[Fechar]

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ciclista morre em acidente na PRC-466, em Pitanga


Por volta das 17h00 desta quinta-feira (28), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo abalroamento transversal, ocorrido na PRC-466 em Pitanga, envolvendo um automóvel Gol e uma bicicleta.

O condutor da bicicleta Pedro Ribeiro de Souza, de 55 anos entrou em óbito no local.

Estiveram no local o IML e a Criminalística de Guarapuava.

Com informações e foto: PRE

MPPR ajuíza ação contra homem que reside com pessoas contaminadas por coronavírus em Nova Tebas e descumpriu determinação de isolamento



O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Manoel Ribas, no Norte Central do estado, ajuizou ação civil pública contra um homem de 25 anos que descumpriu determinação de isolamento social em Nova Tebas, município da comarca. Em 18 de janeiro, o homem assinou termo de consentimento e declaração a respeito do isolamento, mas não permaneceu na sua residência, onde nove outros moradores testaram positivo para a Covid-19.

Em vista do ocorrido, o MPPR propôs a ação, com pedido liminar para que o requerido seja compelido a permanecer em isolamento até deliberação em contrário por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Tebas, sob pena de multa. Além disso, a ação pede que o requerido seja obrigado ao pagamento de R$ 30 mil como compensação pelos danos sociais decorrentes da exposição da população local ao perigo do contágio.

Segundo dados do boletim epidemiológico do Paraná, Nova Tebas, que tem uma população estimada em aproximadamente 5.500 pessoas, tinha até a última quarta-feira, 27 de janeiro, 163 casos confirmados da doença, com quatro mortes.

Campanha – A Promotoria de Justiça local está promovendo ações de conscientização da população quanto às medidas de prevenção ao contágio por coronavírus. Com apoio das administrações públicas dos dois municípios (Manoel Ribas e Nova Tebas), têm sido organizadas ações educativas com a distribuição de panfletos de orientação e máscaras.

Fonte: MPPR

Em Turvo, 424 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19



Foi lançado nesta quinta-feira (28), o boletim de vacinas realizadas no município de Turvo. 
No dia 20 de janeiro, foi iniciada a vacinação contra a covid-19 no município, desde então foi recebidas duas remessas dos imunizantes Coronavac e Astra-Zeneca, que foram aplicados, conforme o Plano Nacional de Imunização, em profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto privada e também nas comunidades indígenas.

Até o momento foi recebidas 487 doses de imunizantes, destas foram aplicadas 424, mas este número continuará crescendo nos próximos dias.

Existem 63 vacinas em estoque, destinadas a profissionais de saúde e indígenas, que testaram positivo para covid-19 nos últimos dias, e devem aguardar 30 dias após o resultado do teste para receber o imunizante.

Nesta quarta-feira (27) o Governo Estadual divulgou que uma terceira remessa de vacinas estaria sendo entregue as regionais neste mesmo dia.

Após a conclusão da vacinação em profissionais de saúde e indígenas, continuará sendo adotado as orientações do Plano Nacional de Imunização.

Fonte: Prefeitura de Turvo 


Faleceu Pedro Cornélio (Pedrinho Índio), vítima de Covid-19


Faleceu na tarde desta quinta-feira (28) Pedrinho Índio, aos 79 anos, vítima de covid-19.

Atualmente Pedrinho estava morando no município de Nova Laranjeiras, mas morou por vários anos na Aldeia Indígena Marrecas, em Turvo, onde foi cacique da aldeia e também foi candidato a vereador.

Informações repassadas ao blog pela a irmã de Pedrinho, Professora Regina.


 

Mais 18 casos de covid-19 é registrado em Turvo


Nesta quinta-feira (28) foram confirmados mais 28 casos para covid-19, em Turvo.

Aumentando o número de casos em 636 casos positivos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), o número de casos confirmados por meio de sorologia manteve-se em 11, somando-se assim 647 casos confirmados.

Uma pessoa encontra-se internada no Hospital Regional de Guarapuava, na UTI e outra na enfermaria.

576 casos recuperados, 71 casos ativos e 50 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



 

Morre mãe que deu à luz trigêmeos


Morreu nesta quinta-feira (28) a mulher que deu à luz trigêmeos em Itajaí na última terça-feira (26). Camila Cassimiro da Conceição precisou ser internada um dia após o parto, passou por cirurgia e não resistiu. De acordo com nota publicada pelo Hospital Marieta Konder Bornhausen, a mãe teve complicações hemorrágicas.

