil habitantes; Bandeirantes, com 19,03 casos e Amaporã, com 16,18 casos por 100 mil habitantes.

Em relação ao controle vetorial, que detecta a presença do mosquito transmissor nos domicílios, o informe confirma que 329 municípios apresentam disseminação e manutenção de focos e são considerados infestados.

Fonte: AEN

Ação Solidária: Rifa Beneficente em prol de Jaure Americano


Jaure Americano sofreu um acidente no dia 17 de junho na PR-466, na localidade de Mapim, em Turvo. Jaure e seu sobrinho José Carlos Americano Mazur, estavam em um veículo Prisma e seguiam sentido Guarapuava, quando o veículo foi atingido por um caminhão. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros, mas durante o socorro, José Carlos Americano Mazur, entrou em óbito. Jaure foi encaminhado em estado grave para o Hospital Santa Tereza, em Guarapuava. Ficou 12 dias em coma, passou por várias cirurgias e após quase um mês internado recebeu alta. 

A reportagem do Blog do Elói esteve visitando o Jaure logo que ele saiu do hospital. Fizemos uma matéria naquele momento pedindo ajuda, pois ele é de família humilde e passavam por dificuldades financeiras. A população de Turvo e região colaborou com aquilo que ele precisava. 

Jaure ainda não consegue caminhar devido à gravidade dos ferimentos, já passou por várias cirurgias e ainda precisa fazer mais algumas. 

Um leitor do Blog do Elói, que mora em Guarapuava e é criador de cavalo em uma fazenda na Colônia Velha Ivaí, entrou em contato com o blog e doou um potranco crioulo para que fosse feita uma rifa para ajudar o Jaure. 

Jaure disse que o valor arrecadado da rifa, será utilizado para uma cirurgia no olho, entre os ferimentos, ele ficou cego de um olho. 

Os blocos da rifa já estão prontos, alguns amigos começaram a vender. Ele pede que as pessoas colaborem comprando a rifa, ou até mesmo ajude a vender se possível. 

O sorteio será no dia 20 de setembro e o valor é de R$ 5,00.

Quem quiser comprar rifa em Turvo, encontra na Previ-vida e no Blog do Elói.


Vídeo do cavalo:




1º Almoço Dançante dos Caminhoneiros em prol do Natal Solidário foi realizado com sucesso em Turvo



No último domingo (11), aconteceu no Salão Paroquial em Turvo, o 1º Almoço Dançante dos Caminhoneiros em Prol do Natal Solidário, promovido Grupo G.S.A (Grupo Só Amigos). 

Um grande público compareceu para prestigiar o evento, que teve início com a santa missa, em seguida foi servido o delicioso almoço. 

Após o almoço o público dançou ao som do Grupo Soqueando a Acordeona. 

O valor arrecadado será utilizado para comprar as cestinhas de doces que serão distribuídas na véspera do Natal para as crianças do Município de Turvo, incluindo a sede e comunidades do interior. 

Esse será o 3º ano consecutivo que o grupo promove essa ação de final do ano em prol das crianças carentes. 

O Grupo G.S.A agradece a todos que prestigiaram, bem como todos os envolvidos que colaboraram para que o evento fosse um sucesso.


Mais de mil pés de maconha são apreendidos pela PM


Mais de mil pés de maconha foram apreendidos por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM). A ação policial aconteceu na noite de segunda-feira (12/08) na cidade de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Ninguém foi preso.

Era por volta das 20 horas, quando os policiais militares receberam uma denúncia relatando uma movimentação estranha em uma residência. No local, a equipe constatou que a casa estava vazia e durante buscas foram encontrados 1.250 pés de maconha de diversos tamanhos (entre 5 e 50 centímetros). Segundo o batalhão, o barracão estava equipado para o plantio e cultivo das plantas.

No local também foram apreendidos, dois chipes para celular, um medidor de Ph, caderno com anotações, notas fiscais e um talão de luz. Todos os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de São José dos Pinhais para os procedimentos necessários.