Valentina, Vitória e Breno vieram ao mundo saudáveis e, mesmo se tratando de uma gravidez de risco, nem sequer precisaram ir à UTI Neonatal. Camila — que tinha três filhos, sendo gêmeos na segunda gestação — acompanhou o parto e estava lúcida no momento do nascimento do trio. No dia seguinte, porém, o hospital divulgou que o quadro dela havia evoluído “com intercorrência importante após o parto”.

A mãe passou por cirurgia de emergência e, por conta da gravidade da situação, precisou ser internada em estado grave. Ela teve piora no quadro, relacionada a hemorragias pós-parto, e morreu nesta quinta-feira. Em nota, o hospital se manifestou dizendo que “solidariza com a família enlutada” e que prestará todo apoio.

Confira a nota do hospital

"O Hospital Marieta informa que a paciente Camila, gestante de trigêmeos, teve seu parto cesariana realizado sem intercorrências. No puerpério imediato, a paciente evoluiu com complicações hemorrágicas, havendo necessidade de uma nova intervenção cirúrgica, de emergência. Devido à gravidade do caso, a paciente foi transferida aos cuidados da unidade de terapia intensiva (UTI), apresentando piora clínica e infelizmente evoluindo a óbito. O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen se solidariza com a família enlutada e está prestando todo o apoio".

Vítimas do acidente da BR-376 chegam ao Pará


Os sobreviventes, familiares e corpos de 18 vítimas fatais do acidente ocorrido na segunda-feira (25), na BR-376, em Guaratuba, já estão no Pará. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná finalizou na quarta-feira (27) a logística de escolta e transporte. O embarque aconteceu no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 21h06, em voo fretado pelo Governo do Pará.

No dia anterior, o corpo de uma criança vítima do acidente foi enviado à cidade de São José, em Santa Catarina (região de Florianópolis) e, de acordo com as informações recebidas pela Polícia Científica, o deslocamento foi feito pela própria família no final da manhã de terça-feira (26).

Também embarcaram para o Pará duas peritas criminais da comissão de Perícia em Local de Desastres em Massa – Identificação de Vítimas de Desastres (DVI) da Polícia Científica do Paraná, para trabalhar, de forma integrada com os peritos daquele Estado e dar continuidade aos trabalhos de perícia, os quais já foram iniciados no local do acidente e na sede da Polícia Científica do Paraná. Trata-se da coordenadora do DVI, Patricia Doubas Cancelier, que atuou na identificação de corpos no caso de Brumadinho (MG), em 2019, e da presidente da Comissão, Viviane Paola Zibe e Piegel, que esteve presente no local do acidente em Guaratuba.

IDENTIFICAÇÃO – Dos 19 corpos, 16 foram identificados por meio da necropapiloscopia. Os outros três corpos foram identificados pela instituição paranaense, por exames de DNA. Todos os 19 corpos saíram do Paraná identificados, e com os respectivos laudos prontos, e foram entregues à Polícia Científica do Pará para a continuidade dos trabalhos. Todos serão liberados oficialmente às famílias pela Polícia Científica do Pará.

ESCOLTA – Para agilizar a chegada dos corpos ao aeroporto Afonso Pena, a Secretaria da Segurança Pública organizou uma logística e contou com a atuação e experiência da Companhia Tático Móvel de Trânsito (Cotamotran) do Batalhão de Trânsito (BPTran) para fazer a escolta dos veículos das funerárias do bairro São Francisco (área central) até o aeroporto.

A escolta iniciou-se às 17 horas e encerrou-se às 18 horas, na portaria operacional do Afonso Pena. Toda a logística em si, que inclui o acompanhamento da Polícia Científica e outras autoridades, terminou após o embarque, no entanto o trabalho de documentação na instituição continua.

Polícia Militar apreende três armas de fogo em Pinhão


Por volta das 17 h do dia 27 de janeiro de 2021, na Localidade Faxinal dos Ribeiros, Zona Rural, Pinhão, Através de levantamento de informações, a equipe deslocou até a comunidade de Faxinal dos Ribeiros, estas informações davam conta que uma pessoa de 40 anos portaria arma de fogo e também intimidaria demais moradores do local. 

Em patrulhamento pela comunidade a equipe policial adentrou em uma trilha onde foi surpreendida por um indivíduo saindo em meio a mata, dispensando um objeto. Feita a abordagem e indagado o mesmo sobre o que estaria fazendo naquele local, o abordado demonstrou nervosismo ao responder ao questionamento. Indagado o abordado sobre seu nome este informou, após breve diálogo, o abordado informou seu nome correto. Em busca verificou-se que o objeto dispensado era uma garrucha de fabricação artesanal.. Perguntado ao autor se possuía mais algum tipo de arma e este disse que sim, que possuía um revólver e uma espingarda de fabricação artesanal. Foi perguntado ao autor onde estavam os armamentos relatados e este disse que o revólver estaria na casa de seu sogro, 71 anos , e a espingarda na sua residência. 

Diante do relato, a equipe deslocou até residência de Paulo onde fomos recebidos por uma mulher, a qual franqueou a entrada da equipe policial sendo localizada, próximo ao fogão a lenha, uma espingarda. O homem acompanhou a equipe sendo que foi localizado, próximo a cama, um revólver marca Taurus, calibre .38, com 7 munições intactas. 

Assim sendo, foi dada voz de prisão aos referidos proprietários das armas apreendidas, e deslocado até o 4° Pelotão PM para confecção da documentação pertinente e posteriormente repassado a Delegacia para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

PM apreende 96 kg de maconha, recuperam veículo e prendem quatro pessoas em Manoel Ribas



Na noite desta quarta-feira (27), durante desdobramento da Operação Pronta Resposta II, em ação conjunta entre as equipes ROTAM e RPA, mais precisamente na PR 487 (via que liga as cidades de Nova Tebas-PR e Manoel Ribas-PR), foi avistado 2 veículos, VW/Jetta e Fiat/Uno em deslocamento em comboio e que ao perceber a presença das equipes policiais passaram a se comunicar por sinais de luz, gerando por tal a fundada suspeita e que ao tentar a aproximação o veículo Jetta, permitiu que o uno realizasse a ultrapassagem a fim de minimizar as chances de abordagem.

Após breve trecho usando-se dos sinais sonoros e luminosos os 2 (dois) veículos pararam e os ocupantes desembarcaram dos veículos e se lançaram ao solo em um barranco para se esconder, que as equipes localizaram os indivíduos homiziados e foi dado voz de abordagem, onde no interior do Jetta estavam as pessoas: um homem de 43 anos, uma mulher de 21 anos e um homem de 32 anos e que durante busca pessoal nada de ilícito fora localizado em posse dos abordados, porém apresentavam demasiado nervosismo onde em busca veicular foi localizado um pacote grande contendo 23,5 kg (vinte e três quilogramas e quinhentas gramas) de maconha e que o homem de 32 anos assumiu a propriedade da droga. 

Em ato contínuo foi qualificado o condutor do Fiat/Uno de 28 anos onde já admitiu estar em posse da maior carga de droga, por tal motivo o "batedor" teria dado passagem a ele para poder escapar da abordagem e durante busca veicular foi localizado vários pacotes de maconha totalizando 62,5kg (sessenta e dois quilogramas e quinhentas gramas) de maconha e 10 kg (dez quilogramas) de substância análoga ao skunk, onde ao total foram apreendidos nessa ação o total de 96 kg (noventa e seis quilogramas) de substância análoga a maconha. 

Em consulta ao sistema sistema o veículo Fiat/Uno apresentou diferença em numeração de chassi onde logrou-se êxito em localizar placa real constando alerta de roubo (em data de 20/01/2021). 

Diante a isto foi dado voz de prisão aos abordados e encaminhados até á delegacia de Manoel Ribas para procedimentos cabíveis e pertinentes.




Fonte: PM

Lançamento da Operação Pronta Resposta II e Operação Vida em Pitanga



No dia 27 de janeiro, às 19h, foi realizado pela 3ª Companhia de Polícia Militar em Pitanga, o lançamento da Operação Pronta Resposta II e da Operação Vida que ocorre nos 24 municípios de abrangência do 16º Batalhão de Polícia Militar. O lançamento foi na Praça Largo dos Pioneiros, no Centro da cidade.

Esteve presente no evento os membros do Conselho Comunitário de segurança de Pitanga.

A Operação Pronta Resposta II, visa dar atendimento a ações críticas, de modo que, policiais militares façam bloqueios e barreiras, em todo o Estado do Paraná, com foco a prisão de criminosos. O efetivo é composto por mais de 150 policiais militares vindos de diversas regiões do Estado.

Os policiais que serão empregados são integrantes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), e outras equipes táticas locais para fazer frente ao crime organizado.

A Operação Vida irá tratar especificamente dos locais com maior incidência dos crimes violentos (homicídio e feminicídio), bem como aqueles relacionados, como o tráfico de entorpecentes, porte ou posse irregular / ilegal de armas de fogo, furtos e roubos.

Haverá um reforço do efetivo operacional que com o alto nível de treinamento de todos os militares envolvidos, reforçará a segurança em toda a região. 





Publicidade