Fonte: PMPR

Três suspeitos morrem após roubar carro e trocar tiros com a PM

Três homens, suspeitos de roubaram um carro HB20 branco, na noite desta segunda-feira (12), morreram baleados em confronto com a polícia na BR-116, sentido Fazenda Rio Grande, no bairro Umbará, em Curitiba. Uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) teria identificado o veículo e feito o acompanhamento até a rodovia, onde os suspeitos abandonaram o carro e começaram a atirar contra a viatura.


O tenente Geison, supervisor do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM), explica que o roubo do HB20 foi informado via 190 pela vítima, que descreveu as características do veículo e dos criminosos. “Nesta noite, três jovens armados com revólveres deram voz de assalto a uma senhora, na rua Daisy Luci Berno, em Curitiba. Eles bateram no veículo da vítima, um deles inclusive bateu com a arma no peito da senhora e obrigou ela a descer do carro. Imediatamente, ela fez o contato com o 190, informando as características do veículo e das pessoas que tinham realizado a abordagem”, contou o supervisor.

As equipes da PM iniciaram as buscas e uma viatura da Rotam se deparou com o carro roubado, iniciando um acompanhamento tático. “Em determinado momento, uma viatura da Rotam se deparou com o veículo descrito pela senhora e iniciou um acompanhamento tático. Os suspeitos começaram a se deslocar pela BR-116, mas segundo os policiais havia um certo trânsito na via, o que forçou os ocupantes do HB20 a reduzir a velocidade. Foi quando eles encostaram na beira da rodovia, desembarcaram, se meteram na mata e começaram a atirar contra a equipe, que para repelir a injusta agressão revidou”, afirmou Geison.

Os suspeitos ainda não foram identificados e três armas de calibre .38 foram apreendidas. Uma ambulância do Siate foi acionada para prestar socorro às vítimas, mas elas não resistiram.

Fonte: Band B

Faleceu em Turvo, Eloina Maria Verhagen


Faleceu na manhã dessa terça-feira (13) a senhora Eloina Maria Verhagen, com 83 anos. Seu corpo será velado em sua residência, em frente à Câmara Municipal. 

A missa de corpo presente será ás 08h00 dessa quarta-feira na igreja matriz, em seguida será o sepultamento.

Informou Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.

Aproveite as ofertas da Terça e Quarta Verde do Supermercado Suprema de Turvo



Ocorrências policiais em Manoel Ribas e Pitanga



PITANGA – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO - USO PERMITIDO: No dia 12 ago. 19 às 18h a equipe deslocou até a Localidade de Rio Feio, zona rural, para verificar uma denúncia de CAÇA ILEGAL. No local foram realizadas diligencias e localizado o suspeito, 56 anos, o qual foi indagado sobre o fato, porém negou estar caçando, mas confirmou que possuía uma arma de fogo em sua residência onde foi apreendida uma espingarda calibre. 32, sem marca e numero de serie aparente, capacidade para um disparo, 12 cartuchos intactos, calibre. 32, 5 cartuchos intactos calibre. 36, 7 cartuchos intactos calibre .22, diversas espoletas, chumbo e pólvora. Diante do fato o autor foi encaminhado para a delegacia de policia civil para os demais procedimentos legais. 


MANOEL RIBAS – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO - USO PERMITIDO: No dia 12 ago. 19 às 10h a equipe deslocou até a Localidade de Rio do Limbo, zona rural, para verificar uma denúncia de que autores de um homicídio ocorrido em data anterior estariam homiziados naquele endereço. No local foi realizado contato com o masculino, 37 anos, o qual disse não saber sobre o fato, no entanto, nas imediações, a equipe avistou uma pessoa em uma mata, sendo abordado o masculino, 59 anos, conhecido no meio policial. Sendo assim foi retornado à casa do primeiro abordado, onde foram encontrados 8 munições calibre .38 SPL da marca CBC, 2 munições calibre .22 marca CBC e 14 estojos de munições calibre .38 SPL marca CBC deflagradas. Questionado o proprietário da residência sobre as munições respondeu que pertenciam a ao outro abordado. Diante dos fatos os objetos e as partes foram encaminhados à delegacia para providências.

Fonte: PM
Publicidade